Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desliga sozinho apenas no primeiro antes de entrar no Windows


UMARIZAL
Ir à solução Resolvido por UMARIZAL,

Posts recomendados

Problema: PC desliga sozinho apenas no primeiro boot, logo após a tela da BIOS e antes de entrar no Windows. No segundo boot, entra normalmente e funciona perfeito.

 

Tenho 2 PCs com máquinas muito parecidas (o meu com AMD FX-8370E + ASUS M5A78L-LE e da minha filha com AMD FX-8370E + M5A78L-M LX-BR), ambos com Windows 11, apresentando o mesmo problema citado acima. Não me recordo se com o Windows 10 o problema ocorria, já estou com o Windows 11 há uns 4 ou 5 meses.

 

Solução paliativa: Desativar / Desligar a inicialização rápida.

Ligar inicialização rápida no Windows

 

No entanto, gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar a solucionar o problema sem ter que desligar a inicialização rápida.

 

É esperado que não seja problema de hardware com defeito, como fonte, memória, etc, até porque são 2 máquinas com o mesmo problema, porém, pode ser algo relacionado ao modelo do processador AMD FX ou do chipset da placa-mãe AMD 760G, que são os mesmos em ambos os PCs.

 

Imagino que seja algo relacionado ao ACPI. O que acham?

 

Desde já, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, UMARIZAL disse:

Problema: PC desliga sozinho apenas no primeiro boot, logo após a tela da BIOS e antes de entrar no Windows. No segundo boot, entra normalmente e funciona perfeito.

 

Tenho 2 PCs com máquinas muito parecidas (o meu com AMD FX-8370E + ASUS M5A78L-LE e da minha filha com AMD FX-8370E + M5A78L-M LX-BR), ambos com Windows 11, apresentando o mesmo problema citado acima. Não me recordo se com o Windows 10 o problema ocorria, já estou com o Windows 11 há uns 4 ou 5 meses.

 

Solução paliativa: Desativar / Desligar a inicialização rápida.

Ligar inicialização rápida no Windows

 

No entanto, gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar a solucionar o problema sem ter que desligar a inicialização rápida.

 

É esperado que não seja problema de hardware com defeito, como fonte, memória, etc, até porque são 2 máquinas com o mesmo problema, porém, pode ser algo relacionado ao modelo do processador AMD FX ou do chipset da placa-mãe AMD 760G, que são os mesmos em ambos os PCs.

 

Imagino que seja algo relacionado ao ACPI. O que acham?

 

Desde já, muito obrigado.

Já aconteceu o mesmo comigo e sumiu após um update da BIOS, embora o update não tenha sido feito com essa finalidade.

Acredito que seja um bug comum em BIOS AMI, o que é meio chato, mas não passa disso.

Sim, uma das possibilidades seria o ACPI, sugiro que você o desative na BIOS e faça um teste.

Edit>: outra tentativa seria dar um reset na BIOS e carregar as definições DEFAULT, apertando a tecla correspondente (geralmente o menu das funções é mostrado na parte de baixo ou à direita, na tela da BIOS). 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/09/2022 às 11:44, Math.Pi disse:

@UMARIZAL Exatamente o ACPI. Geralmente é falta de drivers. Raramente também pode ser um defeito no chipset.

 

Eu até tenho os drivers do ACPI fornecidos pela ASUS, para Windows 8 se não me engano, no Windows 10 eu os usava instalando pelo modo de compatibilidade.

 

Em 19/09/2022 às 11:44, Wal SJC disse:

Já aconteceu o mesmo comigo e sumiu após um update da BIOS, embora o update não tenha sido feito com essa finalidade.

Acredito que seja um bug comum em BIOS AMI, o que é meio chato, mas não passa disso.

Sim, uma das possibilidades seria o ACPI, sugiro que você o desative na BIOS e faça um teste.

Edit>: outra tentativa seria dar um reset na BIOS e carregar as definições DEFAULT, apertando a tecla correspondente (geralmente o menu das funções é mostrado na parte de baixo ou à direita, na tela da BIOS). 

 

Pois é, pode ser sim algum bug na BIOS, não descarto, mas ambos os 2 PCs já estão com a versão mais atual e por se tratar de um produto antigo, não creio que haverá uma nova versão, sendo assim, necessário eu me conformar com a atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Catelan disse:

@UMARIZAL o Windows 11 foi lançado com uma certa antipatia pelos AMD, que depois veio sendo corrigida pelas atualizações. Seus sistemas estão atualizados? Não tem autalizações opcionais de drivers não instaladas?

Não descarto a sua hipótese, mas isso já acontece ocasionalmente, com as BIOS da AMI, desde o tempo do Windows XP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 19/09/2022 às 11:15, UMARIZAL disse:

No entanto, gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar a solucionar o problema sem ter que desligar a inicialização rápida.

 

Esse recurso é conhecidamente problemático com BIOS de placas-mãe avulsas antigas, pois os caras não faziam validação séria com ele; ao contrário dos PCs de grife, que precisam cumprir as exigências de hardware da Microsoft, que, desde o Windows 8, é UEFI sem CSM + Secure Boot + inicialização rápida a ativada. Por isso PCs de grife, que tenham vindo com pelo menos o Windows 8, funcionam com o recurso sem incomodar.

 

O máximo que você pode tentar é certificar que as instalações sejam UEFI; deve ser suportado por ambas as placas -- requer configuração manual, pois dificilmente é configuração padrão. Resmungo 😠: não fosse a Microsoft enquadrar 🔫 os fabricantes requerendo UEFI + Secure boot no Windows 11, até hoje placas avulsas da ASUS, Gigabyte, MSI, etc, estariam usando o CSM por padrão, um absurdo completo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/09/2022 às 08:25, Catelan disse:

@UMARIZAL o Windows 11 foi lançado com uma certa antipatia pelos AMD, que depois veio sendo corrigida pelas atualizações. Seus sistemas estão atualizados? Não tem autalizações opcionais de drivers não instaladas?

 

Estão, os 2 PCs, 100% atualizados.

Lembrando que o problema não ocorria quando o Windows 11 foi instalado (usando imagem original MS com Rufus e opção Extended Windows 11 Installation > no TPM / no Secure Boot) para instalação. Se não estou enganado, começou há cerca de 2 ou 3 semanas, nos 2.

 

Em 21/09/2022 às 10:00, Marcos FRM disse:

 

Esse recurso é conhecidamente problemático com BIOS de placas-mãe avulsas antigas, pois os caras não faziam validação séria com ele; ao contrário dos PCs de grife, que precisam cumprir as exigências de hardware da Microsoft, que, desde o Windows 8, é UEFI sem CSM + Secure Boot + inicialização rápida a ativada. Por isso PCs de grife, que tenham vindo com pelo menos o Windows 8, funcionam com o recurso sem incomodar.

 

O máximo que você pode tentar é certificar que as instalações sejam UEFI; deve ser suportado por ambas as placas -- requer configuração manual, pois dificilmente é configuração padrão. Resmungo 😠: não fosse a Microsoft enquadrar 🔫 os fabricantes requerendo UEFI + Secure boot no Windows 11, até hoje placas avulsas da ASUS, Gigabyte, MSI, etc, estariam usando o CSM por padrão, um absurdo completo.

 

Não amigo, as placas-mães citadas são antigas, não possuem UEFI nem TPM... usam BIOS mesmo. Mas como disse acima, se não me engano não apresentavam este problema, parece que começou há 2 ou 3 semanas atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, UMARIZAL disse:

 

Estão, os 2 PCs, 100% atualizados.

Lembrando que o problema não ocorria quando o Windows 11 foi instalado (usando imagem original MS com Rufus e opção Extended Windows 11 Installation > no TPM / no Secure Boot) para instalação. Se não estou enganado, começou há cerca de 2 ou 3 semanas, nos 2.

Então pode ser o inverso: uma atualização que interferiu negativamente. Tente desinstalar algumas.

 

5 minutos atrás, UMARIZAL disse:

Não amigo, as placas-mães citadas são antigas, não possuem UEFI nem TPM... usam BIOS mesmo. Mas como disse acima, se não me engano não apresentavam este problema, parece que começou há 2 ou 3 semanas atrás.

Além do que mais tem isso né? Sabemos que não tem compatibilidade total. Eu também estou usando o 11 num PC bem velho e não tenho problemas, mas também não puxei nenhuma atualização até hoje. Prefiro só atualizar a cada nova build.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, UMARIZAL disse:

 

Estão, os 2 PCs, 100% atualizados.

Lembrando que o problema não ocorria quando o Windows 11 foi instalado (usando imagem original MS com Rufus e opção Extended Windows 11 Installation > no TPM / no Secure Boot) para instalação. Se não estou enganado, começou há cerca de 2 ou 3 semanas, nos 2.

 

 

Não amigo, as placas-mães citadas são antigas, não possuem UEFI nem TPM... usam BIOS mesmo. Mas como disse acima, se não me engano não apresentavam este problema, parece que começou há 2 ou 3 semanas atrás.

Esse bug não tem nenhuma relação com  o Windows. Isso acontece há anos com placas-mãe da ASUS que usam BIOS AMI, UEFI ou Legacy.  Não consegui descobrir o motivo. Mas o problema é a nível de firmware mesmo, pois o defeito ocorre antes do início do boot do Windows. Parece uma operação de conclusão de atualização de BIOS que fica pendente e o firmware não "quita", fica repetindo, toda vez que você liga o PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Wal SJC disse:

Esse bug não tem nenhuma relação com  o Windows. Isso acontece há anos com placas-mãe da ASUS que usam BIOS AMI, UEFI ou Legacy.  Não consegui descobrir o motivo. Mas o problema é a nível de firmware mesmo, pois o defeito ocorre antes do início do boot do Windows. Parece uma operação de conclusão de atualização de BIOS que fica pendente e o firmware não "quita", fica repetindo, toda vez que você liga o PC.

 

Lembro-me que isso não acontecia antes... nem no Windows 10 nem no Windows 11 há alguns meses atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/09/2022 às 11:23, Wal SJC disse:

Você fez alguma atualização de BIOS?

Não, desde que montei esses PCs há uns 2 anos atrás +/- sempre usei a BIOS mais recente disponível no site da ASUS.
Desde o início sempre usei Windows 10 e há uns 2 ou 3 meses aproximadamente formatei e instalei do zero o Windows 11 usando a imagem original em pendrive bootável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Solução

Saudações amigos, tudo bom?

 

Hoje recebemos em ambas as máquinas (PC da minha filha e o meu também) a atualização Atualização Cumulativa do Windows 11 Version 22H2 para sistemas operacionais baseados em x64 (KB5018496).

( https://support.microsoft.com/en-us/topic/october-25-2022-kb5018496-os-build-22621-755-preview-64040bea-1e02-4b6d-bad1-b036200c2cb3 )

 

Após a instalação da referida atualização o problema foi resolvido.🙌 🎉🎈

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!