Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Somar com condição - Célula Colorida


Ir à solução Resolvido por OreiaG,

Posts recomendados

Prezados, bom dia!

 

Tenho uma planilha simples, onde há vários valores nas células. Gostaria de fazer uma soma total, mas que a fórmula somasse, somente, os valores que não estão coloridos. Gostaria de avaliar a possibilidade de criar sem VBA, apenas com fórmula.

 

Observação: À medida que o dia vai passando, eu vou alterando a cor de vermelho para preto. Logo, ele passa a somar esses novas células/valores que estão de preto.

 

É possível? Planilha em anexo.

Soma com condição.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, que eu saiba formatação não é critério para o Excel. Ele analisa o conteúdo da célula na fórmula.

 

O que pode ser feito, pra fazer com fórmula, é acrescentar uma coluna indicando qual a cor da célula lateral, tipo na coluna C colocar V para o que for vermelho e P para o que for preto. 

 

Daí, na soma, você usa a fórmula:

 

=SOMASE(C2:C8;"=p";B2:B8)

 

Ele somará de B2 até B8 o que estiver preenchido como P no intervalo C2 até C8.

 

Assim, quando mudar a cor, acrescenta um "P" na coluna ao lado.

 

Não é o mais elegante, mas é como sei fazer usando fórmula. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters Compreendo, meu caro!

 

Consegui montar a planilha com VBA. No entanto, gostaria que ele considerasse alguns critérios, além da cor, exemplo:

 

Some todos os vermelhos que sejam do fornecedor A

Some todos os vermelhos que sejam do fornecedor B

 

Em anexo, exemplo já com a macro da cor funcionando. Se puderem me ajudar com esse segundo critério de considerar o fornecedor.

 

Att,

 

Soma com condição - VBA.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OreiaG Perfeito, meu caro!

 

Não estava conseguindo criar esse "And". Ajudou muito!

 

Uma dúvida: Ao invés de fixar a comparação, onde eu mando ele comparar a célula anterior com a coluna anterior, há como eu colocar como um argumento solicitado na função? Ou seja, o usuário vai definir a célula e a coluna que utilizará como critério!

 

If rCell.Font.ColorIndex = rCor And Application.Caller.Offset(, -1).Value = rCell.Offset(, -1).Value Then

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OreiaG Bom dia!

 

Desculpe não explicar claramente. A linha que você me encaminhou pra substituir, já define quantas casas à esquerda a função/macro vai voltar - Offset(, -1).Value 

No entanto, eu queria uma função que o usuário escolhesse/definisse qual coluna e qual célula a função vai usar como comparação. Tipo:

 

"Application.Caller.Cells('Definida/escolhida pelo usuário").Value" = rCell.Cells('Definida/escolhida pelo usuário").Value

 

Espero ter explicado corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, ppeterk disse:

No entanto, eu queria uma função que o usuário escolhesse/definisse qual coluna e qual célula a função vai usar como comparação.

 

Ok, Offset(, -1).Value entendi que nessa expressão você quer que uma variável seja colocada no lugar do -1, sendo que essa variável indicará quantas colunas à esquerda ou à direita a função irá verificar. E seriam duas variáveis, V1 e V2, uma para cada Offset.

A sua ideia é que as variáveis trabalhem dessa forma ou você prefere indicar diretamente as colunas a serem verificadas, ex. H e M ?

 

Resta ainda outra dúvida, porque acima você colocou qual coluna e qual célula que aparentemente é redundante pois se você indica a célula, ex. K25, essa indicação já contém a coluna e a linha, e por isso não precisaria uma variável para a coluna, bastaria a variável com o endereço da célula. Seria isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OreiaG, Bom dia!

 

Quanto a sua primeira afirmação, ele está corretíssima. São duas variáveis. A questão, no entanto, é que essas variáveis seriam fornecidas pelo usuário, na hora de montar a fórmula.

Exemplo de como seria o preenchimento da fórmula: 

 

=SOMACOR(A2;M2:M13;"Critério1";"Intervalo de Critério1";"Critério2";"Intervalo de Critério2";VERDADEIRO)

 

Sobre a segunda afirmação, realmente, não precisaria da redundância (Lembrando que, para preencher o "Intervalo de Critério1" e/ou "Intervalo de Critério2", o usuário teria que selecionar a coluna ou conjunto de dados).

 

Anexei uma planilha com exemplos reais.

 

 

 

Soma com condição - VBA.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ppeterk disse:

Anexei uma planilha com exemplos reais.

 

Nessa estrutura da planilha que você anexou as alterações abaixo devem atender.

 

Acrescente as colunas Offset(,-2) ao critério, veja abaixo.

 If rCell.Font.ColorIndex = rCor And _
  Application.Caller.Offset(, -1).Value = rCell.Offset(, -1).Value And _
   Application.Caller.Offset(, -2).Value = rCell.Offset(, -2).Value Then

 

E em C10 coloque a fórmula abaixo e arraste.

=SOMACOR(A$2;M$2:M$13;VERDADEIRO)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OreiaG boa tarde, meu caro!

 

Peço perdão, mas acho que eu não consegui explicar ainda.

 

Eu havia conseguido nesse formato:

 

If rCell.Font.ColorIndex = rCor And _
  Application.Caller.Offset(, -1).Value = rCell.Offset(, -1).Value And _
   Application.Caller.Offset(, -2).Value = rCell.Offset(, -2).Value Then

 

Mas esse formato acima, apesar de atender perfeitamente, não é o que procuro:

 

O que eu desejo, na verdade, é que o usuário que vai montar a fórmula defina, na própria fórmula, as informações que serão comparadas.

 

Seria algo, mais ou menos, assim: 

 

=SOMACOR(A2;M2:M13;"Critério1";"Intervalo de Critério1";"Critério2";"Intervalo de Critério2";VERDADEIRO)

 

A sua função define no VBA que, sempre que eu fizer a fórmula, ela vai voltar 1 ou 2 casas, (Offset(, -1) ou Offset(, -2)), mas o meu real desejo é que o usuário, escrevendo a fórmula, escolha quais as células e informações serão comparadas.

 

Novamente, peço desculpas por não conseguir deixar muito claro e, desde já, agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez facilite o entendimento se, como exemplo, você montar essa fórmula =SOMACOR(A2;M2:M13;"Critério1";"Intervalo de Critério1";"Critério2";"Intervalo de Critério2";VERDADEIRO) com base no lay out da planilha que você anexou por último.

Ou seja, como seria a fórmula se o lay fosse o da planilha anexada.

A matriz da busca que seria colocada na fórmula seria M2:M13? Essa quantidade de linhas é constante ou pode variar?

O que seria colocado no lugar das 4 variáveis "Critério1", "Critério1", "Intervalo de Critério1" e "Intervalo de Critério2" ?

 

E também ajudaria se você montasse na planilha outras alternativas de lay possíveis de ocorrer.

Por exemplo, em relação à coluna em que estão as fórmulas, você colocou as letras A, B, C, ... na primeira coluna à esquerda e os textos Recebimento/Pagamento estão na segunda coluna à esquerda. Se essas posições relativas poderão mudar e por isso você quer indicar essas posições variáveis na fórmula, então informe como seria essa indicação, se seria um número inteiro "n" para indicar "n" colunas à esquerda (por exemplo o usuário colocaria o valor 5 na fórmula) ou se você quer indicar direto a coluna (por exemplo coluna K), conforme perguntei em mensagem anterior.

Se você conseguir montar na planilha uma alternativa desse tipo e aí coloque como ficaria a fórmula nessa alternativa.

 

De forma parecida para as posições relativas da outra tabela, em que os valores somados estão na coluna M, e se essa coluna poderá variar então informe como você quer referenciar essa coluna na fórmula.

Se as letras A, B, C, ...que estão na primeira coluna à esquerda (coluna L) podem mudar, então informe como você quer referenciar essa coluna das letras, idem para a coluna com os textos Recebimento/Pagamento.

 

Ou seja, precisamos de exemplos reais para definir as expressões "Critério1", "Critério1", "Intervalo de Critério1" e "Intervalo de Critério2", para em seguida ajustarmos o código de acordo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OreiaG, entendi perfeitamente o que você quis dizer!

 

Montei a fórmula na planilha e coloquei em formato de texto pra você entender o que eu quero. 

 

Criei 2 abas, com 2 modelos/exemplos, para que, dessa forma, possa ficar mais claro.

 

Acredito que, baseado nessa fórmula, como você mesmo disse, poderemos ajustar o código.

 

Agradeço a paciência.

 

Soma com condição - VBA.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ppeterk disse:

Criei 2 abas, com 2 modelos/exemplos, para que, dessa forma, possa ficar mais claro.

 

As alterações que eu sugeri no post #10 funcionam corretamente também nesses dois exemplos que você criou.

 

No 1º Exemplo utilize exatamente a fórmula que eu sugeri no post #10  >>> =SOMACOR(A$2;M$2:M$13;VERDADEIRO)

 

E no 2º Exemplo utilize a fórmula e altere somente os parâmetros em vermelho >>> =SOMACOR(A$13;I$2:I$17;VERDADEIRO)

 

obs. no 2º Exemplo os seus resultados esperados em D5:D7 e D9 não estão corretos

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OreiaG Agradeço sua paciência, meu caro!

 

Suas alterações funcionam mesmo. Mas eu precisava que os parâmetros fossem passado na fórmula, como eu exemplifiquei post #13. Eu preciso que o usuário defina os critérios/parâmetros na hora de digitar a fórmula

 

Não sei se estou conseguindo explicar, mas agradeço sua atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!