Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eu gostaria de saber se a fonte com fusível protegeu o resto do pc


Ir à solução Resolvido por Tiberio,

Posts recomendados

Eu consegui um gabinete completo porém liguei ele num filtro de linha sem mudar a tensão da fonte e ela recebeu 220 em vez de 110. pelo que eu vi a fonte tem um fusível soldado nela. gostaria de saber se tem altas chances de somente a fonte ter queimado e o resto do pc estar funcionando após o ocorrido, se o fusível salvou a fonte ou se tem altas chances de todas as peças terem recebido a carga. serio eu to com medo de ter perdido o computador inteiro.

WhatsApp Image 2022-06-29 at 20.59.07.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Joel.07 Provavelmente deve ter queimado apenas a fonte, mas você terá que testar pra saber.

Evite de comprar uma fonte com chave seletora de tensão, pegue uma fonte boa e moderna com PFC Ativo.

 Sobre estabilizador, caso ainda os tenha pode jogar fora.

Se precisar de uma recomendação para compra de uma nova fonte informe sua configuração completa.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiberio a fonte eu posso mandar a descrição quando eu chegar em casa. Que eu lembre é uma de 500w

@Alex Weiss essa fonte aparentemente tem um fusível soldado na placa por tanto eu tenho a esperança de que ela tenha protegido tudo. Depois que o acidente acontece o medo toma conta do coração kkk. No pior dos casos eu perdi o pc inteiro. Mas com fé em Deus o fusível protegeu. Vou verificar isso hoje. Se a fonte tiver salvação vou poder juntar dinheiro pra uma nova enquanto uso o pc. Faz muitos anos desde que tive um computador. Finalmente vou poder estudar programação e jogar alguns jogos que estava de olho. 

@Tiberio o filtro de linha e/ou estabilizador é importante também então tenho que pesquisar um pra comprar também 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Joel.07 disse:

o filtro de linha e/ou estabilizador é importante também então tenho que pesquisar um pra comprar também 

Filtro de linha sim

Estabilizador jamais!, faz um desserviço e ainda diminui a vida útil da fonte.  Por isso que hoje se compra fonte de qualidade, com PFC ativo e tudo mais, assim a própria fonte trabalha sozinha com as variações de energia descartando o uso de estabilizador.

 

Recomendo filtro de linha da marca Clamper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Weiss entendo. ok obrigado. vou ver. 

41 minutos atrás, Joel.07 disse:

@Tiberio a fonte eu posso mandar a descrição quando eu chegar em casa. Que eu lembre é uma de 500w

@Alex Weiss essa fonte aparentemente tem um fusível soldado na placa por tanto eu tenho a esperança de que ela tenha protegido tudo. Depois que o acidente acontece o medo toma conta do coração kkk. No pior dos casos eu perdi o pc inteiro. Mas com fé em Deus o fusível protegeu. Vou verificar isso hoje. Se a fonte tiver salvação vou poder juntar dinheiro pra uma nova enquanto uso o pc. Faz muitos anos desde que tive um computador. Finalmente vou poder estudar programação e jogar alguns jogos que estava de olho. 

@Tiberio o filtro de linha e/ou estabilizador é importante também então tenho que pesquisar um pra comprar também 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Joel.07 Boa noite, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Essas fontes dificilmente queimam o restante do computador se ligadas em 220V com a chave seletora em 110V, eu pelo menos nunca vi algo do tipo. Mas de qualquer forma essas fontes genéricas são danosas para o computador, aconselho seriamente comprar uma nova. Se não pretende fazer muitos upgrades no seu PC, podes comprar uma Seasonic SS-300ES ou SS-300TFX, ambas são encontradas por menos de 200 reais, mas a TFX precisa de adaptador para o gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Graxaim Oi, já tirei minha dúvida com um colega ali. Coloquei uma fonte de 200w pra poder usar o pc. Só não sei até que ponto ela vai ser útil já que se eu adicionar algumas peças também precisaria de uma fonte que passe mais energia. E tem a questão que tá lento a inicialização dele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/07/2022 às 14:52, Joel.07 disse:

E tem a questão que tá lento a inicialização dele

O mal de utilizar HDD hoje em dia, e ainda mais por já ser usado... 

Isso você resolve fácil substituindo o HDD por um SSD, e ainda da uma sobrevida a mais pro pc.

Sobre a fonte, gastando mínimo possível, e tendo mínimo de dignidade, as opções citadas pelos colegas acima são muito válidas e deve analisar elas. 

Nesse componente para sua configuração pode esperar gastar de 200 até 300R$ pra uma coisa boa, com muitos anos de durabilidade e com possibilidade de reutilizar em outra configuração [dependendo da configuração é claro].

No mais é isso guri.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 02/07/2022 às 14:52, Joel.07 disse:

@Ferox Graxaim Oi, já tirei minha dúvida com um colega ali. Coloquei uma fonte de 200w pra poder usar o pc. Só não sei até que ponto ela vai ser útil já que se eu adicionar algumas peças também precisaria de uma fonte que passe mais energia. E tem a questão que tá lento a inicialização dele

O problema é que essa fonte pode causar danos a longo prazo no seu PC, além de não ter proteção nenhuma. Fonte não é algo que se deve achar que pode "economizar por enquanto comprando uma genérica", pois por mais ou menos 150 reais consegue uma fonte confiável (no caso das Seasonic que citei). As vezes a lentidão do PC pode ser devido a fonte, se ela não está alimentando o PC corretamente impactará no desempenho da máquina.
 

Em 04/07/2022 às 09:04, Alex Weiss disse:

O mal de utilizar HDD hoje em dia, e ainda mais por já ser usado... 

Isso você resolve fácil substituindo o HDD por um SSD, e ainda da uma sobrevida a mais pro pc.

A mera existência do HD nem sempre é a vilã da história, hoje virou costume achar que "está lento porque não é SSD". Por mais que isso seja verdade em diversos casos, não é sempre. Mesmo que o Windows 10 por exemplo seja péssimo em HD e que terá a inicialização mais lenta que SSD, ainda assim não é para ser lenta demais, e se for, há mais algum problema por trás.
Tem a questão da instalação do sistema: se foi utilizada a ISO original do Windows e se foi ativado corretamente conforme orientação da Microsoft; programas que abrem junto com a inicialização do sistema deixando-o mais pesado para carregar; se não está com vírus, drivers instalados indevidamente usando ferramentas como Driver Booster e afins; etc. E fora essas questões, pode ser um problema de hardware: HD defeituoso, configurações muito fracas, etc. E nesse último, SSD por mais que faria uma diferença, não faria milagre e o PC continuaria lento. É importante analisar tudo isso antes de pensar em comprar um SSD, pois as vezes pode ser dinheiro jogado fora quando poderia ser resolvido facilmente de outra forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Graxaim eu comprei a padrão de 200w por que o tecnico ainda iria ver como recuperar ela já que peças dela haviam queimado. recentemente infelizmente eu comprei uma memória ram de 8gb DDR3 1600mh porém meu pc apesar de detectar ela na BIOS ficou reiniciando na inicialização do windows 7 por tanto tive que levar num tecnico e tive que tirar ela. fiz uma pesquisa mais direta sobre a placa-mãe e aparentemente a placa só suporta 1333mh ... o cara da loja disse que não fazia troca de produto nem devolução e que a placa trocava de frequência automaticamente ou seja o problema era meu pc... eu desperdicei dinheiro que não devia ter desperdiçado.  agora o que me resta é juntar dinheiro e comprar uma DDR3 de 4gb com 1333mh pra formatar e colocar windows 10 ou uma placa-mãe melhor que suporte a DDR3 de 1600mh e o processador Core i3-530 de 2,93 GHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!