Ir ao conteúdo

Notebook Com Baixo Desempenho

Ir à solução Resolvido por Arthur M.,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa noite!

Vim dizer que ultimamente estou tendo muitos problemas com meu Dell 3443.

Está muito lento, e já fiz de tudo para tentar melhorar essa questão:

Já configurei memória virtual, formatei o sistema, atualizei os drivers, corrigi e desfragmentei o registro, e exclui boa parte dos programas.

Agradeço quem puder me ajudar.

Aqui o setup:

Processador I5 5200, com intel graphics 5500 de 128 mb;

memória RAM DDR3l de 4gb a 1600 MHz;

SSD Kingston A400 com densidade de 240gb.

Já pensei também que o problema poderia ser a memória, mas não sei se vale a pena investir em um pente de 8gb.

Postado

@Arthur M. O Windows no seu notebook é original? Você baixou os drivers através do site de fabricante ou de programas de terceiros?

25 minutos atrás, Arthur M. disse:

Já pensei também que o problema poderia ser a memória, mas não sei se vale a pena investir em um pente de 8gb.

Vale a pena sim, porque o 4GB RAM hoje em dia é muito pouco até mesmo para tarefas bem básicas. Com 8GB RAM, você vai sentir um baita desempenho e vai dar uma sobrevida ao seu note. Mas se o upgrade não resolver o problema de desempenho, tem que considerar o que eu já disse em cima. Eu até trocaria o SSD pelo modelo mais confiável, como Crucial BX500.

Postado
2 horas atrás, Arthur M. disse:

Pessoal, boa noite!

Vim dizer que ultimamente estou tendo muitos problemas com meu Dell 3443.

Está muito lento, e já fiz de tudo para tentar melhorar essa questão:

Já configurei memória virtual, formatei o sistema, atualizei os drivers, corrigi e desfragmentei o registro, e exclui boa parte dos programas.

Agradeço quem puder me ajudar.

Aqui o setup:

Processador I5 5200, com intel graphics 5500 de 128 mb;

memória RAM DDR3l de 4gb a 1600 MHz;

SSD Kingston A400 com densidade de 240gb.

@Arthur M.você precisa se certificar de que não há defeitos no SSD, na memória e na instalação do Windows.

Se estiver tudo ok com o hardware, pode ser sujeira acumulada no sistema de refrigeração (ventoinha, cooler e dutos).

O aumento de memória ajuda a melhorar a velocidade, mas não resolve problemas de lentidão anormal, que não existiam antes.

Para executar um teste geral, faça o seguinte:

Feche todos os programas que estiverem abertos.

Aperte Windows + R e digite: mdsched

Confirme e aguarde reiniciar e concluir.

Verifique se indica algum problema.

Caso não indique nada, execute o prompt de comando como administrador e digite: chkdsk /r

Confirme e reinicie.

Aguarde o teste terminar e verifique se indica algum problema

Caso não indique, execute novamente o prompt de comando como administrador e digite: sfc /scannow

Aguarde concluir a verificação e verifique se indica algum problema.

Se tudo estiver em ordem, considere fazer o upgrade de memória, mas não espere um aumento fantástico, porque não vai rolar.

Se antes não era lento e com o tempo ficou, o aumento de memória não vai fazer milagre.

Postado

@Joao531 Boa Tarde!

Respondendo à sua pergunta, sim, meu windows é original, e o SSD é praticamente novo, pois troquei do HD para o SSD no meio do ano passado.

Os drivers, me lembro de ter usado a ferramenta dell Drivers, baixada direto do Site oficial.

Muito obrigado! Estava em dúvida se compensa um pente de 8gb. Até porque meu note não trabalha em dual channel, sua placa só tem um slot.

Sobre o SSD, poderia me dizer se este meu kingston é bom? Porque não acho que deveria mudar para este Crucial.

Kingston não é confiável?

Agradeço a resposta!

@Wal SJC Boa Tarde!

Utilizo o Glary Utilities para verificar e corrigir qualquer erro do SSD e do registro.

No caso do hardware, faço limpeza e troca da pasta térmica periodicamente ( 1 vez por ano).

Eu utilizei estes comandos no Prompt, mas continua devagar. Acho que o problema mesmo é a memória.

Nesta captura de tela que enviei, mostra a utilização com somente uma aba do Microsoft Edge aberta. ( Não utilizo o Google chrome por sua lentidão ).

Algumas vezes, chega a 99% de utilização da memória com o notebook ligado sem nada aberto.

Uma vez fui checar na aba "processos" e percebi que o Windows Explorer estava usando a maior parte da memória, então o reiniciei, mas este problema às vezes volta.

Captura de tela 2022-10-09 141133.png

Postado
2 horas atrás, Arthur M. disse:

@Joao531 Boa Tarde!

Respondendo à sua pergunta, sim, meu windows é original, e o SSD é praticamente novo, pois troquei do HD para o SSD no meio do ano passado.

Os drivers, me lembro de ter usado a ferramenta dell Drivers, baixada direto do Site oficial.

Muito obrigado! Estava em dúvida se compensa um pente de 8gb. Até porque meu note não trabalha em dual channel, sua placa só tem um slot.

Sobre o SSD, poderia me dizer se este meu kingston é bom? Porque não acho que deveria mudar para este Crucial.

Kingston não é confiável?

Agradeço a resposta!

@Wal SJC Boa Tarde!

Utilizo o Glary Utilities para verificar e corrigir qualquer erro do SSD e do registro.

No caso do hardware, faço limpeza e troca da pasta térmica periodicamente ( 1 vez por ano).

Eu utilizei estes comandos no Prompt, mas continua devagar. Acho que o problema mesmo é a memória.

Nesta captura de tela que enviei, mostra a utilização com somente uma aba do Microsoft Edge aberta. ( Não utilizo o Google chrome por sua lentidão ).

Algumas vezes, chega a 99% de utilização da memória com o notebook ligado sem nada aberto.

Uma vez fui checar na aba "processos" e percebi que o Windows Explorer estava usando a maior parte da memória, então o reiniciei, mas este problema às vezes volta.

Captura de tela 2022-10-09 141133.png

A verificação SFC não detectou nenhum arquivo do Windows corrompido?

É estranho, pois se a memória está ok, o SSD está ok e os arquivos do sistema estão íntegros, não deveria consumir 82% da memória total, apenas com o Windows Explorer.

você sabe quanto de memória está reservada para vídeo (na BIOS há essa informação).

E qual é o tamanho da sua memória virtual?

Se todos os testes acima deram normais, não deveria estar acontecendo esse problema!

Tente executar o seguinte comando, como Administrador:

"Dism.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth"

(sem as aspas)

• Solução
Postado

@Wal SJC Não foram detecados erros na verificação, e memória dedicada para vídeo foi configurada pelo regedit para 256mb. ( Integrada é de 128mb ).

Vou executar este comando e retorno quando terminar.

@Wal SJC Deu êxito no comando, mas vou reiniciar para ver se diminui.

Captura de tela 2022-10-09 170319.png

@Wal SJC @Wal SJC Eu fiz aqueles procedimentos do DISM e reiniciei meu notebook.

O sistema está apresentando um uso entre 65 e 78 % mais ou menos, e antes de eu executar o DISM, estava a mais de 80.

@Wal SJCmuito obrigado companheiro, meu note está um pouco menos devagar, vou juntar uma grana pra comprar um pente de 8gb. Aliás, teria alguma indicação de marca e modelo? é que as memórias que olhei são genéricas.

Estive pensando, e será que o problema pode ser na memória? Digo o hardware, pois uma vez ele apagou, em 98% de uso, e ficou apenas com o barulho do cooler, e a luz do carregador.

Captura de tela 2022-10-09 170647.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!