Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito para converter frequência em tensão para tacômetro com 555


GustavoH93

Posts recomendados

Boa noite pessoal, depois de muuuito tempo e agora que carro voltou a funcionar agora sim preciso fazer um sistema que informe as rotações do motor e que também faça o corte de ignição quando atingir a rotação determinada, é um motor com carburador então a única coisa eletrônica é a ignição que usa como base um sensor hall no distribuidor.

 

De inicio tentei fazer com arduino contando os pulsos do hall existente no distribuidor e funcionou mais ou menos, é uma tarefa bem complicada de programar e não tem como ter certeza que vai funcionar sempre, então pensei da seguinte forma:

 

Preciso criar um circuito que faça a conversão dos pulsos do distribuidor em tensão e essa tensão colocarei na entrada analógica do arduino, ou seja a tensão máxima tem que ser até 5v, a cada volta completa o sensor hall emite 2 pulsos a frequência vai ser baixa mesmo com o RPM alto, então pesquisando encontrei alguns circuitos que fazem essa conversão mas cada um tem o ponto positivo e negativo:

 

O primeiro usa um CI similar ao 555 mas tem que enrolar um fio em um dos cabos de vela ao invés de usar o sensor hall,  o outro é o mesmo circuito mas foi simplificado e o terceiro que parece mais simples  usa um CI chamado LM2907 que é praticamente feito para tacometro mas só achei no aliexpress esse CI, parece que está meio raro por aqui.

 

Nesse caso qual circuito devo começar? Usando o 555 como faço para a tensão variar de 0 até 5v? O 555 é o mais indicado para isso ou melhor tentar importar o LM2907 e depois tentar limitar a tensão de saida dele?  Gostaria de fazer com o 555 por ser bem fácil de achar e acho que ele já deve dar a precisão que preciso para o circuito funcionar, mas aguardo a resposta de vocês, se tiverem outro circuito que possa funcionar a ideia é bem vinda, desde já agradeço a todos!

 

 

 

 

 

 

tacometro.png

circuito-do-tacometro-de-10-leds.png

art0585_02.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Tempos atrás tive algumas experiências com tunadores de veiculos , muitos carros  de arrancada eram  adaptação de modelos antigos carburados  e esse item 'conta-giros' precisava ser inserido para uma melhor performance nas trocas de marchas . 

 

Alguns compravam pronto e instalavam, mas outros pediam algo customizado então o circuito mais eficiente erra com esse que voce falou, o LM2907  ( talvez porque na época pouca gente manjava de arduíno , sei lá ... )

 

Então...  tem no mercado os conta-giros para veiculo carburado e e tem aqui no brasil o CI  e os diagramas de como construir uma coisa customizada .  

 

Eu optaria por comprar as peças e implementar, sou hobbysta e curto a satisfação do "eu que fiz" .

 

Veja os links , peça e diagramas

 

https://tmgeletronica.com.br/Produto-CIRCUITOS-INTEGRADO-Circuitos-Integrados-Convencional-e-SMD-2907---CI-LM2907-Frequency-to-Voltage-Converter-To-Voltage-10kHz-Full-Scale-Linearity-Supply---DIP-ou-SMD-8-e-14Pinos-versão-3171-3171.aspx?IdProduto=3171&IdProdutoVersao=3171

 

https://shopee.com.br/2-Peças-Circuito-Integrado-Lm2907-i.491161507.9182795754?sp_atk=0cf39f39-a08c-4514-9667-b10a3b500ce9&xptdk=0cf39f39-a08c-4514-9667-b10a3b500ce9

 

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/4248-art585.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Alguns compravam pronto e instalavam, mas outros pediam algo customizado então o circuito mais eficiente erra com esse que voce falou, o LM2907  ( talvez porque na época pouca gente manjava de arduíno , sei lá ... )

Oi tito então tentei fazer com arduino uno e funcionou mais ou menos, ele funcionava mas não era preciso, então tempos depois descobri a Speeduino que é uma injeção eletronica completa que usa como "cérebro" um arduino mega, e tem toda a programação disponível no site deles:  https://speeduino.com/home/   mas é pesada a programação e usa o Mega não o uno que é mais comum e barato, por isso deixei quieto a parte de contar os pulsos com o arduino...

 

 

Ainda quero utilizar o arduino nesse projeto para mostrar o RPM em uma telinha lcd mas pra isso preciso injetar em um pino analógico do arduino uma tensão proporcional ao RPM do motor, a partir daí uma função MAP deve converter a tensão em rpm pra mostrar no LCD o problema é justamente o que usar para contar os pulsos converter em tensão para mandar pro arduino.

 

o LM2907 parece bem interessante e eu tinha lido o artigo no NBraga tanto que uma imagem que coloquei é do circuito dele, pelo que li a cada 67Hz aumenta 1 volt na saida do 2907 correto?

 

Parece bem interessante usar o LM2907 o problema é que ele está meio caro e se por ser importado tenho que esperar chegar, fora que já está difícil de achar será que daqui um tempo ele pode deixar de ser fabricado? usando o 555 se queimar o CI é beeem fácil achar outro.

 

28 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Eu optaria por comprar as peças e implementar, sou hobbysta e curto a satisfação do "eu que fiz" .

com certeza! eu estou tentando desenvolver isso porque quenho contagiros original no painel mas ele está beeem velho começando a ficar meio estranho, então estou querendo fazer tipo um painel digital usando o arduino, mas antes de tudo preciso descobrir como converter a frequência do hall em tensão para poder seguir adiante, o bom é que tendo o tacometro original no carro podemos usar ele para conferir se o tacometro que vamos fazer está preciso.

 

Pensando aqui usando o 555 será que no lugar de enrolar o cabo de vela tem como fazer ele pegar o sinal diretamente do hall? No lugar dos LM3914 vai ser o arduino que vai interpretar a tensão e motrar a rotação.

17 horas atrás, ComandateGustavo disse:

tacometro.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 555 é bom justamente pra fazer ao contrário: converter tensão em frequência. 

Apenas para aprendizado eu até fiz um voltímetro digital com ele, aplicando o clock em contadores CMOS. 

Esse circuito está aí no fórum em um tópico de 2016.

 

Já para converter frequência em tensão, o foco são os amplificadores operacionais. De mesma forma que funciona esse ci LM2907. 

 

Agora, indo um pouco mais além... 

Você pode trocar esses LM3914/15 por contadores. 

Os contadores são feitos pra trabalhar com pulsos e na saída, dependendo do tipo você escolhe se quer leds ou displays. 

Se achar melhor ainda pode usar o arduino pra isso. 

 

Porém eu fiquei na dúvida:

Por que não comprar um marcador desses já pronto? 

É um dos acessórios pra carro que mais se acha aos montes por aí. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Renato.88 disse:

O 555 é bom justamente pra fazer ao contrário: converter tensão em frequência. 

Apenas para aprendizado eu até fiz um voltímetro digital com ele, aplicando o clock em contadores CMOS. 

Esse circuito está aí no fórum em um tópico de 2016.

não consegui achar o tópico, mas então neste caso melhor abandonar o 555 para este projeto?

 

44 minutos atrás, Renato.88 disse:

Já para converter frequência em tensão, o foco são os amplificadores operacionais. De mesma forma que funciona esse ci LM2907. 

 

Será que podemos fazer com algum PIC ou CI essa função similar ao do LM2907? Tenho a pic kit 3 mas não manjo muito para criar a programação de PIC, no youtube programação de arduino tem aos montes, mas PIC tem quase nada...

 

49 minutos atrás, Renato.88 disse:

Você pode trocar esses LM3914/15 por contadores. 

Os contadores são feitos pra trabalhar com pulsos e na saída, dependendo do tipo você escolhe se quer leds ou displays. 

Se achar melhor ainda pode usar o arduino pra isso. 

a ideia seria converter a frequência do hall em tensão de 0 até 5v para o arduino, se usar um contador ele iria enviar tensão ou pulsos para o arduino? Se for tensão seria o ideal porque quando tentava enviar os pulsos do hall para o arduino contar a precisão era ruim e a programação era beeem complexa usava interrupt, freq count e mais umas coisas lá...

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Por que não comprar um marcador desses já pronto? 

É um dos acessórios pra carro que mais se acha aos montes por aí. 

Porque arrumei uma Tela lcd TFT de 3,5 polegadas bem baratinha e queria colocar todas as informações nela, fica tudo mais compacto, o carro é turbo então até agora, tem os "reloginhos" de:  pressão de turbo, pressão de combustível, temperatura do óleo, pressão do óleo, voltímetro e até desisti de colocar o amperimetro se não ia ficar mais parecido com cockpit de avião do que já está kkkkkkk

 

Para injeção eletrônica tem a telinha assim com todas as informações:

 

image.thumb.png.5f60324deac9010a18b51cb8f3a58ea2.png

 

mas para carro com carburador não tem nada desse tipo, por isso a ideia de fazer a telinha com todas as informações, futuramente quero fazer o painel todo digital, mas isso é mais pra frente, o primeiro passo é conseguir fazer a medição da rotação do motor e a limitação da RPM quando atingir uma rotação já determinada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

a ideia seria converter a frequência do hall em tensão de 0 até 5v para o arduino, se usar um contador ele iria enviar tensão ou pulsos para o arduino?

Totalmente desnecessário e contraditório isso. 

O arduíno trabalha muito melhor com pulsos digitais. 

Com aquele pino pra tacometro da ignição eletrônica você tem tudo que precisa e mais um pouco. Veja:

Ali se tem um pulso a cada meia volta do motor, ou seja, se tem o mesmo valor do RPM multiplicado por 2.

Então Se o arduino for programado pra ler a quantidade de pulsos em um tempo de 30 segundos você terá o valor de RPM no mostrador. 

Como 30 segundos é muito tempo para fazer a leitura, você pode diminuir este valor para 1 segundo, ou menos e fazer uma conversão de valores na programação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Renato.88 disse:

você pode diminuir este valor para 1 segundo, ou menos e fazer uma conversão de valores na programação. 

Aí que está, esse circuito além de informar a rotação no LCD vai fazer a limitação do RPM quando atingir uma rotação determinada por exemplo 5000 rpm, quando chegar nessa rotação ele tem que ligar e desligar a ignição rapidamente para o motor não subir mais o giro e também para não cair muito abaixo de 5000 rpm, e já tentei fazer isso antes usando o arduino com um opto acoplador e funcionou terrivelmente, mesmo com a função atachinterrupt para contar todos os pulsos ele não consegue controlar de forma rápida suficiente para manter  a rotação mais estável, aqui tem o vídeo que gravei na época programei para limitar em 2000 rpm e quando fazia o corte de ignição a rotação caia mais de 1000 rpm e se eu acelerasse mais rápido o motor a rotação chegava a quase a 3000, ou seja não deu certo e logo depois disso o motor estava beeem cansado e tive que retificar aí parei o projeto e estou voltando agora.

 

 

 

Contar esses pulsos e jogar as informações no LCD acho que é muita coisa pro arduino fazer, fora que o LCD usa quase todos os pinos da plaquinha e manter o LCD atualizando usa bastante processamento também, nesse caso acho que vou usar um arduino para ler a RPM e os sensores e de alguma forma comunicar com um outro arduino que vai comandar o LCD, mas isso não resolve o problema de limitar a RPM de forma correta...

 

Será que usando o 555 ou o LM2907 que é mais indicado pra essa função mais o LM3914 no lugar de um led poderia conectar um outro circuito com 555 para limitar a rpm, por exemplo vi que quando o quinto led do 3914 acende o motor está a mais ou menos 5000 rpm, então nesse quinto led conecto um transistor para ligar o circuito do outro 555 que vai ligar e desligar rapidamente a ignição do motor, o interessante é  que posso ajustar isso com potenciômetros, e um gringo já fez um treco assim usando o 555 para ligar e desligar a ignição, mas só funciona com botão não é automático dá uma olhada por favor:

 

 

 

Se conseguir fazer o limitador de RPM independente do arduino já fica bem interessante, porque  mesmo que não fique tão precisa a indicação do arduino ele não vai ter que limitar a rotação só indicar no LCD mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Contar esses pulsos e jogar as informações no LCD acho que é muita coisa pro arduino fazer, fora que o LCD usa quase todos os pinos da plaquinha e manter o LCD atualizando usa bastante processamento também

Olha, eu não entendo muito sobre o arduino. 

Mas acho que esse serviço ele faz com o pé nas costas, bem mais fácil do que transformar tensão em valores. 

Esse circuito tem por aí com pic, e eu se fosse fazer ia com os contadores mesmo e display de 7 segmentos! :lol:

 

Devia deixar o arduíno somente mostrar o valor e a limitação de velocidade ser feita por outro circuito mais simples. 

 

55 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Será que usando o 555 ou o LM2907 que é mais indicado pra essa função mais o LM3914 no lugar de um led poderia conectar um outro circuito com 555 para limitar a rpm, por exemplo vi que quando o quinto led do 3914 acende o motor está a mais ou menos 5000 rpm, então nesse quinto led conecto um transistor para ligar o circuito do outro 555 que vai ligar e desligar rapidamente a ignição do motor, o interessante é  que posso ajustar isso com potenciômetros

Mais fácil fazer isso com contador, e fica muito mais preciso. 

Se você quer 5000 RPM, em 1 segundo temos aproximadamente 83 voltas. 

Então se manter a mesma ideia que eu disse acima, quando um contador binário atingir 83 ele vai acionar seu circuito. 

Interessante que você pode ajustar através daqueles botões tipo dip switchs. 

Se quiser mais precisão, podemos ajustar o tempo pra meio segundo, e fazer na volta 42 por exemplo. 

Pra esse circuito são necessários dois contadores, um para a base de tempo e outro para contagem das voltas do motor. 

O outro circuito com 555 talvez nem seja necessário, talvez a saída do circuito já pode ir cortando a bobina pra diminuir a rotação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Esse circuito tem por aí com pic, e eu se fosse fazer ia com os contadores mesmo e display de 7 segmentos! :lol:

isso me lembrou um painel que eu acho interessante é meio futurista dos anos 80é o isuzu é um carro que nem teve por aqui mas olhando por fotos eu achei legal o desenho do painel e se por acaso futuramente eu quiser montar um bem parecido com ele seriam apenas os contadores com display 7 segmentos LM3914 e um punhado de leds não é? :tw_sweat_smile:

 

 

image.png.b2ad1e7b31b94d374b42aeff40c46ef9.png

 

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Mas acho que esse serviço ele faz com o pé nas costas, bem mais fácil do que transformar tensão em valores. 

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Devia deixar o arduíno somente mostrar o valor e a limitação de velocidade ser feita por outro circuito mais simples. 

Olha talvez o arduino até faça sim, naquele tempo o pessoal que estava me ajudando aqui no forum comentou pra usar o método de contagem por hardware mas  era muito avançado eu sabia quase nada de programação, agora sei quase um pouquinho kkkkkkk estudei, montei alguns circuitos então estou progredindo devagar,    de qualquer forma deixar para o arduino fazer a limitação de rotação do motor eu não confiaria mesmo, as vezes um erro que passou batido na hora de programar, um mau funcionamento pode me fazer perder o motor, então para limitar a rotação acho que devemos confiar mais na eletrônica pura mesmo kkkkkkk

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Mais fácil fazer isso com contador, e fica muito mais preciso. 

Se você quer 5000 RPM, em 1 segundo temos aproximadamente 83 voltas. 

Então se manter a mesma ideia que eu disse acima, quando um contador binário atingir 83 ele vai acionar seu circuito. 

Interessante que você pode ajustar através daqueles botões tipo dip switchs. 

Se quiser mais precisão, podemos ajustar o tempo pra meio segundo, e fazer na volta 42 por exemplo. 

Pra esse circuito são necessários dois contadores, um para a base de tempo e outro para contagem das voltas do motor. 

O outro circuito com 555 talvez nem seja necessário, talvez a saída do circuito já pode ir cortando a bobina pra diminuir a rotação. 

Deixa eu ver se eu entendi: se for para contar os pulsos dentro de um segundo apenas um contador dá conta do recado, ele vai contar quantos pulsos tiveram dentro de um segundo e se dentro deste tempo ele contou 83 então ele vai ativar a saída que vai ligar o circuito do 555 ou um transistor para cortar a bobina diretamente, agora se dentro de um segundo não contou 83 então quando terminar o tempo de 1 segundo ele vai zerar a contagem e vai começar a contar novamente até dar 1 segundo de novo e assim eternamente enquanto o circuito estiver ligado.

O contador então trabalha com base de tempo de 1 segundo agora se quisermos meio segundo ou menos temos que acrescentar outro contador que vai ficar contando o tempo para informar ao outro contador quando é o momento de zerar para recomeçar a contagem é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só dando umas ideias aí, quem sabe ajuda?

 

Quem sabe um contador E um 555? O contador vai acumulando os "clocks" que o sensor hall lhe envia e o 555 se encarrega de zerar o contador a cada segundo? Ficaria algo como "no segundo anterior o contador chegou a "40", então mostra o número 20 no display. Aí durante o próximo segundo a contagem ficou em 42. Nesse momento o mostrador mostra "21" etc...

 

Já para limitar a RPM é mais difícil, um pouco. Por exemplo, se 3000 RPM são 84 voltas, a partir do momento em que o número 84 for exibido no display, o circuito teria que cortar a corrente que vai à vela por... quantas voltas? Ou teria que desligar todas as velas até que esse número, 84, voltasse a aparecer. Ou que voltasse a 82, vá, para uma pequena histerese...

 

Também só no chute... uma motorzinho, sei lá, de carrinho de autorama, não é o inverso de um dínamo, não varia a tensão que gera em função da RPM em que seu eixo é virado? Um dínamo é um conversor analógico de RPM em tensão por excelência...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Também só no chute... uma motorzinho, sei lá, de carrinho de autorama, não é o inverso de um dínamo, não varia a tensão que gera em função da RPM em que seu eixo é virado? Um dínamo é um conversor analógico de RPM em tensão por excelência...

Esses motores de 3v ? Realmente pode funcionar, ele teria que girar junto com o motor e iria gerar uma tensão que vai subindo conforme a rotação aumenta, o problema é a confiabilidade disso, as escovas do motor e as buchas acho que não duram muuuito tempo, mas também pode funcionar.

 

13 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Quem sabe um contador E um 555? O contador vai acumulando os "clocks" que o sensor hall lhe envia e o 555 se encarrega de zerar o contador a cada segundo? Ficaria algo como "no segundo anterior o contador chegou a "40", então mostra o número 20 no display. Aí durante o próximo segundo a contagem ficou em 42. Nesse momento o mostrador mostra "21" etc...

 

Já para limitar a RPM é mais difícil, um pouco. Por exemplo, se 3000 RPM são 84 voltas, a partir do momento em que o número 84 for exibido no display, o circuito teria que cortar a corrente que vai à vela por... quantas voltas? Ou teria que desligar todas as velas até que esse número, 84, voltasse a aparecer. Ou que voltasse a 82, vá, para uma pequena histerese...

 

Acabei de ver que o gringo fez algo usando dois 555 e um CI 4046D esse CI no vídeo ele diz que é um comparador de fase, nunca ouvi falar dele e parece que o tal CI também não é fácil achar, mas no vídeo aparentemente funcionou muito bem o circuito, ele ajusta pelos trimpots a rotação que quer limitar e a velocidade que a bobina é ligada e desligada:

 

 

O maior problema é esse tal CI 4046D na internet achei o  Cd4046, Hcf4046 mas só 4046D não tem...

aqui o esquema do gringo:

 

https://drive.google.com/file/d/1AldZwwiLLNW2Ck5TKxTxDUlQFLucvkoX/view

 

No vídeo não dá pra ler o que está escrito em cima do CI se não ficaria fácil identificar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Renato.88 disse:

São todos o mesmo CI, essas letras no começo é só a marca dele. 

O que esse ci faz é transformar tensão em frequência. 

então qualquer CI 4046 resolveria o problema? 4046D como mostra no circuito dele não achei nenhum com o final D, esse D seria alguma variação do circuito original ou é algo do fabricante também?

Outra coisa é que ele pega o sinal para funcionar enrolando um fio no cabo de vela, será que podemos usar o sinal do hall no lugar desse fio no cabo de vela?

 

Pessoal esse circuito do gringo é a melhor ideia pra resolver o problema ou os CI contadores também funcionariam? Ainda não comprei os componentes porque estou aguardando qual a melhor ideia para seguirmos... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

esse D seria alguma variação do circuito original ou é algo do fabricante também?

Tudo a mesmamerdatambém. 

 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Outra coisa é que ele pega o sinal para funcionar enrolando um fio no cabo de vela, será que podemos usar o sinal do hall no lugar desse fio no cabo de vela?

O sinal da vela é mais lento que o da bobina, mas no fim é a mesma coisa, pois o circuito tem ajuste. 

Esse fio no cabo de vela não vejo como melhor opção, no balanço do carro isso aí pode falhar. 

Trabalhar com a saída da ignição eletrônica é a melhor opção. 

 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Pessoal esse circuito do gringo é a melhor ideia pra resolver o problema ou os CI contadores também funcionariam?

Prefiro o contador, ele é mais exato. 

Essa conversão de frequência/tensão do 555 mata o circuito, pois ela é imprecisa. 

 

Quando der faço um esboço do circuito com contador. 

Você mencionou 5.000 RPM, ou seja, 83 voltas por segundo. 

Nesse caso podemos usar o 4024, a contagem dele vai até 128. Porém vamos fazer cortar a bobina quando chegar no 83.

Outros CIs e transistores de apoio poderão ser usados também. 

Tenho que entender como é essa coisa de chavear a bobina. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Renato.88 disse:

Nesse caso podemos usar o 4024

esse? 

https://www.baudaeletronica.com.br/circuito-integrado-cd4024-7-stage-ripple-carry-binary-counter.html

 

3 horas atrás, Renato.88 disse:

O sinal da vela é mais lento que o da bobina, mas no fim é a mesma coisa, pois o circuito tem ajuste. 

Esse fio no cabo de vela não vejo como melhor opção, no balanço do carro isso aí pode falhar. 

Trabalhar com a saída da ignição eletrônica é a melhor opção. 

Concordo, além desses problemas quando for dar alguma manutenção tanto nas velas quanto nesse circuito tem que ficar desenrolando o fio pra depois enrolar de novo e usando a saída da ignição eletrônica fica bem mais discreto também, o fio enrolado no cabo de vela fica meio gambiarra kkkkk

 

3 horas atrás, Renato.88 disse:

Quando der faço um esboço do circuito com contador. 

Você mencionou 5.000 RPM, ou seja, 83 voltas por segundo. 

Nesse caso podemos usar o 4024, a contagem dele vai até 128. Porém vamos fazer cortar a bobina quando chegar no 83.

Outros CIs e transistores de apoio poderão ser usados também. 

falei 5.000 como exemplo mas podemos ajustar isso depois com dipswitch como você comentou né? 

Outra coisa é que o hall emite 1 pulso a cada meia volta, ou seja 2 pulsos por volta se for 5000 rpm  ao invés de 83 seriam  166 pulsos não?

 

3 horas atrás, Renato.88 disse:

Tenho que entender como é essa coisa de chavear a bobina. 

Eu acho que isso o circuito com 555 resolve, porque supondo que vamos ligar e desligar rapidamente a bobina para a rotação não subir nem descer muito, se programarmos para 2000 rpm por exemplo chegando nessa rotação o circuito desliga e liga a bobina rapidamente e o motor mantém a rotação, porém em 5000 rpm o "embalo" a inércia do motor é maior então pode ser necessário que o circuito que liga e desliga a bobina funcione mais rápido se não o giro pode subir muito na hora que o circuito funcionar, então aí podemos ajustar a velocidade do circuito do 555 usando o potenciômetro, bom isso é que eu estou achando, mas vamos primeiro descobrir como contar os pulsos depois vemos essa parte rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

esse? 

Sim. 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Outra coisa é que o hall emite 1 pulso a cada meia volta, ou seja 2 pulsos por volta se for 5000 rpm  ao invés de 83 seriam  166 pulsos não?

Sim. Mas aí podemos diminuir o tempo da leitura pra meio segundo e dá na mesma. 

Se não der certo, dá pra colocar um CI a mais pra dividir por 2 ou então colocar outro contador, que no caso seria o 4020 ou 4040 (não lembro). 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Eu acho que isso o circuito com 555 resolve, porque supondo que vamos ligar e desligar rapidamente a bobina para a rotação não subir nem descer muito, se programarmos para 2000 rpm por exemplo chegando nessa rotação o circuito desliga e liga a bobina rapidamente e o motor mantém a rotação

Tem que ver isso direito, senão vai fazer a bobina soltar faísca na hora errada e aí teremos um monte de problemas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Renato.88 disse:

Sim. 

ok vou encomendar ele, porque aqui na cidade a lojinha de componentes eletrônicos é pequena então tem que ser tudo pela internet, mas além do CD4024 vamos precisar de um outro CI para ser a base de tempo né? Seriam dois 4024 ou é outro tipo?

 

19 minutos atrás, Renato.88 disse:

Se não der certo, dá pra colocar um CI a mais pra dividir por 2 ou então colocar outro contador, que no caso seria o 4020 ou 4040 (não lembro). 

4024 é de 7 estágios, 4020 é de 14 estágios, quanto mais estágios maior o numero que o contador consegue chegar? Curioso que o pelo nome o 4024 imaginei que contasse mais do que o 4020 mas é o inverso, vai entender essas nomenclaturas...

31 minutos atrás, Renato.88 disse:

Tem que ver isso direito, senão vai fazer a bobina soltar faísca na hora errada e aí teremos um monte de problemas. 

soltar faisca na hora errada não acontece porque quem manda ela soltar é o módulo de ignição eletrônica, a gente só vai chavear o fio que liga o módulo a bobina, se estiver aberta a conexão não tem faísca, se estiver fechada tem faisca mas ela é sincronizada pelo módulo de ignição que é sincronizado pelo hall no distribuidor então tá tranquilo eu acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

ok vou encomendar ele, porque aqui na cidade a lojinha de componentes eletrônicos é pequena então tem que ser tudo pela internet, mas além do CD4024 vamos precisar de um outro CI para ser a base de tempo né? Seriam dois 4024 ou é outro tipo?

Vamos devagar, não compre nada ainda. 

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

quanto mais estágios maior o numero que o contador consegue chegar?

Isso. 

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Curioso que o pelo nome o 4024 imaginei que contasse mais do que o 4020 mas é o inverso, vai entender essas nomenclaturas...

Não, as nomenclaturas não tem nada a ver. 

O outro contador que pode nos interessar é o 4040 então. 

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

soltar faisca na hora errada não acontece porque quem manda ela soltar é o módulo de ignição eletrônica, a gente só vai chavear o fio que liga o módulo a bobina, se estiver aberta a conexão não tem faísca, se estiver fechada tem faisca mas ela é sincronizada pelo módulo de ignição que é sincronizado pelo hall no distribuidor então tá tranquilo eu acho.

Não é bem assim.... 

A bobina não funciona igual a uma lâmpada que você põe energia ela fica acesa quando tira ela se apaga. 

Ela funciona diferente, por pulsos. 

Só solta uma única faísca no momento em que é desligada. 

O que significa que independente da posição do sensor, se ficar ligando e desligando a bobina ela vai faiscar loucamente. 

 

O distribuidor tem um ajuste pra toda vez que a bobina for desligada, o cachimbo esteja dando contato com uma vela. 

Quando o cachimbo sai, a bobina liga de novo e desliga quando passar pela outra vela e assim segue. 

 

 

Acho que tô começando a entender.... 

O que precisa e justamente não acionar a bobina quando a rotação tiver alta, assim a vela passa batido pelo cachimbo sem faísca. 

O motor vai ficar funcionando com um pistão a menos, se estiver girando a toa a rotação não diminui. Mas se o carro tiver andando ele perde a força e aí sim diminui. 

E conforme comentei outro dia, a gasolina sai sem queimar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Renato.88 disse:

Acho que tô começando a entender.... 

O que precisa e justamente não acionar a bobina quando a rotação tiver alta, assim a vela passa batido pelo cachimbo sem faísca. 

O motor vai ficar funcionando com um pistão a menos, se estiver girando a toa a rotação não diminui. Mas se o carro tiver andando ele perde a força e aí sim diminui. 

E conforme comentei outro dia, a gasolina sai sem queimar. 

Acho bem difícil ter problema da vela soltar faisca na hora errada, e mesmo que aconteça a distancia entre o cachimbo do distribuidor e o próximo pino da vela é grande então a alta tensão seria dissipada ali pelo ar, e também se tiver a faisca na hora errada não deve ser com a bobina totalmente carregada, ainda mais que quanto maior a rotação do motor menos tempo de carga tem a bobina e mais fraca é a faisca...

 

12 horas atrás, Renato.88 disse:

O outro contador que pode nos interessar é o 4040 então. 

esse?

 

https://www.baudaeletronica.com.br/circuito-integrado-cd4040-controlador-binário.html

 

O bom é que esses contadores pelo que vi tem um valor baixo, isso é bom porque deixa o circuito mais barato, isso facilita para outras pessoas que quiserem montar um igual depois que conseguirmos.

 

12 horas atrás, Renato.88 disse:

Vamos devagar, não compre nada ainda. 

Primeiro vamos definir o contador que vamos usar depois o restante do circuito e fazer teste na bancada e só depois fazer o teste no carro certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, rmlazzari58 disse:

Será que não daria certo desligar a alimentação da bobina até que a RPM baixasse um pouco?

Digamos que o motor tenha que ser cortado com 5000 RPM e só volte a funcionar quando a RPM baixasse a, digamos 4950RPM... teria que testar, acho...

Sim e não, então acho que depende da rotação que queremos limitar, por exemplo com 2000 rpm o motor tem menos inércia do que a 5000 rpm desligar a bobina por meio segundo a 2000 rpm pode fazer o motor desacelerar demais tipo perder 200 rpm, agora a 5000 rpm  meio segundo desligada pode fazer ele perder só 30 rpm... só testando pra saber.

 

8 horas atrás, Renato.88 disse:
9 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Primeiro vamos definir o contador que vamos usar depois o restante do circuito e fazer teste na bancada e só depois fazer o teste no carro certo?

Sim. 

Ok tenho bem pouco conhecimento de contadores mas vou pesquisar sobre eles e quem sabe consigo imaginar alguma coia, mas é difícil no youtube aparece mais sobre contador pra usar no display de 7 segmentos, os contadores que vi fazem a contagem e vão ligando as saídas conforme vão incrementando a contagem, para este circuito precisamos de um contador que quando chegar ao numero de pulsos desejados acione uma só saída e essa saída vamos usar com transistor ou outra coisa para cortar a bobina correto?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GustavoH93 disse:

os contadores que vi fazem a contagem e vão ligando as saídas conforme vão incrementando a contagem

Sim, todos os contadores binários são desse jeito. 

Só que adicionando os dip switchs, diodos e resistores podemos fazer parar em qualquer número e assim:

1 hora atrás, GustavoH93 disse:

quando chegar ao numero de pulsos desejados acione uma só saída e essa saída vamos usar com transistor ou outra coisa para cortar a bobina

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/09/2022 às 23:07, Renato.88 disse:

Sim, todos os contadores binários são desse jeito. 

Só que adicionando os dip switchs, diodos e resistores podemos fazer parar em qualquer número e assim:

Estou pesquisando sobre os contadores conteúdo difícil de achar, mas pensei uma coisa que pode ser meio boba mas não custa perguntar:

 

 Pensei em usar um divisor de frequência ao invés de usarmos um contador para contar os pulsos diretamente, por exemplo:

 

Limitando a rotação em 5520 RPM dariam 92 duas voltas por segundo, como o hall emite um pulso a cada meia volta seriam 184 pulsos, se conseguirmos dividir essa frequência por  10  seriam aproximadamente 18,4 pulsos, então usando dois CD4017 que contariam até 20 quando o pino 9 do segundo 4017 ligar o motor estará mais ou menos em 5520 rpm  e então nessa saída podemos conectar o circuito que vai cortar a bobina, o que acha? É uma Ideia válida ou falei borracha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, GustavoH93 disse:

Pensei em usar um divisor de frequência ao invés de usarmos um contador para contar os pulsos

Basicamente, são tudo a mesma coisa. 

Os contadores são nada mais do que vários circuitos de divisor por 2 num mesmo ci. 

O 4024 tem 7 circuitos (ou estágios), o 4040 tem 10 e o 4017 tem 5, neste último existe um circuito a parte que faz as saídas contarem de um jeito diferente. 

26 minutos atrás, GustavoH93 disse:

Estou pesquisando sobre os contadores conteúdo difícil de achar,

Se encontra muito material sobre eles nas revistas antigas. Num site chamado "Blog do Picco" tem centenas dessas revistas. 

Depois te indico os números de algumas delas pra você ler. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!