Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 10 roda bem em Celeron 1007U + 4GB RAM + HD?


Posts recomendados

3 minutos atrás, Felipe Santos Araujo disse:

Uso um HQ de 465 GBs

Aí está o problema, o Windows 10 é mal otimizado para disco rígido. Para rodar o Windows 10 satisfatoriamente, infelizmente você tem que preparar uma grana para trocar o HD pelo SSD. Os SSDs de 240GB e 480GB custam bem baratos. Se você não tem condições de comprar o SSD, use o Windows 8.1 até acabar o suporte previsto em 2023 ou parte para distro Linux mais leve, como Linux Mint Xfce.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Santos Araujo HD e Windows 10 não combinam, mesmo em PCs com configuração boa você tem grandes chances de ficar com 100% do disco em uso a maior parte do tempo e ter uma experiência bem lenta.
Se você quiser mesmo instalar o Windows 10, é bom que você pegue pelo menos um SSD para instalar o sistema, seus dados podem ficar no HD. Não precisa ser um SSD grande, um de 120GB já seria o suficiente. 
Se não puder pegar um SSD e nem tiver uma real necessidade de atualizar pro Windows 10, acho que pode ser vantajoso continuar no Windows 7, apesar de ele não ter mais suporte e nem atualizações de segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Santos Araujo Fiz uns teste com Windows 10 instalado em um HD 500gb de notebook durante 6 meses e o que se percebe que nas verificações e atualizações  deixava o HD em 100% por varias horas , até mais de 10 horas , deixando o computador pouco operacional .

Mudei para o Windows 11 e percebi que é mais difícil ocorrer  esse problema de disco em 100% , recomendaria instalar o Windows 11 , como o seu PC não tem TPM 2.0 tem o vídeo abaixo de como instalar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Joao531 disse:

@Felipe Santos Araujo Acredito que sim, mas só se você tiver o SSD. O Windows 10 funciona muito bem até no Pentium 4.

Concordo

Discordo

 

16 horas atrás, Felipe Santos Araujo disse:

Uso um HQ de 465 GBs e um Micro SD para ampliar a RAM

 

Só faz piorar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 24/07/2022 às 15:37, Felipe Santos Araujo disse:

Olá, tudo bem? Gostaria de saber se seria viável instalar o win 10 no meu notebook np2704e. Segue as configurações dele:
image.png.45b331a73293761e686179c5dcf3e823.png

Jogo alguns jogos como LoL, SAMP e Minecraft. Além de produzir músicas com o FL Studio. Seria bom instalar ou não?

 

É sim, instale a versão x32 bits, porque ele irá funcionar melhor em um processador antigo e com poucos núcleos como o seu.

 

A propósito, não perca seu tempo lendo baboseiras do tipo: Windows 10 não é otimizado para HD, Windows é pesado, etc, isso é apenas perda de tempo.

 

Apenas garanta que a sua licença é legal, não use nenhum crack, ativador ou qualquer software relacionado (isso inclui usar Windows pirata ou frankstein), não use nenhum programa que prometa "milagres", instale todas as atualizações do Windows, e realize tarefas de manutenção periodicamente:

 

https://www.baboo.com.br/curso-gratuito-windows-rápido-e-seguro/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, N. Freitas disse:

 

A propósito, não perca seu tempo lendo baboseiras do tipo: Windows 10 não é otimizado para HD, Windows é pesado, etc, isso é apenas perda de tempo.

 

Ou você não tem um SSD ou nunca teve o Windows 10 num HD ou nunca teve o Windows 10!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Catelan disse:

Ou você não tem um SSD ou nunca teve o Windows 10 num HD ou nunca teve o Windows 10!


O Windows 10 foi projetado para funcionar nas mais diversas situações com combinações e configurações incontáveis de software e hardware, não é à toa que ele é usado por mais de 1 bilhão de pessoas, seja com HD, SSD, SSHD, entre outros.

 

Se o seu Windows está lento, as causas são várias: problemas físicos do HD, configurações incorretas, Windows pirata e crackeado, fragmentação, malwares, "programinhas" que fazem alterações que deixam o Windows mais instável e perigoso (muitas das vezes recomendados por pessoas que sabem tanto menos que o administrador do sistema!), usuários fuçando em todo tipo de função que não tem nem ideia para quê serve, etc, etc.

 

Já possuí o Windows em ambas as configurações e em ambas funcionaram perfeitamente.

A fala de que "Windows não é otimizado pra HD" e "Windows é pesado" é um comportamento típico de quem não entende como ele funciona e nunca estudou a fundo sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@N. Freitas Primeiro que meu Windows está perfeito! Segundo que SSD é mais rápido que HD SEMPRE! Como, em são consciência, alguém pode achar que o desempenho se equivalha?

 

Só para ilustrar, meu Windows 10 21H2 64-bit no SSD inicia em 18 segundos. Tenho uma partição no HD (a primeira), apenas como ferramenta, com um Windows 1507 32-bit que leva 28 segundos. E não me venha dizer que 32-bit é mais lento! Apenas reconhece menos RAM e menos programas. A instalação típica do 21H2 64-bit utiliza 20 GiB e o 1507 32-bit míseros 9! Na minha maquininha velha com 4 GiB de RAM.

 

Não é que não seja "otimizado pra HD", mas que é mais pesado que um Windows 7 (por exemplo) Ô, se É! Que um SSD melhora, melhora muuuito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/08/2022 às 08:04, Catelan disse:

@N. Freitas Primeiro que meu Windows está perfeito! Segundo que SSD é mais rápido que HD SEMPRE! Como, em são consciência, alguém pode achar que o desempenho se equivalha?

 

Só para ilustrar, meu Windows 10 21H2 64-bit no SSD inicia em 18 segundos. Tenho uma partição no HD (a primeira), apenas como ferramenta, com um Windows 1507 32-bit que leva 28 segundos. E não me venha dizer que 32-bit é mais lento! Apenas reconhece menos RAM e menos programas. A instalação típica do 21H2 64-bit utiliza 20 GiB e o 1507 32-bit míseros 9! Na minha maquininha velha com 4 GiB de RAM.

 

Não é que não seja "otimizado pra HD", mas que é mais pesado que um Windows 7 (por exemplo) Ô, se É! Que um SSD melhora, melhora muuuito!


Em nenhum momento comparei o desempenho de ambos os drives, já que é claro, em termos de velocidade um SSD é realisticamente muito mais rápido que um HD, eu disse apenas que o Windows funciona PERFEITAMENTE BEM em ambos, do contrário do que alguns dizem (Windows 10 não presta para HD, só funciona bem em SSD, etc).

 

Instalar o Windows 10 32 bits e não 64 bits trata-se justamente de questões de desempenho, isso porque os recursos necessários para rodar o subsistema WoW64 (Windows 32 bit on Windows 64 bit, ou Windows 32 bits no Windows 64 bits, que permite que aplicações 32 bits sejam executadas em ambientes 64 bits) são maiores no Windows 10 64 bits, excetuando quando o usuário possui um SSD, pois nesse caso a velocidade superior do SSD frente ao HD faz com que a memória paginada consiga lidar muito melhor no caso de insuficiência de memória física do dispositivo, pois ela é mais rápida do que se fosse paginada de um HD.

 

Nesse caso o usuário possui 4 GB, mas seu processador é antigo e lento, e se tratando de uma lógica básica, um computador com um hardware antigo e lento é incapaz de executar todas as funcionalidades de segurança extras que novos e mais potentes hardwares (o computador) e os softw. (o Sistema) trazem, com isto, é fácil deduzir que o usuário não está muito preocupado com segurança, mas sim com desempenho, e daí vem a recomendação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então @N. Freitas, não é que eu tenha sugerido instalação de 32-bit, foi apenas um exemplo desse meu segundo sistema, que tenho por uma questão de praticidade (como não usar o ambiente RE). MAS... caso o colega @Felipe Santos Araujo não tenha necessidade de 64-bit, aí sugiro sim, sempre aliado ao SSD, já que o processador é realmente bem fraquinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...