Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola.

Tenho um antigo amplificador marca NCA

amplificador-ncr.png.9a9f791d7b410240c50d2dfbf9a34def.png

De tempos em tempos tenho que substituir os potenciometros que são de 100k, seria possível substituir  esses potenciometros por conjunto de resistores ?

Os de agudo, medio e grave, deixar cravados em 50% e o de volume deixar em volume maximo ?

Como ele amplifica o som de outros equipamentos que ja tem controle de volume, o controle ficaria pelos outros, essa ideia e viavel ?

Se "SIM", qual o valor desses resistores e como ligar/soldar ?

Desde ja, muito obrigado pela atenção e ajuda.

cap-resistor.png.9d333efbd68c3d56d9a8351a1ba8be79.png

Postado

@Marco Capella

Dá uma olhada, é bem intuitivo:

image.png.2c6835b2e80afd3e9362e08ace173ecd.png

Você tem no caso um divisor resistivo variável. Se quer um fixo, use dois resistores:

image.png.2bf70d1f3d8e3d96a5c1bfc2b2d1093f.png

A soma do valor dos dois resistores tem que dar o valor do potenciômetro, no seu caso, 100k.

Pra 50% talvez consiga achar alguns resistores de 51k, procure sempre valores comerciais, se atente a potência.

• Membro VIP
Postado

Se me permite visão prática... Não sei de quanto tempo está falando mas não vale muito a pena. A não ser que seu ambiente seja muito ácido ou maresia ou etc , seu pot pode durar décadas. E um simples limpa contatos pode resolver problemas simples. Mas caso insistas coloque o pot na posição desejada, meça os valores com multímetro e troque por R's.

• Curtir 1
Postado

Lucca Rodrigues e .if muito obrigado pela atenção, .if moro em Cabo Frio, uma cidade praiana, alem de ter que trocar todos os potenciometros anualmente, so temos 1 comercio que vende componentes eletronicos e tudo e muito caro, para conseguir preços decentes tenho que ir para a capital do Rio de Janeiro.

Pessoal posso usar resistor de qualquer tamanho (1/8, 1/4, etc)?

Posso ate curtocircuitar ( sera que a palavra curtocircuitar existe rs rs rs ) sem risco de danificar o amplificador?

Pessoal não saco nada de eletronica sou apenas um eletricista curioso . . .

Muito obrigado por qualquer dica ok?

Saudações.

Postado

@Marco Capella 

15 horas atrás, Lucca Rodrigues disse:

A soma do valor dos dois resistores tem que dar o valor do potenciômetro, no seu caso, 100k.

Tem que ser o mais próximo de 100k possível, dois curtos não é uma opção.

48 minutos atrás, Marco Capella disse:

(agudo, medio e grave) em  50%

Você não vai encontrar resistores de 50k. 51k seria o valor comercial mais próximo.

48 minutos atrás, Marco Capella disse:

Para deixar o volume no maximo

Daí precisa saber como o potenciômetro é conectado. Ao rotacionar ele totalmente, um resistor vai ser de 100k e o outro vai ser praticamente um curto (talvez prefira colocar um resistor de 1 ohm).

Precisaria identificar qual é qual aí no circuito pra saber onde conectar os resistores, se colocar invertido o volume estaria no mínimo.

Se tiver assim, por exemplo:

image.png.0ab1eba08a8f3e9e99c89d9c4d15a94d.png

Você gira pra direita, aumenta a resistência entre o pino da esquerda e o do meio e diminui a resistência entre o pino da direita e o do meio, da mesma forma que mostrei na primeira imagem que postei aqui.

Você pode observar isso com um multímetro.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!