Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

As vezes consigo colar arquivos nos HDs reservas, as vezes não.


Ludson Pereira
Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

 

 

Caro senhores, preciso de uma ajuda.

 

Sou um usuário iniciante do linux mint, então ainda estou aprendendo.

 

O problema é o seguinte, as vezes consigo colar arquivos nos HDs reservas, mas as vezes não consigo. Quando não consigo ele diz que o destino é somente leitura, mas eu sempre consigo pegar ou executar os arquivos que estão no HD reserva. E sempre que eu não consigo colar ao executar um vídeo ele não aparece o menu no VLC o que fica muito ruim.

 

Alguém sabe como resolver? Achei que fosse permissão, mas não explica as vezes funcionar a outras não.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Marcos FRM disse:

Para não perdermos tempo com o shell (por que não está expandindo o asterisco?), rode:

 

findmnt -u "/media/ludson/WD - Outros"

 

@Marcos FRM Retornou isso:
"/media/ludson/WD - Outros
       /dev/sda1
              fuseblk
                     ro,nosuid,nodev,relatime,user_id=0,group_id=0,default_permissions,allow_other,blksize=4096
"

image.png.aedcfe56712d6bc7ce1633b8f943a04f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/10/2022 às 21:57, Marcos FRM disse:

Ok, é o NTFS-3G (fuseblk) e está montado como somente leitura (ro), por isso não consegue gravar nada. Se tiver Windows nesse disco, o recurso "inicialização rápida" força montagem no modo somente leitura:

 

 

@Marcos FRM Entendi, mas se eu desabilitar a inicialização rapida demora para inicializar ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/10/2022 às 19:19, Marcos FRM disse:

Aumenta um pouco o tempo para carregar, mas não tem alternativa. Tem Windows instalado em "WD - Outros"? Pois a "inicialização rápida" não é para ter efeito em volumes apenas contendo dados, sem uma instalação do Windows.

@Marcos FRM Não, ele ta instalado no SSD. Mas esses dois HDs foram montados no windows depois eu isntalei o linux 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marcos FRM disse:

Então o problema é outro. Tem que ver por que o NTFS-3G está montando como somente leitura, visto que o udisks não o faz a menos que configurado para tal. Quando não conseguir escrever na unidade, rode no terminal:

 

journalctl -b | grep ntfs-3g

 

@Marcos FRM A mensagem exibida:

 

out 17 10:58:01 ludson-Mint ntfs-3g[3552]: Version 2021.8.22 integrated FUSE 28
out 17 10:58:01 ludson-Mint ntfs-3g[3552]: Mounted /dev/sda1 (Read-Only, label "WD - Outros", NTFS 3.1)
out 17 10:58:01 ludson-Mint ntfs-3g[3552]: Cmdline options: rw,nodev,nosuid,uid=1000,gid=1000,windows_names,uhelper=udisks2
out 17 10:58:01 ludson-Mint ntfs-3g[3552]: Mount options: nodev,nosuid,uhelper=udisks2,allow_other,nonempty,relatime,ro,default_permissions,fsname=/dev/sda1,blkdev,blksize=4096
out 17 10:58:01 ludson-Mint ntfs-3g[3552]: Global ownership and permissions enforced, configuration type 7

 

image.thumb.png.be13d9ba14887e3436ffd4c19be475fe.png

 

Engraçado como sábado e domingo mexi normalmente, mas hoje já não consigo.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/10/2022 às 15:38, Marcos FRM disse:

Lendo o manual do NTFS-3G, diz lá que partições de dados também podem ser afetadas pela "inicialização rápida"... não sei ao certo como. 😕 Portanto, desative no Windows para ver.

@Marcos FRM Mas sabe porque às vezes eu consigo? 

Mas eu vou tentar desativar e te informo se consegui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Marcos FRM disse:

A "inicialização rápida" é acionada apenas quando usa "Desligar" no Windows. Se usar "Reiniciar", não. Talvez seja isso.

@Marcos FRM Pensei nisso quando fui desabilitar a inicialização rapida ela dizia isso, realmente é verdade. Se eu iniciar no windows e mudar para o linux eu tenho acesso normalmente aos HDs, e como geralmente eu desligava o pc a noite no windows e ligava no dia seguinte direto no linux ele não permitia. 

Obrigado pela ajuda, amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!