Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de fans de alto desempenho


Ir à solução Resolvido por Alex Weiss,

Posts recomendados

Bom dia, colegas.

Preciso de recomendações de fans de alto desempenho (altas rotações), sem ser aquelas ventoinhas de 1000~2000RpM silenciosos que só servem de enfeite para PCs "gamers".

 

Negócio que faça vento mesmo, de 3000RpM+

Trabalho hoje com as ventoinhas da Noctua, realmente nem dá para dizer que estão ali, de tão silenciosas que são. Em compensação essas porcarias só rodam por rodar hahahahah. 

Preço e estética não são problemas ( veja que utilizamos Noctuas que parecem de um liquidificador antigo e tem preços mais altos, haha.) mas sim desempenho.

 

 

80/120/200mm (mas os de 120mm são prioridade).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Para usar em gabinetes populares costumo indicar o Fan Pcyes sangue frio, opções nas cores preto em branco.

1.800rpm e 78cfm.  

 

  3.000rpm + em uma pesquisa encontra-se IceGALE Xtra PWM 120mm

Delta Fan 120mm

Fan 3000rpm marca aleatória

Pode ser que tenha outras opções, teria que se aprofundar.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, João Vinãs Eng.C disse:

Na verdade, como descrito, seriam para trocar os que utilizo atualmente para clientes.

Os FAN de melhor qualidade na minha opinião são aqueles com controle PWM(com 4 pinos), são potentes e não ficam com RPM muito alta quando não é necessário.

Um FAN de 12cm a 3000RPM fica extremamente barulhento, porisso minha observação para primeiro verificar se a ventilação do gabinete está OK .

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX

 

Bom dia, colega!!

Leia novamente o enunciado e o que eu disse...

 

 

 

 

@Alex Weiss

"3.000rpm + em uma pesquisa encontra-se IceGALE Xtra PWM 120mm

Delta Fan 120mm Fan 3000rpm"

 

Isso Weiss, obrigado. Vou adquirir alguns para a pesquisa de qualidade aqui e se tudo der certo substituir os Noctua.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX

Em 13/06/2022 às 10:58, João Vinãs Eng.C disse:

Negócio que faça vento mesmo, de 3000RpM+

Trabalho hoje com as ventoinhas da Noctua, realmente nem dá para dizer que estão ali, de tão silenciosas que são. Em compensação essas porcarias só rodam por rodar hahahahah. 

Preço e estética não são problemas ( veja que utilizamos Noctuas que parecem de um liquidificador antigo e tem preços mais altos, haha.) mas sim desempenho.

 

"3000RpM+"

-Sem me importar com nada além de desempenho (preço, estética nem ruído)

-Para clientes (significa vender mais de 200 por mês, sem nada a ver com o meu gabinete pessoal).

Está tudo no enunciado, basta ler... Para esclarecer mais minhas intenções que isso talvez eu possa desenhar para ti.

 

17 horas atrás, PedraX disse:

Os FAN de melhor qualidade na minha opinião são aqueles com controle PWM(com 4 pinos), são potentes e não ficam com RPM muito alta quando não é necessário.

Teria sido útil, se a maioria das fans não tivesse esse padrão. Redundante demais, não indicou nenhum modelo ou marca que corresponde as expectativas de bom desempenho, na verdade só especulou que eu tivesse um problema com meu BG-015, sendo que esclareci o fato de ser para clientes mas ainda sim insistiu nisso. Você realmente leu o enunciado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, João Vinãs Eng.C disse:

Você realmente leu o enunciado?

Acho que você é quem devia reler o que escreveu primeiro, o restante só veio depois. Me preocupa de alguém que não escreva o objetivo do post  e depois fica criticando alguém que se preocupa com o objetivo principal de um FAN, que é o resfriamento dos componentes e garantir uma boa circulação. Não é a potência de um FAN que vai fazer um sistema de resfriamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@PedraX

 

Em 13/06/2022 às 10:58, João Vinãs Eng.C disse:

Preciso de recomendações de fans de alto desempenho (altas rotações)

Em 13/06/2022 às 10:58, João Vinãs Eng.C disse:

Negócio que faça vento mesmo, de 3000RpM+

Em 13/06/2022 às 10:58, João Vinãs Eng.C disse:

reço e estética não são problemas ( veja que utilizamos Noctuas que parecem de um liquidificador antigo e tem preços mais altos, haha.) mas sim desempenho.

Em 13/06/2022 às 10:58, João Vinãs Eng.C disse:

Trabalho hoje com as ventoinhas da Noctua

 

 

Está tudo aqui, citações do enunciado do tópico principal.

Não foi difícil para outro usuário responder o tópico corretamente com uma boa sugestão de fan conforme pedi e resolver o tópico. O primeiro a responder, aliás.

 

Então torno a perguntar: Você leu o enunciado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, PedraX disse:

fica criticando alguém que se preocupa com o objetivo principal de um FAN

O objetivo principal de um fan não é a questão do tópico, mas se fosse, você não poderia estar mais errado. Quanto mais eficiente em vazão de ar um fan é, melhor a circulação e refrigeração de um gabinete. Mas isso é básico. Se você não acredita que + "vento" = + refrigeração, então é a mesma coisa que afirmar que a terra é plana ou que o Michael Jackson está vivo. HAHAHAHAHAH.

 

Inclusive esses fans tem baixa rotação para serem silenciosos, sendo assim, a recomendação desses fans é para micros que não produzem muito calor, os usuários é que utilizam errado.

 

Se não tem necessidade de boa vazão, então reduza a velocidade da fan do seu processador para 1200RpM e veja o resultado. Não será nada bom, adianto.

 

6 minutos atrás, PedraX disse:

Ok, se é assim q você pensa vai fazer o quê?

Eu? nada. O tópico já foi resolvido e já tenho a minha recomendação de fan ideal, com boa vazão de ar que o Weiss recomendou. Mas tenta não atrapalhar tópicos com as suas bobagens se não tiver algo útil para dizer ou propriedade sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está bastante equivocado no entendimento sobre ventoinhas. Com pás bem projetadas, uma ventoinha de 120 mm já ventila bem decentemente na faixa de 800 ~ 1000 RPM (conseguem trocar várias vezes o volume de ar inteiro de dentro do gabinete, a cada minuto), com ruído mínimo. Acima de 1200~1300 RPM, o ruído já fica bastante perceptível. Na faixa de 1500 RPM pra cima, é impossível ignorar e praticamente não tem como usar o PC, senão em um ambiente muito ruidoso ou então usando headset. Acima de 2000 RPM já parece um carro de fórmula 1, e em 3000 RPM parece um avião prestes a levantar voo. E não estou exagerando (veja o vídeo). No mais, em termos práticos, a diferença de temperatura de um gabinete com 3 ventoinhas rodando a 1300 RPM ou a 3000 RPM vai ser da ordem de poucos graus, enquanto que a diferença de ruído é abismal. Além de desperdício de grana em fans excessivamente potentes, é também garantia de receber bastante reclamação pelo barulho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, João Vinãs Eng.C disse:

Se não tem necessidade de boa vazão, então reduza a velocidade da fan do seu processador para 1200RpM e veja o resultado. Não será nada bom, adianto.

Pois é isso mesmo que se faz se o gabinete é bom e a refrigeração está suficiente.É exatamente isso que um FAN com PWM faz .

Por exemplo, meu gabinete começou com 5FAN com PWM e agora estou com3. Rodando a meros 800RPM.

Como você pode afirmar que eu estou errado? Errado no quê? Em afirmar que um FAN de alta rotação não é garantia de uma boa circulação de ar?Que antes é preciso verificar se o problema não está em outro lugar?

E ainda fazer comparações nada a ver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Vinãs Eng.C Quanta prepotência hein amigo? 

 

@PedraX teve a mesma leitura que eu, ao ler seu enunciado, interpreto que o utilizador final é você! Já que em certas frases você mesmo ressalta características do uso e não cita revenda ou uso para clientes no enunciado... Logo, entende-se que você passa por algum problema com sua configuração descrita em seu perfil, o que na maioria dos casos é previsível e extremamente comum aqui no fórum. 

 

Enfim, recomendo entender como o fórum funciona e a forma como os membros interagem entre si... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, João Vinãs Eng.C disse:

Se não tem necessidade de boa vazão, então reduza a velocidade da fan do seu processador para 1200RpM e veja o resultado. Não será nada bom, adianto.

Fan do processador é minúsculo. Dependendo do modelo, mesmo a 2500 RPM vai emitir um ruído semelhante a um fan de 120 mm rodando a 1000 RPM. No mais, muitos coolers mais robustos permitem operação fanless, sem qualquer ventilação ativa no bloco. Uso um Lucifer K2, cooler relativamente meia boca que paguei menos de R$ 150 na época, e agora no inverno ele fica 99% do tempo com os fans desligados, mantém a temperatura do R5 2600 abaixo de 60 graus mesmo em jogo. O resultado é bem bom...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, PedraX disse:

Rodando a meros 800RPM.

Não digo que está necessariamente errado, mas seus fans seriam apenas enfeite no meu caso. Confere você mesmo a vazão de ar deles e a circulação do seu micro. Sopram só um arzinho mínimo, são feitos para serem silenciosos e não servem para micros que esquentam de vdd.

 

Nesse BG-015 da assinatura, tenho fans de 2000RpM e não percebo barulhos assim (apesar de no tópico negar que me importaria), antes ele esquentava muito com meros fans silenciosos de 1200RpM, agora tem uma correnteza de ar enorme dentro e nem sinto mais aquele calor absurdo que antes era produzido pela GTX 1080. Quero aplicar mais potentes em servidores e micros de clientes mais exigentes (não me importo com ruido pois temos salas de servidor aqui que já são extremamente barulhentas como uma furadeira).

Mesmo no de 3000RpM aqui, não vejo um barulho insuportável.

O coolerbox intel e os fans da minha placa de vídeo pessoais também chegam a isso, também não são insuportáveis, mal planejados então?

2 horas atrás, PedraX disse:

Errado no quê? Em afirmar que um FAN de alta rotação não é garantia de uma boa circulação de ar

Errado em afirmar que baixa rotação e alta rotação não tem diferença.

+ vento = + refrigeração.

 

2 horas atrás, Shaman93 disse:

Com pás bem projetadas, uma ventoinha de 120 mm já ventila bem decentemente na faixa de 800 ~ 1000 RPM

Discordo, quais? Se com os Noctua percebemos pouquíssima vazão aqui em 1300RpM, vazão muito inferior a um padrão de 3000 RpM. O objetivo como diz o tópico é desempenho, não ligo para ruído, nem preço ou estética só preciso da maior vazão de ar possível em 80/120/200mm. Como o que o Weiss citou.

Se tens alguma opção de fan com baixa rotação e vazão acima de desse, por favor, diga.

https://www.pccold.com.br/produto/ventoinha-icegale-xtra-pwm-120mm-preto-3000-rpm-127-cfm.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, João Vinãs Eng.C disse:

Discordo, quais? Se com os Noctua percebemos pouquíssima vazão aqui em 1300RpM, vazão muito inferior a um padrão de 3000 RpM.

Você pode discordar do que quiser, quanto quiser. Ter razão já é um pouco mais difícil. Você "percebe" como e comparado com o que...? O volume de um gabinete é de alguns litros e portanto um fluxo de ar que troque alguns litros por minuto já é suficiente pra renovar 100% do ar interno nesse intervalo (e mesmo fans básicos chegam na casa de alguns litros por segundo!). Fluxos de ar superiores vão produzir uma queda de temperatura inexpressiva (papo de 5 graus pra menos), ao passo que vão aumentar exponencialmente o ruído e acúmulo de poeira. Testa os teus Noctua com o gabinete aberto e vai ver que a temperatura fica praticamente a mesma (supondo um gabinete decente). Testa com um ventilador soprando ar e vai ver essa queda que falei, 5 graus pra menos.

 

51 minutos atrás, João Vinãs Eng.C disse:

não ligo para ruído, nem preço ou estética

Mas é você que tem que ligar? Ou os seus mais de 200 clientes mensais? 😜
 

51 minutos atrás, João Vinãs Eng.C disse:

só preciso da maior vazão de ar possível em 80/120/200mm

Bota um desse então: https://www.ventisol.com.br/produto/ventilador-de-mesa-pessoal-mini/
Feio pra burro, barulhento que dói, mas vai fazer mais vento que qualquer ventoinha. Também vai ter que fazer alguma chinelagem pra passar o cabo pra fora do gabinete e ligar na tomada, mas sem problema, afinal você "não liga pra estética".

 

51 minutos atrás, João Vinãs Eng.C disse:

Se tens alguma opção de fan com baixa rotação e vazão acima de desse, por favor, diga.

https://www.pccold.com.br/produto/ventoinha-icegale-xtra-pwm-120mm-preto-3000-rpm-127-cfm.html

Dois fans quaisquer de 20 conto, 1000 RPM, vão produzir mais fluxo que um único desse aí, produzindo uma fração do ruído. Fan de 3000 RPM pode (não quer dizer que vai) fazer sentido pra um servidor, que fica num local quente e isolado, já que o ruído é extremo (viu o vídeo? Com um fan de 3000 RPM na frente, tem que praticamente gritar pra alguém do lado te ouvir). Qualquer outro contexto, mais inteligente botar 3 ventoinhas normais. XPG vento (mais barata), Scythe Kaze Flex (custo-benefício) e Noctua (melhor) são minhas indicações pessoais. Mais do que isso, é ilusão buscando DeSeMpEnHo
 

51 minutos atrás, João Vinãs Eng.C disse:

Nesse BG-015 da assinatura, tenho fans de 2000RpM e não percebo barulhos assim (apesar de no tópico negar que me importaria), antes ele esquentava muito com meros fans silenciosos de 1200RpM

Problema não eram os fans, é que esse gabinete é terrível.
 

51 minutos atrás, João Vinãs Eng.C disse:

O coolerbox intel e os fans da minha placa de vídeo pessoais também chegam a isso, também não são insuportáveis, mal planejados então?

Releia o que escrevi sobre a diferença de ruído um cooler de 60 ou 80 e 120 mm. E sim, os coolerbox da Intel são um lixo absoluto.

 

51 minutos atrás, João Vinãs Eng.C disse:

Mesmo no de 3000RpM aqui, não vejo um barulho insuportável.

Tá doidão mano, negócio faz mais barulho que um ventilador de teto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, João Vinãs Eng.C disse:

Não digo que está necessariamente errado, mas seus fans seriam apenas enfeite no meu caso. Confere você mesmo a vazão de ar deles e a circulação do seu micro. Sopram só um arzinho mínimo, são feitos para serem silenciosos e não servem para micros que esquentam de vdd.

Pois é. Seu gabinete BG015 é ruim de ventilação.

voce está enganado se pensa que o FAN do gabinete é que garante o bom desempenho da CPU e VGA. O papel deles é circular o ar fresco .

Sua interpretação de potencia está equivocada, veja um cooler simplório de 1000 RPM convencional:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1857339198-cooler-cpu-led-fan-gabinete-ventoinha-pc-gamer-_JM?matt_tool=14213447&matt_word=&matt_source=bing&matt_campaign=MLB_ML_BING_AO_CE-ALL-ALL_X_PLA_ALLB_TXS_ALL&matt_campaign_id=382858295&matt_ad_group=CE&matt_match_type=e&matt_network=o&matt_device=c&matt_keyword=default&msclkid=1e2b5e95f0501c8ea3143c3d3f8a0964&utm_source=bing&utm_medium=cpc&utm_campaign=MLB_ML_BING_AO_CE-ALL-ALL_X_PLA_ALLB_TXS_ALL&utm_term=4579397215084218&utm_content=CE

 Fluxo de ar : 42 CFM. CFM é pés cúbicos de ar por minuto, que vão dar: 42x28,32l/m=1.189,44 l/min=19,82l/s

Seu gabinete tem: 448x460x200mm=4,48x4,6x2=41,21 litros, ou seja o ar do gabinete está sendo renovado duas vezes por segundo e com só um FAN, bem mais que o suficiente.

Além do mais as aletas dos radiadores(tanto da VGA quanto do cooler da CPU) são projetadas para funcionar em um escoamento o quanto mais laminar possível(se não souber, pesquise).

Uma confusão que seria um FAN de 100CFM lá dentro faria um turbilhonamento do fluxo de ar com pouca eficiencia.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Shaman93 disse:

Mas é você que tem que ligar? Ou os seus mais de 200 clientes mensais?

Estou falando de servidores HP robustos, então já são furadeiras. Se é que conheces, colega.

200 clientes mensais não dão nem para o cheiro aqui, mas essa não é a questão.

43 minutos atrás, Shaman93 disse:

mas sem problema, afinal você "não liga pra estética".

Boa sugestão para 200mm, mas ventilador já usamos haha.

44 minutos atrás, Shaman93 disse:

sentido pra um servidor, que fica num local quente e isolado

Chegou num ponto interessante, esse é o objetivo.

 

46 minutos atrás, Shaman93 disse:

tem que praticamente gritar pra alguém do lado te ouvir

Hahaha, nas salas que são o objetivo dos fans de alta vazão precisamos entrar com protetores de ouvido, como eu disse, são quase furadeiras.

 

50 minutos atrás, Shaman93 disse:

os coolerbox da Intel são um lixo absoluto

Nem escuto ruídos com eles, não que sejam bons.

 

51 minutos atrás, Shaman93 disse:

Tá doidão mano, negócio faz mais barulho que um ventilador de teto

Negativo, tenho um aqui e não é problema. Mas como disse e torno, ruido pouco me importa, pois já aguentamos furadeiras aqui.

52 minutos atrás, Shaman93 disse:

Problema não eram os fans, é que esse gabinete é terrível

Verdade. Mas a troca dos fans resolveu o problema, como explica? O gabinete é o mesmo.

@PedraX

34 minutos atrás, PedraX disse:

Pois é. Seu gabinete BG015 é ruim de ventilação.

Péssimo, por isso troquei as fans. Mais vazão de ar resolveu o problema.

Mas ele não é o X da questão, nem assunto do tópico. Para ser honesto, nem uso mais esse micro em casa direito.

37 minutos atrás, PedraX disse:

voce está enganado se pensa que o FAN do gabinete é que garante o bom desempenho da CPU e VGA. O papel deles é circular o ar fresco .

Nunca disse que processador ou VGA ficariam mais "potentes" com fans de gabinete. De onde tirou isso?

O papel é a refrigeração, justamente. Mas + fluxo = + refrigeração.

39 minutos atrás, PedraX disse:

Uma confusão que seria um FAN de 100CFM lá dentro faria um turbilhonamento do fluxo de ar com pouca eficiencia.

 

Eficiência de um ventilador convencional ligado em cima, como o coleguinha ali disse, o que é exatamente o que busco 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, João Vinãs Eng.C disse:

200 clientes mensais não dão nem para o cheiro aqui, mas essa não é a questão.

Primeiro já tinha instalado TREZENTAS GP650, que seus técnicos garantiram a qualidade com testes (estamos até agora esperando os testes e resultados, acho que é a quarta vez que estou te pedindo... E o Phynsx certamente ficaria bem mais feliz do que eu com esses resultados em mãos, que poderiam ser publicizados e ajudar a mudar a reputação da marca, além de possibilitar mais uma escolha de fonte decente a custo acessível)

Depois monta mais de 200 micros mensais.

Agora "200 clientes mensais não dão nem pro cheiro". Engraçado como vai escalonando rápido 😂

Paciência...

Como eu tenho apreço pela comunidade e gosto de ajudar o pessoal, o que me deixa meio bolado não são nem as historinhas, mas o monte de recomendação esdrúxula que você tem dado por aqui e o tanto de gente que não está sendo prejudicada. Mas fazer o que 🤷‍♂️

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 

Você está distorcendo o que eu disse, nunca disse que montava 200 micros por mês, por gentileza cite.

Clientes mensais tenho muitos, empresas pelas quais prestamos serviços de TI em geral e provemos internet via rádio, satélite e fibra, mas ter um bom potencial de revenda é característica básica de uma boa empresa de TI, qual o problema nisso?

Eu disse que instalaria e revenderia mais de 200 fans assim que encontrasse fans com as caracteristicas que citei.

26 minutos atrás, PedraX disse:

Espero que esse título Eng seja civil e não mecanico

Engenharia da Computação.

Senhores@PedraX @Shaman93

 

Vou reforçar o objetivo do tópico:

Busco FANS de 80/120/200mm com a maior vazão de ar possível.

Puramente isso e só isso, como o usuário que resolveu o tópico respondeu em 4 linhas.

 

Em 13/06/2022 às 11:52, Alex Weiss disse:

Para usar em gabinetes populares costumo indicar o Fan Pcyes sangue frio, opções nas cores preto em branco.

1.800rpm e 78cfm.  

 

  3.000rpm + em uma pesquisa encontra-se IceGALE Xtra PWM 120mm

Delta Fan 120mm

Fan 3000rpm marca aleatória

Pode ser que tenha outras opções, teria que se aprofundar.

 

Muito simples, se tiverem mais alguma opinião ou algo mais a acrescentar, entendam que não somará mais ao tópico e nem somaria, visto que a opinião dos senhores nunca foi o X da questão. Já houve uma solução baseando-se no que pedi de fato.

 

Até mais colegas, busquem algo mais útil para fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...