Ir ao conteúdo

Coloquei um Air cooler mas a temperatura continua alta

Ir à solução Resolvido por Caio Augusto Costa Pereira,

Posts recomendados

Postado

@Caio Augusto Costa Pereira A prioridade em temperatura é melhorar o fluxo de ar do gabinete: e isso se atinge primeiro com mais coolers ou trocando o gabinete se necessário. O cooler da CPU é a ultima coisa que deve ser alterada.

Postado
2 minutos atrás, MrNobody disse:

@Caio Augusto Costa Pereira A prioridade em temperatura é melhorar o fluxo de ar do gabinete: e isso se atinge primeiro com mais coolers ou trocando o gabinete se necessário. O cooler da CPU é a ultima coisa que deve ser alterada.

Vou ver o que eu consigo fazer, aproveitei um bom preço que tava o Air cooler e comprei pra vê se ajudava. 

Penso que um Fan na parte traseira irá ajudar bastante

Postado

@Caio Augusto Costa Pereira Pode ser que ajude, mas dependendo do gabinete não ajudaria tanto assim.

E o cooler talvez esteja invertido, no melhor dos casos o cooler que está mais para trás deveria estar na frente. E no pior dos casos os coolers estão jogando ar para frente do gabinete.

Edit: e digo invertido me baseando na configuração que o Air Cooler vem de fabrica. Agora se teve que alterar a posição dos coolers por bater na memória é outros 500.

Postado
24 minutos atrás, MrNobody disse:

O cooler da CPU é a ultima coisa que deve ser alterada.

Não concordo.

Cooler Box costuma ser um lixo, principalmente os da Intel.

Mesmo com a tampa lateral aberta, não é estranho ver um intel com cooler box atingindo 80°C.

Mas voltando ao caso do @Caio Augusto Costa Pereira ,

Cara, vê se você não consegue ajustar os fans, para que eles empurrem o ar contra o dissipador, na direção da saída traseira. (Você instalou errado...)

EX:

image.thumb.png.890d1c9d3bef52a4f51ea8497a5f3a65.png

Por fim, certifique-se de ter coberto toda a superfície do processador com pasta térmica (Team Reboco mesmo) e de que o cooler está bem fixo (Também não aperta muito).

Uma dica para facilitar a aplicação é esquentar a pasta.

Postado
4 minutos atrás, ArturRJ disse:

Não concordo.

Cooler Box costuma ser um lixo, principalmente os da Intel.

Mesmo com a tampa lateral aberta, não é estranho ver um intel com cooler box atingindo 80°C.

Mas voltando ao caso do @Caio Augusto Costa Pereira ,

Cara, vê se você não consegue ajustar os fans, para que eles empurrem o ar contra o dissipador, na direção da saída traseira. (Você instalou errado...)

EX:

image.thumb.png.890d1c9d3bef52a4f51ea8497a5f3a65.png

Por fim, certifique-se de ter coberto toda a superfície do processador com pasta térmica (Team Reboco mesmo) e de que o cooler está bem fixo (Também não aperta muito).

Uma dica para facilitar a aplicação é esquentar a pasta.

Opa valeu meu mano, vou ver aqui. Coloquei pra esse lado pois fiquei com receio de pegar na memória 

Postado
15 minutos atrás, Caio Augusto Costa Pereira disse:

Opa valeu meu mano, vou ver aqui. Coloquei pra esse lado pois fiquei com receio de pegar na memória 

Não tem problema encostar na memória.

Só tem problema se ela for muito alta e estiver forçando o fan. Aí não tem jeito mesmo...

• Curtir 1
Postado

@Caio Augusto Costa PereiraTem que considerar 2 coisas: há espaço para o primeiro fan ficar na parte frontal ou está batendo na memória? Se não tiver espaço não tem muito o que fazer, mas esses problemas só ocorrem com memória high profile.

Agora, o que definitivamente não se pode fazer é deixar os coolers na posição errada. A logo da Rise Mode tem que estar virada para a frente do gabinete. E caso você não tenha alterado a posição que os fans vem de fabrica eles estão jogando ar para frente.

@ArturRJ Mesmo o CPU Cooler sendo ruim é preferível melhorar o AirFlow como um todo para todas as peças, do que salvar a CPU do calor. Tanto é que aparentemente não houve mudanças na temperatura em jogos, tem teste do cooler box intel do i5 8400 que em jogo não passa de 65ºC e com um Hyper 212 Evo fica na faixa dos 50ºC. O que não são temperaturas preocupantes. O CoolerBox no entanto sofre para manter a temperatura em stress. 

Se tem um orçamento baixo o melhor a fazer provavelmente ainda é focar em um bom Gabinete + Coolers para o gabinete e só depois pensar em gastar em um cooler para CPU. O que é a maioria dos casos no fórum.

@Caio Augusto Costa Pereira Na sua situação atual, se o seu gabinete for frontalmente fechado por vidro o que mais ajudaria seria retirar esse vidro se possível. E se possível levar um dos coolers frontais para frente.

Postado

@MrNobody Po cara, pior que eu pensava como você.

Até eu ver que a minha CPU tava atingindo 90°C e começar a derrubar os clocks mesmo com a pasta fresca o cooler bem limpo e fixo e a tampa aberta! rsrsrs

Foi lá que eu descobri que o cooler box da intel era subdimensionado

(Mas vamos dar um desconto, era um i5 jurássico já no fim da vida)

Uma coisa que você esqueceu, é que da mesma forma que o calor é difundido pelo dissipador da CPU, ele também é pela placa-mãe que está logo abaixo dele. Logo, se ele tá pegando fogo, a placa logo abaixo dele, e provavelmente alguns componentes próximos vão estar também.

Concordo com você no ponto do custo/benefício (Apesar de que na falta da grana, o PC fica quente mesmo ou abre-se a tampa lateral e dane-se! xD)

Mas se o cara quer diminuir bem as temps da CPU, ele tem que investir em um cooler decente mesmo, não tem atalho.

Postado

@ArturRJ Ar quente sobe e ar frio desce, é mais fácil o calor da placa de vídeo contribuir com a temperatura da CPU. Do que o ar quente da CPU ir para baixo. Por isso é bem mais importante tem um fluxo de ar.

O i5 a 90ºC poderia ter sido causado pelo cooler mal encaixado. Em um primeiro momento eu tive problemas de passar um cooler de um i3 2100 para um i7 3770 devido as travas de plástico da Intel o qual acreditava estarem todas presas, mas não estavam - essas travas enganam e você só sabe se realmente travou olhando por trás da placa-mãe. Em um primeiro momento o processador ligou a 100ºC e acabei desligando. Em um segundo momento em que só consegui prender 3 pernas e jogando estava na casa dos 80ºC - o que eu concordo que é alto, mas se tivesse ficado em 70ºC com todas as travas - que eu tive problema para fechar, eu provavelmente não teria comprado um AirCooler.

Não nego que o cooler box da Intel seja ruim, eles de fato são. Mas acho que em alguns momentos é uma histeria coletiva dizer para as pessoas trocarem o cooler do processador logo de cara.

E mesmo com esse AirCooler novo o autor do tópico já reclamou em outro tópico que o PC dele se mantinha por 5 segundos ligado e reiniciava - com o AirCooler novo, mas o mesmo não ocorria com o da Intel. E a reclamação dele nesse tópico é de que a temperatura continua na média de 80ºC - pela lógica de que o cooler é a peça mais importante para a temperatura da CPU, tanto o Cooler Box quanto RiseMode G700 são coolers semelhantes que entregam a mesma performance de TDP de 130w.

Postado
32 minutos atrás, MrNobody disse:

O i5 a 90ºC poderia ter sido causado pelo cooler mal encaixado. Em um primeiro momento eu tive problemas de passar um cooler de um i3 2100 para um i7 3770 devido as travas de plástico da Intel o qual acreditava estarem todas presas, mas não estavam - essas travas enganam e você só sabe se realmente travou olhando por trás da placa-mãe. Em um primeiro momento o processador ligou a 100ºC e acabei desligando.

Psé, talvez o cooler estava com problema mesmo, apesar de eu ter verificado, e parecia bem preso em todas as pontas. (Eu até testei colocando um pouco de pressão em cima do cooler, mas a temperatura não baixava). Enfim, de qualquer forma eu tinha que trocar, pois já estava passando da temperatura máxima que a CPU suportava.

Não nego que o cooler box da Intel seja ruim, eles de fato são. Mas acho que em alguns momentos é uma histeria coletiva dizer para as pessoas trocarem o cooler do processador logo de cara.

Real! kkk (Eu incluso)

Na época eu só troquei porque estava perdendo desempenho.

Se você ver, maioria das CPUs atuais tem o Tjunction em 100°C, na teoria, estando abaixo dos 100°C, está tranquilo. Quem sou eu para questionar os engenheiros da Intel/AMD.

E mesmo com esse AirCooler novo o autor do tópico já reclamou em outro tópico que o PC dele se mantinha por 5 segundos ligado e reiniciava - com o AirCooler novo, mas o mesmo não ocorria com o da Intel. E a reclamação dele nesse tópico é de que a temperatura continua na média de 80ºC - pela lógica de que o cooler é a peça mais importante para a temperatura da CPU, tanto o Cooler Box quanto RiseMode G700 são coolers semelhantes que entregam a mesma performance de TDP de 130w.

No caso dele, acho que é pelo fato de não ter instalado direito.

Apesar de que, no teste infernal do Prime95 (Smallest FFTs), ele deve pegar mais ou menos isso, ou até mais. Porque 130W não é brincadeira. rsrsrsrs

Postado
18 horas atrás, MrNobody disse:

@ArturRJ 

Só pra conclusão do tópico. Naquele post o air cooler estava com defeito, fiz a troca e ligou normal com um novo. 

Peguei este air cooler pois estava em um bom preço e o cooler Box da Intel realmente não estava segurando a temperatura como esperado. Vale ressaltar que eu tenho este cooler box há 5 anos, pois usava em um i3 8100 (Cooler Box veio com este processador). 

• 2 anos depois...
Postado

O "defeito" desse G800 é ser OEM (white label) de básico custo de fabricação - preço baixo não tem milagre. É um cooler pequeno, com fan de 90mm.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!