Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,
Meu sogro desmontou essa placa e não consigo encontrar o modo de montagem de maneira alguma, pois também não sei nem o nome nem o fabricante.
Sei que serve para colocar no acordeom dele, acho que é um amplificador.

Se alguém puder ajudar agradeço.

20220617_210559.jpg

• Membro VIP
Postado

O LM358 é um CI amplificador operacional. Isso não significa necessariamente que a placa seja um amplificador de som. Eu não conheço arcodeons. Nem imagino como ele funciona! Mas algo me diz que essa eletrônica pode ter como função "distorcer" (na realidade: caracterizar) o som.

Update

Parece que "arcodeon" e "sanfona" podem ser tidos como sinônimos. Especialmente se estamos falando de um instrumento acústico e não digital.

Dentre outras fontes, assisti a esta excelente exposição da anatomia de um arcordeon acústico. Não há eletrônica!

@mpadri, muito provavelmente o que você tem aí é um "pré-amplificador" (quem sabe um pré-equalizador), vulgo captador.

#abobrinha

Cf. mensagem #9, mais a frente.

Quais são as interfaces? Potenciômetros e conexões...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
8 horas atrás, mpadri disse:

não consigo encontrar o modo de montagem de maneira alguma, pois também não sei nem o nome nem o fabricante

Pode ser um projeto independente. Mostre-nos o outro lado da placa, e cada fio (cor) que você já possa ter identificado.

Projetos correlatos:

– Circuito de pré-amplificador de áudio com LM358

– Pré amplificador para microfone com lm358

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
13 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Mas algo me diz que essa eletrônica pode ter como função "distorcer"

Sanfona pra baião metaleiro 😁

De fato estou vendo uma entrada, uma saída, uma alimentação e um potenciômetro. Além do que menciona o amigo @alexandre.mbm , pode ser um trêmulo que pode distorcer a realidade do instrumento

14 horas atrás, alexandre.mbm disse:

"distorcer" (na realidade

🙃

• Curtir 1
Postado

Bom, ainda bem que sou músico e eletrônico, ou seja, to lascado duas vezes...kkk

Pelo jeitão da placa que não tem o silk-screen dos componentes o fabricante dessa placa provavelmente é a “Made In The Backyard Systems”, se é que você me entende…

Na realidade quase certeza isso não é exatamente um amplificador mas sim um pré-amplificador de acordeon. Nas revistas de eletrônica de antigamente sempre tinha esquemas disso, até há alguns anos eu mexi com um que no fim nem estava com defeito, é que a saída era um jack estéreo e colocando um cabo comum só funcionava o lado do acordeon que é chamado de baixaria, aquele que tem botões e não teclas e tive que fazer um cabo especial pro meu amigão dono do acordeon. Bom, todos os esquemas de digamos, captação eletrônica de acordeon que eu vi até hoje usavam 6 microfones de eletreto, 3 pro lado das teclas e 3 pro lado dos baixos, os botões. O circuito funciona com uma pilha de 9 volts, fornece uma tensão mais baixa para os microfones que tem um transistor Jfet internamente e amplifica o sinal deles pra que o acordeon possa ser ligado num amplificador comum. Pela foto o que dá pra “chutar” é que os fios preto e vermelho são os que vão na pilha de 9 volts. Tem um cabo blindado aparentemente duplo, que é o “conjunto” formado pelos fios fininhos branco e vermelho isolados que passam por dentro de uma “malha” que chamamos de “terra” e tudo isso envolvido pela capa mais grossa cinza. De alguma maneira esse cabo deve ser a ligação para os microfones e na foto parece que a tal malha esta solta, aparentemente era pra estar soldada no buraco da plaquinha entre os dois fios. Talvez o fato dela ter soltado tenha causado o defeito que levou seu sogro a desmontar a plaquinha. Os fios branco, azul e laranja enrolados tem cara de que vão para um potenciômetro e, a julgar pelos capacitores de médio valor perto deles pode ser um controle tipo “tonalidade” que afeta a quantidade de graves e agudos. Mas aí faltaria um potenciômetro mais útil que é o de volume. Aparecem na foto também um fio branco e um azul, ambos mais grossos, e sem saber de onde vem e pra onde vão fica difícil chutar a função. O que você pode confirmar na “atual conjuntura” é a ligação da pilha, se você seguir as trilhas da placa ou medir com o multímetro e ver que o fio vermelho vai para o pino 8 do integrado e o preto até o 4 é praticamente certeza. No caso de medir apenas com o multímetro e der certo com os pinos meça também a resistência entre os dois fios, existe uma pequena chance do integrado estar em curto e se estiver muito baixa, tipo bem menos que 1 kohm ou quase 0 o CI já era. Ah, ia esquecendo, geralmente o fio preto passa antes pelo jack de saída para que ao arrancar o plug a pilha seja desconectada, então sem plug o jack pode não dar continuidade. Aliás eu aumentei a foto e não consegui entender o funcionamento desse jack que fica na placa. Tem cara de ser um jack p2 e geralmente o jack de saída de um acordeon eletrificado é p10, aliás p10 é o padrão de saída pra qualquer instrumento musical. Talvez seja uma entrada pra fonte externa, e os fios mais grossos talvez sejam a saída pro jack P10 principal

A foto da plaquinha está bem enquadrada, se você tirar uma foto bem enquadrada da parte de baixo dela, onde estão as trilhas e alguém (não vou prometer mas talvez eu mesmo) colocar as duas fotos sobrepostas num editor de fotos provavelmente vai dar pra seguir o esquema ou boa parte dele, parece não ser muito complicado. Aí vai dar pra te dar mais informações. Fotos do interior do acordeon, pra sabermos se são mesmo microfones de eletreto, se são de duas ou 3 ligações, se tem potenciômetros e qual o valor, o jack de saida e se sobrou alguns fios ligados podem ajudar bastante. Eu coloquei alguns termos no “fotos” do Google e no Y. Tube tipo “eletrificação acordeon” e “circuito eletrônico acordeon ” e não vi nada muito útil, deu pra ver que tem esquemas com 5 microfones pro lado das teclas e um só pra baixaria e que geralmente tem uma placa impressa só para os microfones. Em todo caso faça o mesmo, quem sabe te dá alguma luz. Portanto ficamos no aguardo de mais informações.

image.png.e6f6ba79b25442935f605e5065851eb5.png

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Postado
Em 19/06/2022 às 03:45, alexandre.mbm disse:

Não há eletrônica!

Realmente, não precisa. 

Mas em alguns casos se usa ou se adapta, principalmente se o som do instrumento precisar ser gravado ou transmitido em boa qualidade. 

Só colocar um microfone ali perto as vezes não é suficiente. 

Já sobre a placa eu já vi uma parecida em uma guitarra (talvez até seja uma placa igual com componentes diferentes). Lembro que tinha um potenciômetro de volume com uma chave que permitia o sinal direto ou pela placa, talvez isso explique os dois fios a mais ali no canto. 

Também tinha entrada pra dois captadores e um botão de tom, além da entrada de bateria de 9V que passava pela chave citada acima. 

Um amigo meu que é músico pediu pra eu retirar a tal placa da guitarra e ligar direto só nos potenciômetros, pois a placa não funcionava. 

Fiquei com ela, depois vou procurar pra ver se é igual, pois eu mantive as conexões inteiras. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!