Ir ao conteúdo

Carregador 5v a partir de lâmpada 12v

Ir à solução Resolvido por Andreas Karl,

Posts recomendados

Postado
Em 08/10/2022 às 06:30, ENDEL NEIVA disse:

regulador 7805 e pronto 

O 7805 tem 1A de carga máxima, em condições ideais (leia-se um baita sistema de refrigeração, talvez até ativo dele).
Não acho que vai haver uma boa conversa entre o celular e a carga.

Acho que não é uma boa escolha p/ celulares mais novos.
Se funcionar, vai demorar umas 10 horas p/ carregar um celular mais novo.

• Obrigado 1
Postado

Qualquer celular meia boca desses novos já é 1,5A pra cima. 

O 7805 sozinho não dá, mas com um transistor ali por cima vai de boa. Já fiz uns testes com isso. 

Usei um TIP36, pois ele tem uma área maior pra dissipar o calor. 

Postado
23 horas atrás, Thiago Miotto disse:

O 7805 tem 1A de carga máxima, em condições ideais (leia-se um baita sistema de refrigeração, talvez até ativo dele).

isso claro ! 

se o amigo tiver deixando passar batido , o FATO de que pode-se ligar vários lm7805 

e assim obter-se varios Ampéres né ! 

entendo que isso fugiu do conhecimento do amigo pelo visto 

23 horas atrás, Thiago Miotto disse:

e pode-se tb implementar circuitos zener´s alias tem tantas maneiras de se fazer isso 

que sinceramente nem sei por onde começar ............ o amigo deve saber disso , ou não ?

Postado
9 minutos atrás, ENDEL NEIVA disse:

se o amigo tiver deixando passar batido , o FATO de que pode-se ligar vários lm7805 

e assim obter-se varios Ampéres né ! 

Não é muito recomendado. Veja os vídeos c/ experiência e explicação técnicas: https://www.google.com/search?q=ligando+7805+em+paralelo&o que=ligando+7805+em+para&aqs=chrome.3.69i57j33i160l2j33i22i29i30.7550j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Pelo que entendi, você tem uma fonte de 12V. Eu montaria um circuito c/ um regulador de maior corrente.

Postado

Watts - Potência consumida
Volts - tensão

São coisas muito diferentes.
Apesar de sua lâmpada provavelmente ter alguma redução de tensão dentro, não é nada que possa ser reaproveitado como você deseja.

Postado
2 horas atrás, Luís Antônio Silva disse:

Ela é somente uma lâmpada led comum com objetivo de apenas iluminar algum lugar. 

Não há nada nela que se aproveite pra carregar um celular. 

Quanto ao que @ENDEL NEIVA e eu dissemos acima é válido somente se você tiver uma fonte ou bateria 12V com corrente adequada. 

• Solução
Postado

@Luís Antônio Silva Sinto muito amigo, sem chance. Essas lâmpadas tem uma plaquinha dentro que nem é um estabilizador de tensão, é um estabilizador de corrente. Elas trabalham com vários Leds ligados em série que nem leds ou lâmpadas de natal, a corrente entra num lado do primeiro e sai pelo outro lado que entra no segundo led cujo outro lado vai no terceiro e assim por diante. Vamos dizer que a de 12 watts trabalhe com 12 Leds de 1 watt.  A especificação deles costuma ser 3,3 volts por 0,3 amperes. Como watt é volt vezes amperes temos 3,3 x 0,3 = 0,99 watts. Como os LED são ligados em série a plaquinha estabiliza os 0,3 amperes e não os 3,3 volts vezes 12 que daria 39,6 Volts. Por isso que quando uma lampada dessas queima quem entende verifica se é a placa ou um dos Leds, queimando um o circuito interrompe e todos apagam. E aí que mora o perigo, a plaquinha quer que os 0,3 amperes continuem passando e aumenta a tensão até o limite, dos quase 40 volts pode ir pra 60 volts ou muito mais. Quando é um Led só o pessoal arranca e põe um pingo de solda no lugar dele. Aí volta a circular os 0,3 amperes mas como tem um Led a menos a tensão da placa cai os 3,3 volts dele no caso 39,6 - 3,3 = 36,3 V. E passa a ser uma lampada de aproximadamente 11 watts, 36,3 volts x 0,3  = 10,89.   Então, como voce pode perceber a tensão de saída da placa é muito alta e a corrente é baixa. Teoricamente um celular poderia ser ligado em série com os LEDS (TEORICAMENTE, não tente que pode queimar a entrada para carregador) mas a corrente de carga seria os 0,3 amperes ou 300 mA, bem longe dos 1,5 amperes que o @Renato.88 mencionou que é a corrente de carga de um celular atual. Demoraria 10 horas para carregar uma bateria de 3000 mA hora, isso com o celular desligado É melhor comprar uma fonte de 5 volts para 4 amperes que custa uns 30 reais e adaptar 2 tomadas USB nela, dá pra carregar dois celulares.  Mas tem que medir pra confirmar se sai 5 volts mesmo e ligar direitinho nas tomadas senão já sabe... PUF e bye bye celular. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!