Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quero trocar o fan do meu air cooler, qualquer um serve?


Posts recomendados

Olá.

Tenho um Gammax 400 V2 instalado no meu PC e eu não gosto da luz dele (sim eu sou chato), por causa disso estava pensando em trocar aquele fan conectado ao dissipador. Inclusive o air cooler está inclinando, mas isso vou ver depois kk.

 

Dá algum problema em trocar esse fan por outro? Eu não cheguei a analisar ainda, mas parece que esse fan é um fan normal, então outro com as mesmas dimensões pode servir no lugar. O que eu tenho medo é de tipo o fan que vai no processador precisa ser um específico para processador, eu não tenho conhecimento disso.

 

Meu PC tem uns fan's muito velhos, são muito barulhentos e estou pensando em trocá-los, daí já pensei em trocar junto o do air cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Esraeu disse:

Olá.

Tenho um Gammax 400 V2 instalado no meu PC e eu não gosto da luz dele (sim eu sou chato), por causa disso estava pensando em trocar aquele fan conectado ao dissipador. Inclusive o air cooler está inclinando, mas isso vou ver depois kk.

 

Dá algum problema em trocar esse fan por outro? Eu não cheguei a analisar ainda, mas parece que esse fan é um fan normal, então outro com as mesmas dimensões pode servir no lugar. O que eu tenho medo é de tipo o fan que vai no processador precisa ser um específico para processador, eu não tenho conhecimento disso.

 

Meu PC tem uns fan's muito velhos, são muito barulhentos e estou pensando em trocá-los, daí já pensei em trocar junto o do air cooler.

Pelo o que eu sei não tem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Esraeu disse:

Olá.

Tenho um Gammax 400 V2 instalado no meu PC e eu não gosto da luz dele (sim eu sou chato), por causa disso estava pensando em trocar aquele fan conectado ao dissipador. Inclusive o air cooler está inclinando, mas isso vou ver depois kk.

 

Dá algum problema em trocar esse fan por outro? Eu não cheguei a analisar ainda, mas parece que esse fan é um fan normal, então outro com as mesmas dimensões pode servir no lugar. O que eu tenho medo é de tipo o fan que vai no processador precisa ser um específico para processador, eu não tenho conhecimento disso.

 

Meu PC tem uns fan's muito velhos, são muito barulhentos e estou pensando em trocá-los, daí já pensei em trocar junto o do air cooler.

cara tenho um Redragon tyr, e troquei o fan do meu também por causa da estética (RGB), é so pegar o fan que pretende comprar e prender com essa 'presilha' ... acho que ficou bem explicado kkkkk

Sobre temperatura não vi diferença nenhuma com o fan original e o posterior ... se cabe a observação.

image.png.2168016c2c45fa2db76b6e6bdc2e4f78.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thefewllipe Hmm bom saber sobre a temperatura. Parece que as presilhas servem em qualquer fan mesmo.

 

@PedraX O fan PWM é um tipo de fan ou é uma marca?

Vi que o fan do Air cooler parece ter um pino a mais, isso seria por causa do LED será?

 

Eu ia pesquisar rotação antes de comprar também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Esraeu disse:

O fan PWM é um tipo de fan ou é uma marca

PWM tem mais a ver com a forma de funcionar.PWM significa modulação da largura de pulso, trocando em miúdos, é tipo um motor que pode variar a rotação, então ele pode variar a rotação conforme um sinal recebido. Quase todos os FAN de airCooler são desse tipo, porque eles permitem o controle da temperatura do processador(tem sensores na CPU e na MB). Por exemplo:https://global.deepcool.com/products/Cooling/fans/2021/11405.shtml

Porisso tem um pino a mais: é o que transmite o sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Akasa Black Vipe120mm PWM - R$ 99,99 

 

Além do preço "inconveniente", o Viper deve ser um pouco ruidoso a 1900 RPM.

 

No M.Livre tem modelos PWM da PCYes a partir de R$ 50,00 até os de R$ 250,00+ da Noctua.

 

Já verificou se não dá para desligar o LED do fan do Gammaxx 400?

 

É provável que tenha que retirar a ventoinha para ter acesso ao LED(s) parece ser montados dentro do cubo, neste caso tem que ter cuidado para não perder a trava metálica em "C" que prende o eixo.

 

How to:

 

 

A trava do eixo também pode ser uma arruela de plástico dura, vide neste vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comprar, procure comprar parecido com o original (mesmo número de fios e mesma capacidade CFM).

A capacidade CFM pode estar marcada nas especificações, mas se não estiver, oriente-se pelo consumo de corrente (marcado na etiqueta do motorzinho), que é o que determina a potência do motor.

O PMW é o controle de rotação.

Quando o cooler tem 3 fios tem como controlar a velocidade dele e com 4 fios, além de controle tem monitoramento.

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Hmm interessante, essa informação vai me evitar de comprar errado.

 

@1lokos Vou dar uma olhada no que recomendou, quero um que seja bem silencioso.

Não tem como desligar o LED via software ou algo assim.

Pesquisei na internet e falam que é possível sim desativar o LED, mas para isso eu precisaria cortar umas das perninhas de cada LED. Slá eu tenho medo, vai que dá curto ou algo do tipo.

 

@Wal SJC Hmm ok, vou levar isso em consideração. Vai demorar um pouco ainda, acho que vou esperar até ter que limpar o PC kkkk, aí já abro e desmonto uma vez só as ventoinhas.

 

Obrigado pelas respostas galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Esraeu disse:

 

@1lokos Vou dar uma olhada no que recomendou, quero um que seja bem silencioso.

Não tem como desligar o LED via software ou algo assim.

Pesquisei na internet e falam que é possível sim desativar o LED, mas para isso eu precisaria cortar umas das perninhas de cada LED. Slá eu tenho medo, vai que dá curto ou algo do tipo.

 

Ué, já que pensa em compra outro fan, arrisque a modificar esse ai primeiro... se morrer, morreu. 🙂 

Ligue só num Molex da fonte fonte para testar depois de modificar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Esraeu disse:

Tenho um Gammax 400 V2 instalado no meu PC

Pode dizer a placa-mãe? Pelo que eu saiba, os LEDs são controlados por saídas direto nas MB, então, a meu ver é só desconectar , ou então procurar no manual como é o controle dos LEDs.

Sei lá, minha MB não tem essas entradas de controle de LEDs, mas do jeito que os PC'shj em dia parecem árvores de Natal imagino que tenha como controlar sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

tenho um plano mais maluco e queria ajuda, meu gabinete ta com 2 espaços de fan sobrando ai eu ia colocar 2 la, porém, tem uma promo no ali q 4 saiem por 120(aigo ar12 74cfm 2,2 pressao) ai eu queria usar esses dois q sobraram no meu cooler fazendo push and pull, porque o que o que eu tenho atualmente é muito ruim (superflower 120mm 38cfm 1,2 pressao).

 

ai aqui ta o plano:

 

colocar o pino argb 3pinos na controladora q eu ja tenho, e o pwm eu colocaria na conexão cpu_fan(não sei se é possível) pra melhor gestao.

os outros dois fans do gabinete iriam na cotroladora...

 

obs: cada fan tem entradas macho e femea individualmente seja elas argb e pwm.

 

gabinete airx argb

controladora dele mesmo.

 

diagrama do plano no pdf.

informacoes dos fans.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, 1lokos disse:

isso mesmo, cada fan AIGO ART12 tem dois cabos - um para a alimentação, monitoramento e controle do RPM e outro para os LEDs do "frufru"; então ligue o cabo de 12 V no CPU_Fan da placa-mãe e o dos LED na controladora.

 

17 minutos atrás, 1lokos disse:

isso mesmo, cada fan AIGO ART12 tem dois cabos - um para a alimentação, monitoramento e controle do RPM e outro para os LEDs do "frufru"; então ligue o cabo de 12 V no CPU_Fan da placa-mãe e o dos LED na controladora.

quanto a minha controladora q ta no pdf tudo suave?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 ano depois...

Não, mas a dificuldade será como fixar o fan de 120mm no lugar do de 92mm, e não terá ganhos significativo de performance, já que o dissipador é um limitante.

 

Um detalhe é que fan de air cooler para CPU precisa de ter bom CFM e pressão, não é qualquer "fan RGB de R$ 20,00" que serve. 

 

O razoável mais barato que conheço é o Montech AX120 PWM - R$ 42,99

  • Fluxo de ar: 59CFM
  • Pressão estática: 1,8mm H₂O

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não faz muito sentido comprar um caro fan Nocua para esse air cooler ChingLing.

 

R$ 130,00 compra um DeepCool AG400 que é um air cooler bem melhor, OK até para Ryzen 5700X, 5700X3D.

 

E a fan Younuon é do mesmo tipo da fan que veio no cooler, até o LED em cores fixas, seria "trocar 6 por meia dúzia".

 

Se o fan fosse aparafusado no cooler, poderia imprimir - em impressora 3D;  um adaptador 120mm para 92mm.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!