Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurando Roteadores D-Link Dir 842 e apple


Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Bom dia pessoal, estou com muita dificuldade em configurar meus roteadores. Aqui em casa temos 3 d-link 842  + 4 roteadores da apple (2express 2 airport) + o modem da operadora (claro/net).

 

Atualmente estou utilizando o modem da operadora para gerenciar a rede e os d-link eu coloquei todos como acess point (via cabo). Feito isso eu criei uma rede com o mesmo nome para eles e ativei o mesh em roaming.

 

Meus problemas atuais:

  • Wifi n pega bem pela casa, vive caindo o sinal
  • Conflitos de NAT (acho q parou, n tenho certeza)
  • Rede bem lenta (temos contrato de 500M com a operadora)
    • Alguns sites chegam até não acessar
    • Instagram vive carregando as imagens e videos
    • Lives e videos sempre acaba selecionando a pior qualidade, dai tenho q mudar na mão

 

Minhas duvidas são as seguintes:

  1. É possível eu utilizar o modem da operadora para gerenciar os ips e colocar todos meus roteadores como acess point? Ficaria os D-link com sua rede mesh e os apple onde o wifi do dlink n pega. Eu gostaria de utilizar o modem da operadora, pois dai eu não preciso por um roteador ao lado do modem só para gerenciar os ips, assim eu ganho 1 roteador para espalhar pela casa e ter mais sinal wifi.
  2. Se o modem da operadora for muito ruim, eu poderia colocar um roteador da apple para gerenciar os ips e coloco o modem da operadora no bridge? Pois eu queria deixar os d-link espalhados pela casa para que a funcionalidade rede mesh funcione onde a gente mais fica.
  3. Para que o mesh funcione, o roteador principal tem que ser o d-link? Ou poderia ser esse da apple/operadora?
  4. Como eu faço para ter certeza que a rede mesh ta funcionando? Eu coloquei o mesmo nome nas redes, mas to na duvida se não ta gerando conflito.
  5. Gostaria de ligar os outros roteadores apple, para que tenha sinal wifi na casa toda. Eu poderia colocar eles como acess point? será q vai gerar conflito?
  6. Tenho um roteador d-link 842 no meu quarto suite (junto) e no banheiro o sinal vive caindo, mesmo com o sinal medio, ele desaparece da lista de redes e aparece novamente e fica nessa cai e volta, cai e volta.. É normal isso (2G)? Pois perto do roteador isso n acontece. Segue o vídeo do acontecimento

 

Muito obrigado pela ajuda e atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  1. Sim, é possível. No caso tem que utilizar os outros equipamentos como AP. (conectando LAN-LAN)
  2. Isto, para que outro roteador gerencie os IPs é melhor colocar o modem como bridge. O problema é que no sistema Claro (Cable) esse procedimento nem sempre fica bom
  3. O mesh geralmente só funciona com aparelhos da mesma marca, fora que precisa ainda atender outros requisitos. No DLink é comum que o mesh funcione apenas com aparelhos diferentes.
  4. As redes mesh geralmente são gerenciadas com um aplicativo (facilitando essa verificação) Outro meio é na rede mesh você poderia sair dos cômodos e não perder acesso, porque o sistema mesh faz o mesmo que o celular, usa o roaming que é um sistema que transfere o acesso de um AP para o outro.
  5. Você pode ligar todos os roteadores, mas para poder acessar todos ou não ter muitos conflitos de NAT sobre NAT é bom aplicar o item 1.
  6. Como está conectado este aparelho? Pode ser por causa da conexão, do sinal wireless (mesma frequência), etc.
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi Muito obrigado pela resposta!

So para confirmar se eu entendi bem

  1. Sempre devo utilizar lan-lan, isso seria, pegar uma das entradas lan do modem(claro) e ligar na entrada wan do meu roteador ? ou preciso ligar na porta lan1 do roteador tb?
  2. Você me recomenda manter o modem da claro para gerenciar todos ip e colocar todos os outros roteadores no modo AP, para ter um procedimento melhor?
  3. Sobre o mesh eu acho que não fui muito claro, desculpe. Minha duvida é a seguinte:
    1. Havará conflito caso eu crie 2 redes wifi a partir do mesmo modem que gerencia os ip (modem claro). Por exemplo, se eu colocar todos roteadores como AP do modem da claro, e eu criar uma rede para os d-link com mesh e uma rede com outro nome para os apple? Daria algum conflito?
    2. Eu posso pegar o sinal wifi de um d-link e utilizar esse sinal para criar uma nova rede no meu roteador apple? Pode ser que de algum conflito?

6. O iphone ta conectado via wifi e o modem está recebendo internet do modem claro na porta wan. Acha que devo travar a frequência? eu acho q ja tinha feito esse teste e nada mudou, mas posso testar novamente

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Usar múltiplos roteadores em situações assim requer um planejamento prévio e sem ele pode ser bem frustrante. Mesmo com o tal planejamento pode ser um inferno 😄 

 

Imagine o cenário de uma empresa em um prédio com 7 andares e umas dezenas de equipamentos em rede. Um hipotético cenário: no piso térreo estaria o gateway da rede --- o equivalente ao seu modem da claro --- e em cada andar teriam switches e talvez roteadores para ligar as máquinas. Imagine isso, mas nos anos 90: Seriam usados roteadores e protocolos de roteamento e não seria especialmente complicado.

 

Só que hoje em dia os roteadores domésticos não são roteadores. Só tem esse nome. São adaptadores LAN/WAN e não foram projetados para serem usados em cascata. Nem para rotear. E são de muito baixo custo e por isso oferecidos "sem custo". E tem serviços integrados, de modo que mudanças na topologia podem afetar coisas inesperadas. Colocar um roteador desses em modo bridge pode deixar o assinante sem TV e sem telefones na claro/net por exemplo.

 

DHCP é outro problema e em que ser tratado com critério. Prazos longos de lease podem deixar a rede rapidamente sem endereços --- veja o caso comum dos restaurantes que ficam sem wifi todo dia na hora do almoço. Prazos curtos geram muito tráfego na rede e no caso de "roteadores" em cascata podem derrubar dezenas de conexões ao vencer um lease num roteador com a WAN em DHCP, o comum. E sempre tem o maluco que vai dizer que não pode ter mais de um servidor DHCP na rede então não pode ter um com lease alto e outro com lease de 3 ou 4 minutos, já que só tem um.

.

WiFi é outro problema porque em geral são dispositivos móveis na própria rede e usam DHCP e no trânsito podem trocar de endereço. MESH é outro problema se usar uma rede que não permita ligar os POD VIA CABO e não via rádio (wifi)

 

Não dá pra escrever muito aqui. Muito do que posso sugerir e dos problemas eu até comentei nesse tópico nessa semana e sugiro dar uma olhada: tem uns números de uma mudança que eu fiz onde a performance no final estava perto da metade, apenas com 2 roteadores.

 

Não dá pra escrever muito aqui. Muito do que posso sugerir e dos problemas eu até comentei nesse tópico nessa semana

 

 

De volta à sua rede

 

Não ficou claro como liga essas coisas, e seria legal se você postasse um desenho, mas pelos problemas imagino que tenha esses dispositivos ligados do jeito comum e tenha os problemas comuns: perda de conectividade repentina, performance medíocre em certos pontos, dispositivos inacessíveis como TV e servidores de mídia como Chromecast Fire, Apple TV ou Roku em certos pontos da rede.


O que eu sugiro:

Antes de tudo: eliminar todo possível cascateamento. Quantos dispositivos acha que pode ter na rede? É importante saber.

 

  • Conecte um switch ao modem da CLARO/NET, 16 ou 24 portas tanto faz. Não precisa ser gerenciavel. E ligue TODOS os outros roteadores no roteador da claro (uma porta ja foi para o switch, restam 3) ou nesse switch. É um aparelho barato.
  • Separe uns endereços fora do DHCP para endereçar TODOS os dispositivos de rede. se o CLARO está em 192.168.0.1 deixa o DHCP a partir de 20 por exemplo. Deixe um prazo pequeno para o DHCP, uns 10 minutos algo assim. Se sua rede mesh não pode ser interligada via cabo sugiro simplesmente trocar os aparelhos
  • WIFI nada tem a ver com a internet ou com DHCP ou TCP. É outra camada. Use as rede todas com nomes diferentes ao menos no início para poder ver as diferenças de sinal por exemplo e poder medir a cobertura. Qualquer celular com um app tipo wifi Analyzer ou Open Signal vai te dizer muito sobre as redes e a performance. Telefones daquela marca da maça por exemplo tendem a insistir numa conexão quando o sinal vai caindo e não passam logo para outra mesmo que a antena fique ao lado dele. Se tiver o mesmo nome fica difícil de testar isso...
  • Ligue todos esses dispositivos via porta LAN. Essa é a infraestrutura da rede. Tudo via cabo. A partir daí pode concluir que precisa mesmo de um roteador, tipo esses da CISCO para pequenas empresas ou da Ubiquity, mas pode ser que  nem seja o caso. Pode até descobrir que PRECISA mesmo de uma rede mais rápida, como 5 ou 10G, se sua casa for muito muito grande ou tiver centenas de dispositivos, ou 6 dúzia de TVs rodando vídeo a 4K ou 8K a partir de servidores na própria rede 😉
  • Coloque todos os dispositivos  lá do lado do modem numa mesa e vá endereçando em .2 .3 .4 .5... Assim poderá acessar todos da mesma tela de qualquer lugar da casa DEPOIS. Desative o DHCP em todos eles. Pode ter que voltar a isso, mas num primeiro momento nem tente.
  • Com os POD mesh ligados ao mesmo ponto na infraestrutura o transporte das conexões sem derrubar fica bem tranquilo, vai notar.

Meu palpite grátis 🙂

 

 

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lipe29 😄antes de tudo coloque um switch ao lado do roteador da claro, certo? Assim pode ligar todos os roteadores e tudo que estiver por perto a uma conexão de distância do modem.

 

ap-piso-2.thumb.jpg.f15b9bd29f476641a96062c2fdbcd9a0.jpgEsse rack ao lado por exemplo foi colocado em um nicho de um ap. Era um pesadelo antes disso porque outros roteadores estavam ligados via WAN e nada falava com nada dentro da casa. E a performance não acompanhava o esperado mesmo aumentado a banda contratada. Dentro dele só tem os cabos e um switch de 24 portas comprado numa oferta-relâmpago 🙂

 

Com o uso muito maior do home-office ficou difícil aceitar a (única) impressora inacessível em boa parte da rede. por exemplo.

 

Note que o modem da operadora ficou preso ao painel lateral já que o rack de metal interferia com o sinal das antenas e não se queria desperdiçar o sinal delas. E os cabos vão pelas paredes e fica tudo suspenso. O nicho (e o rack) serão cobertos por um armário logo mais, e tudo isso vai sumir da vista. Está a cerca de 50cm do piso, mas em muitos casos se põe bem no alto.

 

Em outros casos é comum a gente usar os pontos de wifi dentro do forro de gesso.
 

Nesse caso aí todos os pontos agora tem conectividade e se pode por exemplo acessar todas as TV a partir de qualquer ponto da casa com o celular em qualquer lugar, que era uma outra queixa comum antes de mudar tudo.

 

 

Você não precisa disso. Basta o switch e o plano. É que esta aqui ao lado a pasta sobre essa mudança. 

E se a rede mesh que usa não permite interligar os POD via cabo sugiro mesmo trocar eventualmente, se a deseja não for importante. MESH não é assim essencial em todo cenário.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim perfeito, eu ja fazia dessa forma, sempre gostei de ligar tudo direto no roteador pois é de la que sai tudo, dai como tem poucas entradas acabei comprando um switch mas bem fraquinho, vou acabar utilizando ele para os roteadores da apple que nem é gigabit. Cheguei agora em casa vou começar a fazer as operações aqui hehehe, sua explicação ta otima acho que não vai ter erro 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lipe29 apenas cuide para fazer as coisas na ordem certa para não perder o acesso a algum roteador antes de colocar de volta no lugar. Primeiro reserve os endereços no modem da claro, depois coloque os roteadores nos endereços reservados e pode até levar de volta pro lugar. Claro que vai querer um switch compatível lá na entrada. Mas se não dá agora paciência. Switches são passivos e pode colocar a qualquer momento. Todas as portas LAN dos roteadores -- e as redes wifi --- vão ficar numa mesma LAN, como se fosse um switch só.  É a topologia minimalista de uma rede doméstica para até uns 200 periféricos. Isso quer dizer que pode ligar os roteadores da Apple em portas LAN dos dir-842 por exemplo. E mesmo ligar um deles em uma porta LAN do outro. Mas não vai usar as portas WAN de jeio nenhum. E deixe em PPPoe por comodidade.

 

Ligando os aparelhos em paralelo é claro que vai ter alguma perda de banda, mas não de conectividade.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfnetoCaraca! consegui terminar aqui as configurações dos d-links e do modem da claro e que diferença ja está fazendo, to real impressionado com a diferença!!
Para ter ideia, antes meu speed test batia em torno de 300M e no test do fast coisa de 600M, aqui bateu agr 700M speed test e 1.3Gb no da fast, absurdo a diferença haha. Sobre os testes de qualidade do wifi vou baixar os app para analisar e também finalizar a configuração dos roteadores apple, mas amanha faço isso hehehe

 

Quero agradecer novamente por toda ajuda e pela incrivel explicação! Segue abaixo algumas fotos das configs que realizei hoje.

 


Aqui em casa utilizamos poucos equipamentos, é bem residencial mesmo, não deve chegar a 50 aparelhos com wifi.

WIFI:

Nome de usuário: xxxxxx

Senha: xxxxxx

 

Modo: Ponto de Acesso

 

LAN: 

Endereço IP: 192.168.0.1     Nome de Host: modem claro

Endereço IP: 192.168.0.2     Nome de Host: quartoLipe.local

Endereço IP: 192.168.0.3     Nome de Host: quartoPai.local

Endereço IP: 192.168.0.4     Nome de Host: salaLipe.local

Máscara de subnet: 255.255.255.0

 

Wi-Fi 2,4 GHz:                       Wi-Fi 5 GHz:

Nome de rede: MM-2G         Nome de rede: MM-5G

Senha: xxxxxx                       Senha: xxxxxx

 

 

1. Primeiramente, arrumei o modem da claro, deixando o range de inicio acima do 20 e colocando o lease de 10 minutos

modemClaro.PNG.eb10a5c292f870665c627506bf9a13d6.PNG

 

2. Segundo passo foi eu conectar todos cabos na porta lan do modem e no roteador colocar no lan01 a entrada da internet (que vem do modem da claro)

lan-lan.thumb.PNG.9c4af56b22e0c1d766a5032830d5dcb4.PNG

3. Em seguida configurei cada roteador com seu ip fixo.

 

 ipFixo.thumb.PNG.b24d9cb856757a85e718951402b0d9c9.PNG

 

4.depois aprovietei e configurei o wifi, colocando os canais menos usados
configWifi.PNG.9a412936bea90fb06015c99b115888bd.PNGfrequencia2G.PNG.a8b43e453fc32e3d30057f7860e83b42.PNGfrequencia5G.PNG.b0cd76a70bed3632b17eb448359e6219.PNG

5. Por ultimo, fiz testes de velocidade e fiquei impressionado com a diferença do antes e depois. Lembro que nunca batia mais que 700mega no teste da fast e no speed test ficava em torno de 300-400mega

speedtest01.PNG.e1fa892638966102ed2e749f7cb49985.PNGspeedtest02.PNG.d496c3692a96df90244bac98b28b6427.PNG

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

🙂 Muito bom que teve a paciência e disciplina de ir passo a passo e documentar tudo.

 

Não deixe de colocar um bom switch na entrada e verificar o lance da rede MESH com os POD conectados via cabo se possível. Ou desative mesh e use apenas as redes wifi separadas para poder testar cada ambiente em separado ao menos no inicío.

 

27 minutos atrás, lipe29 disse:

fiz testes de velocidade e fiquei impressionado com a diferença do antes e depois

 

Do modo original havia muita perda e por certo muita instabilidade. E o problema do DHCP vencendo nas portas e.. bem, todo o resto que sai errado ou não funciona nem a pau, como automação. Usando do modo certo tem apenas uma perda de latência no tráfego entre um e outro switch

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

verificar o MESH com POD? n entendi bem isso. Referente ao teste, entendi perfeitamente, eu vou verificar o wifi atraves dos apps que você mencionou e para isso vou renomear cada roteador com um wifi unico e desativar as rede mesh deles para que não intefiram no teste.

 

o switch so vou colocar para os roteadores apple, para os dlink vou deixar direto no modem e a 4 porta vai ficar para o switch. 

 

Agora minha internet ta lisa lisa, amanha vou ter wifi na casa toda hehehe 😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lipe29 Algumas marcas e publicações chamam os pontos de acesso MESH de POD --- point of delivery

 

45 minutos atrás, lipe29 disse:

o switch so vou colocar para os roteadores apple, para os dlink vou deixar direto no modem e a 4 porta vai ficar para o switch

 

Você é que vai julgar o que é suficiente com o tempo. Mesmo um switch pequeno de 16 portas poderia ligar os roteadores da Apple e mais 11 dispositivos na rede da Claro via cabo, como TVs que usam muita banda com aplicativos de streaming como Youtube, HBO, Disney, NetFlix...

 

Bom que está funcionando! Parabéns.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfnetoBom dia! estou com algumas duvidas referente ao teste wifi

 

Percebi que o mesh que tava derrubando meu wifi pois a força do wifi ficava abaixo de 50%. Desativando o mesh, o wifi ficou estavel e nunca mais caiu, dai surgiu a seguinte duvida.

 

Eu analisando a rede percebi que usamos dBm para monitorar a força do wifi, certo? Quanto mais proximo do roteador, fica em torno de -30 a -40dBm e quando passo muitas paredes, algumas vezes chega a bater -81dBM

 

Meu quarto proximo do roteador: 30-40dBm

Meu quarto no banheiro: 50-61dBm

Quarto do meu pai, proximo do roteador: 30-40dBM

Quarto do meu pai, proximo da cama: 81dBm

 

Minhas duvidas:

  1. Referente a esses numeros, 81dBm é muito ruim? para melhorar isso somente colocando um roteador em um local melhor?
  2. Configurando o mesh fiquei com varias duvidas
    1. Qual nivel minimo de qualidade de conexão eu devo colocar? Tava pensando em algo em torno de 20-25%
    2. Qual nivel de zona morta? Eu tava pensando em 10%
    3. Qual valor limite da qualidade da conexão? Tava pensando em colocar 15%

 

image.png.d0174e5ecf68ade41c0b6d09ca0bf874.pngimage.png.1d3877ad2ead3a1cae564b57698e6f4c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que suas estimativas são boas. Eu nunca me preocupo com isso e deixo tudo em auto-negociável porque, a menos de uma instalação muito isolada, essas coisas mudam com o tempo sem que a gente tenha controle. Vizinhos comprarm outros equipamentos, instalam ou removem coisas que geram interferência, fazem uma varredura de canais como você fez e mudam todo eo espectro...

 

A filosofia de uma rede mesh é ir descobrindo onde está faltando sinal e colocar um novo POD --- agora sabe que significa point of delivery --- e se não usa mesh vale a mesma coisa. É a decisão de quem implementa, mas no meu caso eu uso um celular e vejo possíveis lugares onde pode ser importante ter bom sinal e se der algo muito abiaxo da média tento reposicionar alguma antena. Em geral se não der menos de uns 10-15mbps em algum lugar importante eu não faço nada. Afinal é o suficiente para ver um vídeo em alta-resolução.

 

O quarto, perto da cama é um mlugar para se preocupar. 

 

Evite a todo custo TVs ligadas via wifi porque streaming de vídeo gasta muito da banda por muito tempo.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A rede mesh to achando uma droga, to pensando em deixar cada roteador com seu nome unico e conforme eu for para um local da casa, eu mudo manualmente o wifi. O mesh fica derrubando as coisas por variações que o wifi sofre, dai perto da cama ta sendo um local que toda hora o wifi cai, mas se desligar o mesh a rede funciona so q com sinal meio ruim, mas suficiente para ver um vídeo no cel com qualidade.

 

De resto ta tudo funcionando perfeito, internet super rapida! muito obrigado pela ajuda

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lipe29 celulares rodando Android são mais sensíveis a mudança de potência do sinal dentro de uma casa, em relação aos da frutinha. Ao menos é o que eu vejo em algumas casas, como na minha 🙂 mas no geral ao encontrar uma rede com sinal mais forte eles deveriam mudar. E se está ruim o usuário logo percebe ou não é importante. Eu inicialmente deixo, como te disse, as redes wifi com nomes distintos e nunca mexo nos canais, pela razão que te expliquei. Se mora num apartamento por exemplo e tem 40 redes wifi na lista e só uma é de sua casa, e aí faz essa varredura de canais e tal. Meia hora depois o cara dois andares abaixo chega com um roteador tri-band com 18 antenas e tudo muda 😄 

E os nomes distintos são para ajudar a encontrar problemas.

 

Por outro lado, se o fornecedor da rede MESH não permite interligar os POD por cabo eu nem considero. Se alguém tiver já os aparelhos e fizer questão de usar e estiver me pagando claro que eu não vejo problema em instalar 😉 mas no geral acho que não vale o esforço. Claro, a decisão é de quem está implementando.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto ah sim, o canal eu deixei automatico novamente, mas o mesh ele derruba sei la porque, eu conectei todos roteadores via cabo e acabei nem precisando usar os da apple. Agora se o d-link 842 não aceita pod via cabo eu n sei dizer, dei uma procurada no google aqui mas não encontrei nada a respeito. Acho que a solução vai ser desativar o mesh e voltar a trocar manualmente o wifi quando for para um local diferente da casa

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!