Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"CPU Fan error" com watercooler USB


Ir à solução Resolvido por MauricioBMS,

Posts recomendados

Olá pessoal!

 

É o seguinte: montei um PC com watercooler que usa um USB header na placa. É um Gigabyte Aorus Waterforce, e nele o sistema é o seguinte: os cabos de energia das fans e de seus ARGB são todos conectados em um único cabo que fica conectado na bomba do watercooler. Dessa bomba saem dois cabos: um SATA de energia, e um cabo USB, que deve ser conectado num header USB2.0 da placa-mãe. Com isso, esse watercooler não precisa ser conectado no AIO_Header nem no CPU_FAN header. No primeiro pré-teste que eu fiz com o sistema não aconteceu nada, mas agora ao dar boot no sistema fica aparecendo a mensagem "CPU Fan error". Achei vários vídeos colocando como solução ir na BIOS e colocar em "Ignore" a opção "CPU Fan Speed". Pelo que eu entendi, essa opção serve pra placa-mãe detectar se existe alguma fan conectada no sistema de resfriamento da CPU, e caso ela não detecte (ou detecte rodando a fan abaixo de um limiar), então dá essa mensagem de erro.

 

No caso do meu sistema, pelo que eu entendi é tudo controlado pelo header USB2.0, e a energia do watercooler (ou da bomba pelo menos) vem do cabo SATA (o que fica ligado na fonte), e por isso, estou entendendo que é seguro eu deixar o "CPU Fan Speed" na opção "Ignore". Estou correto? Ou estou fazendo algo errado, ou deixando de fazer alguma coisa específica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Está correto. Não há problema.

 

Alguns WCs vem com um conector de 3 pinos para colocar no header da CPU_FAN para não acontecer de aparecer o erro e evitar ir na BIOS alterar algo. No entanto, só serve pra isso mesmo.

 

Quando não tem esse cabo, é necessário alterar a opção na BIOS, como fez.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, MauricioBMS disse:

Está correto. Não há problema.

 

Alguns WCs vem com um conector de 3 pinos para colocar no header da CPU_FAN para não acontecer de aparecer o erro e evitar ir na BIOS alterar algo. No entanto, só serve pra isso mesmo.

 

Quando não tem esse cabo, é necessário alterar a opção na BIOS, como fez.

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!