Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola, montei meu computador a dois dias, e aparentemente a placa mad esta mostrando a temperatura errada, simplesmente ao entrar na BIOS mostra a temperatura subindo a 95 graus, porém quando coloco a mão perto do processador ou na tampa traseira está fria, ao olhar o hwinfo acontece a mesma coisa, porém não tem nenhum resquicio de instabilidade no sistema, não trava nem nada, so mostra essa temperatura falsa, alguém sabe como resolver ou se é problema da placa-mãe, ou se é serio? Estou com medo pois comprei importado e não quero ter dor de cabeça de mandar para a garantia

Config do pc:

Ryzen 5 5500

B450m pro s ASUS

GTX 1660 ti

Fonte 600w

Air cooler pichau sage v2

Sistema windows 10 32bit

Postado
14 minutos atrás, fontes.zs disse:

Ola, montei meu computador a dois dias, e aparentemente a placa mad esta mostrando a temperatura errada, simplesmente ao entrar na BIOS mostra a temperatura subindo a 95 graus, porém quando coloco a mão perto do processador ou na tampa traseira está fria, ao olhar o hwinfo acontece a mesma coisa, porém não tem nenhum resquicio de instabilidade no sistema, não trava nem nada, so mostra essa temperatura falsa, alguém sabe como resolver ou se é problema da placa-mãe, ou se é serio? Estou com medo pois comprei importado e não quero ter dor de cabeça de mandar para a garantia

Config do pc:

Ryzen 5 5500

B450m pro s ASUS

GTX 1660 ti

Fonte 600w

Air cooler pichau sage v2

Sistema windows 10 32bit

Essa informação pode estar errada e isso não é preocupante, se o PC estiver funcionando normalmente.

Sugiro que você rode  testes de stress/benchmark e veja o que acontece, antes de tomar qualquer decisão.

Algumas ferramentas para fazer isso:

3D Mark

Blender

CPU-Z (guia Bench)

Cinebench

Postado

Só para garantir, comece atualizando a BIOS para versão mais recente.

Feito isso, se ainda assim a placa-mãe acusa 95C, é bem provável que o cooler esteja mal montado. Tire e coloque de novo.

Postado

@Imakuni então mano o cooler esta bem montado e a BIOS esta atualizada e mesmo assim mostra a temperatura errada.

@Wal SJC não esta com nenhuma instabilidade mas olha o meu ultimo post, estou com outro problema, mas acho que não tem relação

Postado
14 minutos atrás, fontes.zs disse:

@Imakuni @Imakuni @Wal SJC

IMG_20220926_204808.jpg

Ele fica instavel em 96 graus em idle e jogando 

Estavel*

Se o PC não desliga, não reinicia e não apresenta instabilidade durante o teste de stress/benchmark, essa temperatura só pode ser falsa, como eu te falei no início.

Para tirar a dúvida, após o equipamento funcionar durante algum tempo nessas temperaturas, abra o gabinete e veja se o cooler, o processador e as peças próximas estão exalando um forte calor.

Se estiverem apenas levemente quentes, pode ter certeza de que não está trabalhando a essa temperatura, são apenas indicações falsas, que não devem ser causa de preocupação.

Postado

Disso eu ja sei, ja coloquei a mao perto e não estava quente sei que esta mostrando errado, meu problema agora é com stutterings em jogos e baixo uso de gpu não sei se tem haver

Postado
25 minutos atrás, fontes.zs disse:

Disso eu ja sei, ja coloquei a mao perto e não estava quente sei que esta mostrando errado, meu problema agora é com stutterings em jogos e baixo uso de gpu não sei se tem haver

É o seu processador super aquecendo e reduzindo o desempenho para tentar se salvar.

Não, essa leitura não é falsa. Seu processador está rodando nisso mesmo.

E pelas leituras, o problema é sim no cooler. Talvez você tenha montado errado, talvez tenha esquecido a pasta térmica, talvez não tenha tirado o plástico... de qualquer forma, tire e monte de novo.

Postado

Alguma coisa não está certa!

O TDP desse processador é de 65W!

Como ele pode estar esquentando tanto, se está trabalhando com apenas 15W e quando coloca a mão nele, não está quente?

Postado

@Imakuni mas eu ja coloquei a mao perto e não estava nada quente, nem os heat pipes e nem os vrms, inclusive a temperatura dos vrms é normal comparada com o processador, e em varios jogos o desempenho é normal com apenas alguns stutterings mas acho a é o HD

@Imakuni por exemplo, estou jogando a umas duas horas e consigo colocar a mão perto e esta quente mas em um nivel normal, acho que se estivesse realmente a 95 graus minha mão não sairia intacta 

@Imakuni pior que eu usei a pasta termica que veio junto com a placa talvez seja isso mesmo, porém não sei porque não esta quente, agora estou em dúvida se esta ou não com essa temperatura 

Postado
1 hora atrás, Wal SJC disse:

Alguma coisa não está certa!

O TDP desse processador é de 65W!

Como ele pode estar esquentando tanto, se está trabalhando com apenas 15W e quando coloca a mão nele, não está quente?

7 minutos atrás, fontes.zs disse:

@Imakuni mas eu ja coloquei a mao perto e não estava nada quente, nem os heat pipes e nem os vrms, inclusive a temperatura dos vrms é normal comparada com o processador, e em varios jogos o desempenho é normal com apenas alguns stutterings mas acho a é o HD

@Imakuni por exemplo, estou jogando a umas duas horas e consigo colocar a mão perto e esta quente mas em um nivel normal, acho que se estivesse realmente a 95 graus minha mão não sairia intacta 

É exatamente por isso que eu estou falando que você deve investigar o cooler.

Se estivesse correto, o calor que o processador gera seria transferido para o cooler, que iria esquentar e dissipar. Mas como tem algum problema nessa transferência, o pouco que gera fica preso no processador e faz com que a temperatura dele, que não tem praticamente nada de massa ou área de contato para dissipar, suba as alturas. E, de novo, como não tem transferência, o pouco que passa para o cooler não faz esquentar.

Mas enfim. O conselho esttá dado.

Postado

@Imakuni @Wal SJC entendiiiii, e porque sera que os vrms não estão quentes também? É por causa do tdp baixo?

E porque quando eu coloco a mao do lado do processador naquele ferrinho do soquete não esta quente 

E eu ja tenho esse pc a umas duas semanas, sera que ja não teria fritado se estivesse a essa temperatura mesmo esse tempo todo? Uso umas 6 hora por dia

Outra coisa que esqueci de dizer é o baixo desempenho dele em testes de benchmark, esse processador era pra fazee 5000 pontos pelo que vi em outros videos porém o meu so faz 2800, não sei se é culpa do HD também, pelo o que eu sei os dados passam nessa ordem: HD>ram>cpu sera que por causa da velocidade de leitura e escrita do cpu estarem baixas ele esta tendo esse desempenho ruim em benchmarks? ( O de baixo é o meu teste, e o de cima é o do adrenaline )

Screenshot_2022-09-27-00-55-10-225_com.google.android.youtube.jpg

IMG_20220927_005338.jpg

Postado
1 hora atrás, fontes.zs disse:

@Imakuni @Wal SJC entendiiiii, e porque sera que os vrms não estão quentes também? É por causa do tdp baixo?

VRM só esquenta se tiver muita energia passando por eles, coisa que não acontece quando o consumo do processador está baixo.

E porque quando eu coloco a mao do lado do processador naquele ferrinho do soquete não esta quente 

Pela mesma razão. O processador esquenta porque a parte que gera calor é muito densa, mas a quantidade de energia dissipada em si não é tão grande assim..

E eu ja tenho esse pc a umas duas semanas, sera que ja não teria fritado se estivesse a essa temperatura mesmo esse tempo todo? Uso umas 6 hora por dia

Agradeça aos mecanismos de segurança.

Outra coisa que esqueci de dizer é o baixo desempenho dele em testes de benchmark, esse processador era pra fazee 5000 pontos pelo que vi em outros videos porém o meu so faz 2800, não sei se é culpa do HD também, pelo o que eu sei os dados passam nessa ordem: HD>ram>cpu sera que por causa da velocidade de leitura e escrita do cpu estarem baixas ele esta tendo esse desempenho ruim em benchmarks? ( O de baixo é o meu teste, e o de cima é o do adrenaline )

De novo, são os mecanismos de segurança fazendo o trabalho deles. Quando superaquece, o processador capa o desempenho numa tentativa desesperada de diminuir o consumo para evitar de torrar.

Postado

@fontes.zs você precisa verificar com cuidado pois, se estiver esquentando de fato, ou se for apenas uma informação falsa, o Thermal Throttling do processador vai atuar da mesma forma, pois a informação de temperatura que o sistema está recebendo, é essa.

Sugiro que você verifique o cooler, principalmente o perfeito contato dele com o processador.

Se estiver tudo em condições satisfatórias e o cooler estiver suportável ao toque, com a temperatura indicando 96 graus, tente desativar o Thermal Throttling e observar.

A ideia é tirar a duvida: a temperatura de trabalho está realmente chegando aos 96 graus, ou não?

Postado

@Wal SJC como assim thermal trottling? Como desativo isso? 

Outra coisa que estou achando estranho é q quando ligo a temperatura não esta travada em 95 graus, ela vai subindo de 40 ate 95, como se não estivesse mostrando errado, estou começando a achar que esta mesmo s 95 graus, nem vou ligar enquanto não checar isso do cooler

Postado
2 minutos atrás, fontes.zs disse:

@Wal SJC como assim thermal trottling? Como desativo isso? 

Outra coisa que estou achando estranho é q quando ligo a temperatura não esta travada em 95 graus, ela vai subindo de 40 ate 95, como se não estivesse mostrando errado, estou começando a achar que esta mesmo s 95 graus, nem vou ligar enquanto não checar isso do cooler

Sim, o indicação pode estar errada ou não. Pelo que você está dizendo, não está. Então, antes de mais nada, certifique-se de que o sistema de refrigeração está funcionando perfeitamente. Se a temperatura estiver alta, você precisa descobrir o motivo, antes de pensar em outras soluções.

Postado

@Wal SJC mano ja tirei e coloquei o cooler de volta e estou com o mesmo problema, como desativo o thermal trottling? É pela BIOS? Tenho que acionar a garantia da placa-mãe ou do cpu?

Postado
5 horas atrás, fontes.zs disse:

@Wal SJC mano ja tirei e coloquei o cooler de volta e estou com o mesmo problema, como desativo o thermal trottling? É pela BIOS? Tenho que acionar a garantia da placa-mãe ou do cpu?

Se o processador estiver esquentando de fato e você desativar o Thermal Throttling, poderá danificar o mesmo. 

você só pode fazer isso se tiver absoluta certeza de que o core do processador nunca atingirá temperaturas acima de 90ºC (Tjmax), que é o limite especificado pela AMD.

Se passar disso, você poderá danificá-lo.

A desativação do Thermal Throttling é feita pela BIOS, mas o nome da função varia conforme a placa-mãe e o processador.

você teria que procurar na sua BIOS, por algo relacionado a isso.

Postado

Por mim — posso até estar errado, mas acho difícil — tá claro que não é um falso indicativo.

Se desativar o Thermal Throttling agora pode dar problema, não faz isso.

7 horas atrás, fontes.zs disse:

mano ja tirei e coloquei o cooler de volta e estou com o mesmo problema

Efetuou a troca da pasta térmica por uma melhor? verificou se o plástico não estava lá? REALMENTE montou certo?

É muito estranho estar atingindo essas temperaturas.

Postado
22 minutos atrás, Samuel_- disse:

Por mim — posso até estar errado, mas acho difícil — tá claro que não é um falso indicativo.

Se desativar o Thermal Throttling agora pode dar problema, não faz isso.

Efetuou a troca da pasta térmica por uma melhor? verificou se o plástico não estava lá? REALMENTE montou certo?

É muito estranho estar atingindo essas temperaturas.

Ele já fez tudo isso que você citou.

Na minha opinião, em vez de desativar o Thermal Throotting ele deveria acionar a garantia.

Mas, antes, precisa ter 101% de certeza que está esquentando mesmo, senão vai ser tempo perdido.

Postado

@Wal SJC a temperatura esta errada tenho certeza, abri a tampa traseira e coloquei a mão ali perto do processador e não estava nada quente, tenho certeza que está errada

@Samuel_- troquei a pasta e montei certo tenho certeza 

Postado
22 horas atrás, Wal SJC disse:

Na minha opinião, em vez de desativar o Thermal Throotting ele deveria acionar a garantia.

Mas, antes, precisa ter 101% de certeza que está esquentando mesmo, senão vai ser tempo perdido.

Realmente, deve ser a melhor opção.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...