Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor DC não funciona ligado em fonte com maior tensão


Browds

Posts recomendados

Como já mencionei antes 

11 horas atrás, penadinho disse:

o mesmo n funciona quando ligado pro carregamento, só queria ligar ele diretamente na energia.

Estranho, nada que vi na fotografia da placa parece ter a capacidade de interromper a corrente pro motor quando ligado na carga. Só se tem um relê ou um transistor/ mosfet escondido em algum lugar. Talvez dê essa impressão porque com a bateria descarregada e a chave "liga /desliga" ligada nada acontece porque obviamente o conjunto fonte/ carregador/ placa não consegue fornecer mais energia do que o motor "suga" principalmente ele estando parado por causa da carga baixa da bateria. 

Essas motores como funcionam com baixa tensão drenam uma corrente alta talvez até mais do que os 2A que o @Renato.88 mencionou. 

A primeira ideia que vem a mente é a famosa "fonte atx usada".  A saida de 3,3 volts com um fio comprido vai cair lá pra casa dos 3 volts quando o motor estiver ligado.

A ideia da @.iftambem é boa, eu tenho usado um LM2596 com voltimetro na placa + 1 resistor de fio pra carregar células 18650 e ele tem limite de corrente aguentando até curtos na saída. Isso vai ter o mesmo efeito do resistor que o @Renato.88citou sem precisar de chave. Uma fonte de 12 de 1A  deve aguentar, mas por via das duas compre uma de 1,5 ou 2A.

Outra ideia é manter a portabilidade do "sem fio".  A embalagem verde parece conter 2 pilhas recarregáveis AAA NIMH que devem estar em fim de carreira.  Outro dia eu comprei uma embalagem com 2 da Phillips e funcionaram bem. Precisa tomar cuidado para fazer as soldas dos fios para não esquentar demais as pilhas. Partindo pro terreno da "gamb" tambem pode ser duas AA presas do lado de fora com fita isolante (ou algo mais bonito). As boas são pra no mínimo 2200 mAh,  quase 3 vezes mais capacidade que os 800 das originais. Não precisa alterar nada na fonte original ou no circuito, só vai demorar mais pra carregar completamente. Vale o que sempre digo, AA recarregáveis em embalagem com 4 unidades é fria. Tenho dado sorte com as Philips e as Mulltilaser tem funcionado bem, embora sejam mais leves que as Philips e devem ter uma capacidade real de 1500 mAh. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Andreas Karl disse:

Como já mencionei antes 

Estranho, nada que vi na fotografia da placa parece ter a capacidade de interromper a corrente pro motor quando ligado na carga. Só se tem um relê ou um transistor/ mosfet escondido em algum lugar. Talvez dê essa impressão porque com a bateria descarregada e a chave "liga /desliga" ligada nada acontece porque obviamente o conjunto fonte/ carregador/ placa não consegue fornecer mais energia do que o motor "suga" principalmente ele estando parado por causa da carga baixa da bateria. 

Essas motores como funcionam com baixa tensão drenam uma corrente alta talvez até mais do que os 2A que o @Renato.88 mencionou.

Bom, trago "ibagens"

 

https://streamable.com/tim0ut

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Andreas Karl disse:

Só se tem um relê ou um transistor/ mosfet escondido em algum lugar.

Nem uma coisa nem outra. Ampliando um pedaço do vídeo parece que tem 3 fios no conector de entrada :

image.png.afac1f1ee868703aeaf479171ab98960.png

E pelo jeito ao conectar o carregador ele desconecta o negativo do motor.

Serve para caso a chave tenha ficado ligada e a (s) baterias zeradas o sistema não tente carregar o "incarregável", as baterias ligadas no motor.

 

Dependendo da modificação que for feita isso pode ser desabilitado. 

Com as baterias carregadas isso aumentaria o tempo que elas levam para descarregar.  É como ficar jogando copos d'água num balde furado,  vai demorar mais para ele esvaziar. Mas esta fonte não tem condições de manter a carga da bateria, como o @Renato.88 citou  esse motor vai puxar no mínimo 2 amperes ou 2000 mA. Com uma fonte mais forte e a alterando o resistor grandão daria pra "quebrar o galho". Mas eu não gosto da ideia de ficar dando cargas fortes em baterias ja fracas. Poderia até se fazer um sistema com um diodo e um resistor para uma fonte mais forte fornecer mais corrente pro motor do que para as baterias. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Andreas Karl disse:

Nem uma coisa nem outra. Ampliando um pedaço do vídeo parece que tem 3 fios no conector de entrada :

image.png.afac1f1ee868703aeaf479171ab98960.png

E pelo jeito ao conectar o carregador ele desconecta o negativo do motor.

Serve para caso a chave tenha ficado ligada e a (s) baterias zeradas o sistema não tente carregar o "incarregável", as baterias ligadas no motor.

 

Dependendo da modificação que for feita isso pode ser desabilitado. 

Com as baterias carregadas isso aumentaria o tempo que elas levam para descarregar.  É como ficar jogando copos d'água num balde furado,  vai demorar mais para ele esvaziar. Mas esta fonte não tem condições de manter a carga da bateria, como o @Renato.88 citou  esse motor vai puxar no mínimo 2 amperes ou 2000 mA. Com uma fonte mais forte e a alterando o resistor grandão daria pra "quebrar o galho". Mas eu não gosto da ideia de ficar dando cargas fortes em baterias ja fracas. Poderia até se fazer um sistema com um diodo e um resistor para uma fonte mais forte fornecer mais corrente pro motor do que para as baterias. 

Sim, são 3 fios, ligados à plaquinha, dos dois pretos,um vai pro led que vai pro resistorzinho, que vai pro diodo que vai pro resistorzão que vai prosfios vermelhos que vão, um pra bateria (+) outro pro motor (via chave), etc

plaqinha.jpg

3fios.jpg

plaquinha2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim fica mais claro:

image.thumb.png.099f9fbc463bca84dd036524a9ef6c27.png

Agora é só você escolher qual das ideias te agrada mais. 

Se você quiser anular o efeito de desligar o motor quando conecta o carregador é só ligar um fio entre os dois contatos do conector de entrada ligados nos fios pretos. Não sei se é uma boa. 

Dei uma olhada melhor no tópico, agora vi o carregador de notebook, com o Step Down Lm 2596 regulado pra 3 volts deve funcionar bem, tem que tomar cuidado com a polaridade. 

Eu trocaria as baterias, um fio na hora de cortar o cabelo sempre atrapalha um pouco. Uma Philips recarregável AA que achei aqui tem 57 x 15 mm, pelas fotos parece que duas cabem no lugar das velhas.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, matheusvhs99 disse:

então esse motor é um do modelo rs-280, ele suporta de 3v a 6v, mas funciona bem em 12v

O melhor que encontrei sobre foram esse anúncios, apesar de o número escrito nele estar bem mais discreto (letra fininha) que este da foto. Bom, eu acabei soldando os fios pretos, como sugerido acima pelo Karl, beleza, agora ele n desliga, ainda n testei por médio/longo período, n sei se vai continuar a rodar de boas, como acontece com o barbeador ou vai ficar lento que nem uma parafusadeira q tenho aqui tb, enfim, tô sem paciencia pra baterias :tw_sweat_smile:

motorzinho1.jpg

motorzinho2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa tabela é um achado interessante, eu tinha pesquisado sobre o motor mas só achei a corrente sem carga. Temos um consumo de  0,48 amperes sem carga, 2,2 A com eficiência máxima e 11,62 com o motor travado. Mas cortando cabelo não acho que ele vai trabalhar na "eficiência" máxima". Era interessante medir quantos amperes ele consome num regime de trabalho normal, ou seja, cortando cabelo. O resistor grande + o diodo limitam a corrente que vem da fonte. A queda do diodo é 0,6 V.. A fórmula é (tensão da fonte - 0,6 - a tensão da bateria) / valor do resistor grande.   Cada célula de NIMH carregada tem aproximadamente 1,4 V , como são duas 2,8 volts, Carregadas a corrente de carga vai dar 4,5 - 0,6 - 2,8 =1.1. Dividido por 7,5 ohms vai dar 0,147. Com 1,2 volts a carga dessas baterias começa a despencar então vai dar 0,2 amperes.  É uma corrente adequada para carregar as baterias mas se o motor consumir, digamos, 0,8 amperes vai acrescentar pouca coisa na duração da bateria. O Ideal sem pensar muito seria duas chaves, uma que liga o motor e outra que conecta um resistor menor para aumentar a corrente. Como essa chave parece ser um micro switch reversível talvez quebrando a cabeça dê para fazer só com ela + um transistor, mais tarde eu ou outro colega da eletrônica vamos bolar um jeito de fazer. 

 

Você disse que está sem paciência para baterias. Mas uma bateria de celular em estado razoável iria funcionar muito bem no lugar das originais. Ela ia carregar até 3,9 volts, o que , pela tabela o motor aguenta e o BMS da bateria (a parte preta na frente onde tem os contatos) iria desligar quando chegasse a uns 3,4 volts. Elas costumam ter 2600 mAh, são "chatinhas", fáceis de acomodar e aguentam uma corrente de carga bem maior, é só calcular outro valor pro resistor. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda vou testar o cortador arno, mas, como gambiarra pouca é bobagem, descobri aqui, duma carcaça de um barbeador philips hq6927/16 que, apesar da pilha/bateria completamente sem carga, funciona de boas na tomada (apesar das lâminas estarem cegas pra caramba), sendo que no motorzinho dele vem escrito

FF-260PA-4032

KD222603

Made In China

 

haha sonho seria eu poder encaixar isso no cortador de cabelo, pelo menos o circuito, mas a tensão do mortozinho parece muito baixa, na comparação com a do cortador que é braba até nos rpm 

20230224_111221.jpg

20230224_111237.jpg

20230224_111250.jpg

mabuchi.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Andreas Karl disse:

Temos um consumo de  0,48 amperes sem carga, 2,2 A com eficiência máxima e 11,62 com o motor a travado

A fonte dele (cortador), como viram, é de 4.5v e 1000ma, então, pergunto, vai de boa, ligada diretamente no motorzinho?

TEstei, agora há pouco, o cortador de cabelo, depois de ligar os fios que impediam o carregamento e uso simultâneos, tudo foi bem mas, como explicado, a bateria descarregou, afinal, tudo tem que passar por ela mesmo, ou seja, eu tinha que desligar, esperar conseguir "carga", ligar novamente, etc, como falei antes, o que n acontece com o barbeador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
23 minutos atrás, penadinho disse:

A fonte dele (cortador), como viram, é de 4.5v e 1000ma, então, pergunto, vai de boa, ligada diretamente no motorzinho?

Não amigo. A fonte foi feita apenas pra carregar lentamente a bateria com corrente baixa. Se direto ela desarma [acho que já mencionei no passado]. E qualquer segurada que a barba ou cabelo der nas lâminas pode causar sobrecorrente. Já a bateria não desarma com o pico inicial de corrente que pode chegar a ser 10x maior [continuo achando que já mencionei isso].

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava escrevendo este texto quando veio sua ultima pergunta ...

3 horas atrás, penadinho disse:

haha sonho seria eu poder encaixar isso no cortador de cabelo, pelo menos o circuito,

 

Não é pra tanto. Antes uma pergunta: Esse outro barbeador tem lâmina tipo cortador de cabelo ou giratória? Pergunto porque essas lâminas paralelas são fáceis de afiar e essa bateria é facílima de trocar.

 

Acho que nós (principalmente eu) te demos tantas opções que você acabou ficando meio perdido. 

Uma coisa que eu queria explicar (desculpe mais uma vez o texto enorme )  é que até que até uns 10, 20 anos atrás as fontes mais vendidas no comércio eram super simples, tinham um transformador, 2 ou 4 diodos e um capacitor. Não tinham nenhuma precisão, você comprava uma fonte de 9 volts saia 12.  

Nessa época  a maioria de nós eletrônicos quando ouvíamos falar falar em fonte chaveada puxávamos a  cruz, são 100 vezes mais complicadas do que as "comuns", nem pensar em mexer com isso.  Mas foram saindo circuitos integrados que continham quase toda a "parte complicada" e as chaveadas permitiram substituir a  parte cara das antigas que era o transformador (por causa do peso das chapas de ferro e do enrolamento de fio de cobre)  por transformadores minúsculos. Isso reduziu muito o custo e praticamente sumiram do mercado as fontes comuns. 

Só que a maioria desses circuitos integrados monitoram a corrente de saída e passou do limite ele desarma a saída. E quando a gente liga um motor muitas vezes o pico de corrente ou desarma de vez e tem que tirar da tomada e colocar de novo ou ficam tentando religar e o motor fica virando de "soquinho"

As antigas não tinham problema com o pico de corrente da partida de um motor, é só uma fração de segundo. Mas se o motor emperrava elas queimavam.

Por isso quando alguém mais leigo vem falar em ligar um motor nessas fontes a gente fica "cheio de dedos" , pode funcionar ou não.  

Nós da eletrônica acabamos aprendendo a contornar esse problema, mas pra cada caso é uma solução diferente, fora que nós costumamos ter um monte de sucata em casa que adaptamos conforme a necessidade, coisa que um leigo não tem nem sabe como usar.

 Vai lendo, eu vou escrever a resposta pra sua última pergunta.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Esse outro barbeador tem lâmina tipo cortador de cabelo ou giratória?

Giratória, é um hq6927/16, já "amolei" as lâminas dele várias vezes, tão bem acabadas, um conjunto novo sai por uns R$ 60, foi aparelho que ganhei de presente, nunca gostei do quão ruim fica a barba com ele hehe, pelo menos, deu pra economizar uns Mach3 por 2 anos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, penadinho disse:

A fonte dele (cortador), como viram, é de 4.5v e 1000ma, então, pergunto, vai de boa, ligada diretamente no motorzinho?

TEstei, agora há pouco, o cortador de cabelo, depois de ligar os fios que impediam o carregamento e uso simultâneos, tudo foi bem mas, como explicado, a bateria descarregou, afinal, tudo tem que passar por ela mesmo, ou seja, eu tinha que desligar, esperar conseguir "carga", ligar novamente, etc, como falei antes, o que n acontece com o barbeador

Como citei  cada caso é um caso.  Se trocar o resistor grande por um de menor valor ou associar mais um em paralelo vai passar mais corrente, a carga da bateria vai cair mais devagar , mas com o motor desligado a corrente vai toda para a bateria e pode ser demais. 

As soluções mais simples para eliminar a plaquinha e as baterias são:

1-  Fonte de computador velho/ obsoleto, tem de monte por aí. Se estiver funcionando ótimo. O inconveniente é que são meio grandes , uns 18 x 18 x 10 cm mas pesam maios ou menos  meio quilo  Assusta porque tem um monte de fios pendurados. Mas no conector maior é só enfiar um araminho entre o buraco do fio verde e um buraco de fio preto que ela liga.

image.png.ac3365c4a53e63c25754c39cfd1cf4bc.png

 

Os fios pretos são negativos, os laranja são 3,3 volts, os vermelhos 5 volts e os amarelos 12 volts. Ligue um fio comprido desses de ligar alto falantes no preto do cortador e o que vai no fio laranja na chave liga desliga que vai no motor, desligando o vermelho que vem da plaquinha. 

 

2- Compre uma fonte de 5 volts pra 3 amperes. Quase certeza que de 2 Amperes dá mas... Compre também tres resistores de fio 0R47 por 5 watts. Coloque 2 em série entre o positivo da fonte e do positivo do fio que vai pro cortador.  E do mesmo jeito solte o fio vermelho da plaquinha 

da chave do motor e ligue o positivo do fio que vem da fonte no lugar e o negativo no fio preto do cortador.  Qualquer problema coloque mais um resistor em série com os outros dois. Se o motor puxar 1 ampere 2 resistores vão fazer cair pra 4V e três pra 3,5 volts.  Como o @Renato.88citou os resistores limitam o pico de corrente do motor. A chave que ele citou nesse caso não é necessária, os resistores podem ficar ligados o tempo todo. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, matheusvhs99 disse:

@penadinho só pegar uma chave de fenda/philips e tira, da pra tirar até com a mão 

Não sei que motor colocarei, n sei o preço, sequer tentei arrancar a parte que fica presa no do cortador, vai que dá *****...tenho apenas o que restou do barbeador, mostrei acima os dados do mesmo, até o momento, a opção mais barata e prática é mesmo com o regulador de tensão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@matheusvhs99 o 7805 esquenta  porque é um regulador linear. E pra baixar de 19V da fonte de notebook vai esquentar um bocado e vai precisar de um bom dissipador. E o limite dele é entre 1 e 1,5 ampere. O LM2596 é um regulador step down, trabalha com alta frequência e usa um indutor para reduzir a tensão. Ele esquenta muito pouco porque quase não desperdiça energia. O 7805 ligado em 19V com uma carga de 1 ampere vai "puxar" 19 watts e entregar só 5 W nos 5 volts, é uma eficiência de apenas 26,3%, os restantes 73% vira calor. O LM2596 chega a uma eficiência de 90%., "puxando" 5 volts a 1 ampere vai entregar 5 watts e consumir 5,45 watts dos 19 volts, não chega a 0,3 A. Ligado numa fonte de 12 volts nas mesmas condições consumiria um pouco mais de 0,45 A. Fora que o LM2596 aguenta um pico de 3A e colocando um pequeno dissipador aguenta 3A constante. E como tem um trimpot multi voltas você pode regular a tensão de saída com muita precisão. Sem falar que vem pronto pra usar, é uma placa pronta de uns 3x 1,5 cm.

image.png.7e6f10e2af7623ffa2a2b012be5d6e1b.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!