Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador reinicia aleatoriamente a algum tempo


Posts recomendados

Olá.

Estou com um problema no meu dextop já faz um tempinho, tudo começou com o computador reiniciando antes de conseguir ligar, ele reiniciava de 2~3 vezes até ligar.

Depois de um tempo começou a reiniciar enquanto eu estava mexendo nele, algumas vezes quando eu não estava fazendo nada, deixava o pc com o navegador aberto e ia comer alguma coisa, quando voltava percebia que ele estava reiniciando.

O problema foi ficando mais grave e agora ele sempre reinicia aleatoriamente, as vezes passa dias sem reiniciar e depois volta.

Já tentei:

Trocar a fonte.

Formatar o pc.

Atualizar a BIOS.

Não sei mais muito o que fazer e estou precisando mt de um help kkkk.

Configurações:

i7 -8700

ASUS B360

Sapphire RX 580 Nitro +

Fonte XPG Core Reactor, 650W, 80 Plus Gold Modular

HD velhinho de 600 GB

Cooler do processador: Nox Hummer H-224ARGB, RGB, AMD-Intel - NXH224RGB (ajudou bastante com a temperatura)

16 GB Ram

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai no menu do windows > pesquisa por "visualizador de eventos" > na lateral esquerda vá em "Logs do windows" depois em "Sistema"...
Procure por algum log na hora exata que o PC reiniciou e posta aqui (provavelmente com um simbolo vermelho de "erro" ou amarelo de "atenção") , talvez ajude a ter uma ideia melhor doq tá acontecendo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Ricardov disse:

Já monitorou as temperaturas? Teste o HD com HDTunePro, abas Health e Error scan e poste as telas de resultado. Verifique se tem capacitores estufados na placa -mãe. Verifique no Gerenciador de eventos do Windows se consta alguma informação.

Eu excluiria o problema ser o HDD (embora não custe nada checar) porque geralmente quando o problema é o HDD o reboot vem depois da "Tela Azul" indicando o problema no HDD...
Quando é GPU geralmente a tela fica preta e o resto do PC continua ligado.
Quando o reboot vem assim do nado geralmente é algo relacionado com a energia ou temperatura, mas como já foi citado q a fonte já foi trocada e a temperatura já foi olhada, procurar algum capacitor estufado é realmente um bom começo pra resolver esse problema...

7 minutos atrás, Poison. disse:

@Luc457x Foi o que eu encontrei

sistema desligou 2.png

sistema desligou.png

Esse dai é só o log avisando que reiniciou, não tem nenhum outro log antes desse porém na mesma hora e minuto (de preferência com o sinal de erro ou atenção citado)? Na lateral direita, em "Filtrar log atual" você pode colocar para mostrar só "erro", "nivel critico" e "aviso".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Poison. disse:

@Ricardov  O HD.

HD.png

seu HDD tá dando adeus, até pode ser a causa embora eu ache que não...

 

9 minutos atrás, Poison. disse:

@Luc457x Tem todos esses logs no hora/minuto que reiniciou, existe algum em especifico?

Logs sistema.png

Esses escrito informação não são nada demais, porém os com simbolo vermelho ou amarelo indicam possiveis problemas, fica melhor se você clicar ali na direita em "filtrar log atual" e colocar só os erros, criticos e avisos como citei ali em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Luc457x disse:

seu HDD tá dando adeus, até pode ser a causa embora eu ache que não...

 

Esses escrito informação não são nada demais, porém os com simbolo vermelho ou amarelo indicam possiveis problemas, fica melhor se você clicar ali na direita em "filtrar log atual" e colocar só os erros, criticos e avisos como citei ali em cima.

Chequei todos os logs de reinicialização com erro, não tem muita informação, mas sempre que reinicia aparecem essas 2 infos la. (Como nunca mexi nos logs, assumo ser um pouco leigo kkkk)

O teste do HD ainda ta sendo feito, ele é um HD muiiito antigo então pode ser ele sim, seria muito bom se fosse ele e não uma outra peça cara.

Também estou pensativo se não pode ser devido a poeira, meu pc fica aberto e eu sempre to tentando dar uma limpada.

log sistema 1.png

log sistema 2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Luc457x disse:

To achando que pode ser mesmo seu HD, o estranho é reiniciar sem dar tela azul...
você já estava presente algum momento em q ele reiniciou? Não aparece a temida "Tela azul da morte" do windows?

Pior que não.

Ele reinicia bruscamente, geralmente umas 2 a 3 vezes ate ligar.

Quando liga aparece a mensagem para entrar na BIOS, eu so vou na BIOS clico em salver e continuar e ele liga novamente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Poison. E estranho não dar a tela azul, mas acho q o problema é realmente o teu HD...
Todo HD vem com um espaço "extra", porque com o decorrer do tempo "setores" de armazenamento vão ficando ruim e a controladora do HD "bloqueia" esses setores e aloca os setores "extra" pro lugar desses que ficaram ruins, e pelo que parece pelo print do teste do seu HD e esse log de erro, ele já tá esgotando esse "extra" e ainda tem setores ruins. Pra tentar minimizar isso até você colocar outro HD/SSD você pode usar algum app pra verificar e corrigir "bad sectors".

 

Mas olha, eu também diria pra você dar uma olhada nas temps do teu PC, pelo print ai tá fazendo 16C, e teu HD tá quase a 60C se eu entendi corretamente, então pode ser porque o HD é velho e só, ou pode ser, como você citou, a poeira + má ventilação transformando seu PC num mini forno elétrico... rs
Caso o caso seja a segunda opção o PC pode estar reiniciando por conta disso também, pos para evitar problemas o PC tem uma temperatura máxima q quando atingida ele desliga ou reinicia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luc457x Obrigado pelas dicas, felizmente um HD/SSD não é uma peça absurdamente cara, consigo trocar no mês que vem, não sei se citei mas esse HD tem mais de 10 anos kkkkk.

Sobre as temperaturas, eu monitorei e parece tudo tranquilo.

A ideia de ser aberto é exatamente referente a ventilação (e também porque a RX 580 é um monstro, troquei 2 gabinetes e nenhum cabia essa praga)

temp 2.png

temp 3.png

temp.png

@Luc457x Valeu pela ajuda e atenção.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

18 minutos atrás, Poison. disse:

@Luc457x Obrigado pelas dicas, felizmente um HD/SSD não é uma peça absurdamente cara, consigo trocar no mês que vem, não sei se citei mas esse HD tem mais de 10 anos kkkkk.

Sobre as temperaturas, eu monitorei e parece tudo tranquilo.

A ideia de ser aberto é exatamente referente a ventilação (e também porque a RX 580 é um monstro, troquei 2 gabinetes e nenhum cabia essa praga)

nesse ultimo print a temp tá mais normal.
é q no outro pelo q entendi ele tava lá pros 56C, q é um pouquinho alto... kkkk

boa sorte, tomara que seja só o HD mesmo então! 🙂
Sei bem como é essas GPUs monstras, eu tinha uma 570 q também era de um modelo gigante, meu gabinete é tamanho mATX, por pouco não cabia! kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!