Ir ao conteúdo

SSD SATA NETAC com 0% de Saúde e Estado Crítico

Ir à solução Resolvido por fuwateatime,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Recentemente adquiri um SSD da NETAC, sendo ele deste modelo SATA que pode ser encontrado neste vídeo.

Chegou hoje e instalei normalmente como de costume, porém, ao abrir o CrystalDisk, para minha surpresa o SSD estava com 0% de saúde e em estado crítico, mas no próprio app não mostra nenhum setor danificado o que me deixa meio confuso.

Seria isso um falso positivo? Ainda não tive tempo para testar o SSD apropriadamente, mas baixei Honkai Impact (que não é um jogo tão leve) e joguei normal por uns minutos, aparentemente parece estar tudo normal, então deveria me preocupar?

Mandei mensagem para o vendedor e solicitei reembolso por via das dúvidas, mas caso seja comprovado ser falso positivo, eu irei cancelar o pedido de reembolso.

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

UPDATE:

No HD TUNE parece estar tudo certinho.

Screenshot_4.png

Screenshot_5.png

• Membro VIP
Postado

Se foi pelo Aliexpress a compra, abre o chamado e pede reembolso.

Provavelmente o SSD deve ter blocos marcados já, mas como não aparece todos as informações na tabela não dá pra saber.

Se achar realmente o chipset, pode tentar procurar a ferramenta específica para poder avaliar melhor.

Digo isso, porque tem SSDs Chineses que apresentam o mesmo sintoma, e depois morrem de uma hora para outra. Na verdade perdem o firmware. Um teste que pode ser feito é encher ele até pelo menos metade, pra ver como se comporta.

Postado

@Pepse Pedi, mas o Ali parece não querer aceitar, que droga. Vou continuar tentando, mas testei outros dois programas (HD Tune e o Hard Disk Sentinel) e constam a saúde como normal, não tem uma chance de ser um falso positivo do CrystalDiskInfo?

Postado
7 minutos atrás, fuwateatime disse:

não tem uma chance de ser um falso positivo do CrystalDiskInfo?

Sim, mas é tão pequena, que eu gosto de dizer que é impossível.

Como dito antes, veja como o SSD se comporta quando cheio.

Isso acontece porque os SSDs N530s atuais usam chips Micron que não passaram no teste de qualidade da fábrica. Ou seja, esses SSDs de entrada da Netac são literalmente lixo eletrônico. E isso pode acabar acontecendo, a saúde dele constatar 0%.

• Solução
Postado

update:

Ok, eu enchi 200gb do SSD e até agora tudo funciona normal, vou assumir que ele é funcionável mas até quando? só Deus sabe.

Em todo caso encerrarei o post por aqui pois ninguém parece ter algo a adicionar quanto ao que já foi comentado, deixo aqui linkado um outro post onde outro usuário sofreu de um problema semelhante para caso alguém do mesmo problema veja esse post.

Postado

Por curiosidade, já que você usou o HDTune, faz um Bench.

Postado

@Catelan Como posso fazer? é no próprio HD Tune? se for aquele de ver os setores eu já fiz e tudo consta como saudável.

Em todo caso eu ganhei a disputa no Ali e recebi meu dinheiro de volta, mas uma coisa interessante que o vendedor disse foi isso abaixo, achei intrigante, alguém já ouviu falar sobre isso antes ou é migué do vendedor? (basicamente ele explica que alguns firmware de algumas fabricantes não podem ser lidos apropriadamente pelo CrystalDiskInfo, por isso mesmo mostrando que está com 0% de saúde, o SSD está 100% saudável e funcional e de fato está funcionando normal, mas pedi o reembolso com medo de ser migué mesmo)

image.thumb.png.409eb06f6e58d6192fe31f92397d326c.png

Postado

Aba Benchmark do HDTune. Por isso mesmo eu sugeri, talvez o Crystal tenha um bug.

• 10 meses depois...
Postado

Amigo tô usando um SSD Sata Netac tem uns 8 meses sem nenhum problema aparente, por curiosidade fui abrir o CrystslDisk e apareceu 0% de saúde também. Agora tô testando em outros programas e parece tudo ok até então, o seu ainda tá vivo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!