Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Há dois anos comprei um computador com as seguintes configurações:

Ryzen 3 3200g (refrigeração coolerbox Original)
Memórias ram hyperX fury 2x8 2666MHz
placa-mãe B450M Gaming BR ASUS
Fonte Cossair vs550

Esta configuração permanece até hoje, planejo comprar uma GTX 1660 ti 6gb para dar uma complementada no desempenho, porém enquanto não compro, gostaria de saber se dá para puxar um pouco da placa-mãe para poder ter uma contagem melhor de FPS sem danificar ela.. sempre tive o medo do VRM dessa b450m em específico, ela aguenta muitos processadores atuais, mas algumas o VRM pode n dar conta e acabar queimando por causa da temperatura....

não tenho uma margem de temperatura

mas creio que seja 40 graus na Home do Windows

alguma dica do quanto que eu posso fazer aqui? tanto nas memórias quanto no processador?

Postado
Em 14/07/2022 às 18:22, Maycon D. disse:

sempre tive o medo do VRM dessa b450m em específico, ela aguenta muitos processadores atuais, mas algumas o VRM pode n dar conta e acabar queimando por causa da temperatura....

Sim, essa placa-mãe tem um VRM be fuleiro...

...mas o seu processador é tão fraco (em termos de consumo) que não tem problema nenhum você leva-lo ao limite, o VRM vai aguentar tranquilamente.

não tenho uma margem de temperatura

mas creio que seja 40 graus na Home do Windows

A temperatura em idle é completamente irrelevante. A medida tem que ser feita durante um teste de stress, e de preferência no dia mais quente do ano.

alguma dica do quanto que eu posso fazer aqui? tanto nas memórias quanto no processador?

A dica mais importante é ir uma coisa de cada vez. Não mexa no processador e na RAM ao mesmo tempo, foque em um deles e depois comece a puxar do outro. No caso, a RAM vai dar desempenho imediato para a iGPU, o processador só vai ter efeito depois que comprar a placa de vídeo (e aí a influência vai ser maior).

Fica a seu critério por onde começar, mas eu tentaria primeiro mexer na RAM. É mais chatinho de verificar, mas veja se você consegue melhorar para uns 3200~3600mhz mantendo os timings aceitáveis.

• Curtir 1
Postado

Mesma placa que eu tenhooooo.

Tenho 24gb 8+16gb funcionando em flex channel a 3200MHz e a gpu a 1500MHz

A prioridade que daria se busca aumentar o desempenho dessa APU é RAM -> GPU -> CPU

Alguns valores podem ser usados como referencia se tiver querendo começar. 

Para RAM como o Imakuni disse  é ideal em torno de 3200MHz até no max 3466MHz (máximo que já consegui estabilizar em tensões aceitáveis foi 3400MHz com 8Gb) 

Para a Vega 8 Consegui 1500MHz em 1.05V com High LLC (Não use extremo, já que está iniciando no overclock), tambem consegui 1600MHz com 1,125V, mas não vale a pena para mim já que a diferença de desempenho real é só 3% mais ou menos e o consumo aumenta muito. A tensão máxima segura para 24/7 que achei na literatura é 1.2V para o SOC, mas para essa placa em especifico não recomendo ir acima de 1.175V devido ao aquecimento das fases do SOC.

Para a CPU propriamente dita uso 4Ghz em 1.25V (dei sorte na loteria do silício), mas provavelmente você deve conseguir estabilizar em 1.325V com LLC médio. O máximo de core voltage para 24/7 é 1.375V.  

Vou mandar um print do AI suite.

@Imakuni

Cuidado.png

VOLTAGENS.png

• Curtir 1
Postado

@The choki EU sou muito leigo em questão de overclock, tive diversos problemas para fazer OC na placa-mãe, vou tentar reproduzir o que disse no próprio Ai Suite 3 (que por acaso nunca havia visto antes KKKKKKKKK) se der certo eu volto para responder... ah, e no futuro provavelmente eu compre essa placa de vídeo, vou manter apenas o OC da ram sem mexer muito no processador para dar aquela folgada na Placa-mãe.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!