Ir ao conteúdo

Sobre adc e microcontroladores

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

Bom dia 🥳  

Estou há um tempo desenvolvendo um projeto de um controle remoto via RF, mas encontrei um problema. 

O controle remoto será usado para um projeto de um robô, então queria que ao invés de botões a movimentação seja feita por um joystick, mas especificadamente o Módulo Joystick KY-023, mas um joystick trabalha com sinais analógicos, e o HT12E (encoder usado) trabalha com sinais discretos como posso fazer com que o joystick através de um MCU chegue no encoder em sinais discretos para que seja recebido pelo outro lado pelo HT12D (decoder usado) para controlar a velocidade e sentido de rotação dos motores DC 12V? E qual MCU PIC usar? E a programação?

Se alguém puder me responder serei eternamente grato 😅

• Membro VIP
Postado

A reposta é 1/2 genérica pois desconheço detalhes do seu projeto. Sim um mc tem a capacidade de transformar um sinal analógico em digital bem como codificá-lo pra o que sua imaginação mandar inclusive pro padrão do seu ht12d. A dica que dou é: escolha seu mc, uma linguagem de programação pra ele,  faça um led piscar, estude o datasheet do seu ht e converse com ele.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
31 minutos atrás, Renato.88 disse:

regular a velocidade dos motores

Considerando que há um espelho virtual dos 4 pinos do 12E (tx) nos 4 do 12D (rx) , minha teoria é que se usar 2 deles pra espelhar 2 pwm's e 2 pra direção, tem algum potencial conceitual...

jVNnF.gif

Pra este caso, pre-suponho que a velocidade de resposta não seja um empecilho considerável. Eventualmente pode até eliminar a necessidade de um mc

• Curtir 1
Postado
Em 25/07/2022 às 16:24, .if disse:

Considerando que há um espelho virtual dos 4 pinos do 12E (tx) nos 4 do 12D (rx) , minha teoria é que se usar 2 deles pra espelhar 2 pwm's e 2 pra direção, tem algum potencial conceitual...

jVNnF.gif

Pra este caso, pre-suponho que a velocidade de resposta não seja um empecilho considerável. Eventualmente pode até eliminar a necessidade de um mc

Tá certo, mas o ht12e ele tem apenas 4 pinos de entrada para transmissão, e eu queria usar fora o joystick outros botões ou algo assim típico de um controle remoto. Alguma outra ideia para fazer o projeto? ( o módulo RF que tô usando é aquele de 443Mhz) Valeu pela resposta mano!

Em 25/07/2022 às 15:56, Renato.88 disse:

Com HT12E/D da certo somente se transmitir um único toque do joystick. Não tem como regular a velocidade dos motores. 

Para regular com o movimento Analógico precisa de um projeto personalizado com micro controladores. 

Aqui há um exemplo:

http://picsource.com.br/archives/5913

Então de acordo com esse projeto com MCU dispensaria o uso do ht12e? Site muito útil vou dar uma olhada com mais calma dps. Obrigado!

Postado
3 horas atrás, Felipe Sá disse:

Então de acordo com esse projeto com MCU dispensaria o uso do ht12e?

Exatamente. 

Usa-se os mesmos MCU nos dois lados, porém cada um com uma programação diferente. 

No site também tem explicação de como fazer a programação fisicamente, e os códigos todos prontos. 

• Curtir 1
Postado
43 minutos atrás, aphawk disse:

@Renato.88 ,

Mas sem os HT como que vai ser feita a comunicação sem fio usando apenas os MCUs ?

Paulo

Da mesma forma que o amigo @Felipe Sá já estava fazendo, usando aqueles módulos de transmissão e recepção que vendem prontos. 

No esquema do site foi desenvolvido um sistema de comunicação entre os MCUs que só eles se entendem. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!