Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OBS Studio vs placa de captura para gravar gameplays e publicar no YouTube


Ir à solução Resolvido por Pepse,

Posts recomendados

Olá pessoal! Eu sou leigo no assunto sobre placas de captura, e ainda tenho algumas dúvidas pendentes em relação ao uso do OBS Studio vs placa de captura. Pesquisei sobre isso pela internet e não encontrei muitos resultados interessantes, porém eu gostaria de saber o que vale mais a pena em relação ao uso dos dois para gravar gameplays e enviar para o YouTube, posteriormente. Não estou preocupado em relação a lives no momento, até porque eu irei começar somente com gameplays casuais de jogos single-player e multiplayer para o meu canal do YouTube que está parado a mais de um ano devido a problemas relacionados a falta de um PC bom, porém como consegui montar um PC bom para jogos em maio desse ano (configurações do mesmo se encontram em meu perfil), eu irei começar a postar gameplays novamente no meu canal porém ainda não sei o que compensa mais. Vi alguns amigos meu me recomendarem o ShadowPlay da Nvidia para gravar, porém ainda tenho receios sobre o software, não sei se ele consome muito do processador e da placa de vídeo para gravar em 1080p60 FPS. Eu tinha instalado na minha máquina esses meses atrás o ShadowPlay porém acabei perdendo ele devido a atualizações de drivers da minha GPU, porém nem cheguei a usá-lo para ser honesto. A minha placa de vídeo atualmente é uma GTX 1650 4GB GDDR5 e jogo muito GTA 5, Cyberpunk 2077, The Witcher 3, jogos do Sonic, The Sims 4 e entre outros games tanto novos quanto antigos. No caso irei começar a gravar gameplays de mods de GTA 5. Nesse cenário, o que vocês recomendariam para alguém que só quer gravar suas gameplays e publicá-las para o YouTube? OBS Studio, placa de captura ou Nvidia ShadowPlay? Eu estava cogitando pegar final do ano ou começo do ano que vem essa daqui da Elgato: https://www.kabum.com.br/produto/99177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 hora atrás, XXMythLuan disse:

Vi alguns amigos meu me recomendarem o ShadowPlay da Nvidia para gravar, porém ainda tenho receios sobre o software

Shadowplay tem qualidade menor que o OBS, no entanto, pesa menos no computador.

1 hora atrás, XXMythLuan disse:

Nesse cenário, o que vocês recomendariam para alguém que só quer gravar suas gameplays e publicá-las para o YouTube? OBS Studio, placa de captura ou Nvidia ShadowPlay?

Placa de captura se não me engano só passa a imagem do computador para alguma outra coisa, não faz gravações. Tanto é que, o PC dos streamers famosos usam dois PCs e uma placa de captura, pra passar a imagem do computador para um outro computador que faz a gravação/stream. O Shadowplay tem uma qualidade menor que o OBS, mas é mais leve, então, se você quiser ter uma taxa de FPS melhor, pegue o Shadowplay, o OBS tem melhor qualidade, mas é mais pesado, e mais difícil de se configurar, no entanto, dá pra deixá-lo tão leve quanto o Shadowplay.

Então, te recomendo o OBS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Muito obrigado pela resposta! Eu estava com essa dúvida já faz um bom tempo rsrs... Ontem mesmo eu instalei o OBS, fiz todas as configurações necessárias para poder ficar mais "suave" por assim dizer no meu computador, inclusive fiz até um teste com um jogo aqui e por incrível que pareça, não tive tantos problemas de queda de FPS. Sempre achei que o modo de gravação do OBS e o ShadowPlay fossem que nem o nostálgico e antigo FRAPS, que gravava a tela do PC e literalmente "comia" o FPS do seu jogo e também o espaço do seu HD por causa da baixa compressão! Mas acho que vou ficar com o OBS mesmo, até porque ele oferece mais configurações e também já é um software indicado para poder fazer lives. Prefiro ficar com um único software que faz tudo o que eu preciso do que ter o OBS para fazer live e o ShadowPlay para gravar gameplays, sabe? Melhor "unificar" as coisas em uma única solução... Então nem compensa mesmo ter uma placa de captura no meu PC né? Até porque faria mais sentido mesmo como você disse, ter dois computadores: um que você joga e o outro que serve para captar a gameplay e fazer o processo de stream, diminuindo assim a carga de processamento para um único computador. Bom, como já gastei uma fortuna com as peças e a montagem do meu PC bem os demais periféricos que eu comprei e que irei comprar em breve, melhor ficar por enquanto com o meu PC mesmo rsrs... Mas obrigado pela sua resposta! Me ajudou bastante! Vou começar a gravar gameplays talvez esse final de semana e trazer novidades para o meu canal no YouTube.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!