Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um acer nitro 5 com 8gb de ram, entretanto se eu colocar mais memória RAM ela continua como utilizável: 5,94 GB. Se eu colocar 2 de 8gb, 2 de 16gb, 1 de 16gb, e e eu colocar menor que 8 ela reduz bastante tambem. Já levei em diversos tecnicos e nenhum soube resolver, tentei entrar em contato com a garantia e meu notebook foi pra lá umas 4 vezes e todas as vezes eles disseram que estava normal e que quando testaram nada deu problema, mas nunca me enviaram nenhum tipo de prova e até hj sofro com esse problema, alguém tem alguma dica ?? Já tentei atualizar a BIOS e diversas outras coisas.image.png.5a2f85159d59f174901eb0346be4f91d.png

Postado
10 minutos atrás, HenrySilva disse:

Tenho um acer nitro 5 com 8gb de ram, entretanto se eu colocar mais memória RAM ela continua como utilizável: 5,94 GB. Se eu colocar 2 de 8gb, 2 de 16gb, 1 de 16gb, e e eu colocar menor que 8 ela reduz bastante tambem. Já levei em diversos tecnicos e nenhum soube resolver, tentei entrar em contato com a garantia e meu notebook foi pra lá umas 4 vezes e todas as vezes eles disseram que estava normal e que quando testaram nada deu problema, mas nunca me enviaram nenhum tipo de prova e até hj sofro com esse problema, alguém tem alguma dica ?? Já tentei atualizar a BIOS e diversas outras coisas.image.png.5a2f85159d59f174901eb0346be4f91d.png

Isso não é um problema, a questão é que o seu processador tem vídeo integrado e todo vídeo precisa de memória. Como ele não é uma placa de vídeo dedicada que tem sua propria memória (VRAM). O seu processador pega uma pequena parte da sua memória RAM para você poder ter o seu vídeo ou rodar jogos e etc.. É totalmente normal.

Quanto mais memória seu vídeo integrado ter, pode ser melhor.

(OBS: Se você tiver uma placa de vídeo dedicada, isso da memória é um problema.)

Postado

@HenrySilva Para que se mantenha sempre o mesmo valor de RAM utilizável ou o problema é que você mexeu no MSConfig e capou a RAM nesse valor ou tem algum problema físico nos slots de memória. Poderia também estar reservado na BIOS.

@1mfroost Não é normal que fique reservado 2GB de RAM para vídeo não, por padrão ficaria em 7,9GB utilizável - sem mudanças na BIOS. Ainda mais se o problema persiste com mais RAM adicional.

E não, independente de você ter 50MB de RAM ou 2GB de RAM reservada para a integrada na BIOS, pouco vai importar no desempenho dela.

• Coordenador
Postado

@HenrySilva Acesse a BIOS do computador e busque reduzir ao máximo a quantidade de VRAM reservada para o vídeo integrado.

4 horas atrás, 1mfroost disse:

Quanto mais memória seu vídeo integrado ter, pode ser melhor.

Na realidade o vídeo integrado já acessa a VRAM que precisar de qualquer forma. Essa configuração na BIOS é uma pré-alocação:

Postado
16 horas atrás, Gui GC disse:

@HenrySilva Para que se mantenha sempre o mesmo valor de RAM utilizável ou o problema é que você mexeu no MSConfig e capou a RAM nesse valor ou tem algum problema físico nos slots de memória. Poderia também estar reservado na BIOS.

@1mfroost Não é normal que fique reservado 2GB de RAM para vídeo não, por padrão ficaria em 7,9GB utilizável - sem mudanças na BIOS. Ainda mais se o problema persiste com mais RAM adicional.

E não, independente de você ter 50MB de RAM ou 2GB de RAM reservada para a integrada na BIOS, pouco vai importar no desempenho dela.

Claro que é normal se tem apu. Se for algo dedicado, não é normal.

Postado

@1mfroost De fato é normal que para uma APU exista memória reservada - que normalmente vem de fabrica a 32MB ou 64MB.

Agora, 2GB de memória reservada na BIOS direto de fabrica é pouco normal - pode existir um problema na configuração dele afinal de contas ele deixou bem ambíguo o quanto ele perde de memória com outros pentes. Se ele coloca 16GB e continua 5,94GB disponíveis, está longe de ser normal.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!