Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Só pra complementar, essa porcentagem do "Status de Saúde" do CrystalDiskInfo diz respeito a quanto de "TBW" do SSD ainda resta.

Eu não vou entrar muito na parte técnica, mas basicamente, as NANDs do SSD "deterioram-se" todas as vezes que os dados salvos no SSD são apagados!

Logo, depois de uma determinada quantidade de dados escritos e apagados, o SSD perde a capacidade de apagar dados e consequentemente não vai ser mais possível salvar novos dados nele. (O SSD entra no temido modo "Read-Only")

Então, o que as fabricantes criaram foi o tal do TBW (Terabytes Written), que basicamente é um valor estipulado pela fabricante onde ela garante que o SSD vai ser capaz de gravar sem esgotar a capacidade de suas NANDs. E esse valor é dado em Terabytes.

Eu utilizo um Crucial BX500 de 480GB (mesmo segmento do A400) a pouco mais de um ano.

image.png.71e7c5ad2b47b6f4084a7c30a0670626.png

Segundo a Micron, ele tem um TBW de 120TB. Como foram escritos 13,5TB. Logo, 13% da "saúde" dele foi perdida.

Segue as especificações do seu A400:

image.png.8a89b5a3236a954f0f1784f815ad276d.png

O seu SSD tem um TBW de 160TB.

Se esgotado esse TBW (chegar em 0% no CrystalDisInfo), o SSD perde a garantia da fabricante. Mesmo que esteja dentro do prazo (No caso do A400, são 3 anos).

Porém, contudo, todavia, as fabricantes costumam ser bem "conservadoras" com esses valores. Então não é incomum um SSD gravar mais que o dobro do TBW antes de falhar.

Enfim, de toda a forma você precisa ter um workflow muito específico para conseguir esgotar a capacidade de um SSD em um curto prazo.

• Curtir 2
Postado
21 horas atrás, Catelan disse:

@Lucas Pass preocucpado com 1% de vida útil??? Desencana, isso aí é "quiném" bateria de celular, desplugou o 100% já vira 99.

Quanto à qualidade (ou falta), meu primeiro Kingston tem 6 anos de uso diário sem qualquer problema.

Ele perder vida útil sem nem ser utilizado? fé que seja apenas isso mesmo, mano

• Haha 1
Postado

Pô cara, decida-se...

Em 15/08/2022 às 08:01, Lucas Pass disse:

Salve rapaziada!! Então, peguei um SSD SATA de 480gb recentemente e hoje vi que ele já perdeu 1% de sua vida útil. *Eu tenho apenas o windows e 1 jogo instalado, ele tá com 78% de espaço livre*

41 minutos atrás, Lucas Pass disse:

Como sem ser utilizado???

Postado

Pô, galera, vamos deixar isso de lado. Caso a saúde não se estabilize e ocorra problemas ele pode acionar a garantia e tudo certo. Só é bom ficar monitorando a saúde de mês em mês. 

• Curtir 1
Postado
agora, Samuel_- disse:

Pô, galera, vamos deixar isso de lado. Caso a saúde não se estabilize e ocorra problemas ele pode acionar a garantia e tudo certo. Só é bom ficar monitorando a saúde de mês em mês. 

Posso afirmar que quase concordo dessa vez. Para mim, a saúde não está desestabilizada, mas concordo com "ocorra problemas ele pode acionar a garantia e tudo certo".

O caso é apenas desencanar e usar. Com quase certeza não vai ter problema algum tão cedo, nem precisa ficar monitorando à toa.

Postado
1 hora atrás, Lucas Pass disse:

A explicação do colega @ArturRJ é mais que suficiente para você entender como funciona. 

E você afirmar que ele se quer foi utilizado aí é sacanagem né meu rsrsr ou tu acha que instalar o sistema e jogos não entra na lista de uso?  Aí tu me quebra rodinei...  

Não se mede por dias de uso, mas sim pela gravação/movimentação de arquivos.   Preocupe-se se do nada a vida útil cair pra uns 30%[por exemplo] sem ser usado aí sim seria talvez um problema, mas 1% é normal e está dentro do previsto sem problemas. 

Vida que segue.

Até.

• Curtir 2
Postado

Esse uso de porcentagem "Health" é ruim porque remete a ideia de que o SSD ficando cada vez mais doente. Algo "doente" intuitivamente "perde performance"... e não é o caso aqui.

O melhor seria encarar como se fosse HP (Hit Points) num RPG. Se zera aí morre... ou talvez não...

15 horas atrás, ArturRJ disse:

as fabricantes costumam ser bem "conservadoras" com esses valores. Então não é incomum um SSD gravar mais que o dobro do TBW antes de falhar.

Então, seguindo o paralelo com HP.... ele poderia ficar até negativo, e o SSD seguiria vivo. Como se fosse um zumbi. Heheh.

• Haha 1
Postado
1 hora atrás, Catelan disse:

Pô cara, decida-se...

Como sem ser utilizado???

modo de dizer mesmo, amigo

24 minutos atrás, Alex Weiss disse:

A explicação do colega @ArturRJ é mais que suficiente para você entender como funciona. 

E você afirmar que ele se quer foi utilizado aí é sacanagem né meu rsrsr ou tu acha que instalar o sistema e jogos não entra na lista de uso?  Aí tu me quebra rodinei...  

Não se mede por dias de uso, mas sim pela gravação/movimentação de arquivos.   Preocupe-se se do nada a vida útil cair pra uns 30%[por exemplo] sem ser usado aí sim seria talvez um problema, mas 1% é normal e está dentro do previsto sem problemas. 

Vida que segue.

Até.

Entendi perfeitamente, mano. Só que nunca me ocorreu de um SSD perder vida útil tão rápido, saca?

É isso, se não estabilizar eu aciono a garantia e tá tudo certo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Esta série SSD teve problemas no passado, mas não tem mais. Isso foi resolvido pelo fabricante. Um outro porém é que a Kingston, embora seja uma marca de renome, também é uma das mais falsificadas. Aí um monte A400 falsificado deu problema e a fama ficou com a Kingston. É o melhor dos SSDs? Não! É o pior? Também não. Diria que é um SSD de entrada, assim como cpu Athlon.

No caso do seu, 99% é normal. Já fizeram várias analogias aqui. Vou fazer outra. Um bebezinho saudável nasceu. Em seu primeiro dia de vida ele já está 1 dia mais perto de sua morte. Vai morrer logo? Não. Sua expectativa de vida é de uns 70 anos. Então não se preocupe com isso. Eu tenho um aqui desse mesmo modelo a sei lá quantos anos e está com 92% saudável com todos atributos Smart OK, tendo milhares de horas já ligado, tendo lido dezenas de TB.

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...