Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformador HV de Plasma Ball


TreborBC

Posts recomendados

Olá, sou novo no forum e gostaria de pedir ajuda aos amigos, estou a dias batendo a cabeça pra montar meu proprio circuito para um Flyback de Plasma Ball em específico, o circuito do mesmo original funciona em 110V aqui é 220V mas mesmo com transformador o bicho parou de funcionar, alterei o circuito para 220V apenas para testes, trocando a parte do divisor de tensão da base do transistor, troquei o C2073(transistor original do circuito) que suporta ate 150V para um de 650V e tensão de base de 10V fiz os calculos e nada de funcionar o circuito não oscila, arranquei o Flyback e ele esta em perfeito estado aparentemente, vou mandar a schematic do circuito original q é um lixo diga-se de passagem, e gostaria de uma ajuda para montar um circuito que funcione com 12V no maximo, se for com 5V melhor ainda... 
Segue as imagens

se alguém puder me ajudar a montar um circuito q funcione com 5V ou 12V pra montar na plasma ball novamente eu agradeceria muito, ja tentei com NE555 mas o circuito não oscila com nenhum transistor muito menos com o proprio do circuito original.

esse circuito da foto é uma engenharia reversa q eu fiz na plaquinha lixo deles
 

imagem_2022-10-08_220221325.png

tranformador.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

C1 me parece estar errado no esquema, com 1nF não tem como essa coisa funcionar. 

 

É nele que regula a tensão de entrada, coloca-se metade do valor dele e aí pode ligar em 220V. 

 

2 horas atrás, TreborBC disse:

o circuito não oscila com nenhum transistor muito menos com o proprio do circuito original.

Pode ser que o transistor esteja ruim, ou queimou outra coisa na placa. 

43 minutos atrás, TreborBC disse:

um lixo

Imagino que esteja falando da construção da placa, nessas coisas importadas são bem ruins mesmo. 

O projeto até que é interessante, trata-se de um oscilador Hartley. Porém ele é meio chato pra fazer funcionar, todos os componentes precisam estar em bom estado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Renato.88 disse:

C1 me parece estar errado no esquema, com 1nF não tem como essa coisa funcionar. 

 

" esse C1 eu n consegui descobrir o valor mas nele ta escrito pms405J   2E Z2 acredito q seja 40nF eu acabei por esquecer de colocar esse valor no proteus, mas a intenção é fazer ele funcionar com fonte 12V como citei ou 5V USB não USB do PC kkkk 

 

18 minutos atrás, Renato.88 disse:

 

É nele que regula a tensão de entrada, coloca-se metade do valor dele e aí pode ligar em 220V. 

 

sim eu alterei ja esse capacitor no circuito original pra ligar em 220V e alterei o C2 pra 400V pra n ter problema, nesse capacitor tinha uma tensão de 290V talvez se eu aumentar o capacitor C1 essa tensão em cima do C2 diminua

21 minutos atrás, Renato.88 disse:

Pode ser que o transistor esteja ruim, ou queimou outra coisa na placa. 

eu ja troquei por  vários transistores compativeis e até o original do circuito estão funcionando, mas apenas aquecem e não oscila o sistema, tenho tensão de coletor mas n vai, alterei já o divisor de resistores, pra ter 5V na base do transistor q testei q era de TV antiga um md1803dfx e o mesmo nem aquele nem oscila... 

 

23 minutos atrás, Renato.88 disse:

Imagino que esteja falando da construção da placa, nessas coisas importadas são bem ruins mesmo. 

O projeto até que é interessante, trata-se de um oscilador Hartley. Porém ele é meio chato pra fazer funcionar, todos os componentes precisam estar em bom estado. 

sim me refiro a essas fontes chinesas kkk meu intuito é aproveitar esse  flyback, por isso preciso da ajuda de alguém com mais experiência pra saber como montar esse circuito de forma q funcione

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, TreborBC disse:

esse C1 eu n consegui descobrir o valor mas nele ta escrito pms405J

É de 4uF.

Se você colocar 2uF, funciona em 220V. 

 

2 horas atrás, TreborBC disse:

se eu aumentar o capacitor C1 essa tensão em cima do C2 diminua

Funciona ao contrário, subindo o valor de C1, o valor em C2 também sobe. 

 

Mas já entendi que quer descartar o circuito original.... 

 

Antes você disse que fez um oscilador com o 555. Pra 5 ou 12V ele é viável, basta saber se esse trafo fly back consegue gerar AT com uma tensão mais baixa. 

Se não for possível, pode colocar um trafo no meio. Assim tem como subir os 12V do oscilador pra 60V e fazer esse flyback gerar AT. 

Na saída do 555 precisa de um tipo de driver amplificador, do mesmo tipo que se usava nas TVs de tubo. Assim terá um rendimento maior no circuito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Antes você disse que fez um oscilador com o 555. Pra 5 ou 12V ele é viável, basta saber se esse trafo fly back consegue gerar AT com uma tensão mais baixa. 

Se não for possível, pode colocar um trafo no meio. Assim tem como subir os 12V do oscilador pra 60V e fazer esse flyback gerar AT. 

Na saída do 555 precisa de um tipo de driver amplificador, do mesmo tipo que se usava nas TVs de tubo. Assim terá um rendimento maior no circuito. 

você poderia me ajudar a montar esse circuito? pois o flyback possui 4 terminais sendo L1 independente e L2 com o aterramento do flyback como mostrei no diagrama, eu n sou profissional em eletronica, sou mais de arduino kkk mas to querendo aprender, mas nem cogitei a possibilidade de utilizar arduino até porque não possuo um pequeno o bastante para caber dentro do case da bola de plasma, eu pretendo reutilizar o envolucro da bola antiga então procuro um circuito simples que funcione com 12V o 5V tenho milhoes de fontes aqui sem uso kkk 

 

e o transistor do original realmente estava com fuga, fui testar com multimetro e ta todo aberto então mais um motivo kkkk  testei em 220V com o capacitor citado também e o resistor de 47K foi pro espaço e mesmo alterando ele, na base do transistor não chega tensão pra fazer ele ligar, no coletor tem os 240V q vem da fonte de entrada, esse transistor md1803dfx acho q é o ideal pra fazer essa ***** rolar com 220V se conseguir calcular corretamente os resistores do divisor de tensão i curcuito volta  a rodar

mas eu ja tentei varios valores, e não entendi no datasheet se ele começa a conduzir com 10V ou se o maximo é 10V na base

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/10/2022 às 02:03, TreborBC disse:

@ENDEL NEIVA se puder me ajudar com esse circuito eu agradeço, não encontrei nada na internet que eu possa adaptar para esse flyback mencionado. o circuito original trabalha com 60 volts em media

CARA SO DIGITAR NO GOOGLE : INVERSOR DO TIPO FLYBACK A INTERNET ESTÁ ABARROTADA DISSO 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta: alguém sabe aproximadamente a corrente e quantos volts são necessários pra ionizar a plasma ball?

 

É só um chute mas eu já vi muitos circuitos de gerador de AT com multiplicadores de tensão em cascata nas publicações do nosso querido Newton C. Braga

 

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/52-artigos-tecnicos/artigos-diversos/9987-conversores-dc-dc-art1169a.html

 

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/meio-ambiente-e-saude/17491-circuitos-praticos-para-ionizadores-e-ozonizadores-art4360.html

 

image.png.45327656714141a6fd590e1a7e2de886.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, ENDEL NEIVA disse:

CARA SO DIGITAR NO GOOGLE : INVERSOR DO TIPO FLYBACK A INTERNET ESTÁ ABARROTADA DISSO 

amigo você deve estar achando q sou um ignorante né? se eu tivesse encontrado isso no google eu n estaria aqui!

13 horas atrás, Andreas Karl disse:

Uma pergunta: alguém sabe aproximadamente a corrente e quantos volts são necessários pra ionizar a plasma ball?

 

É só um chute mas eu já vi muitos circuitos de gerador de AT com multiplicadores de tensão em cascata nas publicações do nosso querido Newton C. Braga

 

Ola amigo, adoro a pagina do Newton Braga aprendi muita coisa la, vou olhar com calma depois e ver se algo deve da pra adaptar, o problema é q ver no esquematico e juntar 2 ou mais circuitos pra fazer 1 q funcione ja n é minha praia. Por isso pedi ajuda de alguém que tivesse um esquematico daquelas Plasma Ball de 5V da internet

ou alguém q me ajudasse a criar um circuitinho

15 horas atrás, ENDEL NEIVA disse:

CARA SO DIGITAR NO GOOGLE : INVERSOR DO TIPO FLYBACK A INTERNET ESTÁ ABARROTADA DISSO 

e não sei se você entende de Plasma Ball, mas esse flyback em especifico tem o enrolamento secundário da HV ligado ao enrolamento do feedback do flyback ou seja eu preciso de um circuito q aceite esse retorno de alguns mil volts ao negativo do circuito. não encontrei nenhum q funcionasse com 12V ou 5V de fonte chaveada. 

 

sua pesquisa ai na foto, a maioria utiliza trafos com 1 enrolamento primario de 2 terminais ou 1 enrolamento primario com center tap, nenhum se adapta ao meu FLYBACK

imagem_2022-10-10_220221086.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, .if disse:

eu testei um parecido mas não funcionou com esse transistor md1803dfx, sabe me dizer o porque não funcionou? não tenho acesso a esse 2n3055 

 

resta saber em qual ponto eu coloco o feedback de retorno da alta tensão q vem diretamente no enrolamento do primario do trafo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 minutos atrás, TreborBC disse:

o porque não funcionou?

Melhor você publicar o circuito.

 

11 minutos atrás, TreborBC disse:

em qual ponto eu coloco o feedback de retorno da alta tensão

Não é necessário feedback a não ser que você precise de controle preciso da tensão. Permita-me opinar que pra teu propósito e nível técnico, precisão não é precisa 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, .if disse:

Melhor você publicar o circuito.

fiz seu circuito e oscilou, mas não o suficiente pra uma bola de plasma, da ate pra segurar a ponta da alta tensão, acredito  q o problema seja o meu transistor

 

5 minutos atrás, .if disse:

Não é necessário feedback a não ser que você precise de controle preciso da tensão. Permita-me opinar que pra teu propósito e nível técnico, precisão não é precisa

kkk eu sei disso, mas meu conhecimento é de arduino e afins, eletronica e calculo de componentes não é minha area kkk eu estou tentando restaurar 2 bolas de plasma q tenho aqui q o circuito é porco e só funciona em 110VAC e eu n quero utilizar o mesmo circuito, quero aproveitar apenas o flyback entende.

se puder me ajudar agradeço ❤️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, TreborBC disse:

amigo você deve estar achando q sou um ignorante né? se eu tivesse encontrado isso no google eu n estaria aqui!

Ola amigo, adoro a pagina do Newton Braga aprendi muita coisa la, vou olhar com calma depois e ver se algo deve da pra adaptar, o problema é q ver no esquematico e juntar 2 ou mais circuitos pra fazer 1 q funcione ja n é minha praia. Por isso pedi ajuda de alguém que tivesse um esquematico daquelas Plasma Ball de 5V da internet

ou alguém q me ajudasse a criar um circuitinho

e não sei se você entende de Plasma Ball, mas esse flyback em especifico tem o enrolamento secundário da HV ligado ao enrolamento do feedback do flyback ou seja eu preciso de um circuito q aceite esse retorno de alguns mil volts ao negativo do circuito. não encontrei nenhum q funcionasse com 12V ou 5V de fonte chaveada. 

 

sua pesquisa ai na foto, a maioria utiliza trafos com 1 enrolamento primario de 2 terminais ou 1 enrolamento primario com center tap, nenhum se adapta ao meu FLYBACK

imagem_2022-10-10_220221086.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Aquela bobina ou flyback se foi feita pra rede ac, ao colocar 5V nem deve fazer cosquinha mesmo. O que você pode tentar é fazer um stepup de 5 pra 40V...50V e aplicar no circuito

Se for este...

imagem_2022-10-08_232756141.png

...ele não é isolado da rede ac portanto não muito saudável pra tua idade . De fato optar por 5V é uma boa pedida

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo você deve estar achando q sou um ignorante né? se eu tivesse encontrado isso no google eu n estaria aqui!

 

 

e acredito tb que se entendesse do assunto , NÃO ESTARIA AQUI MENDINGANDO AJUDA TB NÃO 

então porque eh que você não vai mexer com o que você entende em ? ai invés de fica tentando 

uma coisa que não é da sua alçada , porque no google tem isso aos montes , mais estou achando que 

você e daqueles que vivem querendo tudo de mão beijada , POIS PEDIL O AMIGO PRA POSTAR O CIRCUITO INTEIRO , ou seja ! dispensando o TRABALHO DURO , A PESQUISA COISAS DESSE TIPO 

 

 

se você não achou foi com toda certeza porque não se deu nem o trabalho de pesquisar 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ENDEL NEIVA ótima postura, continue assim, se estou aqui é porque preciso de ajuda e realmente não sou formado em eletrônica, possuo apenas o básico, mas se você n vai agregar em nada nem se de o trabalho de vir aqui pra ficar falando besteira, pesquisar é o que mais eu faço na internet, se estou aqui é porque não encontrei nada que funcionasse, ja testei mais de 50 circuitos e nenhum funcionou, mas o amigo @.if ja me fez entender o que o senhor pelo jeito não entende, o simples, que o Trafo foi feito pra tensões mais altas e que eu simplesmente devo utilizar um stepup DC DC e teve outro comentário também do amigo@Andreas Karl que também auxiliou, mas pelo jeito pra você é difícil ajudar quem precisa, tem q vir aqui para fazer comentários desnecessários. Obrigado a todos que ajudaram até o momento

32 minutos atrás, .if disse:

 

Aquela bobina ou flyback se foi feita pra rede ac, ao colocar 5V nem deve fazer cosquinha mesmo. O que você pode tentar é fazer um stepup de 5 pra 40V...50V e aplicar no circuito

Se for este...

imagem_2022-10-08_232756141.png

...ele não é isolado da rede ac portanto não muito saudável pra tua idade . De fato optar por 5V é uma boa pedida

 

melhor resposta até agora, vou fazer o que o amigo falou, vou montar um stepup e testar, muito obrigado pela sua ajuda, e vou procurar esse transistor C2073 na internet q é original do circuito e por fim talvez funcione corretamente, como falei minha área é arduino, ja montei muitas PCBs complexas, mas de alta tensão e trafos apenas aqueles basicos com center tap e inverters, aprendi agora q cada trafo tem sua tensão minima de start e é esse o problema q está ocorrendo aqui por isso não estava dando certo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, TreborBC disse:

eu preciso de um circuito q aceite esse retorno de alguns mil volts ao negativo do circuito

Gente, já que estamos falando de uma bola vamos baixa-la, esse ping pong de comentários fortes não leva a nada,  só desgasta não é mesmo?

 

Eu nunca mexi com uma Plasma Ball embora seja um "sonho de consumo ainda não consumado", a primeira vez que eu vi fiquei encantado com o negócio, mas eu quero uma de uns 30 cm ou mais  que não é lá muito barata.

 

@TreborBC  isso que voce está chamando de retorno pelo jeito não é retorno. A bola deve ter duas conexões, chuto que uma deve ser o centro e a outra o vidro externo que é o terra ou está apoiado sobre algo metálico que tem essa função. Na realidade o resistor de 1k poderia ficar entre a saída de alta do flyback e a conexão que julgo ser do centro da bola e tanto o primário e o secundário do  fllyback com um lado ligado direto no terra. Mas por algum motivo técnico resolveram colocar o tal resistor "no outro polo". Provavelmente ele serve pra limitar a corrente que passa pela bola. 

 

O exemplo de circuito que eu postei com os multiplicadores de tensão também não é isolado da rede que, como @.if bem citou, pode levar a um eventual choque pra quem não estiver isolado do chão. Além disso ele fornece corrente continua talvez pulsante, não sei se para uma bola de plasma é importante haver uma corrente alternada de uma certa frequência com um ciclo positivo e outro negativo. Na saída de um flyback, que nada mais é que um transformador, sempre tende a haver a inversão de fase. Sem essa inversão talvez o vidro ou o centro possa acumular elétrons e ficar eletricamente carregado. Mas se não isso não for um problema o circuito que eu postei usa o apenas o primário de um transformador de fonte comum como autotransformador para aumentar a tensão da rede e o secundário de baixa tensão aparece como não conectado. Ali poderia ser conectado um oscilador também eventualmente até alimentado por baterias dependendo da quantidade de energia necessária. Infelizmente, como citei no meu primeiro post eu não sei qual a corrente e a tensão necessária para fazer a plasma ball funcionar, aliás elas devem ser proporcionais ao tamanho dela. Sei apenas que a bola de plasma é, assim como uma lampada fluorescente, um bulbo de vidro preenchido com algum gás que com a alta tensão fica ionizado. E finalizando uma explicação que li outro dia que me esclareceu enfim porque o plasma é o quarto estado da matéria: "Forneça energia a um sólido e ele se tornara liquido. Forneça energia a um liquido e ele se tornará um gás. Forneça energia a um gás e ele se transformara em plasma". 

 

PS. Eu vejo sucata de monitor e tv de tubo aos montes por aí, será que não dá pra aproveitar o flyback, o transistor chaveador e outras "cositas"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andreas Karl ola amigo, sim essas pessoas com comentarios desnecessarios não precisam perder tempo aqui, esse forum é para tirar duvidas e no meu caso adquirir conhecimento que me falta kkk  bom, pelo q eu analisei do circuito, não a necessidade de alimentar com tensão alternada e sim linear, até porque tem um capacitor depois da ponte de diodos, mas nada é isolado da rede, então se torna um lixo, a minha intenção é isolar da rede, alimentando com uma fonte para isso, ja comprei um DC DC de 5 para 50V acredito ser o suficiente, pois até onde eu sei, se após uma ponte retificadora o "engenheiro" colocou um capacitor eletrolitico de 63V 220uF acredito q seja aproximadamente isso que o sai da ponte retificadora, pois se a tensão for superior a isso ele explode, então mantendo o circuito original e utilizando um stepup de 50V o circuito volta a funcionar, tive testando com uma fonte de impressora de 30V e com uns transistores perdidos aqui kkkk ate um 2n2222 eu utilizei, ele e sai uns 70V da alta tensão kkkk pois o ganho do 2N2222 não é o suficiente como o do C2073 original, então ate chegar tudo da china os transistores originais, e a fonte DC DC tenho q esperar kkk

tenho um Flyback de TV antiga com um circuito q eu fiz com 2 mosfets retirados de placa-mãe da epoca q eu fazia reparos, e ele gera uns 15mil volts, mas eu coloco na bola e não sai nada, n sei se eu tenho q aterrar 1 dos terminais de alta tensão ou sei la.... essa questão de HV é algo q eu sou apaixonado mas tenho muito a aprender...

@.if sim o equivalente é o C940  é identico na verdade, eu ja procurei isso, o circuito hartley tem um divisor de tensão, resistor 47k e 3k9 q se for 50V de entrada  seria 3.8V na base do transistor e se for 60V seria 4.5V, eu acredito q com 3.8V ja funciona perfeitamente, no datasheet diz q 5V é o maximo emissor - base então vai funcionar se Deus quiser kkk resta esperar chegar da china kkk ja comprei 10 peças desses lixos de transistores pra n ter dor de cabeça kkk 

E TEM MAIS UMA COISA A QUAL NINGUEM FALA, é a frequência do circuito, tem q girar em torno de 4MHz no maximo, se for maior o circuito funciona, mas os raios dentro da bola ficam intensos demais e não tem aquele efeito legal, no pub do meu amigo tem uma bola q eu arrumei, q testei com um mosfet no lugar do transistor e a bola ficou ionizada demais e passava o choque pra fora do vidro pra quem tocava kkkkkkkkk 

 

 

mais uma coisa... alguém me explica esse transistor aqui MD1803DFX

 

ele tem um diodo e um resistor internos é isso mesmo? porque ele dentre todos aqui não funciona nesse circuito nem a pal, n sei se eu coloco um diodo invertido no coletor e emissor pra anular o interno pra testar ele nesse circuito, ele é bem parrudo, fiz um joulie thief com ele e funcionou, fiz uma lâmpada de emergência com os LEDs de uma lampada de 40W q tinha queimado o trafo, ai n quis rebobinar e reutilizei de forma melhor kkkkk

imagem_2022-10-12_133927529.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, TreborBC disse:

mais uma coisa... alguém me explica esse transistor aqui MD1803DFX

 

ele tem um diodo e um resistor internos é isso mesmo?

Esse é transistor pra saída horizontal de TV. 

Ele é feito dessa maneira em substituição às válvulas pentodo que eram utilizadas nas TVs de antigamente. 

O diodo interno serve pra cortar a alta tensão que volta no primário do flyback e não deixar passar para os outros componentes da TV, como a bobina defletora e os capacitores de largura. 

Já o resistor ali na base serve pra cortar a tensão alta que sai do trafo driver, mantendo em um valor baixo suficiente somente pra saturar o transistor. 

 

Esse componente serve para o que você quer, mas de outra maneira. 

O circuito oscilador deve ser montado semelhante ao que se encontra nas TVs mesmo. Eu já fiz e deu certo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigos,  resolvi pesquisar sobre globo de plasma e traduzi o seguinte da Wikipédia em inglês:

 

Embora existam muitas variações, uma lâmpada de plasma é geralmente uma esfera de vidro transparente preenchida com uma mistura de vários gases (mais comumente neônio , às vezes com outros gases nobres , como argônio , xenônio e criptônio ) a uma pressão quase atmosférica. As lâmpadas de plasma são acionadas por corrente alternada de alta frequência (aproximadamente 35 kHz ) a 2–5 kV .O circuito de acionamento é essencialmente um inversor de potência especializado , no qual a corrente de uma fonte CC de baixa tensão alimenta um oscilador eletrônico de alta frequência circuito cuja saída é intensificada por um transformador de alta frequência e alta tensão . A energia de radiofrequência do transformador é transmitida para o gás dentro do globo através de um eletrodo em seu centro. Além disso, alguns projetos utilizam o globo como uma cavidade ressonante, que fornece feedback positivo ao transistor de acionamento através do transformador. Uma esfera de vidro oca muito menor também pode servir como eletrodo quando é preenchida com lã de metal ou um fluido condutor que está em comunicação com a saída do transformador. Neste caso, a energia de radiofrequência é admitida no espaço maior por acoplamento capacitivo direto através do vidro. Os filamentos se estendem do eletrodo interno ao isolador de vidro externo, dando a aparência de raios móveis de luz colorida dentro do volume do globo (ver descarga corona e descarga elétrica de brilho ). Se uma mão é colocada perto do globo, produz um leve cheiro de ozônio , pois o gás é produzido pela interação de alta tensão com o oxigênio atmosférico.

 

Resumindo: funciona pela formação de RF (radio frequência) no interior do globo e para isso é usado um oscilador com uma frequência em torno de 35 KHz e um transformador (que é o Flyback) para elevar a tensão para um valor entre 2000 e 5000 volts. Eu acho que isso elimina a possibilidade de usar multiplicadores de tensão em cascata que eu sugeri e perguntei se seria viável.  Pela explicação só ligando o centro o globo já funciona mas alguns projetos também usam a parte externa da bola  como "cavidade ressonante que fornece feedback positivo ao transistor de acionamento através do transformador", que suponho ser o resistor de 1k ligado ao terra e que deve entrar em contato com o vidro externo. 

 

Vi tambem que existem a venda algumas que funcionam com bateria e até no USB, portanto o consumo em watts é bem baixo e a corrente na alta tensão baixíssima, talvez da ordem de uA. E a que eu quero, de uns 30 cm de diametro custa mais de R$ 500, magoei kkk

 

Um flyback de Tv de tubo funciona com algo em torno de 15 Khz mas tem núcleo de ferrite e deve chegar aos 35 KHz. Os de monitor de computador provavelmente devem trabalhar com uma frequência mais alta já que tem maior resolução de linhas e uma taxa de quadros por segundo também maior. Mas quem deve ter informações precisas sobre isso é o @Renato.88 que tambem vai poder esclarecer qual a relação de transformação dos diversos flybacks e quantos volts precisam entrar no primário para atingirmos os 2000 a 5000 volts no secundário. 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Esse é transistor pra saída horizontal de TV. 

Ele é feito dessa maneira em substituição às válvulas pentodo que eram utilizadas nas TVs de antigamente. 

O diodo interno serve pra cortar a alta tensão que volta no primário do flyback e não deixar passar para os outros componentes da TV, como a bobina defletora e os capacitores de largura. 

Já o resistor ali na base serve pra cortar a tensão alta que sai do trafo driver, mantendo em um valor baixo suficiente somente pra saturar o transistor. 

 

Esse componente serve para o que você quer, mas de outra maneira. 

O circuito oscilador deve ser montado semelhante ao que se encontra nas TVs mesmo. Eu já fiz e deu certo. 

show amigo, ótima explicação, vou pesquisar aqui como é esse circuito, se tiver um nome especifico pra me ajudar agradeço

 

30 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Bom amigos,  resolvi pesquisar sobre globo de plasma e traduzi o seguinte da Wikipédia em inglês:

 

Embora existam muitas variações, uma lâmpada de plasma é geralmente uma esfera de vidro transparente preenchida com uma mistura de vários gases (mais comumente neônio , às vezes com outros gases nobres , como argônio , xenônio e criptônio ) a uma pressão quase atmosférica. As lâmpadas de plasma são acionadas por corrente alternada de alta frequência (aproximadamente 35 kHz ) a 2–5 kV .O circuito de acionamento é essencialmente um inversor de potência especializado , no qual a corrente de uma fonte CC de baixa tensão alimenta um oscilador eletrônico de alta frequência circuito cuja saída é intensificada por um transformador de alta frequência e alta tensão . A energia de radiofrequência do transformador é transmitida para o gás dentro do globo através de um eletrodo em seu centro. Além disso, alguns projetos utilizam o globo como uma cavidade ressonante, que fornece feedback positivo ao transistor de acionamento através do transformador. Uma esfera de vidro oca muito menor também pode servir como eletrodo quando é preenchida com lã de metal ou um fluido condutor que está em comunicação com a saída do transformador. Neste caso, a energia de radiofrequência é admitida no espaço maior por acoplamento capacitivo direto através do vidro. Os filamentos se estendem do eletrodo interno ao isolador de vidro externo, dando a aparência de raios móveis de luz colorida dentro do volume do globo (ver descarga corona e descarga elétrica de brilho ). Se uma mão é colocada perto do globo, produz um leve cheiro de ozônio , pois o gás é produzido pela interação de alta tensão com o oxigênio atmosférico.

 

Resumindo: funciona pela formação de RF (radio frequência) no interior do globo e para isso é usado um oscilador com uma frequência em torno de 35 KHz e um transformador (que é o Flyback) para elevar a tensão para um valor entre 2000 e 5000 volts. Eu acho que isso elimina a possibilidade de usar multiplicadores de tensão em cascata que eu sugeri e perguntei se seria viável.  Pela explicação só ligando o centro o globo já funciona mas alguns projetos também usam a parte externa da bola  como "cavidade ressonante que fornece feedback positivo ao transistor de acionamento através do transformador", que suponho ser o resistor de 1k ligado ao terra e que deve entrar em contato com o vidro externo. 

 

Vi tambem que existem a venda algumas que funcionam com bateria e até no USB, portanto o consumo em watts é bem baixo e a corrente na alta tensão baixíssima, talvez da ordem de uA. E a que eu quero, de uns 30 cm de diametro custa mais de R$ 500, magoei kkk

 

Um flyback de Tv de tubo funciona com algo em torno de 15 Khz mas tem núcleo de ferrite e deve chegar aos 35 KHz. Os de monitor de computador provavelmente devem trabalhar com uma frequência mais alta já que tem maior resolução de linhas e uma taxa de quadros por segundo também maior. Mas quem deve ter informações precisas sobre isso é o @Renato.88 que tambem vai poder esclarecer qual a relação de transformação dos diversos flybacks e quantos volts precisam entrar no primário para atingirmos os 2000 a 5000 volts no secundário. 

 

 

 

 

orra kkk bem pesquisado kkk eu comentei q a frequência era de 4mhz porque era a frequência do transistor, e como falei tem sim um feedback e tavam falando q n tinha kkk q é o maldito resistor de 1k ao terra, e na parte inferior da bola tem uma protuberancia q é onde eles fecham o gás la dentro possivelmente ela deve ficar em cima do resistor pra facilitar essa parada kkk , mas eu afirmo a vocês eu medi todas as resistencias internas dos flybacks, e a bobina do secundário está diretamente ligada a um par de bobinas do circuito assim como eu montei no proteus, ou seja o aterramento é feito no circuito mesmo através daquele resistor de 1k ligado ao GND bom vou esperar chegar os componentes e continuar essa praga q ta tirando meu sono kkkk vou tentar improvisar um osciloscopio pra ver a frequência do circuito porque no proteus ta osso simular porque n tem o transistor c2073, pelo menos aqui pra mim da erro na hora de importar

@Andreas Karl

36 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Um flyback de Tv de tubo funciona com algo em torno de 15 Khz

eu tenho um flyback de TV e tenho um driver q gera acredito eu uns 15kv pelo tamanho da faisca kkk mas ele no globo não faz nada kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!