Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Montei meu pc neste gabinete, já tem dois fans 120mm, estão marcados em vermelho na foto, o frontal vem junto com ele, o traseiro comprei separado quando montei.

Seria suficiente adicionar mais 2 fans? Um na posição A e outro na B, sendo que o da posição B eu pretendo colocar fixado por dentro para ter mais espaço entre o fan e o gabinete e melhorar a entrada de ar.

i3 10100f com air cooler padrão que vem junto

Galax GTX 1660super 

SSD com placa para adaptar e um HD

memória RAM geil superframe 

Fonte pichau nidus 500w

Gabinete.jpg

• Curtir 1
Postado

A não ser que você jogue fora o painel frontal, não adianta nada colocar um fan no B, não tem por onde ele pegar ar.

E sobre a posição A, só faz sentido se for na posição de intake. Mas isso vem com o problema da falta de filtro para impedir a poeira de entrar, então não é a melhor das soluções.

De qualquer forma, não invista em fans, pelo menos não agora. Você tem outras prioridades nessa máquina.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Imakuni Embora não pareça, tem um espaço e um certo vão entre o painel e o lugar do fan. Mas nada me impede de tirar o painel ( painel frontal não é 90graus).

O fan A seria pra usar como exaustor. No momento uso só pra cs, embora rode warzone razoavelmente bem. Logo começa a ficar calor aqui onde moro e uns fans sem led então por R$15 cada.

Tava com receio de que comece a esquentar 

Postado
2 minutos atrás, PedroNoal disse:

Embora não pareça, tem um espaço e um certo vão entre o painel e o lugar do fan.

Certo, em espaço...

...mas e o ar que vai preencher esse espaço entra por onde mesmo? Por cima, pelos lados e pela frente não é, essas direções estão bloqueadas pelo painel frontal. Sobra por baixo, mas o ar dessa parte já vai estar sendo usado pelo fan inferior. Ou seja, a entrada de ar é tão reduzida que acaba sendo inútil colocar um fan ali.

4 minutos atrás, PedroNoal disse:

O fan A seria pra usar como exaustor.

Sim, eu entendi essa parte. E foi o que eu falei: usar como exaustor só vai prejudicar o PC, não ajudar.

5 minutos atrás, PedroNoal disse:

Logo começa a ficar calor aqui onde moro e uns fans sem led então por R$15 cada.

Tava com receio de que comece a esquentar 

Você tem um processador relativamente fraco e que não permite OC... não deve ter problema, mesmo com o cooler padrão.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Imakuni Melhor fazer a troca de gabinete antes de fazer upgrades no futuro? 

Ja sei que a minha placa-mãe não é das melhores, para um i5 já não seria o ideal (pelos reviews). Tendo em vista que trocaria a placa e processador, melhor o gabinete antes.

Postado
Citação

Melhor fazer a troca de gabinete antes de fazer upgrades no futuro? 

Não, deixe para gastar com o "futuro" no futuro. 😉

Mas se consegue vender seu gabinete por preço próximo ao pagou - se estiver em estado de novo, é boa opção.  O pichau Apus tem frente "mesh" vem com 3 fans de 120mm por 210,00 - sem "frufru", com "frufru" é mais 59,00 "ô dinheiro torrado à toa". :tw_tounge_wink:

Mas como dois fans com bom CFM de qualidade razoável não vão custar caro, então que mal tem compra-los e experimentar?

Compre e coloque o A em exaustão, o que vai ajudar um pouco, mas como terá mais exaustão (2 fans) do que admissão (1 fan) vai criar uma zona de pressão negativa (abaixo da pressão atmosférica local) dentro do gabinete, o que faz com que entre mais poeira, empurrada pelo ar que a pressão atmosférica empurra para dentro para equalizar a pressão.

Teste o resultado, de uma forma padronizada que possa repetir, ex. rode tal programa de estresse AVX por XX minutos. 

Depois coloque o fan B, na parte de dentro do gabinete, por fora a estrutura do fan vai ser um obstáculo a mais para o fluxo de ar, já prejudicado pela entrada pequena, a área com tela "mesh".

A diversos testes mostrando que simplesmente encher  um gabinete com fans podem até pioram a situação, e o que vale para gabinete A não vale para B.

Ex. Os fans que o De8auer colocou na parte de baixo Lian LI Dynamic Air Mini só servem de suporte de "frufru", baixam a temperatura da VGA em 2 graus... mas só em "iddle", ou seja, quando não precisa.

E, desencane com temperaturas entre 70 e 80ºC não vai torrar nada.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@1lokos Provavelmente não vou comprar todas as peças de uma vez, seria mais interessante comprar o gabinete antes das demais peças do que manter um setup mais forte dentro desse gabinete?

Talvez substituir o fan que vem no gabinete por um melhor possa ser suficiente por agora?

@Imakuni Com relação a outras prioridades para configuração atual, o que recomenda?

Postado

Eu não vejo como seu PC poderia sofrer com problemas de aquecimento na configuração atual. Como já foi dito, o processador é um modelo simples, TDP de apenas 65W, dissipa pouca energia, a placa de vídeo também não dissipa tanto calor, TDP de 120W, as duas ventoinhas devem ser suficientes para criar um fluxo de ar e evitar o superaquecimento.

Por muitos anos usei um Core i5 3470 (77W) com uma GTX 660 (120W) num gabinete genérico com apenas uma ventoinha traseira de 80mm e a parte frontal toda tapada, nunca tive problema de temperatura, o máximo que me preocupou foi numa época mais quente do ano (aqui já é normalmente mais quente que em muitas regiões do Brasil) que minha placa começou a passar de 75ºC e eu nunca tinha visto ela chegar nessa temperatura antes, mas ainda é um nível seguro, e também consegui resolver acelerando as ventoinhas dela.

• Obrigado 1
Postado
46 minutos atrás, PedroNoal disse:

@1lokos Provavelmente não vou comprar todas as peças de uma vez, seria mais interessante comprar o gabinete antes das demais peças do que manter um setup mais forte dentro desse gabinete?

Neste fim de semana o "Professor CS" montou - para os "escritos"; um Ryzen 5600G num gabinete AeroCool Cylon com 2 fans na frente, que tem entrada de ar frontal bem mais restritiva que este Aeroool Zauron Saturn. Acompanhe os testes dele para ver como ficam as temperaturas.

Eu acho que uma segunda fan na frente do Aerocool Zauron Saturn ajudaria, tem muita área "mesh" livre cima e dos lados do fan já instalado.

gabinete-gamer-aerocool-zauron-vidro-tem

Outra coisa que pode fazer, ao invés 2 fans de 120mm compre 2 de 140mm, e coloque estas duas na frente e a de 120 que esta ali mova para o topo.

• REFRIGERAÇÃO A AR
  • Frente: 120 mm x 3 ou 140 mm x 2 (Não Incluso)
  • Parte superior: 120 mm x 2 (Não Incluso)
  • Parte traseira: 120 mm x 1
  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@1lokos Pensei em mover essa fan da frente para cima, mas ela tem Leds e vai ficar estranha, vou ver se deixo as Leds desligadas, percebi que ela não é muito forte em comparação com o fan traseiro.

Postado
2 horas atrás, PedroNoal disse:

@Imakuni Melhor fazer a troca de gabinete antes de fazer upgrades no futuro? 

Não.

@Imakuni Com relação a outras prioridades para configuração atual, o que recomenda?

Um processador melhor, um bom cooler para tal processador e um segundo pente de RAM para fechar dual channel (caso não tenha) seriam as primeiras coisa a se investir. Depois, uma fonte melhor para poder colocar uma placa de vídeo mais potente. Só depois disso que vale trocar o gabinete.

• Solução
Postado

@1lokos Pensei em mover essa fan da frente para cima, mas ela tem Leds e vai ficar estranha, vou ver se deixo as Leds desligadas, percebi que ela não é muito forte em comparação com o fan traseiro.

Já montei uma configuração com gabinete de painel frontal restritivo com entrada de ar inferior e filtro de poeira para as fans.
A fan inferior por ficar mais próxima da entrada de ar aparentemente "rouba" uma quantidade maior de ar, juntando mais poeira com relação as fans acima.

Pela localização o fluxo de ar da fan inferior beneficiaria mais a gaiola dos discos.
A fan acima teria um fluxo de ar livre beneficiando melhor a gpu.

Então eu diria que as fans extras ficaria mais a critério e necessidade de cada um.

Já vi donos que também ficaram na dúvida de trocar ou não o gabinete pela ventilação não ser dos melhores.
Eu diria para fazer um teste sem a tampa frontal e comparar os resultados.
Já vi casos que a diferença de temperatura não chegou a ser muito expressiva para justificar a troca.

• Membro VIP
Postado

Vou tentar colocar mais um fan frontal por dentro, para ficar longe da tampa e ver se mantém uma temperatura baixa. Se no verão não for suficiente tenho colocar mais um fan em cima e tirar a tampa frontal. Na pior das hipóteses vou gastar 15 reais à toa 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...