Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual fonte atende melhor: Corsair CX550 ou CX650M? (R7 5700G + RTX 3050)


Ir à solução Resolvido por Physics,

Posts recomendados

 

Olá, pessoal! Estou montando meu primeiro PC e, depois de passar meses estudando e lendo recomendações, cheguei a esta configuração. Mas estou na dúvida sobre a fonte. Segue:
 

Ryzen 7 5700G (cooler da AMD por enquanto)
ASUS TUF Gaming B550-M Plus
RAM 16 GB (2x8) XPG Spectrix D45G, RGB, 3600MHz, DDR4, CL18
1 SSD XPG S41 TUF, 512GB, M.2, PCIe
1 HD Seagate BarraCuda, 1TB

Gabinete Galax Nebulosa + 3 ventoinhas

 

-- A minha dúvida é: eu pretendo pegar uma RTX 3050 mais pra frente (ou uma 3060, ainda não sei), mas já queria ter a fonte necessária que aguentasse futuramente. Estava de olho na CX550 da Corsair, porém achei uma CX650M por um preço melhor e estranhei.

 

Vale a pena? Ela é boa e segura esse set up? Ou tem outras fontes que atendem melhor essa configuração? (até +- R$550)

 

PS: Vou usar o PC pra trabalhar com design e edição de vídeo, eventualmente um jogo (não é o foco)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Tame_M disse:

Vale a pena? Ela é boa e segura esse set up? Ou tem outras fontes que atendem melhor essa configuração? (até +- R$550)

Com esse orçamento é melhor pegar logo uma XPG Core reactor 650w que é uma excelente fonte e bem superior a Corsair CX-650M, além de ter 10 anos de garantia.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tame_M

- A minha dúvida é: eu pretendo pegar uma RTX 3050 mais pra frente (ou uma 3060, ainda não sei), mas já queria ter a fonte necessária que aguentasse futuramente. Estava de olho na CX550 da Corsair, porém achei uma CX650M por um preço melhor e estranhei.

Deixa eu adivinhar, foi na amazon? Caso seja é famoso prime day é evento de descontos exclusivo para assinantes do amazon Prime.

Sua duração até dia 13, e Sim recomendo muito CX650M é projeto bem interessante de qualidade boa, o valor estar ótimo - $425,00.

Caso queira algo melhor, recomendo a fonte mencionada ao poster acima, XPG CORE Reactor 650w.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Douglas White  Exatamente! Foi nessa promoção. Eu já estava monitorando o preço dela nas últimas semanas e reparei que hoje o preço caiu mais, então fiquei de olho.

Mas fiquei na dúvida porque vi outro anúncio de uma CX650M da Corsair, porém o design dela é diferente e custa 200 reais a mais. Sabe me dizer se esta é uma versão mais recente da marca? E se for, há algum prejuízo em pegar a versão anterior?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
14 minutos atrás, Tame_M disse:

Estava de olho na CX550 da Corsair, porém achei uma CX650M por um preço melhor e estranhei.

 

Vale a pena? Ela é boa e segura esse set up? Ou tem outras fontes que atendem melhor essa configuração? (até +- R$550)

 

PS: Vou usar o PC pra trabalhar com design e edição de vídeo, eventualmente um jogo (não é o foco)

 

Apesar do nome semelhante, ambas são fontes de alimentação distintas, suas diferenças não são restritas simplesmente ao cabeamento modular. A CX (2016) é superior à CXM (2021).

 

Em suas duas plataformas, uma da Great Wall e outra da Channel Well, a CX (2016) apresenta topologia half-bridge + resonant converter em contraste com a topologia two-switch forward da CXM (2021). Como ambos os modelos têm dimensionamento de componentes semelhante, também de mesma qualidade, acaba que a CX (2016) facilmente se sobressai em relação à CXM (2021) em diversos aspectos.

 

É uma fonte de alimentação decente, mas alternativas superiores, como a PYLON, geralmente custam menos. Caso a encontre em promoção, pode ser uma alternativa razoável.

 

No entanto, o teu sistema atual e o sistema que comprarás no futuro não têm consumo elevado. Portanto, modelos como a CX 450W ou a PYLON 450W bastariam.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Tame_M disse:

Mas fiquei na dúvida porque vi outro anúncio de uma CX650M da Corsair, porém o design dela é diferente e custa 200 reais a mais. Sabe me dizer se esta é uma versão mais recente da marca? E se for, há algum prejuízo em pegar a versão anterior?

 

image.png.a3754ce44b0ad17a0c0d08e37f786c09.png

Corsair CXM (2017)

 

image.thumb.png.bbcf0b2554e5998bbca56f5159921e12.png

Corsair CXM (2021)

 

São duas plataformas com aspectos semelhantes, mas distintas no todo. Na revisão atual, além deste formato ridículo da grelha, que atrapalha a refrigeração do modelo, utiliza-se um fan com long life sleeve bearing (rifle bearing, não mais sleeve bearing). No estágio primário, este modelo também conta com uma bridge rectifier com menor corrente máxima, switchers de qualidade inferior e um bulk capacitor com menor capacitância. É importante destacar que, nesta bridge rectifier, utiliza-se um termistor, adicionando uma outra over temperature protection. No estágio secundário, este modelo também substitui a topologia de synchronous rectification (transistores, mais eficientes) por passive rectification (diodos, menos eficientes) e o supervisor integrated circuit por um modelo capaz de fornecer over current protection a todas as trilhas.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Phynsx disse:

 

image.png.a3754ce44b0ad17a0c0d08e37f786c09.png

Corsair CXM (2017)

 

image.thumb.png.bbcf0b2554e5998bbca56f5159921e12.png

Corsair CXM (2021)

 

São duas plataformas com aspectos semelhantes, mas distintas no todo. Na revisão atual, além deste formato ridículo da grelha, que atrapalha a refrigeração do modelo, utiliza-se um fan com long life sleeve bearing (rifle bearing, não mais sleeve bearing). No estágio primário, este modelo também conta com uma bridge rectifier com menor corrente máxima, switchers de qualidade inferior e um bulk capacitor com menor capacitância. É importante destacar que, nesta bridge rectifier, utiliza-se um termistor, adicionando uma outra over temperature protection. No estágio secundário, este modelo também substitui a topologia de synchronous rectification (transistores, mais eficientes) por passive rectification (diodos, menos eficientes) e o supervisor integrated circuit por um modelo capaz de fornecer over current protection a todas as trilhas.

uma dúvida, acha que essa cx650m na amazon é uma boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!