Ir ao conteúdo

É recomendado trocar a fonte de um pc antigo para colocar somente um SSD?

Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

Postado

Eai galera!

Eu estava pensando em colocar um SSD em meu antigo pc pra deixar ele mais rápido,porém eu tenho uma fonte meio suspeita da BrazilPc de 230w,e queria saber se para trocar apenas o HD é recomendado trocar a fonte, o que no momento não tenho orçamento para comprar.(não uso o pc para jogos,somente para navegação.) configuração dele:

placa-mãe:P5GC-MX da positivo

Pentium E2220 2.4ghz

2gb de ram

HD de 160gb(com defeito,por isso a troca pelo SSD)

fonte BrazilPc 230w

Postado

Se sua fonte fosse de boa qualidade, não precisaria trocar. Mas, como não é, é recomendável a troca, mesmo que você não mude nada no seu setup. Em que pese ele não gastar muito, a qualidade da energia entregue por esta fonte é ruim. 

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Depende. Se o sistema funciona hoje com o HD sem grandes problemas, provavelmente a troca pelo SSD não deve causar problemas, nem botar em risco o SSD (pelo menos em teoria), já que o consumo do SSD é muito menor.

A não ser que a fonte já dê indícios que está com problema.

• Curtir 1
Postado

@dwatashi a sim entendi,aparentemente a minha fonte n tem nenhum problema ela é genérica porém da pra usar,só fiquei com medo de colocar o SSD e ela queimar em seguida kkkkk tmj

• Membro VIP
Postado

Mas pra esse setup, sem placa de vídeo, provavelmente o SSD não vai queimar não.

Já que vai colocar pede pra olharem a fonte, medir tensões, verificar se tem algum capacitor com problema e pronto.

Instalei um SSD em desktop desses (usado em mercadinho) tem uns 2 anos e não vi problemas.

Mesmo porque adquirir um fonte nova, pode sair mais caro até que o SSD.

• Curtir 1
Postado

Boa noite. Um SSD consome bem menos que um HD convencional ,por não ter partes móveis.

Então, se o PC consome por volta de 100W(supondo que use VGA onboard), então aguentará.

Mas se pensar em colocar qq VGA offboard, então a troca é mandatória.

• Curtir 1
Postado

@PedraX esse pc consome por aí mesmo o processador tem 65w de TDP e não tem placa de vídeo.Eu até pensei em colocar uma plaquinha mais simples,porém ja tinha em mente que teria que trocar a fonte,mas como só vou colocar o SSD imaginei que não seria necessário.

Postado

Vamos ponderar:

Ví o consumo de um HD de 160GB(talvez não seja o mesmo)

https://www.disctech.com/Seagate-Barracuda-250GB-SATA-Hard-Drive-ST3250820AS

Podem ver que é 10W em 12VDC

Vejam o consumo de um SSD SATA de 240GB ou 480GB:

https://www.kingstonstore.com.br/products/sa400s37-240g?gclid=CjwKCAjw-8qVBhANEiwAfjXLrosS3zjHd41rXnqFnmdI7C1ecynfXkDE_0RldmKtcWgGe-jMDN8eDhoCq34QAvD_BwE

"0,195W inativo / 0,279W média / 0,642W (MAX) leitura /1,535W (MAX) gravação"

Então, como o consumo é aproximadamente um sexto(16%), as respostas corretas da questão:

1) pode instalar?

Sim, desde que não tenha sido a causa da queima do HD antigo

2) é seguro?

Não, isso porque o fonte não é certificado e não suportará correntes de pico.

https://www.brazilpc.com.br/none-43962084

Ele coloca só 11A em 12VDC, o que dá 132W de potencia na linha de 12VDC, o que é pouco na margem de segurança.

Postado

Meu primeiro PC era um CCE celeron com 512 DDR2, primeiro UP q fiz nele foi de HD, coloquei 2 dps de um tmp o HD novo foi pro saco, e assim foi com os outro 3 HD q botei no PC, na época eu n entendia nada de PC só fui saber q o problema era a fonte quando a mesma queimou com o PC ligado, mas antes eu ja tinha perdido 4 HD e a placa-mãe q ficou com capacitores estufados, era uma fonte de 400w genérica.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...