Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde 

então @MOR_AL  o HL2 não esta difícil pois já está presente na ultima bola de plasma que eu comprei para desmontar 

vejo também que os circuitos eletrônicos também não vou ter dificuldade pois  amanha mesmo vou comprar na santa Efigênia   alguns componentes para  montar 2 projetos 

1) é a melhoria do projeto original  ( já fiz um e postei em um vídeo  mas vou fazer umas melhorias ) 

2) e outro ,  esse sim estou entusiasmado  e o projeto do vídeo do professor russo ( pois esse é completamente novo ) 

vou aproveitar e comprar os 4 diodos mencionados pelo @.if

agora o que realmente vou ter que pesquisar melhor é a escolha de um bom "flayback"  ou o transformador de alta tensão que alimenta a bola de plasma

pois esses originais além de ser impossível  abrir o "involucro" dele  para ver a montagem  a durabilidade deles é muito pequena .

qualquer novidade eu mando uma mensagem aqui

muito obrigado pelo tempo de vocês 

ultima_1.JPG

ultima_2.JPG

• Curtir 1
Postado

Boa noite 

apenas como retorno  ( ate para manter um histórico de quem possa ter a intenção de alterar o circuito original )

fiz as seguintes alterações  nos módulos que eu tenho para teste ( circuitos esse que se queimarem não haverá problema , só não posso perder ainda o transformador )  

1) diodo zener na saída da fonte  1N5373

2) diodo 1n5408 no  coletor  e emissor no 2n2073

resultando =  funcionamento OK conforme fotos 

apenas como registro  eu deixei uns 15 ou 20 minutos funcionando ( esse foi o maior período que eu deixei atualmente pois como  só tenho um transformador não gostaria de perder ) 

percebi que o 2n2073 precisa realmente de um dissipador de calor pois estava bem quente .

com esses circuitos que eu tenho de teste só estou aguardando descobrir algum outro transformador que funcione ok para estressar ao máximo o tempo de funcionamento 

obrigado 

001.JPG

002.JPG

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, Cicero jr disse:

pois estava bem quente .

Aquece por não estar saturando e cortando a contento, ou seja, trabalha na região linear. Também pode estar trabalhando com freq bem alta. Pode melhorar 1 pouco mexendo nas polarizações dc/ac mas não consigo pormenorizar-lhe, ok?

9 horas atrás, Cicero jr disse:

transformador que funcione ok para estressar ao máximo o tempo de funcionamento 

Se a ideia é funcionar pra sempre e nem fazer cosquinha na bobina, dica: google gerador de plasma com 555 e bobina automotiva (clique)

Postado

Pessoal!

Recebi ontem uns trafinhos para HV comprados na Aliexpress, 

Hoje fiz uns testes COM SENÓIDE e mostro aqui, caso alguém se interesse.

Resultados obtidos com o trafinho.

Ele possui ressonância. O enrolamento de secundário contém uma capacitância intrínseca. 

Fiz os testes com 20kHz, 40kHz e varri entre estas duas frequências. A ressonância ocorreu em cerca de 17,8kHz. 

Observar que os testes foram feitos sem carga na saída. A curva de ressonância deve ficar mais "suave" quando houver a carga.

As medidas estão em centímetros.

2023_09_01_Trafinho_HV_Testes.thumb.jpg.5cead2d7392d8ae34c9ccde30a76f8ea.jpg

Ondas no osciloscópio na frequência de 20kHz. Testei em 40kHz e na ressonância, mas por algum motivo, o osciloscópio não salvou as imagens.

2023_09_02_Trafinho_HV_Ondas.jpg.3a432b17bd24298939e727ab8dc7c484.jpg

O detalhe é que o trafinho não possui um enrolamento para a realimentação, mas há três opções:

1 - Enrolar uma bobina por cima, para fazer a realimentação.

2 - Usar um circuito, que usa o secundário para TAMBÉM realimentar.

Mas estes dois podem fazer o transistor esquentar muito.

3 - Usar um circuito ZVS com 2 transistores nessa frequência. Isso pode ser útil.

MOR_AL

• Curtir 1
Postado

Medi as indutâncias dos enrolamentos do primário e do secundário.

Ls = 460mH. 

Lp (aproximadamente) = 7uH Valor muito pouco. O medidor teve dificuldade para medir.

A corrente de magnetização sobe rapidamente com o tempo. Em cerca de Ton = 1,4us, para uma tensão de apenas 5V, a corrente chega a 1A. Acredito que seja por esse motivo que o consumo de corrente da fonte seja alto. Por outro lado, as poucas espiras no enrolamento primário (Np), permitem uma grande relação entre Ns / Np, o que leva a uma alta tensão no secundário.

Poderia considerar o atual enrolamento primário como o enrolamento da realimentação e um novo enrolamento por cima da bobina, caso possível, como enrolamento primário.

Este novo enrolamento primário teria mais espiras que o atual, aumentando a sua indutância e, consequentemente, reduzindo a corrente de magnetização. Isso também reduziria a relação Ns / Np, reduzindo a tensão de secundário. 

MOR_AL

• Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, MOR_AL disse:

7uH Valor muito pouco. O medidor teve dificuldade para medir

Me fez lembrar... certa feita precisei medir um L da ordem de algumas dezenas ou centenas de nH. Sem medidor mas com gerador de sinais + osciloscópio  + um C tipo styroflex 1% à mão, e claro, criatividade e hormônios à flor da pele, coloquei L & C em paralelo e variei a freq até dar a maior amplitude da senoide, anotei a freq e extraí o L pela fórmula circuito ressonante. Naquele tempo não haviam lâmpadas led nem mesmo fluorescente pra interferir na forma da onda... pois sim, se você não sabe fique sabendo que isto suja a rede de tal forma que impossibilita medições de baixa amplitude sem uma boa dose de estresse.

23 horas atrás, MOR_AL disse:

Recebi ontem uns trafinhos para HV comprados

Também me fez lembrar de uma tal bobina...🤪 Algum dia (ou talvez nunca) vamos nos tocar sobre gerador de ozônio... este sim com utilidade prática ligeiramente maior que um globinho bobo com rainhos.. 😁

Postado
12 minutos atrás, .if disse:

Sem medidor mas com gerador de sinais + osciloscópio  + um C tipo styroflex 1% à mão, e claro, criatividade e hormônios à flor da pele, coloquei L & C em paralelo e variei a freq até dar a maior amplitude da senoide, anotei a freq e extraí o L pela fórmula circuito ressonante.

Estou com obra em casa. A casa toda está com um pó fino e estou com pouco tempo, mas acredito que seja este valor baixo mesmo. Se tiver tempo e vontade vou usar a fórmula da ressonância.

12 minutos atrás, .if disse:

ligeiramente maior que um globinho bobo com rainhos.. 😁

O detalhe é como você mesmo mencionou. O globinho bobo tem uma tecnologia de fontes de alta tensão. Não é só pelo globinho e sim pela tecnologia. (mas que fica bonito, a isso fia. Hehehehe!

MOR_AL

• Membro VIP
Postado

Uma ideota semiperigosa... Há quem tenha tv de tubo funcionando e quer descartar. Basta usar a a.t. do fly back para tal. Para esta façanha, teorizo um corte cuidadoso na placa deixando as partes do tsh soldadas e um simples oscilador com p.ex. 555 a 15625Hz. Um detalhe é que o yoke deve ser mantido e claro, a fonte.

Ideota válida também pra monitor de tubo mas este é ligeiramente mais complexo devido às variações de freq. A não ser que você (é... você mesmo 😁) tenha um idoso monitor monocromático cga dos anos 80

Já fiz algo do gênero quando corajosamente(*) toquei na a.t. com uma mão e na outra segurei um motor iônico feito com clipe de papel. Impressionei alguns amigos com o giro mágico mas levei uma enrabadinha básica por estar brincando no horário de serviço kk... ah e fiquei com uma bela literal dor de cabeça depois. Detalhe: coloquei vários (*)resistores de 1M em série

Postado

Olá

Desta vez vou tentar contribuir deixando os registros do circuito original

segue o que eu adquiri mais recente torcendo para o flyback ser diferente mas parece que todos os circuitos utilizam o mesmo  ( seria interessante saber se é possível fazer um compatível a este ) 

Bem , segue modelo e circuito 

PLA1.jpg

PLA2.jpg

PLA3.jpg

Postado

Este outro é o mais comum encontrado na maioria das bolas de plasma 

em alguns circuitos eu vi a parte de alimentação ter  1 ou 2 capacitores de poliéster

com os seguintes códigos  285JX400 + 335Jx400  em paralelo

ou um único  475J 

como as fotos que eu tinha estavam com ele todo desmontado eu utilizei uma foto de um site que estava tratando desse assunto 

circuito_aa.JPG

circuito_ab.JPG

circuito_ac.JPG

• 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!