Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal

Atualmente, uso pra estudo - e de vez em quando pra jogar - um notebook da Lenovo, Thinkpad E14 (I7-1165G7, uma MX450 2 GB DDR5 e 16 GB de RAM 3200 MHz)

Eu gostaria de saber o que posso fazer para diminuir a temperatura tanto da CPU quanto da GPU enquanto uso o notebook, principalmente jogando.

Por exemplo, com o opera aberto e o aplicativo da Steam, o MSI Afterburner aponta uns 55 graus de media de temperatura dos núcleos do processador, enquanto GPU perto dos 60. Jogando, a temperatura de ambos já chega perto dos 90

Eu acabei percebendo esse problema quando abri uma partida de CSGO e vi que meu FPS estava baixo e instavel (por exemplo, meu antigo PC, com um i5 7400, RX 480 e 16gb de RAM 2400MHZ conseguia uma media de 200 fps nos graficos baixo e resolucao 1280x960; no notebook, que eu imagino que tenha um processador melhor que esse i5, consegue 90 ~ 120 fps, que ficam instáveis).

Então, pra quem tem um notebook, sabem de algo que eu possa fazer? seja comprar alguma daquelas mesas com fans pra melhorar a refrigeração, ou alguma configuração que diminua essa temperatura, mesmo sacrificando um pouco de desempenho?

• Membro VIP
Postado

@leohenfilho Meu notebook nunca esquentou nesse nível, ainda assim notei que depois que coloquei ele no suporte melhorou. Tem os suportes com fan que podem ajudar a manter a temperatura mais baixa.

Já abriu alguma vez para fazer a limpeza dele? Notebook fica com espaço bem restrito e o acumulo de poeira dificulta a refrigeração, talvez só abrir e tirar o pó já ajude bastante.

Postado

@leohenfilho recomendo limpar as entradas/saída de ar, e manter ele sempre em uma superfície plana, limpa e que mantenha as saídas de ar liberadas. Nunca use sobre uma almofada ou qualquer superfície que coopere com a temperatura alta.

Já a troca da pasta térmica... É 8 ou 80, só de abrir um notebook já pode acabar prejudicando em algo, deixe pra último caso.

Notebook pra jogos é complicado, exatamente por ter todos os componentes bem próximos uns dos outros... E se um esquenta, acaba esquentando os outros também. Esteja ciente que temperaturas altas a longo prazo causam redução da vida útil de seus componentes internos.

Se puder comprar uma base Cooler de qualidade, pode ser que ajude (se as entradas de ar do seu note forem embaixo será melhor ainda)

Espere mais dicas do pessoal!!

Postado

Esqueci de dizer duas coisas: o notebook é novo, comecei a usar ele faz pouco tempo, então não tem muita poeira acumulada. E a temperatura externa não é o problema. Onde eu moro tá fazendo 15 graus agora, e a temperatura dentro de casa não tá muito diferente. 

Eu acredito que grande parte do problema possa ser resolvido com uma base cooler. As saídas de ar são basicamente na parte de baixo do notebook. A questão é que eu não sei o quanto essas bases podem realmente ajudar (por exemplo, se conseguir reduzir a temperatura de 90 graus no CS pra 70 ~ 75 ja seria muito melhor).

Aliás, alguma recomendação de base pro notebook?

OBS: a grande dúvida é: lógico que a temperatura de algum jeito influencia no desempenho, seja usando o pc pra trabalho ou jogando. mas de qualquer jeito, o notebook deveria rodar melhor, caso as temperaturas estivessem razoáveis, no caso do CS, certo? digo, o fps deveria estar perto daquele disse com o PC de mesa (160 fps min, uns 200 de média, isso com as temperaturas ok, como 65 CPU e GPU no máximo)

eu digo isso porque imagino que esse i7 seja melhor do que o i5 de 7a geração

• Membro VIP
Postado

Quanto aos fps no jogo, a troca do i5 para o i7 acredito que não vai fazer tanta diferença, pois sua placa de vídeo é 2gb, e ela quem vai limitar o desempenho. Eu tenho uma 930mx no meu com i5 8250u e consigo rodar em torno de 90-130 fps. Talvez tente mudar algumas configurações de vídeo da placa para tentar um melhor desempenho. Mas se seu monitor for 60hz, ter 200 fps ao invés de 120 não vai mudar muita coisa na jogabilidade. 

Postado

@leohenfilho Por quanto tempo mais ou menos você se mantém jogando ?

Já observou o desempenho que o CPU e a GPU tem nos jogos que você joga ?

Creio que quanto maior a % de uso, maior a necessidade de se auto-refrigerar e pode ser que as ventoinhas não estejam dando conta (posso estar enganada, me corrijam por favor)

Aí o interessante seria mesmo o uso de uma base cooler. A Cooler Master tem algumas bem legais, dê uma olhada e analise reviews do produto pra ver se pra você valerá a pena. Creio que seja a melhor opção ao invés de eu recomendar.

Em questão aos FPS, o que mais limita é a GPU, e não tanto a CPU. Se atente a isso

• Membro VIP
Postado

O que me chamou atenção foi estar a 55 graus com "tarefas leves". O meu ficava em torno de 40 graus. Não sei se essa temperatura é normal.

Postado

Notebook mal refrigerado não vai ter bom desempenho sob alta carga. Esse notebook seu aí não passa confiança com relação ao sistema de refrigeração, pelas imagens que eu vi ele é fino demais. Às vezes já pensando nos possíveis problemas de temperatura, os próprios fabricantes já impõem limitações de desempenho dentro do sistema para evitar o aquecimento excessivo. E nem dá pra você comparar o desempenho de um PC com um notebook comum de trabalho em jogos, os PC's dificilmente sofrem limitações por temperatura (só por negligência do usuário).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!