Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OVERCLOCK memória RAM 2666MHZ PARA 3333MHZ


Posts recomendados

slv guys, queria saber se tem algum problema em fazer overclock na memória RAM, queimar ou dar defeito pois eu fiz um overclock na BIOS de 2666mhz para 3333 e o pc ligou tranquilo, mas estou com medo de queimar a memória ou a placa-mãe... alguém da um help ai

 

Meu Setup:

Ryzen 5 5600x

RTX 3050 GIGABYTE OC

Tuf Gaming B450M-PRO II

8x2 Crucial Ram 8gb

Fonte 650w cooler master

SSD 256GB

 

OBS: acho q consigo ligar o pc ate em 3600mhz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa-mãe não queima, o que pode queimar são só as memórias, mas isso se você forçar uma tensão alta demais, fazendo com que os chips esquentem muito, por exemplo, elas não queimam simplesmente por fazerem overclock. Verifique qual tipo de chip elas usam (use o Thaiphoon Burner), e pesquise sobre os overclocks seguros que o pessoal costuma fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni eu usei o Aida64 e vi que melhorou bastante a Latencia, eu coloquei em 3200mhz pois não percebi diferen;a de 3200mhz para 3333mhz

12 horas atrás, GuilhermeGB disse:

A placa-mãe não queima, o que pode queimar são só as memórias, mas isso se você forçar uma tensão alta demais, fazendo com que os chips esquentem muito, por exemplo, elas não queimam simplesmente por fazerem overclock. Verifique qual tipo de chip elas usam (use o Thaiphoon Burner), e pesquise sobre os overclocks seguros que o pessoal costuma fazer.

Entendi, eu pesquisei sobre e vi que não tem problema em fazer overclock de 2666mhz para 3200mhz

 

não entendi o que devo olhar nesse "Thaiphoon Burner" (tirei uma print doq aparece pra mim)

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Antony Carmelo disse:

Entendi, eu pesquisei sobre e vi que não tem problema em fazer overclock de 2666mhz para 3200mhz

 

não entendi o que devo olhar nesse "Thaiphoon Burner" (tirei uma print doq aparece pra mim)

image.png

Parece que seu chip é um Micron "R-die", pesquisei e não parece ser muito popular. Se você conseguiu estabilidade em 3200MHz acho que já está bom, é um ganho bem considerável sobre 2666MHz. Qual configuração de timing você está usando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Timings são as latências da memória, você pode ir baixando os valores até chegue no mais estável pra você. Quanto ao overclock, eu uso 48GB de memória, uma 2133mhz, outra 2400mhz e 2 3600mhz, ambas tem tensões diferentes, todas estão a 2933mhz.

 

Uma salada mas deu certo, a de 2133mhz ta com 800mhz de overclock a uns 4 anos pelo menos e sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Baixe o CPU-Z e poste aqui um print da aba "Memory".

image.png.b0e22bc22aa9df6dd72bdcddb1134c20.png

18 minutos atrás, Eduardo disse:

Timings são as latências da memória, você pode ir baixando os valores até chegue no mais estável pra você. Quanto ao overclock, eu uso 48GB de memória, uma 2133mhz, outra 2400mhz e 2 3600mhz, ambas tem tensões diferentes, todas estão a 2933mhz.

 

Uma salada mas deu certo, a de 2133mhz ta com 800mhz de overclock a uns 4 anos pelo menos e sem problemas.

ata kkkkkkkkkk agr entendi valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Antony Carmelo disse:

image.png.b0e22bc22aa9df6dd72bdcddb1134c20.png

ata kkkkkkkkkk agr entendi valeu

Você desativou o overclock? Porque aí está mostrando elas em 2660MHz, e os timings estão altos demais, CL20 é timing de memórias de 4000MHz. memória de frequências baixas assim deveria rodar com CL16 no máximo. As minhas aqui rodam com CL18 em 3600MHz, e é um timing bem normal para essa frequência, memórias melhores conseguem até CL17 ou CL16 em 3600MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Você desativou o overclock? Porque aí está mostrando elas em 2660MHz, e os timings estão altos demais, CL20 é timing de memórias de 4000MHz. memória de frequências baixas assim deveria rodar com CL16 no máximo. As minhas aqui rodam com CL18 em 3600MHz, e é um timing bem normal para essa frequência, memórias melhores conseguem até CL17 ou CL16 em 3600MHz.

eu tinha desligado sem querer kkkkk

 

ta ai a print com 3333mhz, me fala se ta bom pfv 

image.png.c09abe494a9842b8553b512dd8af1f4d.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Antony Carmelo disse:

eu tinha desligado sem querer kkkkk

 

ta ai a print com 3333mhz, me fala se ta bom pfv 

image.png.c09abe494a9842b8553b512dd8af1f4d.png

 

Cara, continua com o mesmo problema de timing alto, se você deixar no automático e subir só a frequência, vai ficar com timing alto demais. Tenta colocar aí 3200MHz CL18-20-20-42 pra ver se o sistema inicia. CL18 é uma latência até meio alta para 3200MHz mas vai ser muito melhor do que o CL24 que está aí.

 

Pra configurar o timing você tem que ir em "DRAM Timing Control", acho que vai se parecer um pouco com isso:

 

40466_asus_rog_strix_b450f_bios_xmp.jpg

 

Aí é só você começar de cima pra baixo, 18, 20, 20, 42, o restante deixa em Auto. Por segurança já coloca a tensão da memória em 1.35V, se deixar em 1.2V pode ser que nem vai dar boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antony Carmelo Pra te ajudar, alguma placas possuem no BIOS uma função com "perfis" pré moldados, eles já passam a frequência + timings, fico devendo o nome da função, mas é bem mais simples caso não tenha conhecimento em alterar e refinar os timings... Mas não é nenhum bicho de sete cabeças, dá trabalho até encontrar uma relação estável entre todos... E quando achar, salve o perfil pra não perder, caso ocorra algo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Cara, continua com o mesmo problema de timing alto, se você deixar no automático e subir só a frequência, vai ficar com timing alto demais. Tenta colocar aí 3200MHz CL18-20-20-42 pra ver se o sistema inicia. CL18 é uma latência até meio alta para 3200MHz mas vai ser muito melhor do que o CL24 que está aí.

 

Pra configurar o timing você tem que ir em "DRAM Timing Control", acho que vai se parecer um pouco com isso:

 

40466_asus_rog_strix_b450f_bios_xmp.jpg

 

Aí é só você começar de cima pra baixo, 18, 20, 20, 42, o restante deixa em Auto. Por segurança já coloca a tensão da memória em 1.35V, se deixar em 1.2V pode ser que nem vai dar boot.

ta melhor assim ?

image.png.ee444ec658d762b68238b0c627c1a7b4.png

2 minutos atrás, gustavoomt disse:

@Antony Carmelo Pra te ajudar, alguma placas possuem no BIOS uma função com "perfis" pré moldados, eles já passam a frequência + timings, fico devendo o nome da função, mas é bem mais simples caso não tenha conhecimento em alterar e refinar os timings... Mas não é nenhum bicho de sete cabeças, dá trabalho até encontrar uma relação estável entre todos... E quando achar, salve o perfil pra não perder, caso ocorra algo.

acho q a minha placa n tem isso, eu so coloco em 3200mhz e so muda de 1.200v para 1.350 e liga de boa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Antony Carmelo disse:

ta melhor assim ?

image.png.ee444ec658d762b68238b0c627c1a7b4.png

acho q a minha placa n tem isso, eu so coloco em 3200mhz e so muda de 1.200v para 1.350 e liga de boa

Melhorou bastante em comparação com o CL24 que estava antes, está até mais baixo que o CL20 que estava nos 2666MHz. Só falta verificar se está estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!