Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos

Preciso de uma ajuda, não manjo muito de redes. Tenho meu escritorio com o reteador onde trabalho, mas agora as filhas cresceram e precisam de um lugar pra estudar. Então to montando meu canto na garagem.

Passei um cabo do roteador la do quarto até a garagem e liguei um roteador antigo que tinha encostado, mas não ta funcionando a internet vias wifi, somente via cabo. Algum poderia me dar alguma luz?

Minha configuração:

Conexão internet: Vivo Fibra 200

Roteador Vivo:  MitraStar modelo GPT-2731GN2A4P

Rede do roteador: 192.168.15.xxx com gateway 192.168.15.1 fornecendo 2.4g e 5g

Configuração na garagem:

Modem TP-LINK TL-WR842BD (é velhinho mas ta pago)

Rede do roteador: 192.168.0.xxx com gateway 192.168.0.1 

Cabo ligando porta 1 do roteador vivo à porta WAN do roteador tp-link.

Endereço de WAN configurado como IP Dinamico e pega o endereço que coloquei como fixo no roteador da Vivo.

image.png.c7cdfe1167799fb75fe3746cbddf3700.png 

Eu consigo acessa-lo somente conectando cabo TP enter o notebook e ele, não consigo via wifi. Quando conecto o cabo, que vem do roteador da Vivo, eu consigo acessar a Internet, mas se tiro ambos os cabos e configuro o wifi do notebook para o SSID do roteador TP-Link, o notebook conecta nele, mas não acessa internet. Mesmo configurando o checkbox abaixo mesmo assim  não acessa rede:

Será que tem algum item de segurança que preciso abrir?

Na verdade gostaria de colocar ele em modo Access Point, mas não sei se ele faz isso.

alguém poderia me dar uma ajuda?

Obrigado adiantado

image.png

Postado

Não use duas redes distintas.É apenas uma rede. Ligue os roteadores via LAN apenas. Postei um roteiro da maneira comum de fazer isso aqui na semana passada

Do modo como está usando muitas coisas não vão funcionar e outras vão funcionar devagar. E está usando duas vezes o tal NAT, o protocolo LAN/WAN nos dois roteadores, e o segundo já é bem mais lento. Fuja disso.

Veja a discussão nesse tópico. Pode ajudar 

Postado

@arfneto Cara, obrigado pela dica. Funcionou, mas da seguinte maneira: 

Desativei o DHCP nop roteador TP-Link e deixei como IP dinamico. Ai ele adquiriu o ip fornecido pelo roteador da Vivo. Entao pensei, ja que ele não é mais servidor DHCP, ele deve agir como hub, ao invéz de roteador. Entao eu conectei o cabo que vem do roteador Vivo na porta 1 dele (e não na porta WAN) e começou a fornecer internet. Entao imagino que ele esta mesmo agindo como um hub simples.

O problema agora é que esqueci de ativar senha WPS e ele esta aberto (neste momento a vizinhança deve estar fazendo a festa). Mas não consigo mais conectar nele com um cabo ligado direto no notebook. (não tentei com cabo cross) Tentei usar o IP padrão 192.168.0.1 mas não conecta. Que IP ele esta agora?

Postado
13 minutos atrás, ValmirC disse:

Desativei o DHCP nop roteador TP-Link e deixei como IP dinamico

Não funciona assim.

Todas as portas LAN do roteador funcionam como um único switch. Se ligar vários roteadores pelas portas LAN você va ter um único switch.

Suponha 4 deles com 4 portas LAN e vai ter 16 portas. Como vai precisar de 2 portas para ligar os caras um ao outro vai perder 6 delas e ficar com 10. 

19 minutos atrás, ValmirC disse:

Entao eu conectei o cabo que vem do roteador Vivo na porta 1 dele (e não na porta WAN) e começou a fornecer internet. Entao imagino que ele esta mesmo agindo como um hub simples

Eles não "fornecem internet" apenas replicam os pacotes em todas as portas. Um switch é um comutador de pacotes.

21 minutos atrás, ValmirC disse:

O problema agora é que esqueci de ativar senha WPS

WPS é outra coisa e dura acho que 2 minutos ativo apenas e depois desliga. É um mecanismo para não precisar da senha para conectar aparelhos ao wi-fi. Você aperta o botão WPS no aparelho e tem um prazo para conectar coisas nele.

22 minutos atrás, ValmirC disse:

Mas não consigo mais conectar nele com um cabo ligado direto no notebook. (não tentei com cabo cross) Tentei usar o IP padrão 192.168.0.1 mas não conecta. Que IP ele esta agora?

Você leu o tópico que eu citei? 

Reserve você um endereço para ele, fora da faixa do DHCP e na mesma rede. Assim não perderá o acesso.

Se o roteador da VIVO está em 192.168.15.1 e tem mais 3 por exemplo pode fazer o clássico e usar .2 .3 e .4 para os outros. Deixe o DHCP a partir de .10 por exemplo e terá uns endereços livres para usar como quiser quando quiser,, até .9 inclusive.

No TP-LINK pode configrar a WAN como pppoe e um endereço qualquer, como [email protected] e uma senha qualquer, apenas para que ele não fique processando isso, já que não vai estar ligado a nada.

Postado
6 minutos atrás, arfneto disse:

Não funciona assim.

Todas as portas LAN do roteador funcionam como um único switch. Se ligar vários roteadores pelas portas LAN você va ter um único switch.

Suponha 4 deles com 4 portas LAN e vai ter 16 portas. Como vai precisar de 2 portas para ligar os caras um ao outro vai perder 6 delas e ficar com 10. 

Eles não "fornecem internet" apenas replicam os pacotes em todas as portas. Um switch é um comutador de pacotes.

WPS é outra coisa e dura acho que 2 minutos ativo apenas e depois desliga. É um mecanismo para não precisar da senha para conectar aparelhos ao wi-fi. Você aperta o botão WPS no aparelho e tem um prazo para conectar coisas nele.

Você leu o tópico que eu citei? 

Reserve você um endereço para ele, fora da faixa do DHCP e na mesma rede. Assim não perderá o acesso.

Se o roteador da VIVO está em 192.168.15.1 e tem mais 3 por exemplo pode fazer o clássico e usar .2 .3 e .4 para os outros. Deixe o DHCP a partir de .10 por exemplo e terá uns endereços livres para usar como quiser quando quiser,, até .9 inclusive.

No TP-LINK pode configrar a WAN como pppoe e um endereço qualquer, como [email protected] e uma senha qualquer, apenas para que ele não fique processando isso, já que não vai estar ligado a nada.

Desculpe confundi, não quis dizer WPs, mas sim colocar uma senha pra ninguem acessar pelo wifi.

É acho que fiz alguma ca**da. O problema é que agora não consigo acessar o TP-Link com nenhum endereço ip. Entao a noite (agora to trampando) vou reseta-lo e fazer direito como você falou. 

Postado
37 minutos atrás, ValmirC disse:

Desculpe confundi, não quis dizer WPs, mas sim colocar uma senha pra ninguem acessar pelo wifi.

É acho que fiz alguma ca**da. O problema é que agora não consigo acessar o TP-Link com nenhum endereço ip

Quando você fala em deixar o endereço dinâmico para o TP-LINK é o endereço WAN, que vem do provedor por DCHP ou outro método.

O endereço dele na LAN será o endereço do gateway na rede ou será o que você fixar. Então se deixou como dinâmico e está certo disso apenas ligue de volta via porta WAN e o roteador da VIVO rapidamente vai dar um endereço para ele na rede dele.

Aí você faz o que eu expliquei. O simples: deixa ele com um endereço fixo na LAN, como 192.168.15.2. Para a porta WAN deixa PPOE com um um endereço fictício tipo [email protected] e qualquer senha, para que ele não fique processando isso ou fique com algum endereço fanasma. É melhor não ter que pensar niso afinal.

Volta ao VIVO e confirma alguns endereços livres fora do DHCP, ao menos 1 para o TP-LINK. Deixa o intervalo DHCP para algo mais perto de 5min do que 5 dias e pronto. Não terá mais qualquer problema com isso.

wi-fi nada tem a ver com internet ou rede local. vai poder usar as antenas da vivo e do tp-link. Sugiro usar nomes distintos para as redes para poder seguir qualquer problema.

A LAN será uma rede TCP/IP única de todo modo, com fio ou sem fio não faz diferença

Nesses casos de redes domésticas com mais de um "roteador" o que funciona de modo mais simples é deixar apenas um aparelho como "roteador", nesse caso roteando um único endereço WAN contratado do provedor. Os demais aparelhos são usados como switches e pontos de acesso wi-fi apenas.

E não são ligados em cascata mas sim em paralelo através das portas LAN

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!