Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alimentar válvula com 12V


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Estou pensando em criar um pequeno amplificador, encontrei essa válvula na altana tubes, olhando o datasheet que estou anexando se meu inglês não está ruim vi que é utilizado em aparelhos de som de carros, bom, até onde sei carros usam uma bateria de 12V, até pelo preço vi que ela deve ser de baixo consumo, porém pelo que vi válvulas em geral usa 110 ~ 150, o que me assusta um pouco por que não tenho coragem de trabalhar com essas tensões como hobbistas, então se eu ligar em 12V DC ela vai funcionar ou só com os 110? Válvulas são novas pra mim 

6AS5.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sem querer jogar água na sua fogueira mas vou jogar assim mesmo: esquece este projeto. Não dá nada certo ok? São muuuitos motivos mas sua intuição está correta...

1 hora atrás, Samuel Ives disse:

válvulas em geral usa 110 ~ 150

A não ser que ache um projeto pronto com tal válvula e não consiga segurar seus ímpetos eletroeletrônicos sonoros mas saiba que não tem quase nada a ganhar, nem potência, nem qualidade de som... aliás tem algo a ganhar sim.. dor de cabeça 😁

2 horas atrás, Samuel Ives disse:

Válvulas são novas pra mim 

Isso meio que soou engraçado 😜

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Eu até pensei que poderia soar engraçado mesmo, eu só queria fazer um projeto simples com alguma só pra ver uma funcionando como um amp muito simples que entra um sinal de áudio numa ponta e sai amplificado (tipo uma jbl ou caixa de som de pc), eu tava assistindo uns vídeos do Pedrone que faz amps válvulados e realmente, precisa até de aterramento, não só por ser equipamento de áudio mas por que pode haver risco de vida, pelo que eu entendi se não conectar um alto-falante mesmo que na impedância errada parece que vira um fly back, é uma realidade totalmente diferente da que eu li nos livros do newton c braga e atuais

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
1 hora atrás, Samuel Ives disse:

mas por que pode haver risco de vida, pelo que eu entendi se não conectar um alto-falante

No caso deve haver um trafo bem isolado da rede principalmente no pré. Pra saída geralmente é [era] outro frafo que casa[va] a a.t. de alta impedância com a saída de alguns ohms.

 

Com 1 válvula só você não deve conseguir muita coisa útil. Mas se achar que deve, pode tentar algo como uma busca no google imagens ou videos por amplificador a valvula

Tenta achar algum com 1 válvula só. Só tome cuidado pra não ficar "chocado" 😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Samuel Ives disse:

@.if É... pelo visto é melhor ficar com semi condutores mesmo

 

É legal só pelo fato de ser um amplifucador sem semicondutores.

Mas não é melhor.

 

Veja um bastante interessante:

 

 

 

Em 12V não vai prestar.

Teria que estar nos 150V DC.

Ainda teria que ter um trafo para casar impedância 

 

Abaixo o amplificador que você procura:

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Samuel Ives disse:

@albert_emule Essa válvula é bem grandinha para um amp simples, imagino o tamanho de um para carro como no caso da válvula que cite

 

Radio de carro tinha um inversor com relé. Chamado de vibrador.

4 horas atrás, Samuel Ives disse:

eu estava pensando em algo mais assim:

 

 

O pedrone faz amps de qualidade muito boa (e caros) como esse de alta fidelidade que custa R$ 8.900

 

Falar que amplificar valvulado tem qualidade é meio contraditório. 

Custar R$8.900,00 não significa que tenha qualidade.

Tem é mais crenças que qualidade.

 

Só para você ter uma ideia, um dos problemas da válvula é trabalhar em alta impedância. Daí precisa dos 150 volts. Para fazer esse áudio de 150V de poucos miliamperes tocar num alto-falente, precisa pôr um transformador para casar as impedâncias.

O transformador faz perder toda a qualidade. 

 

Teve um modelo de amplificador tremendão giannini com 300 watts RMS numa saída mono.

As  válvulas funcionavam em 700 volts😅

Um transformador casava a saída para 8 Ohms.

Enquanto as válvulas eram alimentadas com 700 volts, o transformador abaixava para 49V de áudio em 8 Ohms, o que dava 300 watts. 6.12 amperes de áudio vezes 49volts de áudio: 300 watts. 

 

O transformador limita muito a qualidade do áudio. Primeiro que não responde bem a toda a faixa.

Segundo que adiciona harmônicas devido as indutâncias que tem. 

Por conta disso, o áudio perde a alta fidelidade. Fica com uma sonoridade que é diferente por contas das harmônicas. 

 

Pior que tem gente  que não busca a alta fidelidade. Buscam isso de um som com harmônicas que não existe na fonte original do som.

Tem toda uma cultura em cima disso. 

 

Mas válvulas tem outros problemas com qualidade:

Os eletrodos são grandes e  isso faz eles atuar como microfones, capitando o som do ambiente.

 

Tem outro problema que não tenho certeza. Mas vou pela lógica:

Como os eletrodos são grandes, deve ser mais fácil captar ruídos eletromagnéticos.

Suponho que tenha ruído térmico maior. 

  

  • Curtir 1
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, albert_emule disse:

Radio de carro tinha um inversor com relé. Chamado de vibrador.

 

Falar que amplificar valvulado tem qualidade é meio contraditório. 

Custar R$8.900,00 não significa que tenha qualidade.

Tem é mais crenças que qualidade.

 

Só para você ter uma ideia, um dos problemas da válvula é trabalhar em alta impedância. Daí precisa dos 150 volts. Para fazer esse áudio de 150V de poucos miliamperes tocar num alto-falente, precisa pôr um transformador para casar as impedâncias.

O transformador faz perder toda a qualidade. 

 

Teve um modelo de amplificador tremendão giannini com 300 watts RMS numa saída mono.

As  válvulas funcionavam em 700 volts😅

Um transformador casava a saída para 8 Ohms.

Enquanto as válvulas eram alimentadas com 700 volts, o transformador abaixava para 49V de áudio em 8 Ohms, o que dava 300 watts. 6.12 amperes de áudio vezes 49volts de áudio: 300 watts. 

 

O transformador limita muito a qualidade do áudio. Primeiro que não responde bem a toda a faixa.

Segundo que adiciona harmônicas devido as indutâncias que tem. 

Por conta disso, o áudio perde a alta fidelidade. Fica com uma sonoridade que é diferente por contas das harmônicas. 

 

Pior que tem gente  que não busca a alta fidelidade. Buscam isso de um som com harmônicas que não existe na fonte original do som.

Tem toda uma cultura em cima disso. 

 

Mas válvulas tem outros problemas com qualidade:

Os eletrodos são grandes e  isso faz eles atuar como microfones, capitando o som do ambiente.

 

Tem outro problema que não tenho certeza. Mas vou pela lógica:

Como os eletrodos são grandes, deve ser mais fácil captar ruídos eletromagnéticos.

Suponho que tenha ruído térmico maior. 

  

 

Faz sentido, acho que o som "melhor" mesmo que se referem devem ser quando se toca metal devido a distorção que deve ser maior e o pessoal costuma curtir, mas apesar de nunca ter visto, creio que plugar um celular e por o spotify deve sair um som diferente do que o de costume ou com alguns chiadinhos, mas não tenho certeza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Samuel Ives disse:

 

Faz sentido, acho que o som "melhor" mesmo que se referem devem ser quando se toca metal devido a distorção que deve ser maior e o pessoal costuma curtir, mas apesar de nunca ter visto, creio que plugar um celular e por o spotify deve sair um som diferente do que o de costume ou com alguns chiadinhos, mas não tenho certeza

 

Vai sair um som que tem as limitações do transformador. 

O amplificador  que tiver transformador dedicado a médios, vai faltar graves.

O que tem o transformador para graves, vai faltar médios e agudos.

 

Eu imagino que um bom projeto de amplificador valvulado, vai ter um transformador para cada faixa de áudio.

Um para graves, 

Outro para médios 

Outro para agudos. 

 

E ainda assim teria as tais harmônicas que são acrescentadas devido ao conjunto válvula e transformador.

 

Um bom projeto de amplificador classe AB com transistores, costuma ter alta fidelidade.

Se procura alta fidelidade, compre aquelas caixas monitor de estúdio de gravação profissional. Compre um par da  que tiver melhor reputação do mercado.

https://www.amazon.com.br/YAMAHA-Monitor-estúdio-alimentado-Hs5/dp/B075Q5T7Q1/ref=asc_df_B075Q5T7Q1/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=428574224761&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=10667404705161056486&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=9101292&hvtargid=pla-568631760616&psc=1

 

 

Depois você compra algum equipamento amplificador de classe AB que tenha um bom projeto. 

As caixas de som são responsáveis por grande parte da alta fidelidade.

As caixas monitor de estúdio profissionais são as melhores, pois projetam elas para elas emitirem todos os sons com qualidade.

Na durante a gravação, o pessoal  precisa ouvir o som que está sendo gravado com  bastante realidade. Daí que vem a qualidade delas, pois o público pelo qual elas são destinadas, costuma ser bastante exigente. 

As caixas monitor de estúdio já vem com o amplificador. É até melhor 😁.

Já vem tudo acertado alí dentro da caixa. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 horas atrás, albert_emule disse:

a qualidade delas, pois o público pelo qual elas são destinadas, costuma ser bastante exigente. 

Certa feita vi um foninho de ouvido que custava R$30.000,00 ou + . Ontem fiz uma busca no google shopping (clique) e apareceu um de R$480.000,00 ... claro era bug no sistema mas sério o de 30.000 era real. Fico a imaginar... o patamar de exigencia da pessoa deve ser de nivel god pra ter coragem de pagar este preço. E claro... o bolso também.

😁

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, .if disse:

Certa feita vi um foninho de ouvido que custava R$30.000,00 ou + . Ontem fiz uma busca no google shopping (clique) e apareceu um de R$480.000,00 ... claro era bug no sistema mas sério o de 30.000 era real. Fico a imaginar... o patamar de exigencia da pessoa deve ser de nivel god pra ter coragem de pagar este preço. E claro... o bolso também.

😁

 

Por esse preço, tem mais valor da griffe, igual a bolsa de mulher l que custa 30 mil. 

13 horas atrás, albert_emule disse:

 

Quanto essa caixa, faz todo o sentido ela já vir com o amplificador dentro dela. 

Já deve ter a equalização correta para fazer a resposta da caixa ser ideal.

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, .if disse:

Fico a imaginar... o patamar de exigencia da pessoa deve ser de nivel god pra ter coragem de pagar este preço. E claro... o bolso também.

😁

Geralmente isso é usado por cantores profissionais, um show e paga meia dúzia desses fones! :lol:

Mas claro que... 

4 horas atrás, albert_emule disse:

Por esse preço, tem mais valor da griffe, igual a bolsa de mulher l que custa 30 mil

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei o gráfico de resposta da caixa citada acima: 

 

285071331_3212647842340121_5225326434968

A diferença disso comparado com aqueles aparelhos de som domésticos Bommbox das lojas tipo casas Bahia, é enorme.

Parece que a resposta chega plana até alí nos 20Khz.

 

Os aparelhos de som domésticos tem um pico entre 60 a 80Hz, depois  o resto todo caído. Chega nos médios, tem outro pico. Daí pra frente vai caindo e quase não tem agudos😁.  

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!