Ir ao conteúdo

C Sobre a capacidade e a possibilidade de produzir programas com C/C++/C#

Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Postado

Olá colegas de fórum vejo a interação com outras pessoas como um meio de aprender e ponderar sobre coisas que não entendo ou não domino.

Gostaria de antes de fazer a minha pergunta explicar aos leitores como eu penso e tomo atitudes para que tenham em mãos aos interessados em ajudar uma melhor forma de ponderar as dicas nas respostas.

Eu aprendo por meio de livros programação, gosto pois o livro possui lineariedade no seu corpo, o que permite um aprendizado retilínio no qual a difículdade cresce ao passar do tempo. Ao fazer os exercícios e aprendendo com eles eu meio que acumulo "ferramentas de programação" como conhecimento de laços, ponteiros, alocação de memória e etc...

Comecei com a linguagem de programação C, em um livro do professor André Backes e que me serviu muito bem devido a suas extensas bagagens de exercícios. Após interagi com linguagens voltadas mais para Web JavaScript, HTML(no caso ela é uma ferramenta de "texto" e não uma linguagem pelo o que li), CSS, PHP. No entanto não me aprofundei nas linguagens de programação que citei na minha última frase, o que pode as vezes auxiliá-los na resposta caso essa "fraqueza" seja um dos percaussos da questão.

1º - Possibilidade - Agora minha pergunta, os software podem ser feitos por pessoas sozinhas? Por mais que eu me esforçe eu olho as vezes para aqueles "programinhas" que "nós" as vezes fazemos e penso: "Tá! Agora qual é a utilidade comercial disso? Como o meu programa de somar os numeros das posições com coluna e linhas iguais de uma matriz melhora ou facilita a vida das pessoas"?

2º - Capacidade ou capacitação - Eu sei que programas ajudam as vidas das pessoas, quando criança o primeiro sistema operacional que eu utilizei era o Linux feito pelo Torvalds, se ele não tivesse existido como eu utilizaria o computador quando criança? Com assembly? Inviável talvez, mas por isso como eu citei capacitação! Eu creio no esforço individual e que a comunicação e a contribuição open-source podem ser possibilidades de eu contibuir para eu produzir software, no entanto eu estou confuso e o Cerne da minha pergunta é: como gosto de C poderia eu ajudar e contribuir no Linux no GitHub?

Felicito-o se chegou aqui sem ter dormido, e uma dúvida sincera de alguém que está perdido!

Perdão pelos erros gramaticais.

Att, Hugo!

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
  Em 14/10/2022 às 18:25, HROGDev disse:

1º - Possibilidade - Agora minha pergunta, os software podem ser feitos por pessoas sozinhas?

Expandir  

Claro. 🤭

Por mais que eu me esforçe eu olho as vezes para aqueles "programinhas" que "nós" as vezes fazemos e penso: "Tá! Agora qual é a utilidade comercial disso?

Expandir  

Não necessariamente precisa ter finalidade comercial.

Como o meu programa de somar os numeros das posições com coluna e linhas iguais de uma matriz melhora ou facilita a vida das pessoas"?

Expandir  

Aí dependerá do seu julgamento de ver quais códigos poderão ser úteis ou não.

Cerne da minha pergunta é: como gosto de C poderia eu ajudar e contribuir no Linux no GitHub?

Expandir  

Certamente. GitHub e GitLab facilitam enormemente. Crie uma conta, aprenda a usar o Git e contribua -- não só com código, com relatórios de bugs, documentação, etc. Tem tanto projeto open source interessante por aí com falta de mão de obra. 😥 Adote quantos puder! 🥰

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

1º - Possibilidade - Agora minha pergunta, os software podem ser feitos por pessoas sozinhas? Por mais que eu me esforçe eu olho as vezes para aqueles "programinhas" que "nós" as vezes fazemos e penso: "Tá! Agora qual é a utilidade comercial disso? Como o meu programa de somar os numeros das posições com coluna e linhas iguais de uma matriz melhora ou facilita a vida das pessoas"?

Expandir  

Só complementando o que o colega acima disse.

Se com "programinhas" quer dizer os programas interativos do C, C++, etc, poderia dizer que estão praticamente obsoletos. É interessante para o estudante porque programas interativos dependem da participação do aluno - ele pode inserir dados pelo teclado e observar o resultado.

Sei que foi só um exemplo, mas trabalhar com uma matriz não necessariamente tem a ver com programação, e não vai diretamente facilitar a vida das pessoas, matrizes são só uma representação de dados.
Pra ter algum impacto na vida das pessoas, precisa ter uma aplicação. Um exemplo de aplicação em sistemas elétricos: No fluxo de potência precisamos resolver um sistema de equações não-lineares, e pra isso se usa, por exemplo, o método Newton-Raphson. Se tem uma função vetorial, vai ter uma matriz jacobiana no processo. Saber trabalhar com matrizes é essencial, e a gente sempre começa pelo básico, mesmo que seja somando os números das posições com coluna e linhas iguais.

• Curtir 1
Postado

Expandir  

Em geral  o tempo de criação de sistemas é medido em horas/homem, e se aumentar o denominador precisa de menos tempo. Se um cara sózinho tem a experiência para escrever todo o sistema e se o número de horas vai ser suficiente para atender a necessidade está tudo certo.

Se estima precisar de 100 horas e só tem um cara ele vai trabalhar por dias. Se tiver uns 10 deles pode terminar em 2 ou 3 dias.

Muitos sistemas hoje em dia tem milhões de linhas de código. Por outro lado nada se começa do zero. Não há uma resposta definitiva. A biblioteca padrão de C++ tem mais de 100 algoritmos e só ali teve ter centenas de milhares de linhas de código de qualidade. Só nos algoritmos.

o primeiro sistema operacional que eu utilizei era o Linux feito pelo Torvalds, se ele não tivesse existido como eu utilizaria o computador quando criança? Com assembly? Inviável talvez, mas por isso como eu citei capacitação! Eu creio no esforço individual e que a comunicação e a contribuição open-source podem ser possibilidades de eu contibuir para eu produzir software, no entanto eu estou confuso e o Cerne da minha pergunta é: como gosto de C poderia eu ajudar e contribuir no Linux no GitHub?

Expandir  

Esse é um aspecto curioso. Linus Torvalds não "fez" o Linux. Revoltado com os custos e o modelo de licenciamento ele simplesmente copiou o Unix da Bell Labs e tornou público e cooperativo. Assim ele não foi preso 🙂 E o Linux virou o Android do Google e o MacOS da Apple. e outros spin-offs como o Xenix (Microsoft) o AIX (IBM) e o HP-UX (HP) e o Solaris (Sun) e o QNX e uma longa lista. E o Linux tem incontáveis distribuições genéricas ou especializadas como RouterOS, FreeNAS e tal.

A linguagem C foi escrita exatamente para ajudar a escrever o Linux e pelas mesmas pessoas, na Bell Labs. Muitas estão vivas e produzindo muito até hoje. Dennis Ritchie faleceu e foi quem escreveu boa parte do C inicialmente. Mas Ken Thompson  e Bob Pike estão hoje no Google até onde eu sei. E Brian Kernighan é professor em Princeton até hoje.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!