Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É normal um raio derreter parte da solda de uma fonte ATX?


fulanis

Posts recomendados

Caiu um raio perto da minha casa e queimou a fonte do meu PC. Levei em uma assistência técnica, e depois da análise o técnico disse que o componente está estourado e não tem conserto e que posso ir lá buscar sem custo, e me mandou uma foto da parte em questão:

 

Essa é a parte original:

j9Gokrq.png

 

E essa é a parte na foto que ele me mandou:

I8XXcb5.jpg

 

Aí que eu pergunto: um raio chegaria a derreter especificamente essa parte da placa? Ele só me mandou essa imagem, então não sei se é só essa parte que está derretida (não fui buscar ainda). Eu não cheguei a abrir a fonte antes de entregar pra assistência, então não sei se já estava assim ou se alguém deixou assim. Me parece um dano muito localizado, como se o surto tivesse se concentrado só nessa parte, ou como se tivessem passado um maçarico nessa parte.

 

Antes de levar nessa assistência eu levei o computador inteiro em outra pra saber o que tinha estragado. Eles me pediram por telefone a senha do Windows pra testar o hardware. Desconfiado, eu fui lá pessoalmente digitar a senha e dar uma olhada na situação do meu PC. Vendo que tudo funcionou normalmente com outra fonte, percebi que o problema estava só na fonte. Eles queriam me vender uma fonte nova de baixa qualidade, mas acabei deixando pra lá, cancelei o serviço e levei o PC de volta pra casa. Depois tirei a fonte e levei pra segunda assistência.

 

Se nesse vai e vem alguém sabotou a fonte, não sei. Se já é difícil achar uma assistência que conserte fonte, uma que seja honesta é mais difícil ainda. Por isso preciso que alguém que entende me diga se esse dano é normal de acontecer com raio.

 

PS: prevejo que alguém vai falar disso, mas antes que falem, sim eu já fui atrás do ressarcimento pela concessionaria de energia, mas não se aplica no meu caso.

 

Se alguém puder me ajudar, agradeço.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fulanis

Apesar de estar na área certa esse tópico talvez devesse ser movido para a área de eletrônica para mais pessoas da área avaliarem. Enfim...

Não sei se tive sorte (ou azar) mas em quase 30 anos com diversos computadores os raios sempre queimaram meus PCS pela entrada do Modem discado (faz tempo) ou pela conexão de rede, queimava a placa-mãe. Até um raio que caiu no quintal e queimou uma árvore levou o modem ADSL e o roteador mas todo equipamento ligado na tomada ficou intacto, a rede elétrica costuma ser bem protegida contra raios, bem mais que a rede telefônica.

 

O estranho é a foto estar em preto e branco (em pleno século 21?). Na ampliação não consegui entender nada. Um raio entrando pela entrada de AC queimaria primeiro os diodos e os capacitores eletrolíticos que provavelmente iriam estourar ou inchar. Claro que muitos componentes após essa parte de entrada poderiam queimar também, a alta tensão quando entra numa placa pode ir “pulando” de um ponto a outro. Mas um queimado ou derretido isolado no meio da placa é estranho, só se a alta tensão do raio tivesse entrado pelo terra ou carcaça e pulasse uma faísca justo naquele ponto. Mesmo derretida uma pequena parte da placa eventualmente daria pra adaptar um componente se o técnico tivesse um substituto.

 

É preciso também avaliar que tipo de fonte era. Um fonte genérica de 50, 60 reais geralmente não compensa consertar, o “molho sai mais caro que o peixe”. Agora uma fonte de alta capacidade e alto custo é outra história.

Se for este o caso eventualmente poderia ser só um fusível queimado ou mesmo apenas os diodos e capacitores que podem se facilmente trocados. Daí se a fonte voltar a funcionar valeria a pena para o técnico empurrar uma placa com um defeito chato de consertar no lugar da sua. Eu não tive sorte até hoje de conseguir consertar uma fonte ATX, já tentei umas 3 ou 4 vezes com fontes genéricas ligadas na tensão errada, mais por desafio e para me familiarizar com elas. Troquei tudo que achei queimado, perdi dias inteiros, pararam de queimar o fusível mas não ligaram mais, elas podem ser muito chatas. Mas no Youtube está cheio de relatos de gente que trocou os diodos, os capacitores e os transistores chaveadores muitas vezes com peças de sucatas de outras fontes e tiveram sorte, voltaram a funcionar. Aí vale a pena até consertar uma genericazinha. É chato e pode ser injusto acusar um técnico de ser desonesto assim a distância. Mas a história parece meio estranha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Raio estoura até transformador da rede elétrica imagina um transistor de $0.01, o que parece ser o componente na foto.

 

Uma descarga que chegasse com intensidade para torrar tudo dentro da fonte teria torrado também outros componentes do PC, e talvez até a "peça" que fica entre a cadeira e o teclado. 😉 

 

Eu já senti choque quando caiu um raio no bairro e eu estava dentro de casa com o ombro encostado na parede, bem no rumo que desce - interno na parede; o conduíte para uma tomada.

 

Se pesquisar verá que quando cai raio num bairro, vários PC's da região vão para a assistência técnica trocar a fonte e alguns placa-mãe e outras coisas.

 

Já perdi modem por raio - sem desconectava o cabo, mas este dia deixei baixando um arquivo de madrugada e teve tempestade...e fonte quando caiu galho na rede elétrica, fechando curto nos fios, foi uma Antec Eeartwatts (na época recomendada pelo Johny Guru), visualmente não havia nada estourado no PCB. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andreas KarlObrigado pela resposta.

 

A foto não está em preto e branco, a placa é preta mesmo, é uma Corsair TX.

 

Estou pensando que o técnico disse que não tem conserto pra me entregar uma outra danificada do mesmo modelo e ficar com a que eu levei.

 

Não tenho como dizer da onde veio o surto, porque o modem e roteador estão funcionando normalmente, só a fonte e monitor que queimou, mesmo que todos eles estavam ligados na mesma tomada.

 

@1lokos É a primeira vez na minha vida que eu tenho algum eletrônico queimado por causa de raio, então nem sei como acontece. Sempre usei eletrônicos durante chuva forte e nunca deu nada. Mas pra tudo tem a primeira vez, né...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, fulanis disse:

a placa é preta mesmo, é uma Corsair TX.

Bom, eu dei uma pesquisada na net e a só achei um vídeo de reparação de uma Corsair TX. Nele a placa por cima é preta mas a parte de baixo como a grande maioria das placas de fonte usa a tradicional máscara de solda verde. image.png.44b5371abcb9fc0d1b58e3301a89a6fe.png Como muitas sugestões de vídeos falavam sobre reparação da Corsair CX tambem assisti uma parte de alguns. As placas tambem são pretas na parte de cima mas na parte cobreada todas eram verdes com exceção de uma que era azul. Não é impossível existirem mascara de solda pretas, uma vez pesquisei sobre tintas foto sensiveis para PCIs e parece que lembro de ter uma preta, mas não necessariamente para a máscara de solda. E tintas foto sensiveis são para fabricação de pouquíssimas unidades, industrialmente é tudo feito com silk-screen  Eu pessoalmente nunca vi uma placa impressa preta por baixo, 

 

59 minutos atrás, fulanis disse:

Estou pensando que o técnico disse que não tem conserto pra me entregar uma outra danificada do mesmo modelo e ficar com a que eu levei

Como eu citei antes é difícil julgar de fora. Mas realmente parece ser isso sim, infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, fulanis disse:

Na verdade a minha é a da série TX-M, que é uma versão relançada da série TX. Pelo que vi no Google Imagens, a TX antiga parece ter a placa verde mesmo, mas a TX-M a placa é preta.

Você tem razão, desculpe. Eu ia até argumentar que não tem nada colorido na foto mas eu aumentei um pedaço, realcei as cores e apareceram as cores típicas dos capacitores SMD e uma mancha vermelha no que parece ser uma espécie de suporte ou "afastador".

image.png.697026b1178ca6d516996476c99875e6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos

Sim, já vi várias histórias dessas. Inclusive respondi há alguns meses a um tópico de uma pessoa que perdeu pela segunda vez vários aparelhos por causa de estouro do transformador da rua. As consequências de raios e acidentes com a rede elétrica são imprevisíveis. Na casa da minha noiva levamos um susto enorme quando o transformador da rua explodiu em frente a janela na nossa frente. Mas após a troca do mesmo pela concessionária nada na casa havia queimado apesar das tomadas nem serem aterradas. A casa da minha mãe onde o raio caiu no quintal também não tem aterramento e é num lugar onde a incidência de raios é enorme, antes da internet por fibra perdemos uns 4 ou 5 modems ADSL. O estranho é que um telefone sem fio Toshiba da década de 90 permanentemente ligado na mesma rede sobreviveu intacto kkk. Já na casa de um amigo um raio queimou vários equipamentos incluindo até a resistência do chuveiro! Cada poste com transformador tem um condutor que desce e é enterrado no chão para aterrar o neutro. Talvez as próprias características do solo interfiram na capacidade de absorver descargas elétricas. Outra provável variável é de, em caso de estouros de transformador ou acidentes com galhos, veículos etc. da rede primária de alta tensão entrar ou não em contato com a rede secundária de 220/127 volts. Por exemplo, se um galho cair de uma maneira que encoste a rede primária na secundária (ou mesmo deixe ela próxima o suficiente pra pular um arco voltaico) e ao mesmo tempo interrompa a conexão da secundária com o poste com transformador vai haver praticamente uma conexão direta desta com a alta tensão enviando assim vários quilovolts para as casas conectadas naquele ponto.

Dentro de um transformador temos os enrolamentos do primário e do secundário. O projeto de um transformador “de rua” deve incluir medidas que dificultem o contato dos dois enrolamentos em caso de explosão mas imagino que seja difícil garantir que funcionem sempre num evento que vai destruí-lo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!