Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Em janeiro de 2021 acabei necessitando comprar um computador, e devido aos altos valores dos componentes tive que optar por algo mais em conta, sendo assim, eu comprei peças em lojas diferentes e quando chegou tudo montei. Nos 6 primeiros meses de uso ele não havia me apresentado quaisquer problemas, mas por volta de julho ele só ligava com a ajuda de um secador e alguns outros problemas como um consumo exagerado de ram, etc. E agora durante esse período o pc simplesmente não queria ligar, mesmo retirando os pentes de ram, limpando com borracha, trocar os slots, só chegou a ligar após muita insistência. E a questão é que eu não sei o que poderia ser, consultei algumas outras pessoas que também não fazem ideia do que poderia ter acontecido ou ser esse problema. Alguém sabe indicar o que poderia ser?

Configuração

Processador: Ryzen 5 3400G

memória RAM: OLOy WarHawk Black, 16GB (2 pentes de 8GB), 3000MHZ 

Placa-Mãe: ASUS Prime A320M-K/BR

Fonte: Atx S/Cabo 500w Aerocool 

Armazenamento: SSD 240gb Crucial e HD 1Tb Seagate Barracuda

Postado

Ligar aquecendo com secador? Muuuito provavelmente defeito de hardware (mas não 100%)

• 2 semanas depois...
Postado

Bom dia!

Éee, a maldita umidade. Sempre algo muito complicado e que anda de mãos dadas com a oxidação que destrói o computador... Mas vou te passar umas dicas de como se safar dessa. 😉

Se você não mora perto do litoral:

1a dica e a mais simples é manter o PC sempre ligado, pois o hardware vai se manter acima da temperatura ambiente, dificultando a condensação da água sobre as peças. O problema é que você vai desperdiçar energia, e isso não é legal.

2a dica é colocar algum material hidrófilico dentro do gabinete (Ex: Silica Gel) e cobrir o computador com um plástico ou derivado quando NÃO estiver usando. Seguindo esta dica, você não vai precisar manter o PC ligado 24/7, porém, vai precisar ficar renovando o material hidrófilico regularmente, o que é um saco! rsrsrs

3a dica é manter uma manutenção regular na máquina, sempre livre de poeira, pois a poeira também acumula umidade.

Se você mora perto do litroral:

Agora a coisa começa a ficar bem séria, pois além da umidade, existe um novo colega que simplesmente oblitera o hardware, o TEMIDO spray do mar, vulgo maresia.

A primeira coisa a se fazer é diminuir ao máximo o fluxo de ar dentro do gabinete, mantendo o suficiente para que o computador não superaqueça (no seu caso seria o fan da CPU).

Sim, temperaturas elevadas são prejudiciais, mas o combo de água + sal são 100x mais.

Outra coisa também extremamente recomendada é a aplicação de CorrosionX em toda a PCB, componentes e sockets da Placa-mãe e na placa de vídeo, pois ele (CorrosionX) basicamente vai blindar o hardware contra os efeitos corrosivos da maresia.

Você também pode manter o quarto ou sala onde se encontra os equipamentos fechados durante a sua utilização para diminuir a exposição a maresia, mas essa eu não recomendo muito, pois ficar num quarto fechado não vai fazer bem para a sua saúde.

Por fim, nunca esqueça de fazer a manutenção do PC a cada 6 meses, pois o CorrosionX precisa ser renovado. E também porque vai acumular bastante pó, já que esse produto é um óleo e a poeira gruda nele. Então se prepara para desmontar todo o PC e fazer uma limpeza apropriada nas peças.

Obs: a 2a dica também é aplicável aqui, pelo menos a parte de cobrir o PC. A silica nem tanto...

Para concluir, meu primo possui um Ap na Avenida Atlântica, de cara para a praia de copacabana, e só aplicando essas dicas para ele não ter que trocar o PC a cada 3 meses...

Montei dois PCs em 2019 para ele, e estão firmes o fortes até hoje.

É isso, boa sorte aí meu caro!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!