Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dois reatores para fita LED em paralelo queimaram


Posts recomendados

Olá pessoal boa noite, gostaria de fazer uma pergunta ao pessoal da eletrônica, fui instalar umas fitas LED em uma parede, a empresa comprou dois rolos e veio com dois reatores.

Foi dois rolos de 5 metros cada rolo, no total 10 metros de fita led, fiz uma ligação em paralelo com os dois reatores e desci apenas um positivo e negativo por dentro da parede pra alimentar as duas fitas, porém deu cerca de uma hora e meia e queimou os reatores, mas aí fiquei cabreiro por que pelo meu pouco conhecimento não há problemas em ligar dois reatores em paralelo desde que os dois tenham as especificações idênticas de tensão e corrente, mas fiquei mais cabreiro por que na caixa da fita LED, mostra que a fita consome 12w por metro, sendo assim a fita tem 5 metros / 5*12=60w

Mas o reator que veio nela, é de 30w...

Será que eles queimaram por serem fracos ou por eu ter feito essa ligação em paralelo? Acredito que a ligação não tenha influenciado mas mesmo assim fiquei naquela dúvida..

A empresa providenciou dois reatores de 60w, provavelmente chegam nessa semana, posso continuar fazendo a ligação paralela deles ? Ou tem algum problema ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se coloca fonte chaveada de tensão (que está chamando erroneamente de reatores) em paralelo. A razão é simples: são muito precisas no funcionamento e a referência de tensão sobre a qual trabalham variam em função da temperatura. Suponha que na regulagem haja apenas 1mV de diferença de tensão. Por exemplo:

fonte A com 12,005V e

fonte B com 12,006V

Quando as 2 são colocadas em paralelo a fonte A fica preguiçosa pois, se a regulagem dela é para enviar energia sempre que a saída estiver abaixo de 12,005V, havendo 12,006V fornecido pela fonte B não faz sentido enviar energia. Isso faz com que a fonte B tenha que segurar sozinha toda a carga. Com a queima da fonte B por sobrecarga a fonte A passa a trabalhar sozinha para manter os 12,005V.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, passa a ser uma fonte de backup, só entra quando a outra queimar. A questão é a seguinte: quanto mais elevada for a precisão de regulagem mais baixa é a impedância de saída. Não confunda precisão com exatidão. Precisão é a capacidade de se manter um resultado estável, exatidão é quando o valor médio dos resultados estão centrados no preset. Supondo 2 fontes idênticas com uso de transformador + ponte de diodos + capacitor, apenas isso. A tensão de saída do transformador cai razoavelmente com a entrada da carga, passa de 5%. Então essa elevada impedância de saída permite o paralelismo porque se passa a ter um equilíbrio dinâmico das cargas. Nos amplificadores lineares de áudio com 2 ou mais transistores em paralelo se coloca um pequeno resistor nos emissores dos transistores pelo mesmo motivo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em leds costuma-se usar fontes de corrente constante. Elas trabalham de forma diferente, tem a corrente fixa e o que varia conforme a carga é a tensão. 

De qualquer forma também não podem ser ligadas em paralelo pelos motivos já citados acima. 

 

Nas fontes de tensão constante, se ligar dois diodos um em cada saída e juntar os catodos vai isolar os retornos das fontes e cada uma fará sua regulagem. 

Já nas de corrente constante, os diodos não funcionam tão bem. Melhor usar uma só de corrente ideal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!