Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde

Estou começando um trabalho em uma clinica médica, onde temos atendimento com diversos médicos e que atendem em diversos dias. Ao final de cada agenda de atendimento, a clinica faz o pagamento do valor destinado ao médico.

Ao longo do dia é gerado uma planilha em excel que apresenta todas as despesas geradas no dia, sempre com a data, o valor e quem gerou esta despesa e no final do mês esta planilha é apresentada a proprietária para conferencia.

Estou tentando criar uma formula que ao identificar o nome de um determinado médico, acrescente este valor em outra celula e em caso de já haver um valor nesta célula, faça a soma dos valores.

Pensei em usar a formula do SE, mas não estou conseguindo fazer para que busque o nome do médico em toda a planilha. 

Alguém que tenha passado por algo parecido, teria algum modelo de formula para me ajudar ?

Obrigado

Postado

@Ravasio  Tentei criar uma planilha bem simples aqui de acordo com o que você falou para ver se eu chegava no resultado esperado.

image.png.2d6a886fc7c127cf71d0b1f6300eb2c2.png

Validação de dados: Você pode usar o nome dos médico como validação de dados e trazer os valores automaticamente ao lado.

Digitando o nome do médico: Vai ter o mesmo resultado final, mas se você digitar diferente do que está na tabela, ela não vai trazer o valor esperado.

A validação de dados é uma ótima opção nesse caso.

A tabela ao lado, com valores apenas em alguns médicos, faz referência a essa citação: "acrescente este valor em outra celula e em caso de já haver um valor nesta célula".

Para validação de dados:

Citação

=SE(D12=PROCH(D12;I1:M2;1;FALSO);SOMA(SOMASE(D2:D8;D12;E2:E8)+SOMASE(I1:M1;D12;I2:M2)))

Digitar nome:

Citação

=SE(D13=PROCV(D13;D2:G8;1;FALSO);SOMA(SOMASE(D2:D8;D13;E2:E8)+SOMASE(I1:M1;D13;I2:M2)))

Anexei a planilha aqui pra você, caso você queira entender um pouco mais mexendo nela.

Não sei se é exatamente o que você quer, me perdoe se não for.