Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, é o seguinte. No meu trabalho estamos começando a ser liberados para trabalhar alguns dias da semana em home office, por isso preciso fazer alguns upgrades no meu notebook. Ficou bastante tempo na frente da tela do computador estudando e agora vou ficar mais ainda por causa do trabalho, então queria trocar a tela dele que é HD para uma tela Full HD. 

O problema é este: não acho em lugar nenhum da internet uma tela Full HD com o mesmo serial number do meu painel original. O SN do painel original é: N140BGA-EA4

O notebook é um Acer Aspire 5 A514-53G-571X.

A grande dúvida é: posso comprar um painel 14'' (mesmo tamanho do original) Full HD com serial number diferente ? O número de pinos é o mesmo: 30 pinos. O local do conector também é o mesmo: direita inferior. 

Já adianto - para aqueles que vão aconselhar a compra de um monitor - que essa opção não seria viável, uma vez que eu preciso da mobilidade do notebook pois aproveitarei o home office para viagens curtas.

Existe a chance de, mesmo coincidindo todas essas características, não dar certo ? O que aconselham ?

Postado

Claro que não vão ter o mesmo número de série, já que são produtos diferentes e número de série é um recurso utilizado para identificar um determinado produto. Troca de painel de laptop é um pouco chato, às vezes não é porque o painel tem a mesma conexão que o anterior que ele vai funcionar. Teria que perguntar com o vendedor. Sem falar que sua tela é de 14", 720p não é tão ruim para este tamanho de tela.

Postado

Já vi painéis totalmente compativeis não poderem ser usados por conta de mm de diferença de tamanho para a carcaça... a mais, a menos...

Recomendo desistir.

Postado

Já comprei uma tela de notebook para substituição, pelo que me lembro você deve somente se atentar ao tamanho da sua tela original, para que a mesma possa se fixar corretamente na carcaça do seu notebook, e ao conector, visto que deve ser compatível com o cabo flat. Você deve medir a sua tela original, em todas as extremidades, e fotografar para enviar ao vendedor e perguntar se a tela que ele está vendendo é compatível com o seu notebook. É importante medir tudo, não só comprimento, altura e largura. Meça essas partes que eu destaquei em vermelho na imagem anexada.

O código de modelo não precisa ser igual, até porque o código de modelo é para sua tela atual, ou seja, se procurar por ele, código do modelo, vai acabar comprando uma tela HD, quando deseja uma tela FHD

256626885_Semttulo.thumb.png.a333bf3648a5dcb7b6809889cf38b11f.png

É importante você perguntar qual é a taxa de brilho, contraste de fidelidade de cor ao vendedor para atestar se a qualidade da tela corresponde com o que você quer mesmo. Tem muitas telas IPS para substituição em notebooks genéricas com qualidades ruins vendidas no Ali... Pergunta antes ao vendedor se é compatível e preferencialmente compre algum produto que tenha reembolso e devolução gratuita, para precaver o azar, mas seguindo esses passos que te passei, é muito provável seja compatível com o seu note. Espero ter ajudado. 

Postado

@DaviTI Muito obrigado. Realmente estou receoso com as medidas dos itens que você apontou na imagem. Pelo que andei vendo por conta própria na internet o tamanho dessa "faixa preta" que fica na parte de baixo se difere de tela para tela.  

Estou analisando a possibilidade aqui com um assistente técnico. Dependendo do valor do painel e da instalação creio que vou preferir comprar um daqueles monitores portáteis do Ali ou BangGood. Realmente preciso fazer a troca para um monitor Full HD para melhorar o cansaço nos olhos. 

Postado

Desculpem, mas existem uns limites de física (ótica) envolvidos:

HD em TVs siginifica 720 linhas na vertical

FHD em TVs siginifica 1080 linhas na vertical

Essa mudança tem que ser ser num mesmo tamanho de tela para que você tenha a sensação visual de maior nitidez.

Se você instalar FHD no seu monitor de 14", que deve estar em 1366x768 vai mudar a resolução para 1920x1080?

Se você estiver assistindo vídeos ou jogando, terá uma melhor definição de imagem? SIM

Mas, essa resolução nas demais telas? Imaginou o tamanho das fontes para você ler? Então você vai manter a resolução de 1366x768? O FHD já era...

@acvale não entendeu?

• Membro VIP
Postado

Com maior densidade de pixels as coisas ficam menores, sejam as letras, bordas de janelas, etc. Acho que isso que o @Catelan quis dizer. FHD não ficam ruim em 14 polegadas. Até em 13[*] fica bom, basta fazer o Windows aumentar o zoom dos elementos da interface caso necessário; inclusive o faz automaticamente às vezes (qual heurística exata não sei). HiDPI é bem suportado também pelo macOS (óbvio né... Apple e suas telas maravilhosas!) e até no Linux (GNOME pelo menos). 😎

[*] Tem modelos do Dell XPS 13 que vêm com tela ~4K:

https://www.dell.com/pt-br/shop/notebooks/sr/laptops/xps-laptops?~ck=bt

😃 🥰

Edit:

Esqueci de mencionar uma coisa: programas velhos. Programas que não levam em conta DPI da tela podem ser problemáticos com telas HiDPI. O ideal, claro, é não usar porcaria obsoleta e/ou mal desenvolvida. Não sendo possível, o Windows tem opções para remediar o problema:

https://blogs.windows.com/windowsdeveloper/2017/05/19/improving-high-dpi-experience-gdi-based-desktop-apps/

Postado

10 horas atrás, Marcos FRM disse:

Com maior densidade de pixels as coisas ficam menores, sejam as letras, bordas de janelas, etc. Acho que isso que o @Catelan quis dizer. FHD não ficam ruim em 14 polegadas. Até em 13[*] fica bom, basta fazer o Windows aumentar o zoom dos elementos da interface caso necessário;.......

Exatamente

Aí volta a exibir em HD, entendeu a parada?

O fato é que, para o objetivo que o @murilo09 expôs, não vai fazer efeito algum além de jogar dinheiro fora.

Postado
33 minutos atrás, Catelan disse:

Não, vai ser FHD em uma tela pequena, se mudar a escala no Windows ou em outro sistema operacional, não vai mudar a resolução

Postado
8 minutos atrás, acvale disse:

Não, vai ser FHD em uma tela pequena, se mudar a escala no Windows ou em outro sistema operacional, não vai mudar a resolução

O recado é pro @murilo09 mas, se você usar a resolução FHD (1920x1080) 👌, mas se você achar pequeno demais (e vai) pra enxergar textos e diminuir a resolução (tipo 1366x768) já não estará mais exibindo em FHD!!!

• Membro VIP
Postado
35 minutos atrás, Catelan disse:

Exatamente

O fato é que, para o objetivo que o @murilo09 expôs, não vai fazer efeito algum além de jogar dinheiro fora.

Exibição sim, porém a renderização foi feita usando mais pontos, o que resulta numa qualidade melhor -- dependendo da densidade, muito melhor:

https://www.eizoglobal.com/library/basics/pixel_density_4k/

Telas HiDPI = 💟.

Postado

@Catelan você não precisa mudar de FHD pra HD pra deixar as letras maiores, dá pra deixar FHD com letras maiores, pois existe uma configuração chamada Escala (diferente de resolução).

Postado

@Marcos FRM Para o olho humano, dpi é dpi.

@acvale rsrsrs, você não entendeu o que eu disse: você não escolhe mudar de FHD para HD, mas mudando a escala, automaitcamente o monitor vai "descomprimir" aquela resolução de 1920 para 1366 e exibir exatamente igual ao HD.

Pessoal, frisando de novo... esqueçam televisor, esqueçam exibição de imagens em monitor sob o Windows e pensem exclusivamente em TEXTO, pois é esse o cerne do tópico.

Postado
7 minutos atrás, Catelan disse:

HD, mas mudando a escala, automaitcamente o monitor vai "descomprimir" aquela resolução de 1920 para 1366 e exibir exatamente igual ao HD.

Você não tinha apresentado essa explicação antes, mas não entendo como isso pode acontecer. Como o @Marcos FRM disse, a densidade de pixels da imagem (e dos textos) vai ser maior, mesmo que as proporções dos elementos na tela sejam as mesmas de uma tela 720p. Se você tiver alguma prova apoiando a sua teoria eu ficaria feliz em ver e potencialmente mudar a minha interpretação.

Postado

@acvale Prova? Vamos fazer assim, eu te aplico uma provinha. Por favor responda às questões:

1) Qual a resolução HD?

2) Qual a resolução Full HD

3) Qual a resolução 4K?

4) Qual a resolução do seu monitor?

5) Em qual categoria se encaixa?

Postado

@Catelan

1. 1280 * 720 pixels (alternativamente 1366 * 768 pixels)

2. 1920 * 1080 pixels

3. Não sei de cabeça mas deve ser 4096 * 2160 pixels ou algo assim

4. 1920 * 1080

5. Full HD (1080p)

Isso considerando a razão mais comum de 16:9

Não sei onde você está querendo chegar com isso

Postado

Complementando, pincei um trechos do artigo do @Marcos FRM , devidamente traduzido pelo Google. Por que será que tudo o que se expõe refere-se a monitores maiores que 23 polegadas???

image.thumb.png.426ca026e943e33f2806be87ff7c23ca.png

@acvale BACANA, MAS É UM MONITOR DE 14"?

Postado
2 minutos atrás, Marcos FRM disse:

14 - 1366x768 - 111,94 PPI
14 - 1920x1080 - 157,35 PPI

Acabou.

PERFEITO!

E letras 40,57% menores.

Postado

@Catelan Prezado, nada de novo foi adicionado à discussão. Como já dito acima, uma tela de mesmo tamanho mas com resolução maior apresenta maior densidade de pixels (PPI). As letras não vão ficar 40% menores em relação à tela HD, desde que o usuário ajuste a escala. A qualidade das letras será melhor, mesmo que isso seja pouco perceptível para este tamanho de tela. Se vale a pena uma tela 1080p 14" como upgrade a uma tela 720p 14", fica a critério de quem for comprar. O criador do tópico, em momento nenhum, disse que utilizaria seu PC apenas para ler texto. Trabalho e estudo também podem se beneficiar de mídia com uma resolução maior.

Postado
Em 29/09/2022 às 11:21, acvale disse:

@Catelan Prezado, nada de novo foi adicionado à discussão. Como já dito acima, uma tela de mesmo tamanho mas com resolução maior apresenta maior densidade de pixels (PPI). As letras não vão ficar 40% menores em relação à tela HD, desde que o usuário ajuste a escala. A qualidade das letras será melhor, mesmo que isso seja pouco perceptível para este tamanho de tela. Se vale a pena uma tela 1080p 14" como upgrade a uma tela 720p 14", fica a critério de quem for comprar. O criador do tópico, em momento nenhum, disse que utilizaria seu PC apenas para ler texto. Trabalho e estudo também podem se beneficiar de mídia com uma resolução maior.

Definitivamente não, e esse é o caso.

Tudo o que tentei demonstrar foi apenas e tão somente no interesse do autor do tópico, que deixou claro seu principal interesse ... Ficou bastante tempo na frente da tela do computador estudando e agora vou ficar mais ainda por causa do trabalho

• 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!