Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como descobrir tamanho de Memória e Largura de Banda Gráfica em APU


Ivo Morais
Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Estou precisando analisar equipamentos (Microcomputador e notebook's) sem placa de vídeo dedicada e avaliar pelas APU's se eles cobrem os requisitos gráficos para uso do AutoCAD 2020, porém a questão da descrição gráfica citada no site do AutoCAD não é comparável com as descrições das APU's na questão gráfica, nesse caso como analisar as APU's e verificar onde está a memória gráfica (VRAM) e a Largura de Banda (GB/s).

Link dos requisitos do AutoCAD 2020:
https://knowledge.autodesk.com/support/autocad/troubleshooting/caas/sfdcarticles/sfdcarticles/System-requirements-for-AutoCAD-2020-including-Specialized-Toolsets.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

A memória de vídeo de uma GPU integrada é compartilhada com a memória RAM, o Windows disponibiliza 50% da memória RAM instalada para que o gráfico integrado consiga utilizar como bem entender (se essa RAM estiver livre). A largura de banda também será igual à RAM, e o valor teórico pode ser calculada facilmente como:

 

(Frequência Efetiva da RAM x Barramento (64-bit para single-channel/128-bit para dual-channel) ) / 8 = Largura de banda

 

Ex: 2400 MHz x 128-bit / 8 = 38.400 MB/s = ~38 GB/s

 

As informações de frequência e barramento podem ser verificadas com o CPU-Z.

 

Mas eu já te adianto que nenhum vídeo integrado moderno vai ter problema para rodar Autocad, já rodei Autocad em gráficos integrados bem fracos da Intel, as APU's AMD são incomparavelmente mais potentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A memória de vídeo de uma GPU integrada é compartilhada com a memória RAM, o Windows disponibiliza 50% da memória RAM instalada para que o gráfico integrado consiga utilizar como bem entender (se essa RAM estiver livre). A largura de banda também será igual à RAM, e o valor teórico pode ser calculada facilmente como:

 

(Frequência Efetiva da RAM x Barramento (64-bit para single-channel/128-bit para dual-channel) ) / 8 = Largura de banda

 

Ex: 2400 MHz x 128-bit / 8 = 38.400 MB/s = ~38 GB/s

 

As informações de frequência e barramento podem ser verificadas com o CPU-Z.

 

Mas eu já te adianto que nenhum vídeo integrado moderno vai ter problema para rodar Autocad, já rodei Autocad em gráficos integrados bem fracos da Intel, as APU's AMD são incomparavelmente mais potentes.

Sua explicação foi excelente em relação sobre o AutoCAD roda nas APU's modernas eu estava intuindo que iria dar certo mesmo, porque vi gente rodando com GPU dedicada muito antiga tipo: GT 710 + Processador Intel de 2ª Geração, então é para as APU's modernas rodar numa situação semelhante ou um pouco melhor, Valeu Guilherme.

@GuilhermeGB você sabe me informar se é possível deixar a memória RAM fixa para "VRAM" ou dedicada para a parte gráfica?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Ivo Morais disse:

@GuilhermeGB você sabe me informar se é possível deixar a memória RAM fixa para "VRAM" ou dedicada para a parte gráfica?

Leia esse tópico:

 

 

59 minutos atrás, Ivo Morais disse:

@GuilhermeGB outra coisa, como você informou, o Windows utiliza por padrão 50% ou percentual livre para esse recurso gráfico da APU, sendo assim o valor da banda larga é diretamente ligado a esse percentual utilizado da memória RAM ou é irrelevante?

Não, a banda se refere a quantidade de dados por segundo que pode ser transferida (teoricamente), ela é a praticamente a mesma para qualquer porção da memória. A única coisa é dividida é a quantidade total.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Leia esse tópico:

 

 

Não, a banda se refere a quantidade de dados por segundo que pode ser transferida (teoricamente), ela é a praticamente a mesma para qualquer porção da memória. A única coisa é dividida é a quantidade total.

Compreendo, mais uma dúvida, largura de banda memória é diferente de largura de barramento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB então existe uma contradição no teu cálculo, porque os valores de MB/s dos módulos de memória de acordo com as descrições do produto difere com o calculo pela regra que você informou, como podemos ver nessa lista dos DDR3 e DDR4 abaixo:
ktc-content-memory-ddr4-overview-ddr3-vs

Você tem a referência que trata do cálculo que você trouxe e existe algum programa que afere esses valores, porque no CPU-Z vai ser a mesma referência desse gráfico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ivo Morais o motivo é muito simples: esse gráfico considera apenas a condição em single-channel. Como eu disse antigamente, em single-channel temos barramento de 64-bit e em dual-channel temos 128-bit, o dobro. Veja:

 

800 MHz x 64-bit / 8 = 6400 MB/s

3200 MHz x 64-bit / 8 = 25600 MB/s

 

Exatamente o que está no início e fim do seu gráfico.

 

A explicação física pra isso é a seguinte: Hz (Hertz) é uma unidade medida de frequência, se refere a quantas vezes algo se repete por segundo, e Mega se refere a milhões na física, então MHz são milhões de repetições por segundo. Uma memória que é dita ser de 3200 MHz na verdade é de 1600 MHz, mas por ser do tipo DDR (Double Data Rate/Taxa Dupla de Dados), consegue processar 2 bits por ciclo, sendo 3200 MT/s (Mega Transferências por segundo), ou seja, 3200 Mb/s (Megabit por segundo). Cada canal de memória tem uma "bus width" (largura de transferência) de 64 bits, o que quer dizer que essa capacidade de bits por segundo é multiplicada por 64, se forem dois canais dobra para 128. Agora observe que Mb (Megabit) e MB (MegaByte) não são a mesma coisa, uma unidade de Byte (B) equivale a 8 unidades de bits (b), logo precisamos fazer essa correção convertendo o valor de Mb/s para MB/s dividindo ao dividir o valor por 8.

 

Aqui no site da Intel eles explicam como calcular a largura de banda máxima teórica para seus processadores X-series. No caso eles não levam em consideração a largura de transferência de 64-bit, eles já usam na formula diretamente o valor em Bytes, que seria 8 Bytes (64 bits / 8 = 8 Bytes), e depois multiplicam pelo número de canais (esses processadores suportam até 4 canais, quad-channel, enquanto processadores domésticos no máximo 2, dual-channel). No fim das contas é a mesma coisa.

 

https://www.intel.com/content/www/us/en/support/articles/000056722/processors/intel-core-processors.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Ivo Morais o motivo é muito simples: esse gráfico considera apenas a condição em single-channel. Como eu disse antigamente, em single-channel temos barramento de 64-bit e em dual-channel temos 128-bit, o dobro. Veja:

 

800 MHz x 64-bit / 8 = 6400 MB/s

3200 MHz x 64-bit / 8 = 25600 MB/s

 

Exatamente o que está no início e fim do seu gráfico.

 

A explicação física pra isso é a seguinte: Hz (Hertz) é uma unidade medida de frequência, se refere a quantas vezes algo se repete por segundo, e Mega se refere a milhões na física, então MHz são milhões de repetições por segundo. Uma memória que é dita ser de 3200 MHz na verdade é de 1600 MHz, mas por ser do tipo DDR (Double Data Rate/Taxa Dupla de Dados), consegue processar 2 bits por ciclo, sendo 3200 MT/s (Mega Transferências por segundo), ou seja, 3200 Mb/s (Megabit por segundo). Cada canal de memória tem uma "bus width" (largura de transferência) de 64 bits, o que quer dizer que essa capacidade de bits por segundo é multiplicada por 64, se forem dois canais dobra para 128. Agora observe que Mb (Megabit) e MB (MegaByte) não são a mesma coisa, uma unidade de Byte (B) equivale a 8 unidades de bits (b), logo precisamos fazer essa correção convertendo o valor de Mb/s para MB/s dividindo ao dividir o valor por 8.

 

Aqui no site da Intel eles explicam como calcular a largura de banda máxima teórica para seus processadores X-series. No caso eles não levam em consideração a largura de transferência de 64-bit, eles já usam na formula diretamente o valor em Bytes, que seria 8 Bytes (64 bits / 8 = 8 Bytes), e depois multiplicam pelo número de canais (esses processadores suportam até 4 canais, quad-channel, enquanto processadores domésticos no máximo 2, dual-channel). No fim das contas é a mesma coisa.

 

https://www.intel.com/content/www/us/en/support/articles/000056722/processors/intel-core-processors.html

Poxa, agora eu fui bem lesado mesmo, foi mal, cara você ajudou muito mesmo, praticamente foi uma aula pra entender essa questão que eu já estava travado já fazia meses, eu deveria ter aberto esse tópico a mais tempo, valeu Guilherme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!