Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC começou a perder desempenho do nada


Ir à solução Resolvido por _Gabriel V,

Posts recomendados

Olá! Tenho um R5 3600 e uma RX 5600XT, com uma cx 600, comprei ela usada tem uns 2 anos.

 

Recentemente atualizei o driver da placa de vídeo, e em jogos perdeu um desempenho absurdo, voltei pro driver antigo porém tem alguns jogos que estranhamente ainda tá estranho, por exemplo Warzone rodando a 9 fps, com a GPU em 100%, Shadow of tomb raider a mesma coisa, 9~10 fps

E sabe quando parece que tem algo estranho? Na área de trabalho, eu passo o mouse em cima dos ícones e não é fluido dá a impressão, sensação parecida (só que menos impactante) de quando troquei de processador e ainda precisava fazer uma atualização mais recente de BIOS.

 

E além do mais neste último ano, o PC começou a desligar sozinho em alguns momentos, não precisava nem estar jogando que desligava, parecia q alguém tinha puxado da tomada, verifiquei os cabos, precisei desmontar pra trocar de gabinete e quando religuei o problema parecia ter se resolvido.

 

EU desconfio que seja a fonte, não sei, certo que fontes são para durar anos e anos, porém estou com um pé atrás, principalmente por já ter comprado usada e ter dado esses problemas de desligamento.

 

Recentemente também quando eu deixo o pc ligado e vou fazer algo, quando eu volto ele reiniciou e tá na tela de bloqueio do windows

 

Ainda não formatei, vai ser meu próximo passo, mas gostaria de ouvir caso alguém tenha passado por algo parecido ou alguma dica, obrigado!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, _Gabriel V disse:

 XPG Spectrix D41 x Tuf Gaming 2x8GB, ambas a 3200MHz

 

Não conheco muito dos driver de placa AMD, já pensou em testar no Windows 10 PRO e ver se o problema continua? E você não formata o pc a quanto tempo??

Seria interessante também se você mandasse uma print com todas as informações de uso de memória, disco, gpu etc na hora que acontecesse esse problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, edumaster6266 disse:

Não conheco muito dos driver de placa AMD, já pensou em testar no Windows 10 PRO e ver se o problema continua? E você não formata o pc a quanto tempo??

Seria interessante também se você mandasse uma print com todas as informações de uso de memória, disco, gpu etc na hora que acontecesse esse problema

Última formatação foi atualizar do windows 10 pro 11, tem uns 6 meses, porém esse problema veio ocorrer agora.

 

Durante o game, na tela de início!

Screenshot_2.png.c487677c22319d46cd105c4612e38b11.png

 

 

32960414_Capturadetela2022-06-05111847.png.e28253aee84421ba1808e07211151ca5.png1746295421_Capturadetela2022-06-05112043.png.d20399210cc385fb452aebf82cee3ff3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, _Gabriel V disse:

Última formatação foi atualizar do windows 10 pro 11, tem uns 6 meses, porém esse problema veio ocorrer agora.

 

Durante o game, na tela de início!

Screenshot_2.png.c487677c22319d46cd105c4612e38b11.png

 

 

32960414_Capturadetela2022-06-05111847.png.e28253aee84421ba1808e07211151ca5.png1746295421_Capturadetela2022-06-05112043.png.d20399210cc385fb452aebf82cee3ff3.png

Parece estar tudo normal, de meu conhecimento só consigo pensar em alguma opção errada no programa da sua placa. Como uso NVIDIA não sei dizer exatamente, mas achei esse vídeo que pode ajudar: 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@edumaster6266 Não é esse o problema.

 

@_Gabriel V Amigo, de acordo com o MSI Afterburner a fonte está "entregando" a potência, porém PARECE ser o problema, vá em um técnico e tente pegar outro fonte emprestado para realizar um teste.

Antes de fazer isso, utilize o DDU para apagar todos os drivers e instale o driver 21.12.1 (É um dos melhores drivers feitos pela AMD, particularmente, não saio dele), esses 22.5... são Drivers PORCOS da AMD. 

 

Outra informação importante, jamais compre fonte usada ou de péssima qualidade.

 

Um teste bom para ser feito antes de levar ao técnico, é instalando o Piriform speccy, monitore a linha de 12v Na fonte, e mande uma foto no tópico, por gentileza.

Tente formatar o computador também, sempre sobra resquícios de drivers anteriores.

   

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Pessoal, parece que consegui resolver o problema!!

 

Tinha um processo que estava rodando e percebi que ele sugava muita ram, esse tal de COM SURROGATE (possível ver no print que mandei, vou citar abaixo), e sempre quando eu encerrava ele, eu percebia que a GPU caia drasticamente de uso (antes em iddle ficava 99%, eu achava até que era um erro nos marcadores), e a temperatura também caia muito, de 70° em iddle, agora está em 35°, sem alterar velocidade dos fans.

 

23 horas atrás, _Gabriel V disse:

1746295421_Capturadetela2022-06-05112043.png.d20399210cc385fb452aebf82cee3ff3.png

 

 

E logicamente, nos games voltou ao normal. Não sei da onde é esse processo, só sei que mesmo eu excluindo, quando eu ligo o PC de volta esse processo volta a rodar, ou seja, preciso estar encerrando sempre que ligo o PC, não sei se formatando o sistema eu consiga retirá-lo de vez... Vou tentar.

 

Nesse caso a fonte não era o problema, porém eu quero trocar, até porque essa é usada e eu quero ficar despreocupado em relação a fonte, tô pensando em pegar essa CX750M

 

Obrigado aos que ajudaram!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_Gabriel V COM Surrogate é o processo de Backup do windows, porém alguns vírus utilizam esse processo para se "Esconder".

Veja se o Backup está desativado, se estiver, passe um antí-virus.

 

Quanto a fonte, a partir de 700w sempre recomendo duas:

SuperFlower 750w 80 plus gold

Xpg Core Reactor 750w 80 plus gold.

São duas fontes topo de linha,  não terá problema com elas por um longo período de tempo.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, _Gabriel V disse:

Pessoal, parece que consegui resolver o problema!!

 

Tinha um processo que estava rodando e percebi que ele sugava muita ram, esse tal de COM SURROGATE (possível ver no print que mandei, vou citar abaixo), e sempre quando eu encerrava ele, eu percebia que a GPU caia drasticamente de uso (antes em iddle ficava 99%, eu achava até que era um erro nos marcadores), e a temperatura também caia muito, de 70° em iddle, agora está em 35°, sem alterar velocidade dos fans.

 

 

 

E logicamente, nos games voltou ao normal. Não sei da onde é esse processo, só sei que mesmo eu excluindo, quando eu ligo o PC de volta esse processo volta a rodar, ou seja, preciso estar encerrando sempre que ligo o PC, não sei se formatando o sistema eu consiga retirá-lo de vez... Vou tentar.

 

Nesse caso a fonte não era o problema, porém eu quero trocar, até porque essa é usada e eu quero ficar despreocupado em relação a fonte, tô pensando em pegar essa CX750M

 

Obrigado aos que ajudaram!

Upa esse processo suspeito para o site VirusTotal e espera o escaneamento de todos os antivírus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!