Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD dividido em dois discos rígidos.


Ir à solução Resolvido por JochenO,

Posts recomendados

Boa noite, levei meu notebook para trocar o HD por um SSD de 500gb, porém quando peguei o notebook e fui conferir o armazenamento dele percebi que o SSD estava dividido em dois discos rígidos, um disco com 194gb e outro disco com 270gb, um total de 464gb, ou seja, ao meu ver (sou um pouco leigo sobre o assunto) "sumiram" 36gb do SSD, gostaria de saber se é procedimento normal dividir um SSD em dois discos e gostaria de saber para onde foram esses 36gb, uso o Windows 10, agradeço se alguém puder tirar minha dúvida.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 hora atrás, Alvaro Dant disse:

um total de 464gb, ou seja, ao meu ver (sou um pouco leigo sobre o assunto) "sumiram" 36gb do SSD,

Funciona +/- assim: O Windows funciona em sistema binário, pra ele 1MB (megabyte) é igual a 1.048.576 de bytes, 1GB (gigabyte) é igual a 1.073.741.824 de bytes. Um SSD de 500Gb tem 500.000.000.000 bytes se você dividir isso por 1.073.741.824 terá 464GB que é o que sistema lhe mostrará.

1 hora atrás, Alvaro Dant disse:

gostaria de saber se é procedimento normal dividir um SSD em dois discos

Que eu saiba não, quando você faz as partições ao formatar um pequeno espaço fica reservado pro Windows e o restante vira 1 partição que você pode utilizar. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Alvaro Dant disse:

gostaria de saber se é procedimento normal dividir um SSD em dois discos

Isso é comum em HDs, onde se cria uma partição para  sistema e outra para arquivos. È comum ter que formatar o sistema por problemas, logo, faz-se isso apenas na partição do sistema, preservando os dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Alvaro Dant disse:

Boa noite, levei meu notebook para trocar o HD por um SSD de 500gb, porém quando peguei o notebook e fui conferir o armazenamento dele percebi que o SSD estava dividido em dois discos rígidos, um disco com 194gb e outro disco com 270gb, um total de 464gb, ou seja, ao meu ver (sou um pouco leigo sobre o assunto) "sumiram" 36gb do SSD, gostaria de saber se é procedimento normal dividir um SSD em dois discos e gostaria de saber para onde foram esses 36gb, uso o Windows 10, agradeço se alguém puder tirar minha dúvida.

Normalmente, ao ser instalado, o Windows cria uma ou mais partições, inclusive uma ou mais, ocultas.

E o espaço utilizável do disco pode ser dividido em diversos "Volumes", cada um designado por uma letra (ou não, se for partição oculta).

O seu disco está dividido em duas (ou 3) partições, mas enquanto houver uma partição vazia, voce pode aumentar ou diminuir o tamanho dela, unir com a anterior, dividir em duas, etc.

Quanto ao tamanho, é só uma forma simplificada de se expressar, onde 1 KiloByte equivale a 1024 (e não 1000)  bytes.

Se voce dividir 500 por 1,024 = 488 GB é o tamanho real do seu disco.

Mas todo mundo simplifica e fala 500 GB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!