Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, 

Tenho um modem da Oi fibra que constantemente tem uma falha no wifi, permitindo que a rede repetidamente desconecte e só conectando quando é desligado/ligar o wi-fi do dispositivo. 

Então peguei um roteador da Huawei o Ax2S apenas para usa-lo para melhor gerenciamento dessa rede wi-fi, quais configurações adicionais é indicado ? 

Pensei em fazer somente o Ip fixo desse roteador para evitar conflitos

Postado

O motivo de adquirir esse roteador é por causa dessas questão do print. Acontece isso várias vezes durante o dia, e a solução é desligar e ligar o wi-fi novamente. É uma solução simples, mas quem depende que a conexão seja estável e na tenha essas quedas, atrapalha muito 

IMG_20220831_111640_620.jpg

• Membro VIP
Postado

Sabe se a internet continua funcionando com cabo?

Se for algum problema no modem, mesmo colocando o roteador o sintoma pode continuar.

Você pode usar o roteador como AP, usando a porta LAN (desativando o DHCP) do Huawei.

Assim tudo fica na mesma rede, você tem apenas outro ponto de acesso. Agora se for usar algum recurso do roteador que dependa da WAN, o ideal é configurar com IP fixo, fora do range do DHCP do principal. (Mas fazendo isso, quando você se conecta a ao huawei estará em outra rede)

• Curtir 1
Postado

Semanas atrás eu postei um roteiro da maneira comum de fazer isso. Leva uns minutos. 

Em resumo: 

• mantenha todos os dispositivos na mesma rede ou vai ter mais problemas que soluções
  • fixe um endereço para cada roteador assim sempre vai poder acessar qualquer um de qualquer ponto
  • nunca use a porta WAN dos roteadores secundários a menos que esses roteadores permitam desativar NAT e precise dessa topologia. E possa aceitar que televisores e celulares possam não se comunicar dependendo de onde estejam conectados.

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, dwatashi disse:

Se for algum problema no modem, mesmo colocando o roteador o sintoma pode continuar.

Você pode usar o roteador como AP, usando a porta LAN (desativando o DHCP) do Huawei.

Assim tudo fica na mesma rede, você tem apenas outro ponto de acesso. Agora se for usar algum recurso do roteador que dependa da WAN, o ideal é configurar com IP fixo, fora do range do DHCP do principal. (Mas fazendo isso, quando você se conecta a ao huawei estará em outra rede)

Eu acho que vou apenas usar ele como ponto de acesso. porque vou desabilitar o wi-fi do modem principal e usar somente o wi-fi nesse roteador novo 

@arfneto As portas desse roteador em questão são Wan/Lan, não há diferença com em alguns modelos de roteadores. Pretendo deixar o modem principal no IP padrão 100.1 e deixar esse roteador com no IP 100.2. E todas as conexões sem fio será a partir desse roteador 

7 horas atrás, dwatashi disse:

A única coisa que a princípio eu pretendo usar nesse roteador é o controle dos pais. Aqui eu preciso usar essa função no wifi para evitar problemas 

Postado
4 horas atrás, Ewfcds disse:

As portas desse roteador em questão são Wan/Lan, não há diferença com em alguns modelos de roteadores

Então procure na configuração disso onde desabilitar NAT para as portas WAN/LAN É só o que importa nesse caso. Pode usar DHCP em um deles ou nos dois desde que possa especificar o gateway correto, o aparelho da oi. É o mesmo caso da rede sem fio. Deixe os endereços fixos dos roteadores claro fora da faixa usada por DHCP

Postado
Em 31/08/2022 às 23:26, arfneto disse:

Então procure na configuração disso onde desabilitar NAT para as portas WAN/LAN É só o que importa nesse caso. Pode usar DHCP em um deles ou nos dois desde que possa especificar o gateway correto, o aparelho da oi. É o mesmo caso da rede sem fio. Deixe os endereços fixos dos roteadores claro fora da faixa usada por DHCP

O que eu fiz aqui foi o seguinte: 

O endereço modem da Oi é 100.1, eu deixei o roteador no fixo 100.2 e nas opções do dhcp do modem da Oi eu configurei para iniciar a partir do 100.4, assim esse roteador fica de boa com o 100.2 e na mesma rede. 

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, arfneto disse:

a menos que possa no DHCP do huawei especificar o gateway deve desabilitar o DHCP nesse lado e deixar só no roteador da Oi

Vou tirar uns print e te mandar aqui, mas provavelmente só na segunda isso. 

Mas surgiu uma dúvida aqui, eu tô querendo esse roteador por causa das frequentes desconexões do wi-fi do modem, eu desabilitando o dhcp do roteador, quem ficaria responsável pelo endereçamento seria o modem da fibra, mas na questão da estabilidade de conexão, seria o roteador certo ? 

Postado
52 minutos atrás, Ewfcds disse:

Mas surgiu uma dúvida aqui, eu tô querendo esse roteador por causa das frequentes desconexões do wi-fi do modem, eu desabilitando o dhcp do roteador, quem ficaria responsável pelo endereçamento seria o modem da fibra, mas na questão da estabilidade de conexão, seria o roteador certo ?

O mais provável para a desconexão do wifi é ter ligado o segundo roteador pela porta WAN e ter deixado o DHCP ativo. Quando vence o endereço DELE no roteador principal em geral durante a renovação ele derruba todas as conexões do wifi porque vai perder o gateway, claro. E o duplo NAT vai gerar toda sorte de problemas também.

Fazendo do modo certo, como eu expliquei, não há instabilidade alguma numa rede doméstica. Numa rede em que tenha muitos roteadores, impressoras em rede e muita interferência pode ser que precise de algo mais para garantir estabilidade, mas num caso como parece ser o seu não vai acontecer mais.

wifi nada tem a ver com a conexão IP e muito menos com a internet. Cada coisa dessas é trata por protocolos diferentes.

Entenda que há uma conexão do wifi. E uma conexão IP na rede. E uma conexão com a internet. Tudo separado. Quando "cai"  precisa saber identificar o que foi que caiu 😉 porque nunca são os 3 a menos que caia a força.

Postado
11 horas atrás, arfneto disse:

O mais provável para a desconexão do wifi é ter ligado o segundo roteador pela porta WAN e ter deixado o DHCP ativo. Quando vence o endereço DELE no roteador principal em geral durante a renovação ele derruba todas as conexões do wifi porque vai perder o gateway, claro. E o duplo NAT vai gerar toda sorte de problemas também.

Então o problema em questão das frequentes desconexões no wifi são por causa do modem e não pela ligação do roteador. Visto que a compra do roteador foi justificada por causa desses problemas. 

Quando eu voltar eu vou verificar nas configurações como lidar com o NAT no roteador 

Postado

Se ligou via WAN criou mais uma razão para desconexões, e mais uma série de problemas como eu expliquei nos outros tópicos. 

Como concluiu que a falha inicial era no wifi e não no DNS ou DHCP ou IP mesmo? Qual era o intervalo do DHCP?

Postado
2 horas atrás, arfneto disse:

Se ligou via WAN criou mais uma razão para desconexões, e mais uma série de problemas como eu expliquei nos outros tópicos. 

Como concluiu que a falha inicial era no wifi e não no DNS ou DHCP ou IP mesmo? Qual era o intervalo do DHCP?

Eu realmente não fiz nenhum teste específico, somente das percepção mesmo.

Eu aqui em casa tenho +-10 dispositivos ligados na rede( wi-fi ou cabo). Na tv e no Pc que é cabeado não acontece desconexão, mas em todos os outros que são via wi-fi acontece isso. A rede para de da retorno por um momento como na imagem que mandei acima, geralmente no wifi fica 2 setas de envio/recebimento mas quando "cai" só fica a seta de envio. Então na minha percepção ele envia as solicitações mas não recebe nenhuma resposta.

Quais testes específicos eu poderia fazer para identificar os quesitos que você levantou ? 

IMG_20220831_111640_620.jpg

Postado
Em 03/09/2022 às 10:00, arfneto disse:

E só pra acrescentar, essas "quedas" não ocorrem em todos os aparelhos. Por exemplo: O dispositivo que mais uso é o celular, enquanto nele aparece essa msg que não tenho internet ao mesmo tempo a televisão que está usando também a internet está funcionando perfeitamente. O que pode ser nesses casos ? Isso já acontecia somente com o modem da operadora, sem o adicional do roteador. Eu estou fora aí não posso fazer os testes, devo voltar no máximo na quarta feira .

E eu olhei o release do modem da operadora, o tempo lá está de 1 dia

Postado

@arfneto consegui fazer uns testes aqui na sexta e hoje. Fiz da seguinte forma: 

Coloquei o roteador em um IP do range do modem, ex: 192.168.0.1 do modem e 192.168.0.2 do roteador. Para que ambos ficassem na mesma rede, como você mencionou. Desabilitei o dhcp do roteador e deixei somente o do modem ativado e conectei LAN/LAN os cabos, deixando o wi-fi do modem desabilitado e usando somente o do roteador( a estrutura aqui é somente o modem da operadora e esse roteador novo).

Nessa configuração me atendeu bem em questão de estabilidade (pelo menos por enquanto), mas com a conexão wi-fi nos dispositivos conectados no roteador eu não consegui usar a função de controle dos pais, na parte de bloqueio de sites( a parte de desligar um dispositivo em determinado horário funciona bem, mas o bloqueio dos sites não) . Irei fazer o teste agora colocando o modem em bridge e deixando todo o gerenciamento nesse roteador. 

Postado

@Ewfcds controle de acesso pode ser diferente em cada modem. Muitos usam bloqueios no DNS e aí você apenas troca os endereços de DNS em todos os servidores dhcp. Um só no seu caso.

Não precisa desabilitar wifi em nenhum deles e provavelmente não deve. Apenas instale os roteadores em lugares onde o sinal dos outros é fraco. E ligue todos via cabo pelas portas LAN. Em muitos casos se usa um por andar, um do lado leste um do lado oeste, um de cada lado do poço do elevador (porque tem muito metal na estrutura e bloqueia o wifi).

A menos de alguma interferência externa isso é estável e não para nunca. Procure usar lease pequeno de DHCP se tem muitos clientes. Algo como uns 5 minutos. Ideal em bares e padarias.

Postado
1 hora atrás, arfneto disse:

@Ewfcds controle de acesso pode ser diferente em cada modem. Muitos usam bloqueios no DNS e aí você apenas troca os endereços de DNS em todos os servidores dhcp. Um só no seu caso.

Não precisa desabilitar wifi em nenhum deles e provavelmente não deve. Apenas instale os roteadores em lugares onde o sinal dos outros é fraco. E ligue todos via cabo pelas portas LAN. Em muitos casos se usa um por andar, um do lado leste um do lado oeste, um de cada lado do poço do elevador (porque tem muito metal na estrutura e bloqueia o wifi).

A menos de alguma interferência externa isso é estável e não para nunca. Procure usar lease pequeno de DHCP se tem muitos clientes. Algo como uns 5 minutos. Ideal em bares e padarias.

O roteador onde está já me atende na casa toda, sem nenhum cômodo com sinal fraco. Desliguei o wi-fi do modem por causa da interferência, já que o roteador fica próximo ao modem ( sem necessidade de mudar de posição). Em relação ao bloqueio dos sites em determinado dispositivo, eu não entendi sua explicação. Durante a semana eu volto com um feedback do teste com o modem em modo bridge e a eficiência do roteador 

Postado

Usar o modem em modo bridge apenas vai fazer com que ele opere como os "modem" ADSL de antigamente. Uma ponte de rede, o significado de bridge.. Se pode fazer com um PC mesmo quando preciso. Apenas seleciona os adapadores e configura como tal.

image.png.0964557374913b2973fa215e9dac831d.png

Algo como na figura ao lado

Sobre o bloqueio de sites apenas no wifi é isso: tem alguns servidores DNS programados para não retornar endereços de sites considerados "suspeitos" e pode usar isoo simplesmente usando esses servidores. Pode er alguma assinatura.

Outra possibilidade é um firewall programável.

Se o roteador que usa oferece algo assim então também é só usar.

Postado

Update: 

Coloquei o modem em modo bridge e deixei o gerenciamento da rede no meu roteador. 

Qualidade de sinal estável e os problemas de desconexões até o momento não tenho o que reclamar. 

O próximo teste será trocar o DNS do roteador, para vê se é melhor do que o fornecido pela operadora. 

Postado

Update 2

Deixando o modem da operadora em bridge e controlando todos as conexões pelo roteador foi a melhor escolha para o meu cenário, agradeço as pessoas que tiraram um pouco do seu tempo para ajudar na solução do problema 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!