Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Painel IPS, VA ou TN? 144Hz, 165Hz ou 280Hz?


Posts recomendados

Eu estou montando o meu pc completão, e agora só me resta dúvidas sobre o monitor a ser escolhido. Tenho algumas opções e dúvidas.

A primeira dúvida, é a respeito da tecnologia do painél. Existe muita diferença de um painél VA para um TN? Eu estou atualmente com 3 opções e ambas estarão citadas ao final do tópico. O primeiro seria um monitor da Acer, com 23.6" e 165Hz, com uma tela curva de 1200R e painel VA, porém ele não tem ajuste de altura, então eu teria que comprar um braço articulado mais pra frente, já que até o momento ainda não sei qual a altura que ele ficará na mesa em relação a minha cabeça, mas caso ficasse muito baixo, eu iria pôr em cima de uma caixa até comprar o braço articulado. A segunda opção, seria o monitor Superframe vision pro, 24.5", 280Hz, painél TN e ajuste de altura. Um ponto que me levou a pensar nele, foi o fato de ter a tela um pouco maior que o outro, quase 1 polegada, ter ajuste de altura e a taxa de Hz elevada, mas tenho medo de comprar um painél TN, e a cor ser horrivelmente absurda, a ponto de eu enjoar ao assistir uma série e pegar ódio pelo monitor. Sobre a taxa de atualização, tem muita diferença de 144Hz para 280Hz? Ouvi falar que de 60Hz para 144Hz a diferença é enorme, mas que de 144Hz para 244Hz por exemplo, a diferença é quase imperceptível. A terceira e última opção, é o monitor AOC Hero 27g2/bk, possuindo 27", 144Hz, painél IPS e ajuste de altura, porém, dizem que 27" é ruim para jogar FPS por ser uma tela muito grande. Eu irei jogar CS:GO, Valorant, Zula, Warzone, mas também irei jogar muitos jogos de modo história. Ele me chamou atenção pelo fato de ter uma tela IPS e o ajuste de altura. O da Acert me chama bastante também, por possuir uma tela curva de 1200R, já os outros dois não possuem tela curva.

Qual desses monitores seria a melhor opção? O Acer, tá na faixa dos R$1.349,00, o Superframe tá custando R$1.444,15 e o AOC custa R$1.421,91. Caso tenham outras opções para indicar nessa mesma faixa de preço, podem indicar.

O fato de ser 27", é ruim para jogos FPS? O painél TN é muito inferior ao IPS e ao VA? Tem muita diferença de 144Hz para 165Hz, e de 165Hz para 280Hz?

 

Superframe vision pro: https://www.terabyteshop.com.br/produto/19530/monitor-gamer-superframe-vision-pro-245-pol-full-HD-280hz-tn-1ms-hdmidp-sfv2405s

Acer Nitro EI242QR: https://www.terabyteshop.com.br/produto/21872/monitor-gamer-acer-nitro-236-pol-curvo-full-HD-165hz-1ms-freesync-premium-hdmidp-ei242qr

AOC 24g2/bk: https://www.magazineluiza.com.br/monitor-gamer-aoc-g2-hero-27-led-widescreen-full-HD-HDMI-VGA-ips-144hz-1ms/p/225531400/in/mnpc/?=&seller_id=magazineluiza&utm_source=zoom&utm_medium=cpc&utm_campaign=-ft_none-nc_comparadores-oc_venda&utm_content=-un_magalu-ce_b2c-cp&partner_id=62174&bigclid=eyJvZmZlcklkIjoxMjMyODc5OTksInNrdSI6IjIyNTUzMTQiLCJncm91cElkIjoiMjI1NTMxNCIsImxvZyI6IjA1LzA5LzIwMjIgMTk6NDUifQ&utm_term=814a2211d66a492bba20b177eebe8baa

 

Ouvi falar uma vez que a AOC não é uma marca muito boa de monitores, é verdade? A superframe eu também não conheço muito. Desde já, agradeço a todos que contribuirem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Painel TN é aceitável se você não gosta de cores e não se importa em ter ângulos de visão bem estreitos em seu monitor.

Os VA são melhores que TN, mas em termos de cores... são praticamente tão ruins quanto. Se não gosta de cores VA é uma boa opção também.

 

Na minha humilde opinião, a única opção dos 3 é o AOC. Acho que pela qualidade a mais que vai ter nas cores, vale sacrificar os Hz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

procure vídeos de review no youtube que fica mais fácil conhecer cada monitor.

 

o AOC o pouco que procurei vem bastante monitores com problemas mas também vender uma quantidade maior, não sei se somente os monitores mais baratos da marca que vem algum problema mais frequentemente.

 

eu gosto bastante dos monitores da LG estou de olho nesse para comprar por essa semana

https://www.kabum.com.br/produto/353747/monitor-gamer-lg-ultra-gear-23-8-ips-144-Hz-full-HD-1ms-freesync-hdr-10-99-srgb-HDMI-displayport-ajuste-de-angulo-24gn600-b

 

ele não tem ajuste de altura mas da para colocar um suporte depois.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, LukyGBR disse:

Ouvi falar uma vez que a AOC não é uma marca muito boa de monitores, é verdade?

O que eu já vi falar é o contrário AOC é uma marca boa, o problema é que alguns produtos podem surgir defeitos.

 

 

O AOC de 27" listado é uma boa opção, mas há chance de dar algum problema nos Pixels, se ocorrer DeadPixel já é bom correr para trocar, e deadpixel vi ser muito comum no 24G2, já nesse 27G2, é mais fácil dar StuckPixel, que é o Pixel de cor presa.

 

Tenho o mesmo modelo, 27G2/BK, comprei na Amazon, no primeiro dia deu 2 stuckpixel, inventei de entrar em correria pra devolver e estava esquentando mais a cabeça, fora gastar o que não era para gastar, no fim minha esposa falou que era melhor ficar com o monitor, stuckpixel não atrapalha tanto quanto um deadpixel, mas eu poderia normalmente ter devolvido o monitor dentro de um prazo de 30 dias, produto vendido e entregue pela Amazon.

 

 

Se for optar pelo AOC mesmo, que é uma ótima opção, esteja atento para ver se surge algum pixel com problema, e tente devolver, porque a politica de devolução da Magalu pode ser diferente da que tem na Amazon.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LukyGBR Deve ser lote antigo.

 

O meu não apresentou esse problema.

 

Já devem ter tirado do mercado esse lote, atualmente o problema comum em alguns casos é o deadpixel ou stuck pixel.

 

Se der deadpixel, devolva.

 

Se der stuckpixel você ainda pode decidir se fica mesmo ou não.

 

A vantagem é que stuck pixel é led que fica aceso em cor fixa e as vezes nem é notado.

 

No meu o stuck pixel ficou azul claro, o led só acendeu azul e verde.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, LukyGBR disse:

Eu irei jogar CS:GO, Valorant, Zula, Warzone, mas também irei jogar muitos jogos de modo história.

 

Para estes jogos o painel TN é vantajoso, então procure um TN de boa qualidade, da linha TUF da ASUS, vide os review do PC Facts.

 

Evite AOC, por mais que tenha melhorado é a marca que mais se vê reclamações.

 

Best gaming monitor 2022 da PC Gamer, não vai encontrar todas as marcas e modelos aqui, mas te da uma ideia das marcas a procurar.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Alex Camus disse:

procure vídeos de review no youtube que fica mais fácil conhecer cada monitor.

 

o AOC o pouco que procurei vem bastante monitores com problemas mas também vender uma quantidade maior, não sei se somente os monitores mais baratos da marca que vem algum problema mais frequentemente.

 

eu gosto bastante dos monitores da LG estou de olho nesse para comprar por essa semana

https://www.kabum.com.br/produto/353747/monitor-gamer-lg-ultra-gear-23-8-ips-144-Hz-full-HD-1ms-freesync-hdr-10-99-srgb-HDMI-displayport-ajuste-de-angulo-24gn600-b

 

ele não tem ajuste de altura mas da para colocar um suporte depois.

 

 

 

Tenho um LG de 17 polegadas que em 5 anos apresentou defeito em um capacitor que o troquei para voltar ao normal. Mais 5 anos e o dito capacitor deve se esgotar novamente. Não acho isso bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique - RJ disse:

Tenho um LG de 17 polegadas que em 5 anos apresentou defeito em um capacitor que o troquei para voltar ao normal. Mais 5 anos e o dito capacitor deve se esgotar novamente. Não acho isso bom.

você não achou bom o monitor durar 5 anos sem dar nenhum problema??  hoje em dia é tudo descartável a menos que compre algo realmente caro é difícil alguns eletrônicos durarem até mesmo 5 anos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Alex Camus disse:

você não achou bom o monitor durar 5 anos sem dar nenhum problema??  hoje em dia é tudo descartável a menos que compre algo realmente caro é difícil alguns eletrônicos durarem até mesmo 5 anos. 

 

5 anos achei pouco. Tive um Samsung de tubo que durou bem mais que isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Henrique - RJ disse:

 

5 anos achei pouco. Tive um Samsung de tubo que durou bem mais que isso.

não compare monitores de 10-15 anos atrás com os de hoje. eu tenho um monitor aqui da HP que tem uns 10 anos fácil e nunca deu problema.

 

quais marcas você recomenda que vão durar ai uns 10 anos?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!