Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Os gráficos a seguir apresentam informações do percentual de alunos em relação ao sexo, à organização acadêmica, à categoria administrativa e à modalidade de ensino. 

 

visual g.jpg

 

Considerando as informações apresentadas no gráfico, elabore um algoritmo utilizando a ferramenta VisualG para: 

a) Leia a quantidade de alunos matriculados em cursos de graduação em 2017.

b) Após leitura das informações mostre as classificações conforme a quantidade de alunos:

i. do sexo masculino e feminino.

ii. modalidade de matricula dos alunos nas respectivas modalidades de ensino.

iii. quantidade de universidades públicas e provadas que participaram da amostra.

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@alyson23 Eu vi o gráfico, mas parece ter pouca relação com o enunciado. Pelo que entendi, você vai ter que gerar percentagens de acordo com a entrada de dados que fizer. Seria isso?

Pra fazer a porcentagem, primeiro você vai precisar saber a quantidade de alunos que irá inserir. Pode criar um contador ou definir a quantidade logo no início do programa. Depois você vai precisar de outros contadores pra saber o sexo, modalidade e categoria. O enunciado pede quantidade mas o gráfico mostra porcentagem, o que deixa a questão muito confusa.

Com os dados de total de alunos e os contadores, você consegue fazer as fórmulas de porcentagem.

 

//exemplo
porcentagemPublica = (quantidadePublica * 100) / totalAlunos

 

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@alyson23, esqueça o gráfico.. faça apenas o que está sendo pedido após:
 

Em 10/10/2022 às 21:32, alyson23 disse:

Considerando as informações apresentadas no gráfico, Elabore um algoritmo utilizando a ferramenta VisualG para: 

a) Leia a quantidade de alunos matriculados em cursos de graduação em 2017.

b) Após leitura das informações mostre as classificações conforme a quantidade de alunos:

i. do sexo masculino e feminino.

ii. modalidade de matricula dos alunos nas respectivas modalidades de ensino.

iii. quantidade de universidades públicas e provadas que participaram da amostra.


Poste o que já conseguiu fazer e em qual parte está com dúvidas. (Lembrando para ignorar o gráfico.)

  • Curtir 1
  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

@paulogomes.84, a mesma sugestão:

 

Em 19/10/2022 às 11:01, Simon Viegas disse:

@alyson23, esqueça o gráfico.. faça apenas o que está sendo pedido após:
 

[..] Elabore um algoritmo utilizando a ferramenta VisualG para: 

a) Leia a quantidade de alunos matriculados em cursos de graduação em 2017.

b) Após leitura das informações mostre as classificações conforme a quantidade de alunos:

i. do sexo masculino e feminino.

ii. modalidade de matricula dos alunos nas respectivas modalidades de ensino.

iii. quantidade de universidades públicas e provadas que participaram da amostra.


Poste o que já conseguiu fazer e em qual parte está com dúvidas. (Lembrando para ignorar o gráfico.)

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@paulogomes.84, só fazer o que eu sugeri. Vá fazendo aos poucos.

 

33 minutos atrás, Simon Viegas disse:

a) Leia a quantidade de alunos matriculados em cursos de graduação em 2017.


Vai e lê a quantidade. É isso.

 

34 minutos atrás, Simon Viegas disse:

b) Após leitura das informações mostre as classificações conforme a quantidade de alunos:

i. do sexo masculino e feminino.

 

Ele tá pedindo a "quantidade de alunos do sexo masculino e a quantidade de alunos do sexo feminino", ou seja, para cada aluno você vai precisar ler o seu respectivo sexo. Fica implícito. Precisa ir exercitando a abstração.


Por aí vai...

 

 

A dica geral é ir fazendo aos poucos.. NUNCA tente fazer tudo de uma vez.

 

Exemplo inicial:

 

algoritmo "Gerenciar até 50 números em um vetor"
// Disciplina  : Astrofísica
// Professor   : Mestre Picapau
// Autor(a)    : Fulano de Tal
// Data atual  : 14/11/2022

//[ignorado]Considerando as informações apresentadas no gráfico [/ignorado],
//elabore um algoritmo utilizando a ferramenta VisualG para:

//a) Leia a quantidade de alunos matriculados em cursos de graduação em 2017.
//b) Após leitura das informações mostre as classificações conforme a
//quantidade de alunos:

//i. do sexo masculino e feminino.
//ii. modalidade de matricula dos alunos nas respectivas modalidades de ensino.
//iii. quantidade de universidades públicas e provadas que participaram da amostra.

var
   qtdAlunos : inteiro

inicio
escrevaL("Relatório de Alunos 2017")
escrevaL("")
escreva ("Quantidade alunos ")
leia(qtdAluno)



fimAlgoritmo

 

Pronto.. já resolvi o primeiro requisito! Ou não?

 

 

Vamos pro segundo...

 

Vendo o sexo:

 

...
var
   qtdAlunos : inteiro
   i : inteiro
   sexo : caractere

inicio
escrevaL("Relatório de Alunos 2017")
escrevaL("")
escreva ("Quantidade alunos ")
leia(qtdAlunos)

para i de 1 ate qtdAlunos faca
   escreva ("Sexo do aluno ", i:1, ": ")
   leia(sexo)
fimPara

fimAlgoritmo

 

 

Calculando a quantidade por sexo:

 

var
   qtdAlunos : inteiro
   i : inteiro
   sexo : caractere
   qtdSexoMasculino, qtdSexoFeminimo : inteiro
inicio
   qtdSexoMasculino <- 0
   qtdSexoFeminimo <- 0

   escrevaL("Relatório de Alunos 2017")
   escrevaL("")
   escreva ("Quantidade alunos ")
   leia(qtdAlunos)

   para i de 1 ate qtdAlunos faca
      escreva ("Sexo do aluno ", i:1, ": ")
      leia(sexo)

      se (sexo = "M") então
         qtdSexoMasculino <- qtdSexoMasculino + 1
      fimSe

      se (sexo = "F") então
         qtdSexoFeminimo <- qtdSexoFeminimo + 1
      fimSe
   fimPara
fimAlgoritmo

 

 

No painel do VisualG já dá para verificar se está lendo corretamente:
 

image.png

 

Mas uma boa forma de verificar é exibir os valores na tela... ainda mais que vai precisar exibir de qualquer forma. Exemplo:

 

...
      fimSe
   fimPara
   
   escrevaL("")
   escrevaL("Quantidade Masculino: ", qtdSexoMasculino:1)
   escrevaL("Quantidade Feminino : ", qtdSexoFeminino:1)
fimAlgoritmo

 

image.png

 

O "i" tá praticamente todo feito... só ir ajustado os detalhes, caso necessário.

 

Daí, montem todo código acima e adicione um próximo item. Exemplo:

 

Em 19/10/2022 às 11:01, Simon Viegas disse:

ii. modalidade de matricula dos alunos nas respectivas modalidades de ensino.

 

Será basicamente a mesma coisa...

 

Mas lembre-se: não tente fazer tudo de uma vez. Adiciona só uma coisa nova e vai ajustando. Caso queira ajustar alguma coisa que já foi feita, idem: para para ajustar somente uma coisa... testa até ficar bom e avança mais um pouco.

 

No aguardo.

  • Curtir 2
  • Coordenador
Postado

Caro usuário,

 

Seja bem-vindo ao Clube do Hardware.

 

No intuito de servir como fonte de pesquisa no caso de instituições de ensino, informamos que incorrer no resolvimento por completo de questões relacionadas a disciplinas escolares de cursos técnicos e faculdades podem ser revistas e removidas pela Equipe de Moderação do Clube do Hardware.

 

Para sanar dúvidas sobre esse tipo de problema, por gentileza, publique o passo a passo do desenvolvimento da questão, projeto, monografia ou conteúdo em dúvida para que possamos analisar se a resposta está correta ou não, ou para que possa ser auxiliado com a dúvida no desenvolvimento do exercício.

 

Infelizmente, não há como resolver os trabalhos pelos usuários. O objetivo do Clube do Hardware é auxiliar seus usuários a encontrar soluções para que possam sanar suas dúvidas, e não de trazer soluções prontas para seus usuários. Além disso, copiar e colar respostas que não são de autoria própria do qualquer usuário é considerado plágio, o que é ilegal.

 

Esperamos que compreenda.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!