Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho fans de 4 e 3 pinos, terei problemas se comprar essa?

A resposta é não, mas antes tem que ver se você precisa mesmo, pois exitem outras possibilidades, mesmo porque as MB tem saídas para FAN próprias e depende do gabinete e também da configuração instalada no PC.

Postado
3 minutos atrás, PedraX disse:

Tenho fans de 4 e 3 pinos, terei problemas se comprar essa?

A resposta é não, mas antes tem que ver se você precisa mesmo, pois exitem outras possibilidades, mesmo porque as MB tem saídas para FAN próprias e depende do gabinete e também da configuração instalada no PC.

O problema é que tenho 6 fans, minha mb é uma tuf  b550, eu preciso dessa controladora? Além disso, minhas fans possuem 2 conectores, um para o led e outro para energia, eu teria q controlar o led pelo software da placa-mãe?

Postado
18 horas atrás, Severb disse:

problema é que tenho 6 fans, minha mb é uma tuf  b550, eu preciso dessa controladora?

Boa tarde, não.

Sua MB tem 3 Sys_FAN e 2 controladores de LED

Da descrição da MB:https://www.ASUS.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/TUF-Gaming/TUF-GAMING-B550-PLUS/techspec/

3 x conector(es) de ventoinha do chassi
2 x conector(es) para fita Aura RGB

Para os FAN, deve comprar cabos desse tipo:

https://www.akasa.com.tw/update.php?tpl=product/product.detail.tpl&no=181&type=Cables&type_sub=Fan Cable Adapters&model=AK-CB002

Tenha em mente que só tem dois tipos de FAN: aqueles que entram ar frio e aqueles que tiram o ar quente, portanto precisa de no máximo 2 cabos splitter desses. Quanto ao uso dos SY_FAN, eles estão localizados em locais onde tem sensores de temperatura na placa-mãe e, caso use FAN com PWM poderá controlar a velocidade de rotação desses FAN(eles tem 4 pinos), se os FAN forem de 3 pinos, funcionarão sempre na RPM máxima.

Quanto ao uso dos LEDs deve procurar uma orientação no youtube, refira-se ao modelo da placa-mãe e os AURA RGB.

Postado
6 horas atrás, PedraX disse:

Boa tarde, não.

Sua MB tem 3 Sys_FAN e 2 controladores de LED

Da descrição da MB:https://www.ASUS.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/TUF-Gaming/TUF-GAMING-B550-PLUS/techspec/

3 x conector(es) de ventoinha do chassi
2 x conector(es) para fita Aura RGB

Para os FAN, deve comprar cabos desse tipo:

https://www.akasa.com.tw/update.php?tpl=product/product.detail.tpl&no=181&type=Cables&type_sub=Fan Cable Adapters&model=AK-CB002

Tenha em mente que só tem dois tipos de FAN: aqueles que entram ar frio e aqueles que tiram o ar quente, portanto precisa de no máximo 2 cabos splitter desses. Quanto ao uso dos SY_FAN, eles estão localizados em locais onde tem sensores de temperatura na placa-mãe e, caso use FAN com PWM poderá controlar a velocidade de rotação desses FAN(eles tem 4 pinos), se os FAN forem de 3 pinos, funcionarão sempre na RPM máxima.

Quanto ao uso dos LEDs deve procurar uma orientação no youtube, refira-se ao modelo da placa-mãe e os AURA RGB.

Mas para controlar a velocidade é necessário uma HUB? Ou no cabo eu consigo também? 

Postado
8 horas atrás, Severb disse:

Mas para controlar a velocidade é necessário uma HUB? Ou no cabo eu consigo também? 

Para controlar a velocidade o FAN precisa ser PWM. Um HUB, pelo que eu vi  realiza uma modulação fazendo uma variação da tensão no FAN, aí precisa ver se o tipo de fabricação dele  aguenta .

Na verdade primeiro precisa ver se precisa mesmo dos 6 FAN.

Se os FAN tiverem PWM(com 4 pinos) poderia ligar direto no cabo splitter citado.

Postado
Em 30/08/2022 às 06:39, PedraX disse:

Para controlar a velocidade o FAN precisa ser PWM. Um HUB, pelo que eu vi  realiza uma modulação fazendo uma variação da tensão no FAN, aí precisa ver se o tipo de fabricação dele  aguenta .

Na verdade primeiro precisa ver se precisa mesmo dos 6 FAN.

Se os FAN tiverem PWM(com 4 pinos) poderia ligar direto no cabo splitter citado.

Também tenho uma b550 ASUS Tuf e quero colocar 6 fans e tava pensando no deepcool FH 10 pra isso. As fans são RGB, mas sem variação. A conexão é só pwm. 

Possui conectar sem problema na placa? Não tem problema 6 fans em uma Sys fan?

Postado
1 hora atrás, Alan Sales disse:

Não tem problema 6 fans em uma Sys fan?

Existe uma limitação por saída de Sys_FAN. Nas placas mãe mais modernas é de  2A, nas mais antigas 1A.  Ou seja, entre 12W a 24W( 2AX12VDC) em cada saída. Como um FAN potente gasta em média 0,3A, teóricamente 6 FAN teriam 0,3X6=1,8A, ou seja, daria sim. Mas, veja bem, como já disse nunca os FAN vão girar na mesma direção(entrando ar ou tirando ar), ou seja vai ser dividido entre pelo menos 2 SYS_FAN.

A B550 tem 3 sys_FAN e aí pode dividir.

1 hora atrás, Alan Sales disse:

Possui conectar sem problema na placa?

Vai ligar o HUB na MB?

Acho q não funciona assim

Postado
32 minutos atrás, PedraX disse:

Existe uma limitação por saída de Sys_FAN. Nas placas mãe mais modernas é de  2A, nas mais antigas 1A.  Ou seja, entre 12W a 24W( 2AX12VDC) em cada saída. Como um FAN potente gasta em média 0,3A, teóricamente 6 FAN teriam 0,3X6=1,8A, ou seja, daria sim. Mas, veja bem, como já disse nunca os FAN vão girar na mesma direção(entrando ar ou tirando ar), ou seja vai ser dividido entre pelo menos 2 SYS_FAN.

A B550 tem 3 sys_FAN e aí pode dividir.

Vai ligar o HUB na MB?

Acho q não funciona assim

Na ASUS Tuf b550  específica isso, 1A. A fan que vou usar tem 0, 17.

Outra coisa, pra fan tirar o ar pra fora do gabinete não é só instalar ela de forma invertida? Sempre ouvi que é assim que se faz. Daí todas girando pro mesmo lado, as que estiverem invertidas irão servir de exaustor.

O Hub é o Fh 10 da Deepcool. Ele conecta um cabo Sata de alimentação na fonte e o outro cabo na sysfan.

Screenshot_20220904-112505.png

Postado
3 minutos atrás, Alan Sales disse:

Outra coisa, pra fan tirar o ar pra fora do gabinete não é só instalar ela de forma invertida?

Na carcaça do FAN  tem flexas indicando a direção do fluxo do ar, quando o conector é instalado de forma correta.È que se os fios forem de alguma forma mudados(positivo no negativo, pe), o fluxo muda também.

8 minutos atrás, Alan Sales disse:

Ele conecta um cabo Sata de alimentação na fonte e o outro cabo na sysfan.

na verdade não conheço o funcionamento desses HUB's, mas se liga um cabo na SYS_FAN, então é para pegar os sensores de temperatura da MB.

Postado
4 minutos atrás, PedraX disse:

Na carcaça do FAN  tem flexas indicando a direção do fluxo do ar, quando o conector é instalado de forma correta.È que se os fios forem de alguma forma mudados(positivo no negativo, pe), o fluxo muda também.

na verdade não conheço o funcionamento desses HUB's, mas se liga um cabo na SYS_FAN, então é para pegar os sensores de temperatura da MB.

O controlador é este aqui. 

Minha dívida é se a fonte de energia, sendo puxado da fonte, anularia qualquer sobrecarga que normalmente um excesso de fans em uma única sysfan poderia causar. 

Eu pensei em usar um F4 que não tem essa alimentação da fonte, mas sai teria que usar dois e seria muito fio. 

Postado
8 minutos atrás, Alan Sales disse:

Minha dívida é se a fonte de energia, sendo puxado da fonte, anularia qualquer sobrecarga que normalmente um excesso de fans em uma única sysfan poderia causar. 

Não, nessa situação(conectado diretamente no fonte), a energia toda deve ser direto do fonte, passa só o controle de temperatura pelo cabo no SYS_FAN

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, PedraX disse:

Não, nessa situação(conectado diretamente no fonte), a energia toda deve ser direto do fonte, passa só o controle de temperatura pelo cabo no SYS_FAN

Obrigado. Vi muita informação desencontrada a respeito. Ficou difícil de entender como funcionava.

Postado
Em 04/09/2022 às 16:37, PedraX disse:

Comprei essa mesma HUB e conectei direto na placa-mãe, possuo 6 fans conectadas nela. Terei algum problema?

Postado
10 horas atrás, Severb disse:

Comprei essa mesma HUB e conectei direto na placa-mãe, possuo 6 fans conectadas nela. Terei algum problema?

Não, desde que faça as conexões de forma correta. Ví o vídeo e a alimentação de energia vem totalmente do fonte, a sys_FAN só dá o controle da rotação das FAN.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!