Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem como controlar as ventoinhas desse gabinete?


Posts recomendados

Galera vi que esse gabinete tem um ótimo airflow mas quando as ventoinhas tão no máximo elas são um pouco chatinhas de escutar, queria saber um jeito de colocar isso no automático, vou comprar esse gabinete e não sei se tem como controlar a velocidade das ventoinhas.

 

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-lian-li-lancool-ii-mesh-c-RGB-lateral-de-vidro-preto-lancool-ii-mesh-c-RGB-x?gclid=Cj0KCQjw6_CYBhDjARIsABnuSzq-yMkwWVIrRzPRUGl8cTA_UZF-o33J85Sk7qeaDfqt4VAA3cHfJYYaAiMQEALw_wcB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Vinicius Deroma disse:

@GuilhermeGB o que é DC??

Bom, todas as ventoinhas são alimentadas com uma tensão de 12V em Corrente Contínua, que pode ser fornecida diretamente pela placa-mãe ou diretamente pela fonte, dependendo do tipo de conector que sua ventoinha tem. Quando você conecta na placa-mãe, geralmente as ventoinhas vão ter um conector com 3 pinos ou 4 pinos, os dois tipos são encaixados no mesmo lugar, só que o 4º pino é obrigatório para utilizar o controle de velocidade via PWM (Pulse Width Modulation). Quando você não tem uma ventoinha com 4 pinos, a alternativa é usar o controle via tensão, também chamado de controle DC, que nada mais é do que "Corrente Contínua" (Direct Current) em inglês, já que é a forma de corrente que é fornecida para a ventoinha.

 

O controle via PWM envia um sinal de pulso modulado e a tensão padrão de 12V até a ventoinha pelo 4º pino e a mesma se encarrega de fazer o controle de velocidade através de um circuito interno. No modo DC você poderá controlar a tensão que a placa-mãe vai fornecer à ventoinha, sendo que 12V é valor máximo e fará com que a rotação seja máxima, mas você pode reduzir a tensão também, e isso vai forçar a ventoinha a rodar numa velocidade mais baixa. O controle via tensão não é tão preciso quanto via PWM, mas funciona bem desde que você não reduza demais a tensão, inclusive é a forma que controlo as ventoinhas no meu PC, pois não possuem o 4º pino.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado que nem todas as placas-mãe possuem opção de controlar a rotação das ventoinhas por tensão ("Voltage" ou "DC", como dizem), a minha mesmo não tem, ela só controla a rotação de ventoinha de 4 pinos usando o modo PWM, no manual dela apenas descreve que os conectores delas são alimentados com 12v (então só funciona via PMW, já tentei controlar a rotação de ventoinhas de 3 pinos, mas não funciona, elas giram sempre no máximo porque a placa só fornece 12 volts).

 

Algumas placas-mãe permitem controlar as ventoinhas/fans por tensão somente em algumas portas específicas. A nomenclatura usada pode diferenciar entre os fabricantes. Eu já vi algumas placas que na parte de controle de rotação dos fans permitem você escolher o método em "Voltage", "PWM" ou "Automático", já vi placas da ASUS em que no manual, na parte onde descrevem as pinagens dos conectores das fans eles colocam a função de cada pino, aí se tiver algum pino descrito como +5v ao invés de "Chassis fan IN" então é porque aquela porta pode funcionar variando a tensão de 5v até 12v para controlar a rotação dos fans, portanto vai conseguir controlar a rotação de fans de 3 pinos.

 

No pior dos casos, você terá que comprar um controlador de fan manual ou fazer uma adaptação nos conectores para ligá-los em 5v ou 7v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marclbr sim, isso é verdade, mas a maior parte das placas-mãe modernas já são compatíveis com os dois modos. Minha antiga ASUS H61M-A/BR só conseguia controlar a rotação por PWM, então pra não ficar com o ruído de quatro ventoinhas girando a 1500 RPM no meu gabinete, eu fiz uma gambiarra utilizando uma placa conversora DC-DC e ajustei os 12V que saiam da fonte (cabo Molex) para uns 7V ou 8V e alimentei todas as fans por um HUB que eu tenho, isso sem nenhuma conexão com a placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/09/2022 às 22:52, GuilhermeGB disse:

então não conseguirá controlar via PWM, apenas DC mesmo.

e a tensão que o fonte fornece(corrente direta, de 12 VDC).PWM é um sistema de modulação por passo controlado, vai variar a RPM do motor do FAN conforme o sinal vindo da placa-mãe ou do controlador de velocidade(se tiver um ).

Mas o que ue vai colocar nesse gabinete? Só se for um PC bem parrudo mesmo, normalmente um mais intermediário já é suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!