Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Somar diferentes itens para nova coluna


Posts recomendados

  • Analista de Segurança

Qual a melhor forma de conseguir calcular os totais de determinado item para uma nova coluna.

Por exemplo, na coluna "A" existem um sem número de itens diferentes onde na coluna "B" consta diferentes quantidades de cada um desses itens e eu pretendia na coluna "D" por exemplo ter o total de cada um desses itens.

Existe alguma forma de fazer isso sem ter de estar a definir cada um dos critérios usando por exemplo a função SE e SOMA?

 

Obrigado

Screenshot_excel.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança
3 horas atrás, gustavoomt disse:

Utilize: SOMASE(intervalo; critérios; [intervalo_soma])

Obrigado pela ajuda. Até aí tudo certo, eu sei isso. A minha questão é se existe alguma forma de em vez de estar a escrever todos os critérios um por um, se existe forma de contornar isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, @Lusitano

 

Se entendi corretamente, você quer resumir ou consolidar os dados agrupando e somando os semelhantes numa coluna ao lado, correto?

  • A opção mais direta e imediata e que não necessita fórmula penso que seria via Tabela Dinâmica, com seus prós (disponibilidade em todas as versões) e contras (temperamental/inflexível, formatação limitada, atualização não é "dinâmica", poucas funções de agregação, embora pra soma, como é o caso, seja tranquilo).
  • Via fórmula, é necessário primeiramente gerar uma lista dos elementos exclusivos da coluna REFERENCIA.
    • Se você tem disponível o Excel 365 em diante é muito fácil com a nova função ÚNICO que extrai diretamente os exclusivos e os despeja já num intervalo dilatado no tamanho correto, sem necessidade de arrastar a fórmula (desde que haja espaço vazio suficiente). Outra vantagem é que dá pra combinar com a também nova função CLASSIFICAR se quiser os dados ordenados.
    • Se seu Excel for mais antigo, tem que usar uma combinação de funções (ÍNDICE/CORRESP/CONT.SE/SEERRO ou outras combinações, conforme a abordagem preferida). A desvantagem é que tem que arrastar a fórmula a um intervalo de linhas maior tentando prever o máximo de exclusivos que poderiam existir numa possível expansão dos dados.
    • Em ambos os casos, a soma das QTD's faria normalmente com a função SOMASE já referida.
  • Power Query (Obter-e-Transformar) também poderia ser empregado, mas requer que os dados estejam em uma Tabela, não num intervalo ordinário como é o caso.
  • Via VBA em casos em que a frequência com que a mesma tarefa seja executada justifique, além de outras motivações.

Consolidar_e_Somar_Intervalo.xlsx

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança
1 hora atrás, Patropi disse:

Se preferir com formula, segue minha sugestão.

@Patropi é isso aí amigo. OBRIGADO

Eu já tinha tentado com aspas aspas mas estava errando no código. 

 

@Edson Luiz BrancoObrigado também. Sim, eu tenho eu tenho a versão excel 365 (legitima ... obviamente) e agradeço a sua sugestão. Mas não utilizo muito e nem tenho tempo nem justifica eu estar aprofundando tanto o meu conhecimento. No entanto irei explorar um pouco a sua sugestão (não VBA) e sim eu tenho isso em tabela mas o meu problema estava em conseguir definir um critério aleatório, já que seria contraproducente estar a digitar um a um cada um dos critérios, bastará imaginar que tenha centenas de critérios diferentes e usando o SOMASE tendo de digitar cada um dos critérios, ficaria mais fácil fazer cálculo "mental" e selecionar/eliminar linhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Edson Luiz Branco

 

Desculpa aí Edson, não sabia que você tinha colocado mais opções de soluções.

Como eu não baixei teu anexo e a tua descrição sugere apenas Tabela Dinâmica, achei que fosse só esse o exemplo do teu anexo.

Como eu não gosto de tabela dinâmica resolvei sugerir uma opção diferente.

 

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!