Ir ao conteúdo

Roteadores MESH na mesma rede do router da internet

Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal! alguém pode me ajudar nessa duvida?

Cenário:

• Roteador 1: Roteador do provedor da internet em que eu não tenho acesso. só funciona uma porta LAN. Está com servidor DHCP ativado. IP 192.168.1.1
  • Roteador 2: Roteador Xiaomi Mesh está com a porta WAN conectado na porta LAN do roteador 1 e a porta LAN1 está indo para o switch. Servidor DHCP ativado. Tenho acesso total as configurações desse roteador. IP do roteador 192.168.1.10 - IP DHCP faixa 192.168.2.0/24
  • Roteador 3 e 4: Estão conectados via cabo no Switch em rede Mesh. IP 192.168.2.11 e 192.168.2.12.

Eu preciso que todos os dispositivos que estiverem conectados no roteador 1 enxergue os dispositivos do roteador 2 e vice e versa.

Eu tentei colocar o Roteador 2 como Access Point porém a rede Mesh só funciona se o roteador mesh central(no caso o roteador 2) estiver como router.

Todos os dispositivos que eu conecto no roteador 2, 3 e 4 pegam IP na faixa 192.168.2.X e os do Roteador 1 192.168.1.X

A internet funciona em todos os roteadores, só não consigo enchegar eles na rede interna.

alguém sabe a melhor forma de interligar esse roteadores?

Obs.: Só tenho acesso as configuração no roteador 2.

Postado

Existe algum motivo para a rede estar disposta desse jeito? Porque os dispositivos não estão todos no 2 e o 1 atuando apenas como Bridge? Pergunto porque as vezes faz mais sentido corrigir a topologia do que ficar reconfigurando...

• Solução
Postado
13 horas atrás, Rob Silva disse:

Roteador 1: Roteador do provedor da internet em que eu não tenho acesso. só funciona uma porta LAN. Está com servidor DHCP ativado. IP 192.168.1.1

Não tem acesso mas não pode mudar nada? Sabe a faixa de DHCP ao menos? Pode desativar? Usa wifi nessa rede?

Eu postei umas coisas sobre isso, alguns posts com números, desenhos e explicação do que pode e sai errado nesse tipo de ligação. Um dos problemas você já sabe: a rede está segmentada. Outros estão na lista.

Se achar interessante leia em Configurando Roteadores D-Link Dir 842 e apple - Redes e Internet - Clube do Hardware ou https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1605208-como-criar-uma-rede-pública-isolado-com-um-segundo-roteador/#comment-8429612

Resumo: nunca ligue roteadores secundários pelas portas WAN a  menos que possa desativar NAT no roteador primário. Vai segmentar a rede e muitas coisas não vão funcionar de jeito nenhum e algumas vão funcionar às vezes. Vai ter desconexões por curtos intervalos nas redes internas. E vai perder talvez mais da metade da banda por causa do múltiplo NAT.

image.png.2d5e94f6688b5a8c735f6be7f64ab7c4.png

Algum que tenha uma opção como isso da foto podia ser o primário. Mas acho que no seu caso de nada adianta já que não pode trocar esse. E não deveria ter nada exceto roteadores nessa rede.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!