Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC liga e inicia o sistema operacional, porém não tem vídeo ao acessar a BIOS.


Ir à solução Resolvido por Jayro Lima Santos,

Posts recomendados

Boa tarde.
Estou com um caso meio estranho aqui. kkkk

Montei um computador, mas decidi manter a placa de vídeo e a fonte do meu computador antigo, já que esse computador vai ser usado mais para trabalho do que para jogar. No primeiro momento que montei o computador, ele não deu vídeo, e achei que o mesmo veio com algum defeito e mandei para a loja, onde foram bem atenciosos e remontaram o computador e instalaram o Win 11. Quando o PC voltou para a minha casa, reinstalei a fonte e a placa de vídeo e tudo funcionou perfeitamente.

Então decidi instalar o popOs e fazer o dual boot, e aí começou o problema. O computador não fornece vídeo ao entrar na BIOS! Eu sei que ele acessou a BIOS porque ao apertar ESC e ENTER o mesmo reinicia e vai para o sistema operacional.

Comecei a fazer alguns teste e a unica coisa que imagino é que o problema está na resolução da BIOS, como eu estou usando uma TV ao invés de um monitor, acho que esse pode ser o problema.

 

Entre os teste que eu fiz:

- Usei o DDU para desinstalar os drives de vídeo; 
- Atualizei o drive da placa de vídeo;

- Pluguei o cabo HDMI, enquanto o computador estava na BIOS.  

- Verifiquei a versão da BIOS (Está atualizada, com a versão F5).

 

Hardware:

- Processador: Intel Core i5 12400F

- placa-mãe: Gigabyte B660M DS3H

- Memória: 2x Memória DDR4 Geil Evo Potenza, 8GB, 3600MHz

- Placa de vídeo: GeForce GTX 1050

- HD/SSD: SSD WD Blue SN570 NVMe M.2, 500GB

- Fonte: HuntKey 500W

 

Vale ressaltar que já tentei acessar a BIOS através de reinicialização avançada e ao reiniciar e o computador também perde vídeo.

 

Alguém já passou por uma situação parecida? Meio que não consegui o monitor até o momento para testar a minha hipótese.  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Jayro Lima Santos 

 

4 horas atrás, Jayro Lima Santos disse:

- Pluguei o cabo HDMI, enquanto o computador estava na BIOS.  

Você plugou na saída de vídeo da placa dedicada ou onboard? 

 

É possível conectar à TV via cabo VGA, para efeito de teste? Uma possibilidade seria habilitar o CSM na BIOS, mas para isso logicamente precisaria visualizar a BIOS pelo menos uma vez...

 

PS: Seja bem vindo ao fórum!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No desespero já testei nas duas saídas HDMI, tanto a offboard quanto a onborad.

 

Infelizmente a TV não tem entrada VGA.

 

Eu cheguei a entrar em contato com a loja que comprei as peças e a resposta deles foram a seguinte:

"

Obrigado pelo retorno. Ela seria GDDR5, isso?

Caso sim, precisaria de uma placa de vídeo GDDR6 com barramento PCI-E 3.0 para ter acesso total a BIOS. 

Ou precisaria de um processador com vídeo integrado compatível com a placa para ativação do graficos comutáveis na BIOS, assim todas as placas terão acesso. 

Essa é uma questão da plataforma LGA1700.

 

contextualizando: Estávamos falando do modelo da placa de vídeo. 

 

Porém não faz muito sentido, já que na bancada de testes, que eu tive acesso ao vivo, foi informado que estavam utilizando uma placa 1030. No vídeo dava para ver a logo da Gigabyte e tudo mais que não dá para ver no computador, atualmente.

 

Obrigado pela atenção e pelas boas vindas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Consegui resolver o problema.

 

Conectei o computar através do HDMI em outra TV menor da Samsung de 40 polegadas (não sei se a marca pode ter alguma coisa a ver com esse problema, porém antes eu estava usando uma TV de 43" da LG), e para a minha surpresa deu vídeo na BIOS.

 

Uma solução simples pra uma problema estranho.

 

Agradeço pela atenção Viny.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!